Itu enfrentará seca com 20 caminhões-pipa contratados por Alckmin

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O enfrentamento da crise hídrica tem seu primeiro capítulo divulgado. O governador Geraldo Alckmin acaba de aprovar a contratação de 20 caminhões-pipa para atender a cidade de Itu, que enfrenta falta de água desde fevereiro. A situação é tão grave que os protestos ficaram violentos. O valor do contrato, por 30 dias de atendimento podendo ser prorrogado, é de 2 milhões de reais. Leia a seguir.

do Estadão

Alckmin autoriza a contratação de 20 caminhões-pipa para Itu

Luciana Collet

Contrato emergencial, no valor de R$ 2 milhões, tem duração de 30 dias e, segundo o governo, poderá ser prorrogado caso necessário

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou a Defesa Civil do Estado a contratar de forma emergencial 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de Itu, informou o governo do Estado. O contrato emergencial, no valor de R$ 2 milhões, tem duração de 30 dias e, segundo o governo, poderá ser prorrogado se houver necessidade. 

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 23, após reunião entre secretário da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu, Antonio Tuíze (PSD). 

Embora o abastecimento de água seja atribuição municipal, e no caso de Itu esteja sob responsabilidade de uma empresa privada, a Concessionária Águas de Itu, o governo paulista diz que é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação para atender a população da cidade.

Sebastião Moreira/EFE
Itu vem enfrentando um grave desabastecimento de água desde fevereiro, quando foi decretado racionamento na cidade

A Defesa Civil também comprou sete caixas flexíveis que serão espalhadas pela cidade. As caixas funcionarão como postos de distribuição de água.

Além disso, o governo informou que a Sabesp também enviou um engenheiro da empresa para dar consultoria aos técnicos da empresa privada responsável pelo abastecimento na cidade.

Itu vem enfrentando um grave desabastecimento de água desde fevereiro, quando foi decretado racionamento na cidade. A situação crítica de falta d’água tem motivado protestos, muitos deles violentos. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. É verdade. São Paulo tem uma

      É verdade. São Paulo tem uma elite reacionária de fato. Difícil explicar tamanho conservadorismo, existem n explicações, mas nenhuma delas esclarece  verdadeiramente essa questão.  Mas sé é verdade que o conservadorismo predomina em São Paulo, também  é  aqui que  nasceu-politicamente-o presidente Lula.  Tivesse nascido em outro estado, duvido que o Lula e o PT tivessem essa dimensão. É em São Paulo e em nenhum outro estado brasileiro que a luta de classe é mais nítida. Foi o conservadorismo das instituições paulistas que forjou o nascimento do PT. O pensamento médio do paulista é realmente conservador, reacionário até. Mas o seu contraponto é a vanguarda da esquerda brasileira. Ambos estão aqui.

  1. Desde fevereiro

    Desde fevereiro ? E o governo é reeleito no primeiro turno ? Confesso que não entendo o que acontece com os irmãos paulistas. É a terra do conservadorismo realmente ? É uma Suécia encravada na América Latina ? Falta de água não é problema grave ? Eu de fato não entendo.

  2. estelionato aquático!
    agora

    estelionato aquático!

    agora vai jorrar dinheiro público para aplacar

    os demandos tucanos.

    e a gente vai engolir de novo?

  3. BALA DE PRATA DA REVISTA VEJA CIRCULA NO WHATSAPP

    Está circulando no Whatsapp a capa da revista Veja que vai sair amanhã. Nela o doleiro Youssef diz que Lula e Dilma sabiam sobre as fraudes na Petrobrás. Um absurdo.

  4. Imagina só!Quase diariamente

    Imagina só!

    Quase diariamente voce ficar na FILA PARA PEGAR ÁGUA?

    Esperar, ENCHER, CARREGAR, brigar por causa de água, levar para o 4º andar e depois de tudo entender que é pouca água?

    A mídia ATIRAVA DIÁRIAMENTE NO PT PELAS FILAS DOS AEROPORTOS!

    Agora, imaginem ÁGUA!

    Beber,  preparar comida, banhos, roupas, trabalho, o PIB de São Paulo vai cair e vão culpar a DIlma!

    Se fosse governo do PT, ele JÁ estaria fora do governo!

  5. Isso inclui agua pra quem e

    Isso inclui agua pra quem e quantas viagens??????

    De acordo com o google, 2 milhoes divididos por 20 caminhoes divivido por 30 dias eh 3.333 reais por dia por caminhao.  Eu nao conheco o Brasil o suficiente pra saber se 1300 dolares por dia eh salario assim tao bom pra caminhoneiro mas conheco um monte de engenheiro nuclear querendo um emprego desses!

  6. Chegou o caminhão pipa! Traz os balde, comadre!

    Na eleição para governador em Itú, o Picolé de Xuxu venceu com  60% dos votos. O segundo colocado ficou com 27%.

    A matéria diz que falta água na cidade desde Fevereiro. Portanto no dia da eleição a cidade estava sem água há oito meses!!  E mesmo assim o tucano venceu, sem trocadilho, de lavada.

    Sou paulistano. Mas já não tenho mais como tentar explicar para amigos meus de outras cidades, de outros Estados e até do exterior, que diabos acontece com os eleitores paulistas. Só posso concluir que temos por acá, em terras Bandeirantes, uma maioria mais despolitizada, mais tapada, mais masoquista do planeta. Aceito, até agradeço, alguma outra explicação alternativa. 

  7. É difícil para a população de

    É difícil para a população de uma cidade partidarizar uma questão como essa. O problema é que a mídia tratou de esconder até o 1º turno, a crise hídrica. Outro ponto apontado pelo Nassif foi o total aparelhamento do estado por parte do PSDB que calou todas as instâncias que deveriam  agir em defesa da população.  É tolice agora tripudiar sobre a vitória do PSDB em Itu. A população ituana é vítima da desinformação por parte da mídia e do abandono das instituições que deveriam protege-la.

  8. O Tucanistão vai enfrentar

    O Tucanistão vai enfrentar unido na figura impar e impoluta de seu valente governador, eleito em primeiro turno, essa adversidade que é parte culpa dos impoderaveis caprichos da natureza, do aquecimento global, da devastação da amazônia, e em outra parte um castigo divino pelo Tucanistão não ter conseguido impedir a eleição de sucessivos governos dos malévolos petistas vermelhos e ateus, que Alckmin “o Ressucitador de volumes mortos” na glória de São Serapião livre os Tucanistanos da ira do todo poderoso e traga o dilúvio biblico sobre a grande nação do sagrado bico.

  9. O resto do Brasil ta

    O resto do Brasil ta ADORANDO, viu?  Tai no que voces dos rincoes dikis conseguiram com seus votos ignorantes tipicos dos rincoes que voces acusam existir no resto do Brasil.

  10. É O MEU BANHO MINHA VIDA!

    No twitter, José Simão, já prognosticava.

    E agora começou o programa Meu Banho, minha vida.

    E tem mais: o balde família!

    “toda família vai ganhar um balde pra tomar banho uma vez por mês”

    Ah, segundo Simão, ainda tem: 

    Garota de programa em SP! Pgm normal, 2 garrafinhas dágua. Beijar na boca, 2 garrafinhas de água mineral. Completo, garrafão 20 litros.

    E ele diz:O chique agora em restaurante não é pedir vinho, é pedir água. Terroir Volume Morto

     

  11. Estelionato eleitoral,

    Estelionato eleitoral, politico, fraudes, manipulação da mídia, enganação, enfim, o que se puder imaginar. A água já faltava e ninguém dizia nada, somente ao Governo reeleito em primeiro turno. Incompetencia é pouco, falta de denuncias é que não foi. Então,fiquem sujos agora….ou peguem um Avião da AZUL em Campinas e vão tomar banho no “tororó”  e ainda vão dar vitória para um modelo de gestão furado e incompetente.  Moro no Morumbi ao lado do Palacio Bandeirantes, meu banho levam 2:00  de água corrida para limpar a minha consciência……..

  12. lembrei do meu tempo de criança…

    década de 60

    de toda madrugada faturar uns trocadinhos carregando baldes d’água da bica pública até as casas das senhoras idosas e sem forças para tanto

    às vezes retribuíam a gentileza com um pedaço de pão dormido, e eu agradecia pela bondade

  13. Nem podemos culpar a mídia,

    Nem podemos culpar a mídia, no caso de Itu, afinal, desde fevereiro falta água e, mesmo assim, por grande maioria, votaram no Alkmin: votaram por que quiseram; votaram por que não sabem diferenciar água de seca; votaram por que são assim mesmos.

    Mas, um aspecto me deixa cabreiro: de onde esses caminhões trarão a água, potável, por suposto?

    Caminhões pipa e corrupção, tudo a ver.

  14. Deveria ser feito um ESTUDO

    Deveria ser feito um ESTUDO sobre a relação entre a VIOLÊNCIA E MÍDIA, A PARTIR DA CIDADE DE ITU!

    É difícil imaginar que um governante RESPONSÁVEL pela falta de água na cidade tenha tido uma vitória ESMAGADORA no primeiro turno, com falta dágua em andamento!

    O Manchetômetro vai delinear vários processos da relaçção entre politicos no FUTURO.

    Vai ter consequência!

    Precisamos de precisão científica neste terreno onde mídia é DONA DA OPINIÃO!

    1. permita-me acrescentar um pequeno detalhe, Marcos…

      e a opinião dela, mídia, é a mesma há 20 anos:

      algo assim: deixe que sigam como estão e são, porque assim pioram

      não foi só a mídia que escondeu; todo o núcleo governamental fez o mesmo

      e muitos deles, muito jovens sob a guarda de velhacos

      1. Não é somente no campo

        Não é somente no campo político!

        É preciso entender os mecanismos onde propaganda se torna violência!

        Se tivermos uma teoria FUNDAMENTADA, TODA SOCIEDADE PODE ADERIR A UM PROJETO ESPECÍFICO PARA MIDIA!

        Milhares de nós estão morrendo por ai e outros milhões seguem aterrorizados!

        Que sonho é esse que embriaga a tal ponto que a realidade tem menos valor?

        O lado bom de TORNAR UM CONHECIMENTO “CIENTÍFICO” é a capacidade de ABSTRAÇÃO, REPLICAR E REPELIR!

        Teremos FUNDAMENTOS para dizer não!

        A Mudança do Clima é o melhor exemplo sobre tornar científico algo apenas “pressentido” há apenas alguns anos!

        1. entendo, Marcos…

          no que se refere a propaganda, ainda muito difícil, complicado

          saca só: é como se tivéssemos 3 poderes disputando o poder de mando de 4 em 4 anos

          altamente favorável a mídia, portanto

           

          no que se refere a problemas climáticos, é sabido, conhecimento histórico, que sem dominar a natureza não há como se desenvolver

          agora saca só qual é o pulo do gato da mídia e das marinas da vida: dominar é destruir

          pela lógica científica, e pelo pouco que entendo, destruir é explorar, vender e lucrar até que acabe

           

          exatamente o que os tucanos e investidores fizeram

           

          como resolver uma parada dessas com o STF podendo tudo?

          sacou os poderes que disputam o poder de mando?

  15. Daqui a pouco é a nossa vez

    Olha só o folhetinho que minha esposa recebeu ao ir a um shopping hoje:

    Quanto a isso, tenho dois comentários:

    1. A mistificação sobre o “calor” e a “falta de chuvas” continua. Mesmo que tenhamos tido um pouco de chuva no domingo e temperaturas amenas durante toda esta semana. Será que a Sabesp e o governo do estado acham mesmo que continuam a enganar a todos durante todo o tempo?

    2. Essa pode ser a bomba atômica do PSDB… Às avessas. Ou será que o paulistano vai continuar votando no 45 sendo que, com esse papelzinho, a própria Sabesp já reconhece a situação como sendo desesperadora? (Mesmo que não diga quão desesperadora, no caso 3%.)

     

    1. Olha Ruy, sei não… melhor a

      Olha Ruy, sei não… melhor a gente começar a conhecer o tal do Márcio França… O governo de Sumpa vai cair no colo dele…

  16. tudo isto me entristece…

    já vi praticamente de tudo em vida, em termos de roubalheira, desprezo, desvios, corrupção, de falta de respeito, de responsabilidade, de falta devergonha na cara por fazerem nosso povo sofrer e mesmo assim serem eleitos,

    mas nada tanto assim

  17. SP virando sertão. Debocharam

    SP virando sertão. Debocharam tanto do NE, que o feitiço virou contra o feiticeiro. Ter que usar carro pipa pela safadeza da tucanada corrupta  e da mídia corrupta, é de lascar. Se paulista não apreder dessa vez, não aprenderá nunca mais. Os safados governos psdbistas não assumem nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  18. Esperamos que os eleitores

    Esperamos que os eleitores tucanos tenham um mínimo de decência em caso de derrota no domingo e não encham as redes sociais e o facebook com propagandas racistas, xenofóbicas, fascistas e nazistas.

    Que não ofendam nossos irmãos nordestinos e nem a maioria da população brasileira formada por negros e mestiços. Que tenham compostura, afinal perder eleições é do jogo e ganhar também.

    Isso é a democracia.

    Aguardaremos compostura cidadã, sem ódios e sem violação das leis.

    Assim construiremos um país cada vez melhor.

     

    1. esperança ja morreu?

      Prezado Oswaldo:

      O envenamento levado a efeito pela midia corrupta e corruptora, ja fez seus efeitos. O Brasil esta para entrar em uma fase dificil de administrar. O ódio plantado pela elite, atraves da midia, interessada em destruir um governo popular, terá que ser destilado aos poucos, com muita paciencia e perícia. É possivel de se chegar a bom termo, mas não será nada facil. Pois o objetivo é desestabilizar o novo governo Dilma, não deixar governar, aprimorando a união da midia dominante, com a justiça corrupta, e que da forças desproporcionais a politicos corruptos e voltados a retomar o poder a qualquer preço, pois o que esta em jogo, acima de tudo, é o Petroleo brasileiro, uma descoberta que pode ser nosso passaporte para um futuro brilhante, ou para o destino tragico de um país em frangalhos, com vantagens de poucos.

  19. ITU é apenas a AMOSTRA GRATIS

    ITU é apenas a AMOSTRA GRATIS do TSUNAMI que vem por aí.

    Já comentaram antes, e concordo, que essa parceria CRIMINOSA “Governo PSDB x Mídia” foi a grande responvável por ENGANAR grande parte da popúlação que, não tendo acesso às informações, não acreditou  nos avisos dos adversários do Alkmim que alertaram para o problema da água.

    Para o pessoal de fora de SP, que não acompanhou a propaganda por aqui, o governador GARANTIA, com toda a ênfase possível, que estava TUDO BEM!

    Eu também acho que o VICE já pode ir preparado o terno da posse, para breve…

  20. Testando o Protocolo?

    Será que em Sampa, sem o cantareira e o alto tietê, o protocolo para fornecimento de água será assim tbem (caminhão pipa e caixa dágua na praça)? Então já poderia até abrir licitação. Prá que esperar prá fazer um contrato emergencial? Cadê o choque de gestão governador?

     

  21. acrscento o que li

    acrscento o que li hoje:

    dizem que tem gente boa tomando banho de canequinha.

    tipo como se tivesse na idade média.

    o alquimisata, o  falacioso mago,

    finalmente conseguiu algo inacreditável:

     

    transformar água em lodo!!!!

     

  22. Itu enfrentará seca com 20 caminhões-pipa contratados por Alckmi

    Bam feito! Qual foi a votação do Alkimim na cidade? Com certeza teve uma votação excelente. Então que fiquem sem água para banho, descarga, para cozinhar, para beber, problema deles!

    Sou paulista e quero que essa corja do interior comece a sentir na pele o que vem fazendo com meu estado nesses últimos 20 anos. Acabaram com São Paulo elegendo esse bando de facínoras.

    Maluf e Quércia são anjinhos comparados a esses larápios do PSDB, principalmente a trinca Alkimim-Serra-FHC. Esses elementos tinham de estar na cadeia há muito tempo, mas estão soltos aí rindo da cara da gente.

  23. Lição aprendida?…

    Infelizmente não compartilho da expectativa de que os paulistanos vão reconhecer os erros históricos do PSDB e da Sabesp neste triste episódio. Pelo contrário, não vou me surpreender se alguns radicais começarem a falar que os próprios nordestinos são culpados por levar seus problemas para São Paulo…

  24. empresa de distribuicao de agua é do cunhado do Alckmin

    Pronto: descoberta a falcatrua: o cunhado do Alckmin tem empresa de caminhoes de distribuicao de agua. Agora, a familia fica rica mesmo.

    1. Não jogue acusações no ar

      Não jogue acusações no ar, se é verdade diga o nome do cunhado, o nome da empresa dele e se foi esta empresa a contatada emergencialmente. Falar por falar é entrar no jogo sujo que o PIG faz.

  25. crise da aguá em itu

              Pode acreditar que geraldinho vai mandar aguá para Itu até o dia das eleições,depois, ferro na população,aconteceu isso aqui na capital paulista,ele sempre negando que não havia racionamento,depois que passou as eleições esta faltando aguá aqui também. Avisei muitas pessoas deixa passar as eleições. e aconteceu. bem feito aqui para esse povinho que votou nele. Em Itu,interior 60% da população votou no geraldinho, ainda falam de boca cheia,votei no governador geraldo alckmin. Acho que são paulo,não vai demorar muito,pra começar ter quebra,quebra,manifestações.Imagina são paulo sem aguá,vai virar um caos.

  26.       Bem ! eu sou da capital

          Bem ! eu sou da capital de são paulo. Mas na verdade,quem elegeu geraldo alckmin,paraticamente não foi a capital e sim as cidades do interio paulista,aqui em são paulo,tem muitas mas muitas cidades do interior.O que ele faz?beneficia essas cidades pequenas,pq é muito mais vantagem pra ele,e tendo a certeza que ganhara,esses prefeitos dessas cidades,vc acha que são do pt ? não, a maioria são do psdb. além do mais essas cidades são praticamente os mandante lá  são maçons…Tanto é verdade que bruno covas, aécio,alckmin,serra são maçons. Se vc for em uma dessas cidades do interior paulista, dentro dessas cidades existe os simbolos maçonicos..  Tem pessoas que vão para essas cidades e nem sabe o significado desses simbolos,passa por despercebidos. Então existe uma força muito grande dos maçons nessas cidades ,por incrivel que pareça….Agora vc acha que os maçons são a favor do pt ? claro que não..praticamente todos os politicos do psdb são maçons…  E esses tem influencia muito grande em são paulo.  

  27. maioria

    Vamos respeitar a vontade da maioria!

    e o povo disse:

    “Fica, Alkimim, e traga a agua de volta!”

    (ainda não encontrei o adesivo com essa frase para colar no meu carro, ao lado do da Dilma presidenta)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador