Jorge Viana: “Seria melhor ter perdido a eleição”

Jorge Viana

Enviado por Ana Torres

Da CartaCapital

Vice-presidente do Senado, Jorge Viana é o primeiro a expor em público angústia do PT com Dilma Rousseff. Presidenta se aproxima do PCdoB

Por André Barrocal

Dilma Rousseff comandou várias negociações políticas nos últimos dias para montar um novo ministério e fortalecer-se contra tentativas de impeachment. Conseguiu até uma vitória no Congresso como há tempos não obtinha, ao manter vetos de leis polêmicas. Mas se a presidenta tem motivos para arriscar suspiros de alívio, o mesmo não vale para o PT. Ou para todo o PT.

Há semanas é possível ouvir, em conversas ao pé do ouvido, lamúrios petistas sobre o futuro do governo e o fardo de estar no Palácio do Planalto hoje em dia. Um deles resolveu desabafar abertamente. “Para salvar o governo, a única solução é piorar o governo. Seria melhor ter perdido a eleição”, disse a CartaCapital Jorge Viana (AC), vice-presidente do Senado.

O pessimismo de certos petistas nasce de um drama existencial.

Distante da base social lulista inconformada com o ajuste fiscal, explica um ex-colaborador de Dilma e do ex-presidente Lula, a mandatária só tem uma saída para contornar sua fragilidade política: ceder aos conservadores. É direita, volver.

Não seria melhor, então, estar na oposição a uma gestão Aécio Neves (PSDB-MG), a atacar o ajuste fiscal que ele certamente faria e a ver o tucano enrolar-se com parlamentares metidos na Operação Lava Jato e hoje aliados ao PT mas que, governistas por vocação, estariam na base de apoio do PSDB? 

Ao menos, haveria perspectiva de futuro para o partido, algo inexistente hoje, pensam vários petistas.

Um exemplo de concessão dilmista aos setores conservadores. No início do mês, uma portaria do Ministério da Educação criou um Comitê de Gênero para propor ideias para enfrentar o preconceito a partir da educação. Na segunda-feira 21, o recuo. 

O comitê agora será de Combate à Desigualdade, definição sem o mesmo poder simbólico. O passo atrás foi dado após o governo negociar uma trégua anti-impeachment com dois expoentes da bancada evangélica, os deputados Marco Feliciano, do PSC, e João Campos, do PSDB. 

Em nota oficial, deputados do PT ligados aos temas educação e mulheres manifestaram “inconformismo” com o recuo. “Desmanchar a luta pela igualdade de gênero no contexto das outras desigualdades é, na prática, ceder aos setores mais conservadores da sociedade”, diz o texto.

Outra seara de “concessões” de Dilma é a reforma ministerial. Ela aceita acabar com três pastas da área social e juntar tudo numa só, encabeçada pela Secretaria Geral da Presidência, que passaria a ter outro nome, Ministério da Cidadania. Desapareceriam as pastas dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial e das Políticas para as Mulheres.

Após passar o primeiro mandato a resistir às pressões fisiológicas do PMDB, agora Dilma topa dar ao partido o Ministério da Saúde, um orçamento de 100 bilhões de reais por ano. Um dos favoritos para o cargo é o deputado Manoel Junior, da Paraíba. Que vem a ser uma espécie de laranja do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, desafeto de Dilma.

A contrariedade no PT com Dilma é tamanha que o líder do partido na Câmara, Sibá Machado, um acreano como Jorge Viana, defendeu que, na reforma ministerial, deveriam ser demitidos Joaquim Levy (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Disse isso em reunião com outras lideranças partidárias na quarta-feira  23. 

Em meio à gélida relação com seu próprio partido, Dilma Rousseff tem se aproximado de uma outra sigla de esquerda de sua base aliada. Na segunda-feira 21, recebeu dirigentes e parlamentares do PCdoB em jantar no Palácio da Alvorada. 

Um dos presentes contou a CartaCapital que Dilma ouviu a sugestão de trocar Levy e Mercadante. Reação dela, de acordo com este relato: impassível sobre o caso do ministro da Fazenda, mas não tão assertiva em relação ao chefe da Casa Civil. 

É do PCdoB, aliás, um dos mais aguerridos parlamentares anti-impeachment. O ex-ministro dos Esportes e deputado Orlando Silva, um dos vice-líderes do governo na Câmara e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), não perde a chance de enfrentar os defensores do “Fora Dilma”.

Quando o líder do DEM, Mendonça Filho, pressionava Cunha dias atrás para se pronunciar sobre o tratamento a ser dado aos pedidos de cassação da presidenta, Silva chamou a frente parlamentar do impeachment de “um bando de provocadores” e o DEM, de “golpista” e “legítimo herdeiro da Arena”, o partido da ditadura militar.

Em agosto, em bate-boca com outro deputado demista, Rodrigo Maia, Silva havia disparado: “Se a oposição quiser fazer guerra política, vai haver guerra política. Se quiser fazer enfrentamento, vai haver enfrentamento.”

Na Câmara, Silva tem dito ser preciso matar no nascedouro qualquer pedido de impeachment. Não permitir sequer que seja instalada uma comissão especial para examinar o assunto.

Para isso, não basta reunir só 171 deputados, quórum capaz de barrar no plenário a abertura de um processo de cassação, ao final dos trabalhos da comissão especial. Seria necessário ter o apoio imediato de 257 deputados, metade do total de 513, para evitar até mesmo a criação da comissão.

É esse o objetivo de Dilma Rousseff na reforma ministerial. Montar uma tropa que barre a instalação da comissão especial. Nem que para isso tenha de sacrificar o PT, ao tirar espaço do partido para entregar a outro aliado.

 

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora é tarde!

    Dilma deveria ter saído do PT há 2 ou 3 anos atrás.

    Ela não gosta do PT e o PT não gosta dela. Grande parte dos problemas que estão acontecendo agora devem-se exclusivamente a corrupção petista!

    Penso que Dilma é impotente para lidar com o aparelhamento do estado patrocinado pelo PT (esse monte de secretarias e ministérios com nomes ‘progressistas’ são um exemplo). A estrelinha continua loteando em beneficio próprio – varias autarquias e estatais viraram redutos da ‘igualdade’.

    Os programas sociais (que deveriam beneficiar os necessitados e apenas os necessitados sem cobrança de óbulo) tem que continuar, custe o que custar, pois temos Luiz Inácio em 2018 (não dá pra contar mais com a Petrobras)!

    A Revolução das Margaridas – ou seja o nome que for – não pode parar!

    O PT é a bola nas costas da presidenta, exatamente como foi com Lula! Um bando de loucos fanáticos!

  2. Agora sim o governo Dilma mostrou sua verdadeira cara:

    para se manter no poder, vale tudo, ate entregar o controle do SUS para um sujeito bancado pelos planos de saúde. Teria sido melhor se ela tivesse perdido por que ela vai ser a destruição do PT e de toda a politica progressista dos últimos 12 anos.

  3. Há pouco, no Face assisti a

    Há pouco, no Face assisti a um vídeo de uma tv do tempo de Fernando Henrique, sendo repórter PHA. É um vídeo histórico, e uma reportagem que deveria fazer parte de toda a imprensa. Num momento de crise tão grande, o ex-Presidente colocava a situação, dizia que teria que usar remédios amargos, e tudo, enfim que nós vimos e sabemos. Foi ao FMI, fez a maxidesvaloriazação do real, e se danou com um monte de medidas indigestas, mesmo depois de ter vendido a Vale, Eletrobrás, e o escambau. Ninguém viu a imprensa satanizando o governo da época, e tão pouco soubemos de algum parlamentar tucano deixando de apalaudir seu presidente.

    É nas horas difíceis que a gente conhece os amigos. Todos os petistas, ou outros da base do governo que estão muduandod e partidos são, em síntese, baitas traidores, oportunistas, e covardes. Que governante precisa de gente assim?

  4. Jorge Viana é um (mau) oportunista

    “Deveria ter perdido a eleição” uma pinóia! Jorge Viana vem com “falso moralismo” em momento inoportuno. Se “esses membros” do PT fossem tão “honrados” assim, teriam impedido a entrada dos transgênicos lá na década passada, no Lula 1 e no Lula 2, já teriam banido os agrotóxicos do Brasil e já teriam “agilizado” a Reforma Agrária (pra não falar na “reforma urbana”), por exemplo. Será que o Viana também vai pra Rede do Itaú?

  5. É preciso não esquecer que a

    É preciso não esquecer que a presidente Dilma paga um preço muito alto pelo envolvimento do PT com práticas consideradas inadequadas com um martido que prometeu o contário. 

  6. PT

    Por que o PT não abandona o governo, como finge querer o PMDB?   Daí a Dilma fica com maioria absoluta no Congresso, com as inevitáveis adesões do PSDB e do DEM. Acaba a crise.

  7. esses merdas é que estão complicando o governo Dilma…

    ao não reconhecerem que outros petistas, muitos, já tinham feito muita merda antes da chegada de Dilma

    oportunistas de merda, traiçoeiros, maria vai com as outras

  8. Não pega nada bem essas

    Não pega nada bem essas manifestações de líderes petistas nessa quadra de adversidade para o governo e para o partido. Soa como mais cristalino oportunismo. Para não escrever outra coisa bem mais forte. 

    Se tem lá suas queixas e decepções que as façam antes nas instâncias do partido e não nos umbrais de uma mídia alucinada por defecções no PT e que só aspira a desgraça do governo. 

    Eu, um simples “comedor de feijão”, um simplório e anônimo simpatizante de ambos(governo e PT) se resguarda nas críticas e condenações visando pelo menos “salvar os dedos”, por que esses chefões líderes e detentores de mandatos à sombra da legenda não controlam seus ímpetos vira-casaca? 

    Claro: ninguém pode exigir de ninguém segurar em alça de caixão. Máxime de um político. Entretanto, que ao menos tenham mais discrição. 

    1. Mídia alucinada por

      Mídia alucinada por defecções? Carta Capital?

      Cuidado com esse tipo de declaração. Tem muita gente por aí eternamente grata pela Carta Capital por ter feito propaganda maciça pro PT na eleição de 2014.

      Lendo isso, alguma pessoa influenciável vai logo mudar de ideia e passar a tratar a Carta Capital como trata o resto do PiG.

      São uns jênios…

    2. Momento “Ricupero”…

      Resultado de imagem para gargalhada

       

      JB em seu momento “Ricupero”…..rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr…..O que é RUIM a gente não mostra…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs….CRIA CORAGEM RAPAZ….

       

      JB “Ricupero”….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

       

      Resultado de imagem para gargalhada

      1. Talvez vinte linhas fosse

        Talvez vinte linhas fosse pouco para clarificar meu comentário. Mas não vou fazê-lo porque de nada adiantaria: tu continuarias a entender patavinas de nada. 

        Nelas decerto termpos como cinismo, honra, respeito, coerência, oportunismo, covardia, dignidade e outros correlatos iriam despontar. 

  9. petistas de coração são todos iguais…

    ridículos e insatisfeitos, como são as eternas crianças

    ganham um carrinho, se alegram, brincam, deixam de lado, não brincam mais

    e passam a querer voar, sem perceberam que a única coisa que colocam à disposição deles atualmente

    são as asas dos que querem colocá-los nas nuvens para, logo em seguida jogá-los lá de cima com um pé na bunda de cada

     

    mais atrapalham do que ajudam porque não sabem, ou porque não querem, crescer na realidade que se apresenta, onde sonhar apenas é apenas sonhar, sem melhorar nada

    1. que entendam e me perdoem………………não falei dessas

      as eternas crianças de verdade, todas lindas e exatas, e queseguem naturalmente pela vida, com cada coisa e sentimentos no seu devido lugar do tempo

  10. muito bom mesmo…

    e se a Rede se livrar, se atualizar ou escolher melhor seus expoentes, ficará com tudo para faturar 2018 fácil fácil

    acredito que há uma parte do Aécio ( 70%) ávida por contribuir para mudanças de verdade

    isto considerando os 30% padrão do PSDB a nível nacional e eleitores petistas atentos, com pé no chão

  11. Ô,ô! Por quê Jorge Vianna não

    Ô,ô! Por quê Jorge Vianna não usa sua energia em defesa do governo que representa no senado?  Olha em volta, Viana. Oportunistas por todos os lados. Aliança antigamente era até o período combinado. Agora, basta uma crise que cada um se debanda para um lado. E que lado?! Hoje Marta, a que disse que se afastava por causa da corrupção e da incompetência do PT, posa com o que sobrou de seu sorriso, ao lado de Eduardo Cunha. Acuma?! Daquele que está a um passo de andar com tornozeleira?.Essa sim, parece estar cometendo suicídio político, desde aquele almocinho com o chefe da Lide, talvez seu adversário à prefeitura de São Paulo.  Molon saiu com dignidade, não vou falar dele, atuou com bravura até o último instante. Deveria esperar mais um pouco. Mas, como o povo disse, sonhos são sonhos, cargos não esperam. E os cargos almejados são os das prefeituras. A Rde não tem a palavra partido no nome e para quê partidos?Cada um sabe de si, nessa história toda. O individualismo substitui o coletivo e a rede muda conforme a força das águas, como aquela história da pororoca. Que pode ser interpretada como a força extraordinária  que junta tudo e depois dispersa. Certo, biscoito?

  12. Lúcido e coerente.

    É público e notório que o segundo mandato de Dilma acabou antes de começar.

     

    De fato sair ou “ser saída” seria mais digno que arriar as calças e expôr os fundilhos ao PMDB.

     

    Mas ainda dá tempo. Por menos, o presidente da VW pediu demissão…

     

  13. Medroso e oportunista. O
    Medroso e oportunista. O desafio de tirar o Pais das mãos entreguistas, exige um pouco mais de coragem e persistência. A gosma entreguista é fedorenta e entranhada. Tem que ter estômago.

  14. Tá um saco esse governo!

    só tem bunda-moles. Nunca vi alguém reunir tantos bunda-moles juntos! E tantos republicanos .. É que essa oposição (sorte nossa) é super-bunda-mole. E corrupta.  Caso contrário Dilma já estava em casa cuidando do jardim. É muita burrada uma atrás da  outra! Pior é que a muié é brava e turrona. Não ouve ninguém. EM TEMPO: leiam a matéria “Dilma não quer conselho”, da edição deste final de semana da CartaCapital. Olha: é desanimador, viu? Tudo que estava dando certo Dilma mudou ou ignorou. 

  15. Esses petistas com caras

    Esses petistas com caras tucanas, não enganam ninguém. São um bando de oportunistas que não exitarão em entregar

    a Dilma se lhes for conveniente.

  16. Claro que não teria sido

    Claro que não teria sido melhor que ela perdesse. Com toda fraqueza do Governo, o pré-sal ainda resiste. Concordo com a Maria Rodrigues. Aliás o PHA tinha razão em relação a esse senador. 

     

  17. E ………………..

    Não queria comentar, mas depois demuito pensar, aquí vai .

    Este fulano, deveria mais é manter a boca fechada, plois falar esta asneira, só depõe contra sí mesmo.

    Se era melhor ter perdido,  pouca consideração está mostrando pelos que lutaram, militaram arduamente nesta eleição tão dura,  e votaram a favor do Dilma e do PT.

    Se está insatisfeito na legenda do PT, e sem disposição para lutar este jogo pesado, que peque seu chapéu e caia fora!!!

    Nós, que amamos este País, que mesmo com esta temporária anarquia, e que acreditamos, ou melhor, temos certeza, também passará, continuamos com o PT, e faremos de tudo para preservar nosso patrimônio que estão de olho para leiloar. Melhor dizendo, doar !!!!

  18. Enquanto isto

    Enquanto isto ficamos nosostros acá nas trincheiras defendendo um Governo que lutamos para eleger dando e levando porrada o tempo todo e me vem o prezado Senador Jorge Viana, com este ar blazé de lord inglês falido, fazer reflexões oníricas.

    PQP, acorda sujeito, pois estamos numa guerra onde pessoas que defendem suas convicções e direitos, um deles, fundamental , constitucional, que é o de professar livremente suas preferências políticas, tem sido ameaçadas e execradas nas ruas deste País e você, vem como que querendo “discutir a relação!”

    Vá para a tribuna e defenda o PTde modo enfático e ao seu projeto de Governo, de País! Se não observou ainda, temos visto políticos de outros partidos defendendo o Governo com mais veêmencia do que com salamalaques e rapapés.

    Faça me o favor, Sr. Senador. O que sempre caracterizou o PT foi seu espírito aguerrido, de luta.

    Deixem as mesmices e trejeitos para os iluminados da Sorbonne nos salões de chá da vida tão ao gosto deles.]

    Tenho dito, cáspita!

  19. O estoque é grande

    O lulopetismo não para de produzir Genis.

    Ontem foi a Marta, hoje o Viana, e por aí vai.

    Muito comentarista achando que todo petista tem que aguentar a sujeira e a lambuzeira até que o comandante esteja saciado.

  20. Seria melhor??

    Realmente é deprimente.

    Governo, economia, politica, são coisas complexas. As afirmações prós e contras, se não feitas de forma a colaborar para a solução dos problemas, leva a esse absurdo recorrente no Brasil. A turma do quando pior melhor parece pulga: pegando umidade e poeira, reproduzem-se numa velocidade espantosa. Essa minha percepção da procriação das pulgas não é científica, mas, de 2 experiencias com vizinhos e seus cães pulguentos, que em pouco tempo tornaram os locais onde morava inabitáveis porcausa da imensidão de pulgas.

    Há pouco saiu um post que falava sobre a delação e suas irmãs siamesas: traição e mentira.

    Tudo bem, é invitável que haja dessa excrescência: que sejamos todos os dias apresentados a uma enorme quantidade de delatores que nos fazem descrer ainda mais na raça humana. Os amigos, os companheiros deveriam estar imunizados dessas pragas. Receber essa posição do Tião Viana, afirmando que “talvez” fosse melhor ter perdido a eleição é desolador, pois, quanto sacrifício e luta foram dispendidos para que pudéssemos ter o direito de votar. Fala-se muito em arrependimento por ter votado nesse ou naquele porque ele(a) não atendeu à minha expectativa. Não consigo entender toda essa frustração. Vimos, e ainda estamos vendo, o mundo passar por tribulações terríveis. Cidades norte-americanas, exemplos de riqueza e desenvolvimento, transformaram-se em cidades fantasmas. Se o Lula errou na dose, isso permitiu que milhões de pessoas vivessem 8 anos, se não me engano, empregados, com salários valorizados e o Brasil, pela primeira vez, após ter sido governado por generais, elites, políticos importantes, sociólogo, que não são analfabetos, como era a assertiva que mais se via ao criticar o presidente Lula, recebeu um IG da S&P e outras agencias, autoridades “metafísicas” da economia, pois o que fazem não se pode discutir nem se questionar – estão acima do bem e do mal.

    A conta chegou, mais tarde do que deveria se não tivesse havido aquelas “benesses”. É o exercício físico para compensar o efeito amargo da comida exagerada, que dá muito prazer na hora de ser ingerida. É a gordura que precisa ser queimada. Agora vem um monte de gente, oniscientes de economia, dizer que foi errado, mas, e se não tivesse sido feito? O Brasil teria sobrevivido? A Grécia ainda está aos trancos e barrancos e tem uma Comunidade Européia a ajudar e a policiar.

    Tião Viana foi um dos que se beneficiou do PT e de seus governos. Surfou na onda da popularidade, da economia forte. Agora vem dizendo isso. Se eu o conhecesse eu usaria um bordão de um humorista e lhe diria:

    – Tião Viana,não me faça te pegar nojo!

  21. “Para salvar o governo, a

    “Para salvar o governo, a única solução é piorar o governo. Seria melhor ter perdido a eleição”

    Comento as 2 partes da frase:

    1) Eles, todos, não foram escolhidos e nem são pagos para piorar o governo. Que tratem de fazer um bom trabalho, é para isso que foram votados, inclusive o Sr. Jorge Viana.

    2) Se o Sr. Jorge Viana não quer ser eleito então não se candidate. Quem ganhou a eleição, no entanto, fomos nós 110 milhões de brasileiros que formos às urnas votar em quase uma dezena de candidatos à presidência e em milhares de candidatos a outros cargos. Por favor Sr. Jorge Viana, respeite nosso voto.

    • • •

    Temos enfrentado sobretudo uma grande crise de significado. As pessoas não estão entendendo o que é democracia, poder e autoridade, inclusive parlamentares, membros do governo e oposição que foram escolhidos para nos representarem ou para fazer oposição ao governo.

  22. “Seria melhor ter perdido a

    “Seria melhor ter perdido a eleição”

    Melhor para quem cara pálida? Para o seu mandato ou para o povo brasileiro?

    Parece que estou vendo. Inicio do Governo Lula. Palocci  na Fazenda. Meireles Bank of Boston Senador pelo PSDB no BC. Furlan da Sadia na Indústria e Comércio. Rodrigues na Agricultura. 

    Juros nas alturas.

    Reforma da Previdência. Saída de Heloisa Helena, Plinio e cia, do PT.

    Escandalo do Mensalão.

    Queda de Dirceu (casa civil), Palocci (fazenda), João Paulo (Presidente da Câmara), Genoino (presidente PT), Delúbio (tesoureiro).

    Fim do PT.

    É.., tem gente que nasce para liderar e outros para serem liderados.

    Nunca me esqueço das falas do Lula naqueles momentos e do Ciro Gomes no momento atual.

  23. Aí me vem um petista de alta
    Aí me vem um petista de alta função e diz o obvio ululante, que seria ótimo voltar a ser pedra depois de construirem um telhadinho ridículo de vidro.

    Com um partido desses a “apoiar, a maior obviedade é a que só os ufanistas lulistas não conseguem ver: a Dilma está a deriva porque, justamente, não lhe foi montada estrutura de governo.

  24. Do jeito que vai…

    Do jeito que vai, com o Governo dilma cedendo a cada pressão do congresso, só falta Dilma apoiar o projeto lei do Sera sobre a entrega do pre sal.

    Não é de se duvidar, que para se manter no poder ela apoiaria a tercerização, a privatização geral, o estado mínimo, e todas as outras bandeiras mais, pois aos poucos Dilma ruma para a direita.

    Será que precisaremos chegar neste ponto para dar razão ao Sr. Jorge Viana?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador