Líder tucano diz que PSDB tem errado ao apoiar Cunha

Enviado por Justiniano

Da Agência Brasil

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), fez hoje (14) uma autocrítica e disse que seu partido está “errando” na relação que mantém com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com Cunha Lima, o PSDB “errou, no mínimo, pela lentidão” ao pedir o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Casa e já deveria ter “desembarcado” do apoio desde a semana passada.
 
O líder tucano disse ainda que seu partido está entrando em um “leilão de quem dá menos pela ética” em relação ao presidente da Câmara. “O Cunha está com a cabeça a prêmio e está vendo quem pode salvá-lo: o governo ou a oposição. Quem der mais leva. Enquanto isso, o país que se exploda”, afirmou.

O diálogo entre as lideranças do PSDB também está prejudicado. Segundo Cunha Lima, ao longo do fim de semana prolongado ele tentou falar com o líder do partido na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), mas não recebeu “sequer um retorno”.

No sábado (10), o PSDB assinou uma nota, com as demais lideranças de oposição, pedindo o afastamento do presidente da Câmara. O líder tucano no Senado, entretanto, informou que já defendia o fim do apoio a Cunha desde quinta-feira (15) e foi “voto vencido”.

“Não quero me intrometer num tema que diz respeito à bancada na Câmara dos Deputados, muito menos intervir na liderança do deputado Carlos Sampaio, mas acho que, nesse episódio, o PSDB no mínimo pecou por lentidão. Era para ter reagido mais rapidamente. Ainda há tempo para essa reação. Já tivemos deputados que assinaram a representação no Conselho de Ética e agora é aguardar e cobrar o trâmite desse julgamento do Conselho, de modo que a resposta para sociedade seja dada e se acabe com esse leilão que está posto para quem dá menos pela ética.”

Para Cunha Lima, a Executiva do PSDB deveria se reunir para que as decisões não fiquem a cargo de cada liderança isoladamente. Para que isso ocorra, Cunha Lima disse que vai procurar o presidente do partido, senador Aécio Neves (MG), para pedir que a reunião seja marcada.

“O que não pode é uma ética seletiva. Se queremos ética, ela deve ser para tudo e para todos. Não pode ser para alguns ou de acordo com nossas conveniências ou interesses. Temos de ter coerência para apresentar os caminhos de mudança que o Brasil precisa.”

Ontem (13), o PSOL entrou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados com um pedido de cassação do mandato de Eduardo Cunha por quebra de decoro parlamentar. O pedido foi endossado pela Rede e assinado por cerca de 50 parlamentares de sete partidos (PSOL, Rede, PT, PSB, Pros, PPS e PMDB).

No pedido, o PSOL toma como base um documento encaminhado semana passada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que atesta como verdadeiras as informações de que Eduardo Cunha e familiares têm contas na Suíça e que, supostamente, teriam recebido dinheiro fruto do pagamento de propina em contratos da Petrobras investigados na Operação Lava Jato.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É mesmo? E ele já explicou a

    É mesmo? E ele já explicou a chuva de dinheiro? Bandidão. Nem vai explicar porque o Janot e seus janotas engravatados não querem a sua explicação. A mídia menos ainda.

    A manchete do Estadão de hoje tenta colar Lula em Eduardo Cunha. Essas estratégias que só enganam os coxinhas arrogantes e ignorantes… 

      1. comentário

        Não sabemos se o Lula está ou não apoiando o Cunha. Na política, tudo pode ser. Agora, do que nos chega através da mídia, difícil não fica identificar quem está com ele.

      2. Moralismo do PT

        Se houver acordo com Cunha, acaba por aqui o resto da moral do PT e a moral da presidenta para falar em nome dos brasileiros! Paciência e tolerância dos eleitores têm limite!!!! Ou o PT enfrenta agora Eduardo Cunha e sai ganhando ou perdendo mas com alguma dignidade, ou faz acordo com o mesmo, e ganhando ou perdendo, entrará para a história como o partido mais cínico de todos os tempos e mais sujo, porque usa a boca dos pobres para proferir mentiras! Pelo menos no vocabulário da boca suja do PSDB não entram os pobres, porque pra eles estes não existem…

  2. Se até Pedro negou Cristo por

    Se até Pedro negou Cristo por três vezes, dá pra esperar alguma coisa diferente por parte de gente desqualificada em relação a um desqualificado com quem eles viveram um grande romance?

  3. Esses peessedebistas são

    Esses peessedebistas são mesmo uma piada. E de péssimo gosto. Não “se avexam” em se autoproclamar paladinos da ética, da  moralidade e dos bons costumes. Com seus rabos presos em falcatruas de todos os tipos e por todos os lados, acreditam que podem enganar a todos, todo o tempo!

    A propósito esta manhã, casualmente, conversei com um membro desse partido. Fiquei estarrecida pois a pessoa se dizia informada, acreditando que a salvação do país só viria com o impedimento da Presidente da República, que “já esteve na cadeia, é corrupta etc. etc.” Ao perceber com quem estava falando, comecei a rir. Estava diante de um(a) analfabeto(a) político(a) em carne e osso e que se dizia bem informado(a).!

  4. Mas senador, vai rejeitar o

    Mas senador, vai rejeitar o rebento agora, nessas alturas do campeonato? Tem até seu sobrenome registrado em cartório, assim como do Aécio Cunha Neves. 

    PS: Gostei da briguinha de casal entre o senador Cunha e o deputado Sampio “Cunha”, por causa do filho que ficou feio derrepente. Essa família Cunha, que parece que são milhões, é uma comédia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador