Lula discute hoje crise com bancada do PT no Congresso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula deve se reunir na noite desta segunda-feira (29) com a bancada do PT no Congresso, em Brasília. O encontro já estava agendado para discutir a crise do PT com o governo Dilma Rousseff, a relação com PMDB e aliados e a agenda pós ajuste fiscal. Mas com a publicação de trechos da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, implicando as doações feitas à Dilma e Lula, uma reação à Lava Jato também estará na pauta do jantar. Dilma, que está nos Estados Unidos, não participará da reunião.

Segundo informações da Folha, após Lula disparar críticas à Dilma e ao PT, pessoas próximas à presidente pediram que ele “reassumisse a liderança da reação petista”. A imprensa vinha levantando teses de que Lula estaria tentando descolar sua imagem do governo, que enfrenta crise política e econômica, e também do partido, que vem sendo alvejado por causa da Lava Jato. Mas, de acordo com o jornal, o entendimento após as declarações de Pessoa é que Dilma, Lula e PT são “uma coisa só”, e “ninguém vai susperar a crise sozinho”.

O Valor publicou que os parlamentares do PT estão receosos de que Lula volte a fazer críticas duras à atuação da bancada diante da crise, o que pode agravar ainda mais a situação. Mas também há a expectativa de que um acerto de contas seja feito, pois Lula, já na semana passada, transmitiu, via Rui Falcão, um “mea culpa” em relação às falas de que o PT só pensa em cargo e precisa se reinventar.

O jornal também observou que Lula deve cobrar uma postura mais ofensiva da bancada do PT, para evitar situações constrangedoras ao governo e ao próprio partido – como a aprovação da convocação do presidente do Instituto Lula para explicar doações da Camargo Corrêa à CPI da Petrobras.

O PT, por sua vez, deve mandar encontros com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Miguel Rossetto (secretaria-geral da Presidência) e Nelson Barbosa (Planejamento). Em tese, a ideia é discutir ações do governo e novas agendas para recuperar a popularidades em meio à tormenta. Mas os jornais também frisaram que Cardozo deve ser cobrado pela atuação da Polícia Federal na Lava Jato.

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif;
    A maioria dos

    Nassif;

    A maioria dos senadores e dos deputados federais do PT estão em estado de torpor, estão inermes.

    Eles devem assumir as tribunas com garra, de forma dura e continua, não dar espaço para a oposição, é necessário fazer o jogo do abafa. É preciso tirar os holofotes da vara do Paraná e jogá-los sobre o congresso.

    Com a totalidade da imprensa fomentando o golpe, só resta as bancadas do PT as tribunas, e devem assumí-las como faziam antigamente.

    Parece que a oposição está com mais garra do que a bancada do PT??

    Lula dê uma chacoalhada neles!!!!!

    sds

    Genaro

     

    1. Sem dúvida, faremos a consulta

      Por nada perderíamos suas “luzes” sobre o assunto…

      Presunçao e água benta sao de graça, claro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador