Lula diz que não recebeu pedido para depor na PF

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em passagem por Buenos Aires, o ex-presidente Lula disse nesta sexta-feira (11) que não recebeu a requisição da Polícia Federal para prestar esclarecimentos no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo informações da Agência Estado, Lula disse: “Eu não sei como comunicaram a você e não me comunicaram. É uma pena”. A assessoria do Instituto Lula também informou que não teve acesso ao documento.

A revista Época divulgou no início da tarde de hoje um trecho de um relatório assinado pelo delegado Josélio Azevedo de Sousa, socilitando autorização do Supremo Tribunal Federal para colher o depoimento de Lula. O delegado lançou suspeitas sobre o ex-presidente em função do cargo que ocupava.

Segundo informações da Folha, ele usou as delações premiadas de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef para sugerir que Lula, como chefe do Executivo nacional, sabia do esquema de corrupção na Petrobras e se beneficiou pessoalmente dele, assim como ao governo do PT e ao partido.

Ao GGN, a Polícia Federal informou que não “desmente nem confirma” o teor da reportagem de Época e acrescentou que não dará detalhes sobre o caso, pois a investigação está em andamento.

No relatório, o delegado escreveu que “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz de apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que, na condição de mandatário máximo do País, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para o seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal.”

Nem a Polícia Federal e tampouco o relatório do delegado explicam porque o pedido para ouvir Lula, mesmo sem indícios de participação na Lava Jato, foi feito ao STF, já que o petista não detém mais foro privilegiado.

Ainda segundo a Folha, o pedido será analisado, primeiro, pela Procuradoria Geral da República, pois o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, não despacha pedidos da PF sem a manifestação do procurador-geral Rodrigo Janot.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que viagem, o camarada ta

    Que viagem, o camarada ta evidentemente querendo aparecer, por isso pediu ao STF.

    O Janot certamente vai negar assim como o Teori, só que o objetivo é criar fato político e já foi atingido.

  2. É sexta feira

    Sexta feira é dia de vir a “manchete” para repercutir nos demais veículos “sem notícia relevante”. Assim enchem abobrinas e o saco do ouvinte.

  3. Isenção

    Nós cidadãos, que ao fim e ao cabo pagamos os salários dos funcionários públicos delegados da PF, temos o direito de exigir deles um mínimo de isenção no cumprimento de suas funções. Transcrevo então um parágrafo do post do TIJOLAÇO sobre esse assunto: “A propósito, o Dr. Joselito pediu para interrogar Aécio Neves, de quem Yousseff não disse ‘achar’, mas ter certeza de que recebia dinheiro de uma diretoria de Furnas, que dividiria com o falecido deputado José Janene, do PP?” O que pretende afinal o delegado, com essa atitude “republicana”?

     

     

  4. faltava a pf debaixo da lona

    A pf do zé não consegue rastrear quinhentos quilos de cocaína onde existem improntas nasais de todo tipo e segue o teorema do stf na ap470.

    Onde não cabe o domínio do fato vamos de ampla literatura.

     

  5. Previsões

    A posição dos astros, o vôo das aves e as entranhas das oferendas sacrificadas estão indicando que teremos em breve um novo chefe da Polícia Federal. O nome começa com M e, em minha bola de cristal, apareceram como prováveis Marcos, Mendes e Moro. Mas vai ser o Marcos, que os amigos chamam de Marcola.

  6. Desorganização

    Ontém presenciei um exercício de tropas do exército caminhando na praia. Uns 500 soldados, senão mais. Todos devidamente fardados, e caminhando numa direção. O detalhe : cada um no seu próprio passo, sem organização, brincando um com o outro, sem respeito com os líderes, um lider puxando o seu pelotão e os outros líderes pouco se importando. Soldados portando fuzis, cada um segurando de um jeito, uns com segurança e outros de qualquer jeito….

    Na PF, apreendem helicóptero com 450kg de pasta base, certamente os agentes do feito foram punidos ou colocados de escanteio, os chefes certamente deram um deixa disso, e o judiciário soltou todo mundo como nada tivesse acontecido.

    Resumo da ópera : Quando não há comando, cada um puxa para seu lado, e se destacam os mais violentos.

    No nosso Brasil falta unidade de propósito. Falta nacionalismo. Falta Amor pelo Brasil.

  7. e …………………

    Das 16 hr até agora, hora em que posto, foram sete comentários.

    Declino em comentar matéria PORNÔ. Me desculpem !!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador