Maioria dos brasileiros é a favor dos caminhoneiros e contra privatizar a Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (30) mostra que a greve dos caminhoneiros teve apoio de 87% dos entrevistados. Outros 56% disseram que gostariam que a paralisação continuasse pressionando pela redução do preço dos combustíveis contra 42% que preferem que a greve – que chegou ao 10º hoje, em menor proporção – termine de uma vez.
 
Apesar do apoio, 59% disseram ao instituto que acham que as medidas anunciadas pelo governo Temer para conter a greve vai trazer mais prejuízos que benefícios para a população em geral. 
 
A principal demanda dos caminhoneiros era a redução no preço do diesel, regulado pela Petrobras. Temer prometeu uma série de medidas para compensar os motoristas do setor pelos próximos 60 dias, mas não mexeu no preço da gasolina e etanol. 
 
“A pesquisa aferiu que o brasileiro não concorda em ser penalizado com aumento de impostos e corte de gastos federais para atender às reivindicações dos caminhoneiros”, observou a Folha de S. Paulo.
 
Ainda assim, 92% disseram que a pauta de exigências dos caminhoneiros era justa. Mesmo entre aqueles que disseram ser contra a paralisação e bloqueios de estradas, 57% concordaram com as demandas dos motoristas.
 
Já a avaliação sobre Temer foi negativa. 96% acham que ele demorou demais para negociar com os caminhoneiros e 77% desaprovam a maneira como se deu.
 
PRIVATIZAÇÃO
 
Quando o assunto é a privatização da Petrobras, a maioria dos brasileiros, 55%, diz que é contra a medida. Só 30% apoia a venda da estatal para o setor privado e 15% não sabem ou não quiseram opinar. 
 
Se a privatização for feita em benefício de grupos estrangeiros, a rejeição é maior ainda: 74% discordam, ante só 17% que concordam e 9% que não sabem ou não quiseram opinar.
 
A pesquisa Datafolha foi feita por telefone, em todas as regiões do País, com 1,5 mil pessoas, na tarde de terça (29). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. resta confirmado então…

    primeira vez que tive de encarar filas, mas junto com pessoas na maior alegria

    pelo nocaute dos caminhoneiros no governo golpista

  2. Pesquisas e pesquisados

    Sylvia Moretzsohn – 9 h · 

    Ignorante que sou, desconheço a validade de pesquisas feitas por telefone, como a que o Datafolha divulga hoje. 
    Seja como for, metade dos entrevistados (não “dos brasileiros”, mas enfim) dizerem que não foram afetados pela greve dos caminhoneiros é o mais relevante resultado da pesquisa. 
    Revela o que até então não suspeitávamos: as pessoas mentem.

     

  3. maioria….

    Quem precisa de Petrobrás? Quem precisa de Autonomia Energética? Quem precisa ter todas fontes de Combustíveis e Energia dentro do seu próprio território? Quem precisa ter todo este patrimônio e possibilidades para financiar e desenvolver seu território, seus Cidadãos? Quem precisa de tamanhas possibilidades para um salto gigantesco no padrão de qualidade de vida dos seus habitantes? Quem percisa de Abissal Cadeia Produtiva da Indústria Petrolífera, todas possibilidades, tecnologias Empregos e Remunerações altamente qualificadas e altamente significativas? Quem precisa ter todo este poder nas mãos para controlar os preços de forma módica, abrangente, com perspectivas inflacionárias baixissimas, para produzir todo um fenômeno industrial e financeiro fabuloso dentro de seu país? Podemos entregar tudo isto a interesses internacionais e comprar e importar todas estas “carroças’ que enfiam aqui no país com estes preços extorsivos. Afinal na Indústria Automobilística Brasileira existem tantas Marcas e Tecnologia Nacional, reproduzidas em Empregos e Remunerações Nacionais, não é mesmo?Façamos o mesmo com a Indústria Petrolífera.  Este Estado, reinaugurado na Ditadura Assassina Getulista, que trouxe de volta o pior do Coronelato Nordestino e falta de representatividade da Sociedade, em figuras como Maia, Magalhães, ACM, Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Coelhos, Bezerras, Efraim’s e toda uma Leva Parasitária é que deve ser extinta. E não a Petrobrás. Estados miseráveis de Currais Eleitorais com IDH’s Animalescos não podem ser a cabeça a comandar esta Nação. Esta Aberração Ditatorial Getulista, quase secular, é que deve ser aniquilada. Elite Esquerdoapata que deu apoio ao Caudilhismo. E quer manter a Politica Caudilhista de Salvadores da Patria. DonSebastianismo como projeto de Nação é enterrar ainda mais o país. Drenar recursos e capital da Sociedade Civil para financiar e alimentar Feudos e Capitanias Hereditárias dentro do Estado Brasileiro.  Drenar Empresas, Riquezas, Patrimônio e Território Nacional até que tenham que ser vendidos, devido à tamanha degradação. A face da tragédia novamente confronta a Nação Brasileira. É a Revolução ou o caos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador