Mais distante do impeachment, Aécio diz que reforma de Dilma é “maquiagem”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) adotou o discurso de minimizar os efeitos da reforma ministerial anunciada pela presidente, nesta sexta (2), sobre a crise de governabilidade que ela enfrenta no Congresso há meses. Alas do PT e PMDB avaliaram que aumentar o espaço dos aliados na Esplanada é o caminho certo para um recomeço, mas, na visão do senador Aécio Neves (PSDB), a iniciativa não passa de uma “maquiagem” que surtirá efeito por pouco tempo.

Leia mais: A semana que afastou o risco de impeachment

“A chamada reforma administrativa anunciada hoje apequena ainda mais o governo Dilma. Não em sua estrutura, porque os cortes são pouco expressivos frente ao aumento excessivo de gastos do governo nos últimos anos. Se assemelha na verdade a uma maquiagem. (…) Os efeitos dessas mudanças serão efêmeros e a presidente da República continuará precisando mostrar ao país que tem condições de tirá-lo da gravíssima crise na qual seu governo nos mergulhou”, disse Aécio.

Em nota, o presidente nacional do PSDB ainda disse que “o que traduz de forma mais eloquente a situação da presidente é a frase dita esta semana pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e que merece ser repetida: ‘A presidente não governa. Ela é governada’.”

O senador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que Dilma tenta desesperadamente frear o impeachment com a reforma, expondo a política de “balcão de negócios” que sustenta o governo. “Pela primeira vez na história estamos assistindo um presidencialismo figurativo. A presidente Dilma entregou todo o governo ao PMDB com objetivo único de retardar a votação do processo de impeachment. Ela foi totalmente excluída do processo de comando, é a viúva porcina: foi sem ter sido”, disparou.

“Agora, ela não tem nenhuma credibilidade para fazer ajuste fiscal até porque os deputados serão cobrados nas suas bases nos estados. Então, essa reforma, que expõe o balcão de negócios do governo petista, é apenas uma forma de a presidente se manter mais algum tempo no poder. Nosso papel no Congresso será levar a adiante o processo de impeachment”, declarou.

Outro lado

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha (PMDB), disse nesta sexta que a reforma ministerial mostra o grande esforço de Dilma para dialogar com o PMDB na Câmara – ala que recebeu as pastas de Saúde e Ciência e Tecnologia – e que o vice-presidente Michel Temer, diante deste fato, trabalhará para garantir “unidade” na bancada.

Do lado do governo, lideranças petistas afirmaram que o partido não tem como reclamar do aumento de influência do PMDB na Esplanada, pois a gravidade da crise pedia justamente as medidas que Dilma tomou na reforma. Agora, resta, segundo eles, contar com o apoio dos aliados e encaminhar as pautas urgentes para a economia.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema do Ascoécio é o
    O problema do Ascoécio é o pó. A candidatura dele virou pó. A esperança dele de derrubar Dilma virou pó. Sem financiamento privado o partido dele vira pó. Deste jeito ele vai morrer de overdose de pó.

  2. Estão assustados

    O Golpe de Estado foi afastado. A base recomposta. Esta foto, seu ângulo, esclarece bem a nova tendência, a nova inércia do quadro político. Aécio está com raiva e assustado. Quando cair em si que fez o que fez, ou seja, implodiu sua parca e diminuta biografia, por nada, entrará em depressão. Nessa hora recomendo todo apoio de amigos e familiares.

  3. Falando em maquiagem, alguem

    Falando em maquiagem, alguem ouviu falar em um helicoptero com 450 quilos de cocaina?

    Ja procurei, nao ta no meu bolso!  Alguem sabe onde eu coloquei?  Acho que deixei cair na pista do meu aeroporto!

  4. OH DESGRACA DE ESTRELADOR!

    OH DESGRACA DE ESTRELADOR!  VAI SUMINDO!

    Nassif, se livre desse cara, por favor!  Ele acha que ta aqui pra dar estrelinhas pessoais pro conteudo do item de acordo com a augusta opiniao dele e nao pro conteudo jornalistico do blog.

    Eh um cara de pau, isso sim.

  5. Autismo

    Impressionante!
    Cunha caindo de podre, envolvido aé o talo na corrupção e essa turma não dá um só palpite, opinião sobre.
    São Lixo sob a forma de gente.

  6. Aécio Neves se tornou o “bobo

    Aécio Neves se tornou o “bobo da oposição”. Já está no estágio 3: o do enchimento de saco. Ninguém aguenta mais ouvir, ler, assistir as patacoadas desse infeliz. 

  7. Impressionante. Aderiram ao

    Impressionante. Aderiram ao golpismo aberta e claramente, na maior cara de pau. Falam em impeachment sem absolutamente nada que o fundamente. A Constituição é clara sobre isso: trata-se de afastamento por cometimento de crimes de responsabilidade. Nada há sobre Dilma nesse sentido, então falar em impeachment neste caso é puro golpe. 

    Algo no fundo de mim deseja que esses golpistas somente se arrisquem a aplicarem um golpe na democracia brasileira. A resposta que receberiam seria implacável e impiedosa. E acho que não falo somente por mim. Brincam com a cara do povo brasileiro e da democracia e já estrapolaram todos os limites faz tempo. Todos os golpistas que assim o pregaram abertamente estão com os seus nomes registrados na história como o que de fato são: golpistas. E terão uma resposta à altura dessa mesma história. Que não se atrevam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador