Marco Aurélio: Moro atropelou regras

do Brasil247

Marco Aurélio: Moro atropelou regras

Primeira crítica contundente do Supremo Tribunal Federal à ação do juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula nesta sexta-feira 4 veio do ministro Marco Aurélio Mello; “Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirmou; “Precisamos colocar os pingos nos ‘is'”, continua; Mello criticou o argumento de Moro, de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula; “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros”, e ensinou: “Não se avança atropelando regras básicas”

4 DE MARÇO DE 2016 ÀS 16:50

247 – A primeira crítica contundente do Supremo Tribunal Federal à ação do juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro da 24ª fase da operação Lava Jato veio do ministro Marco Aurélio Mello. 

“Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirmou Mello, segundo a colunista Mônica Bergamo.

Marco Aurélio diz que é preciso “colocar os pingos nos ‘is'”. “Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes”, afirmou.

O magistrado criticou também o argumento utilizado por Moro para embasar a condução coercitiva de Lula, de que a medida seria para a própria segurança do ex-presidente. “Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força”, segue o magistrado. “Isso implica em retrocesso, e não em avanço.”

O ministro do STF disse que o juiz Sérgio Moro “estabelece o critério dele, de plantão”, o que seria um risco. “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros”. E ensina: “Não se avança atropelando regras básicas”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Moro dizer que toda essa

    Moro dizer que toda essa palhaçada autorizada por ele foi pensando na segurnaça do Lula só mostra que, além de facista, ele não é homem o suficiente pra assumir suas ações. Um borrabotas. 

  • As pedras falando
    Demorou para alguém do STF se pronunciar.
    Ainda está faltando muito ainda, Srs. Ministros do STF.

    • Lembrei do Pedro Simon à


      Lembrei do Pedro Simon à época da CPI dos Correios. Depois de conferir a direção dos ventos,  aparecia  na comissão no final da tarde e fazia seus longos discursos, em consonância  com a tendência do dia.

  • Moro dizer que toda essa

    Moro dizer que toda essa palhaçada autorizada por ele foi pensando na segurnaça do Lula só mostra que, além de facista, ele não é homem o suficiente pra assumir suas ações. Um borrabotas. 

  • Agora é tarde

    As instâncias superiores deveriam ter se pronunciado e tomado as devidas providências quando o árbitro extrapolou a primeira vez. Passaram a mão na cabeça e não fizeram nada. Agora é bastante provável que ele os engula.

  • Se o STF não reagir a sanha

    Se o STF não reagir a sanha persecutoria de moro e seus rapazes quem irá fazê-lo?

    Hoje, diante do estado de exceção implementado no país à sorrelfa, um estado de terror em que o cidadão é encarcerado primeiro para depois ser investigado, uma aberração só vista em países autoritários e ditaduras, ninguém está a salvo.

    O Brasil vive um longo pesadêlo em que a aliança política entre judiciário, procuradores e mídia criou um estado sem controle, um verdadeiro leviatã.

  • E o Gilmar também....

    Acaba de acolher demanda do DEM e suspendeu a nominação do novo Ministro da Justiça.

    É guerra mesmo!

      • Seria o ideal. Tira Lula da
        Seria o ideal. Tira Lula da mira de Moro e coloca alguém combativo nessa pasta. Lula viria com a faca entre os dentes.

  • de minha parte, tranquilão...

    a cada fase da lava jato fica mais claro que o Lula chegará em 2018 passado a limpo e imbatível

    todos que tentam mostrar alguma sujeira, antes se sujam na mídia golpista

    • querem ver!? anotem aí...

      MP de SP vai repetir Moro

      já adiantei uma vez e repito: o alvo não é Lula nem Dilma, o alvo é o STF

    • Seu bordão de campanha será

      Seu bordão de campanha será algo como ser "o sujeito mais investigado da história". Terá enfim seu atestado de honestidade.

  • Ao atropelar regras básicas

    Ao atropelar regras básicas do Código de Processo Penal, mostra-se um juiz de 5a categoria e escancara sua parcialidade. Isso enseja a arguição de suspeição do juiz, nos termos do art. 135, V, do CPP.

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

6 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

7 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

7 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

8 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

10 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

10 horas ago