México: milhares de migrantes tentam cruzar rio Suchiate de forma irregular

Depois da negativa, centenas de migrantes tentam cruzar o rio sob a vigilância da Guarda Nacional, que aguardam do lado mexicano e procuram deter o fluxo migratório.

MI NACIÓN /JAN 20, 2020 FOTO: CUARTOSCURO

Jornal GGN – Por volta das 7h da manhã de hoje, no horário do México, cerca de três mil migrantes chegaram à fronteira e pediram que o governo mexicano permitisse a entrada. O rio separa a Guatemala do México, e os migrantes tentam entrar no território mexicano ilegalmente, depois que o governo rechaçou sua solicitação formal de entrar no país.

A Guarda Nacional mexicana fechou a porta de entrada na ponte Rodolfo Robles, pressionada pelos migrantes.

Depois da negativa, centenas de migrantes tentam cruzar o rio sob a vigilância da Guarda Nacional, que aguardam do lado mexicano e procuram deter o fluxo migratório.

Alguns ainda tentam cruzar até o lado mexicano, sem que as autoridades consigam conter por completo o fluxo.

A primeira caravana pediu que o governo mexicano abrisse a fronteira. Mesmo com a negativa, novas caravanas chegam provenientes de Honduras e El Salvador. O governo mexicano respondeu aos migrantes que todas as pessoas que queiram entram no país devem proceder de forma regular, segura e ordenada, como estabelece a lei, pois que não é possível abrir a fronteira para entrada desta forma.

O Instituto Nacional de Migração informou que permitirá o ingresso cumprindo-se os requisitos estabelecidos na lei. Também instou aos migrantes que passem pela fronteira em ordem para seu registro e resolvam cada uma das pendências.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador