Michel Temer é assediado por tucanos para liderar impeachment

Jornal GGN – Os líderes do PSDB esperam que venha do PMDB a liderança do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Folha de S. Paulo, essa é a visão de Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e José Serra, que teriam conversado com Michel Temer dizendo que apoiariam a derrubada da presidente se ele tomasse a frente do processo.

Enviado por Gilberto Cruvinel

Da Folha de S. Paulo

Tucanos pressionam PMDB a assumir liderança do impeachment

Por Daniela Lima

A cúpula do PSDB mandou um recado direto ao vicepresidente Michel Temer (PMDB) na semana passada, às vésperas de sua viagem à Rússia. Disse que o impeachment da presidente Dilma Rousseff só ocorrerá se o PMDB, principal beneficiário do afastamento precoce de Dilma, assumir a liderança do processo.

Segundo a Folha apurou, a mensagem foi repassada ao vice­presidente por três líderes do PSDB: o senador Aécio Neves (MG), o ex­presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra (SP).

Aécio falou com Temer no último dia 11, antes de o vice viajar para o exterior. Procurados pela Folha, tanto o senador mineiro como a assessoria de Temer disseram que os dois falaram pelo telefone e que o assunto foi um projeto de lei que permite trocas de partido antes das eleições municipais do próximo ano.

No mesmo dia, à tarde, Temer recebeu Serra em sua residência, em São Paulo. Segundo o senador, eles conversaram sobre a situação econômica e a crise política apenas “genericamente”. Serra e o vice­presidente são amigos.

Aliados de Aécio, FHC e Serra dizem que os três concordam com a ideia de que o PSDB não pode ser o condutor do processo de impeachment, e que o partido só deve assumir posição de protagonismo se for chamado a debater publicamente a situação política e os rumos do país.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, outra liderança influente do partido, também prefere a cautela, segundo aliados. Ele teme que, se o partido não calcular seus movimentos com cuidado, acabe dando à presidente Dilma a chance de se apresentar como vítima diante da crise.

Numa conversa recente com um aliado, Aécio disse que ele e Fernando Henrique estão fechados com essa tese e emendou: “Se nos convidarem para conversar às claras, à luz do dia, não há como negar. Mas não vou, na calada da noite, fazer conversas sobre o desfecho da crise”.

Segundo esse aliado, o senador avaliou que seu partido só terá legitimidade para debater abertamente o suporte a um eventual governo Temer depois que o peemedebista fizer um “pronunciamento firme de que a nação precisa de uma nova fase”.

“Se ele fizer isso, eu e o Fernando Henrique seremos os primeiros a sentar na mesa, porque não jogamos contra o país”, afirmou Aécio, segundo o aliado. Serra, o líder tucano mais próximo de Temer, teria feito a mesma avaliação.

QUEM PISCA

Esse entendimento está orientando a atuação da chamada tropa de choque da oposição, deputados mais jovens que participam mais ativamente do grupo que trabalha para que a Câmara aceite discutir em breve um dos vários pedidos de impeachment apresentados contra Dilma.

Segundo esses deputados, Aécio os tem orientado a continuar ao lado dos que defendem o afastamento de Dilma, “mas nunca na primeira fila”, como disse numa conversa recente com um deles.

Do lado do PMDB, os mais próximos do vice­presidente dizem que não se deve esperar dele nenhum movimento incisivo. “Ele chegou onde chegou sendo cauteloso e não vai mudar”, diz um aliado.

Sempre que é cobrado sobre o assunto, Temer diz que não quer a pecha de conspirador ou golpista. Por isso, alguns dos principais nomes de seu partido no Senado e na Câmara advogam que seja a oposição, em especial Aécio, o principal vetor para deflagrar o afastamento de Dilma.

Aliados do tucano dizem que ele descarta a hipótese. Aécio não vai baixar o tom das críticas ao governo, mas manterá o discurso de que o impeachment, mesmo legal, exige cautela e base jurídica.

Em tom irônico, um parlamentar do PSDB afirmou que “eles não podem esperar que o Michel, sem voto, com o fantasma da Lava Jato rondando o PMDB, ganhe a cadeira sem botar as caras”. Integrantes de outros partidos de oposição, como o DEM, têm a mesma posição.

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cruz Credo !!!
    Para se

    Cruz Credo !!!

    Para se defender de tanta sordidez, de tantos canalhas, o Brasil precisa de muita reza braba e a proteção de todos os santos e orixás. 

    Vade Retro !!!

  2. Ai. Triste o país que tem uma

    Ai. Triste o país que tem uma oposição desse naipe, que precisa do auxílio luxuoso da mídia. Acreditam que o Temer vai abrir o caminho para eles? Devem estar tomando muito sol na cabeça ou, o que parece mais provável, estão pautando jornalistas “investigativos” como a autora da matéria.

    Estão esquecendo dos recados do pessoal que manda de fato, de parar com essa palhaçada. Afinal, 2018 ainda está muito longe e a mídia está perdendo audiência, não é Dna. Jidith Brito?

  3. “De acordo com a Folha de S.

    “De acordo com a Folha de S. Paulo, essa é a visão de Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e José Serra, que teriam conversado com Michel Temer dizendo que apoiariam a derrubada da presidente se ele tomasse a frente do processo”:

    Em outras palavras, nem os tres juntos conseguiriam emplacar o impichimmeuzovo…

  4. Republica das Bananas

    Querem transformar o Brasil em uma República das Bananas, pra poderem vender seus ativos (pricipalmente a Petrobras) a preços de “bananas”, simples assim.

  5. Temer / José Alencar – diferenças colossais

    Saba-se que, no auge da crise do chamado escânalo do “mensalão”, José Alencar foi procurado por “interlocutores” oposicionistas sobre um eventual endosso a sua ascensão como Presidente, no lugar de Lula.

    Sabe-se, agora, do mesmo “approach”sobre Temer.

    Enquanto Alencar refutou de forma firme, rápida e absoluta tais iniciativas, Temer, à seu jeito, pisca, é dúbio, no mínimo, dá márgens a interpretações. Que laço de confiança institucional é esse?

     

    1. José Alencar barrou o movimento de impeachment de Lula
      José Alencar barrou o movimento de impeachment de Lula

      https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/jose-alencar-barrou-movimento-de-impeachment-de-lula

      …a República da Delação está em gestação..

      O pig inventou que Lula não foi derrubado pq FHC não quis….mentira…foi pq José Alencar não aceitou o golpe ou seja não aceitou a traição…..mas em tempos de República da Delação tudo é possível…cada tempo vem marcado com seus movimentos e o de agora tem a ver com uma República da Mentira que a máfia midiático penal quer parir e que se baseia na mentira para salvar-se e na cassação de direitos como o habeas corpus, o que nem a ditadura militar negou isso mas na Republica do Paraná esse direito foi suspenso..um modus operandi de títeres torutradores que consiste em colcocar por exemplo um Cerveró nas cordas, joga lo numa masmorra após condenação de 40 anos de cadeia para em seguida receber a seguinte oferta: diga alguma coisa contra Dilma e vc será DEScondenado e ainda receberás alguns milhões em prêmios…hum….

  6. O parlamento é o WC

    Os ratos já decidiram, falta colocar o guizo no pescoço do leão.

    Precisa -se de ampliação nas instalações do parlamento, para os cagões mais WC.

  7. O nível de ensaio desse balão

    O nível de ensaio desse balão bicudo e penoso é assustador!

    PSDB e imprensa estão no mundo de Bob!

    Nem Kafka conceberia isso!

    Chamem as bananas que segundo a oposição (partidos, imprensa, judiciário) a república está pronta!

  8. Os espertos tucanos, tiraram
    Os espertos tucanos, tiraram o deles da reta, e mandaram o famoso recado: “vai que é tua Tafar….., digo Temer. Sentar na boneca eles não querem?

  9. Salvo maior engano, não é

    Salvo maior engano, não é essa conversa de antes de vir a público que metade dos decretos cuja assinatura poderia ser usada para imputar à Dilma um crime de responsabilidade foram, na verdade, assinados por Temer?

    Me parece que não tem no momento um meio de derrubar a Dilma sem derrubar o Temer junto. O que é temeridade em um momento em que o STF está analisando se aceita ou não a denúncia contra Cunha, e de qualquer jeito deve reduzir a gana do PMDB pelo golpe.

  10. Aécio Neves, o ABUTRE, é

    Aécio Neves, o ABUTRE, é aluno de Carlos Lacerda, mas sem o brilho e a transparência do CORVO. Enquanto o CORVO, com sua inegável inteligência e cultura, agia às claras, o ABUTRE, com sua burrice e total falta de cultura, age no escuro. Aécio Neves é como aquele menino travesso e covarde, que JOGA A PEDRA E ESCONDE A MÃO, para a culpa recair sobre terceiros.

    PÓ PARÁ, ABUTRE, pois ninguém acredita em você. 

     

  11. fortão

    O PSDB é fraco. E “banda mole”. E não tem voto. Só é forte no PIG.

    Para bater o PT ele precisa da ajuda de um fortão.

    Deveriam ter chamado o Mike Tyson!

  12. Esse matéria não diz nada.

    Esse matéria não diz nada. Instiga a futrica e mantém o clima, típico da Folha. Todo mundo sabe que se o PMDB, Temer a frente, não quiser, não tem golpe.

    A unica “novidade” dessa coisa aí é que o Aécio passou a ser “cauteloso”. O que é uma piada. Continua sendo unha e carne dos revoltados online, e se está menos histriônico é porque seu nome volta e meia aparece na boca dos delatores “premiados”. Vê o Cunha e percebe que faltou a este não se expor tanto.

     Se o que os “cautelosos” tucanos falassem valesse alguma coisa retirariam as ações no TSE contra uma chapa que é consituída pelo cara que eles estão assediando. Afinal de contas o estão acusando de se eleger a base de propina. Pelo que eu saiba político assim eleito vira ficha suja.

    Temer é claro não bota a mão no fogo pelo governo que supostamente integra, ainda mais com o Mercadante e outros aloprados. Só que só vai sair de sua posição em que se encontra hoje, que é simplesmente o fiador da estabilidade institucional, se a Dilma ela mesma se enviabilizar. 

    É muito cacife político que o Temer vem acumulando. Se chegar até 2018 como o responsável pela ordem institucional, o que os bancos e a Fiesp e pessoas de bom senso do andar de baixo querem, será um dos atores mais fortes da eleição. Sendo possível até ele mesmo ser o candidato favorito a depender do que aconteça.

  13. Temer e o psdbziniho

    Será que um político cauteloso, ainda por cima, jurista, embarca nessa? Será verdade a informação da “Fel-ha” (como escreve o Paulo Henrique Amorim)? Não será mais uma intriga para deixar o vice-presidente “mal” com Dilma? Esse PIG e essa oposição canalhas, no meu entender são capazes de tudo e de muito mais, como se dizia antigamente.

  14. Eles todos estão assanhados

    Eles todos estão assanhados para dar o Golpe Paraguaio,  mas ninguém quer colocar a propria cara, daqui a pouco colocam um anúncio: “Procura-se alguém com cara de pau suficiente para dar um Golpe Paraguaio no País.  Paga-se bem”

    1. Como disse o Ciro Gomes.
      ¨Um

      Como disse o Ciro Gomes.

      ¨Um bando de frouxos!!!¨

      E não adianta tentar tirar o corpo fora.

      Já estão marcados como traidores e golpistas.

  15. Os tucanos não perdem por

    Os tucanos não perdem por esperar, porque o eleitor é menos burro do que a parcela coxinha que os apoia. Conduta asquerosa: querem botar fogar no circo e em cumplicidade com a mídia fascista jogaram gasolina, mas agora querem que outro risque o fósforo por eles. Desculpem pela vurlgaridade, mas o psdb é hoje a maior merda que bóia no esgoto a céu aberto em que o congresso foi transformado. Este partido deve ser extinto pelo bem da democracia, ou então que realize uma fusão com o “Novo”…

  16. GGN-NASSIF recomenda tragédias clássicas revisited

    Michel Temer em glorioso momento dramático de encenação política da clássica tragédia Esfinge de Tebas…

    DECIFRA-ME OU TE DEVORO!

  17. Escada

    Já disse e repito: o PSDB surgiu de um racha do PMDB ao qual  Temer não aderiu.

    Quem acredita que ele vai servir de escada ao trio esperança contra os interesses próprios e de Alckimin juntos, acredita em qualquer coisa!

    Ele vai fazer média com o Chuchu e tocar o barco para concorrer cntra ele em 2018.

    Mas ninguém com RG paulista vai ganhar. A disputa agora é SP x BR, como sempre foi.

    Non ducer duco. Pro Brasilia fiant eximia.

    Até Padilha se curvou aos revolucionários de 32!

    1. Acorda

      Michel Temer vai ser candidato a presidente aos 77 anos de idade ?  Conta outra.

      E não se esqueça que ele foi o presidente da Câmara que “fez aprovar” a PEC da reeleição.

       

  18. Até o sr de 90 anos

    o sr. Hélio Bicudo foi importunado p/ fazer um pedido de impedimento da Presidente. O PSDB é tão canalha, que quer um golpe, mas que eles saiam limpinhos. O ex petista pede o impedimento, o Temer apóia e eles assumem o governo. Estão com um tutu bravo heim ? E uma sede de poder agora e já, que só pode ser a pedido das “Forças Abertas”, que já foram Ocultas algum dia, mas com tanta tecnologia sabem de tudo o que se passa no mundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador