Ministro da Justiça vai combater “atitudes criminosas” de movimentos sociais

Jornal GGN – O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, assumiu o cargo de ministro da Justiça e Cidadania no governo do presidente interino Michel Temer dizendo que combaterá “atitudes criminosas” de movimentos sociais.

“Como todo movimento social, o MTST tem todo o direito de se manifestar”, disse o ministro. “Mas o MTST, ABC ou ZYH serão combatidos a partir do momento em que deixam o livre direito de se manifestar para queimar pneus, colocar em risco as pessoas, que são atitudes criminosas”.

O ministro disse que o foco do seu trabalho será fortalecer a Operação Lava Jato e incentivar o combate à corrupção. “Se é que é possível melhorar a operação, ampliar com mais celeridade, mais efetividade, se é que é possível, é uma belíssima operação, com muita estratégia”.

Da Agência Brasil

Ministro diz que combaterá “atitudes criminosas” de movimentos sociais

Por Mariana Tokarnia

O novo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, disse hoje (12) que apoiará a Operação Lava Jato e incentivará o combate à corrupção. “Combate total à corrupção. A Lava Jato hoje é o simbolo desse combate à corrupção”, afirmou Moraes a um grupo de jornalistas, após participar da cerimônia de posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes.

“Se é que é possível melhorar a operação, ampliar com mais celeridade, mais efetividade, se é que é possível, é uma belíssima operação, com muita estratégia”, acrescentou.

A pasta comandada por Moraes incorporou o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, que foi extinto. O ministro deixou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para assumir a pasta. Algumas controvérsias envolveram a gestão.

Em janeiro, Moraes foi alvo de críticas de movimentos sociais após negar abusos da Polícia Militar na dispersão de manifestantes em protestos contra o aumento de passagens na capital paulista. Na ocasião, os manifestantes foram encurralados pela tropa de choque. Diversas imagens publicadas em redes sociais mostraram cidadãos e jornalistas sendo agredidos por policiais.

Perguntado sobre as críticas que recebeu, o ministro negou: “Não fui bastante questionado não. São dois, três jornalistas que questionam, não a população”. Diante da insistência na pergunta, questionou: “Qual movimento social? Me diga um.”

“Como todo movimento social, o MTST [Movimento dos Trabalhadores sem Teto] tem todo o direito de se manifestar. Mas o MTST, ABC ou  ZYH serão combatidos a partir do momento em que deixam o livre direito de se manifestar para queimar pneus, colocar em risco as pessoas, que são atitudes criminosas”, adiantou. 

Em seu discurso de posse na secretaria, Moraes defendeu o uso de balas de borracha por policiais no controle de multidões. O recurso chegou a ser proibido por uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, mas que acabou vetada pelo governador Geraldo Alckmin.

Outro tema que gerou fortes críticas de juristas e especialistas foi a decisão da secretaria, que, em fevereiro, resolveu tornar sigilosos por 50 anos todos os boletins de ocorrência registrados pela polícia em São Paulo. Foram classificados como secretos também os manuais e procedimentos da Polícia Militar paulista. A decisão foi assinada por Geraldo Alckmin.

Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Erasmo Dias careca?

    Depois de ver a nova trupe de atores da economia proporem um “milagre para a salvação do país”, teremos de recorrer à anistia internacional para saírmos às ruas?

  2. Erasmo Dias careca?

    Depois de ver a nova trupe de atores da economia proporem um “milagre para a salvação do país”, teremos de recorrer à anistia internacional para saírmos às ruas?

  3. Na prática, quem pedia a

    Na prática, quem pedia a volta da ditadura acabou sendo atendido.

    Na remota possiblidade dos coxinhas enxergarem a besteira que fizeram e saírem às ruas para protestar, vão ter a oportunidade inédita de experimentar que gosto tem a bordoada da PM.

    1. Coxinha de Carteirinha

      Coxinha com carteirinha para não ser confundido com os manifestantes de esquerda, assim como na justiça, só ser do PT basta para condenação.

  4. O Temer desnudado: ditatorial

    O Temer desnudado: ditatorial por opção. E dizer que o pmdb veio do velho mdb (teria sim, mesmo, apenas a oposição consentida pelos militares, tentando dar ares democráticos ao arbítrio?). Será que algum historiador eou sociólogo político, um dia, passarão esse “consentimento” à limpo? Olha que no RS, certa ocasião, para elegerem o dito perachhi (mais apequenado, impossível) como alcaíde gauchesco, tiveram de cassar até deputados da arena, mas, os do mdb permaneceram impávidos, né, caríssimo caxiense Simon?

  5. Vai apoiar o “combate a corrupção” (dos outros)

    O fascista careca é exemplo da promiscuidade das relações espúrias do MP e judiciário com os governos fascistas. Ele, o Saulo de Castro, do massacre de 2006, o Fernando Capez, das merendas e o Renato Nalini, Secretário da Educação que prega a privatização da Educação, e tantos outros agentes públicos cooptados pelo capital privado, são exemplos de que judiciário e MP, no Tucanistão e em suas filiais em Minas Gerais e Paraná, e os governos fascistas são, como diria o Mino Carta, tudo a mesma SOPA. 

  6. O governo de ‘umidificação

    O governo de ‘umidificação nacional’ proposto pelo usurpador dá um belo sinal de unificação ao pôr esse leão de chácara no ministério da justiça.

    Fica um alerta para o aeroporto de mosquito: o Brasil não é São Paulo.

  7. Ao invés de Tucanistão

    Ao invés de Tucanistão Brasilquistão.

    A base da pirâmidade tem que arrebentar os grilões e botar esse governo golpista para correr.

    1. Esta bandeira descreve

      Esta bandeira descreve perfeitamente o estado de São Paulo no presente momento. Eu acho que representa bem os coxinhas paulistanos.

  8. Mouro

    São o fascismo e nazismo em estado bruto encastelado no Planalto.

    A Noite de São Bartolomeu talvez aconteça bem antes do que você previu.

  9. Pois é

    Tem mesmo é começar reprimi-lo. Mais fora da lei que ele não existe. MInistro da Justiça sem cultura juridica, experiência e saber. De notororidade somente o endosso do PCC da vida. 

    1. terceira…

      …quase igual, civil, com presos sem direitos civis…

      lembrando os de uma guerra, mas sem os direitos de um prisioneira de guerra

  10. O novo Ministro da Justiça é a face do mal

    Um de seus últimos atos na administração Alckmin foi obter autorização para a PM usar armas letais contra crianças (alunos de escolas estaduais), SEM A AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA.

    Esse é o cara que o governo interino, usurpador e corrupto escalou para exterminar os movimentos sociais de oposição. A recente lei antiterrorismo foi desenhada na medida exata para isso.

    No último dia 11, Rodrigo Vianna publicou um artigo extremamente relevante alertando para esta nova fase do Golpe, com mudanças significativas na narrativa do ódio do triunvirato governo, mídia e judiciário.

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/palavra-minha/37979/

    O golpe, a resistência e o risco de isolamento da esquerda

    Rodrigo Vianna

    Está claro que o governo golpista de Michel Temer começa frágil. Primeiro, porque os personagens que o cercam têm imagem péssima e capivaras gigantes na Justiça. E, em segundo lugar, porque o vice golpista colocará em ação um plano ultra-liberal, na linha do adotado por Macri na Argentina; só que fará isso sem ter recebido o aval das urnas.

    Globo, Gilmar e Cunha querem botar a faixa no Temer; mas batalha não acabou e haverá muita resistência

    Esse plano provocará desarranjo social, instabilidade, fragilizará os trabalhadores e os mais pobres. Já sabemos disso. Mas o povo que assiste a tudo, desconfiado, ainda não se deu conta.

    Ouço algumas pessoas, ligadas aos movimentos sociais e a partidos de esquerda, dizendo que esse quadro favorece uma reação imediata nas ruas – para deslegitimar Temer. Minha impressão é de que, bem ao contrário, Temer conta com essas ações (fechamento de ruas e estradas, ocupações de prédios públicos e propriedades privadas) para construir a legitimidade de que necessita.

    O que quero dizer? Que a narrativa buscada pelo governo Temer será a de que “baderneiros” ligados ao PT buscam obstaculizar a nova “unidade nacional”. As ações de rua da esquerda, quanto mais virulentas forem, mais fornecerão a Temer o álibi de que necessita: “temos um inimigo, uma quadrilha que foi desalojada do poder e que se recusa a aceitar a derrota”. Essa será a narrativa. A Globo e suas sócias minoritárias no oligopólio midiático saberão construir essa narrativa. Já começaram, aliás.

    No Judiciário e no aparato de Estado, veremos ações de repressão, intimidação, perseguição. Caminhamos para uma semi-democracia. Ou uma quase-ditadura – no estilo colombiano: as instituições funcionam, mas a esquerda e os movimentos populares organizados são expurgados.

    Reparem que o secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre de Morais, cotado para ser Ministro da Justiça do governo golpista, dá a senha: chamou de “ações guerrilheiras” os protestos desse dia 11 de maio.

    Outros exemplos: a Policia Federal deteve um grupo de mulheres pró-Dilma que se dirigia a Brasília porque elas se manifestaram dentro do avião na viagem; e grupos fascistas invadiram escolas ocupadas no Rio para expurgar a esquerda que ousa protestar contra o descalabro da educação fluminense.

    Isso é o que nos espera nos próximos meses. Um “choque de ordem”, baseado em abusos de autoridade e fascismo social.

    Risco de isolamento

    Pensei muito se deveria escrever este texto, porque poderia parecer uma nota de desânimo no momento em que é preciso resistir. Mas sinto-me na obrigação de dizer o que vejo: nos próximos meses, a esquerda e os democratas em geral ficarão minoritários. O maior risco que corremos é o de isolamento social.

    A mesma máquina midiática que criou a narrativa (vitoriosa, pelo que vemos) de que uma organização criminosa tomou de assalto o país passará, a partir de agora, a operar em outro diapasão: a “quadrilha” de desordeiros não quer deixar o Brasil seguir seu curso.

    Percebam que o 17 de abril (com a infame votação do “em nome da minha família”, “em nome de deus”) foi o dia em que se mostrou – sem véu –  a ideologia hoje vitoriosa no Brasil. A ideologia da ordem. E essa narrativa foi meticulosamente construída…

    Em março de 2015, no estouro da boiada da direita, vocês se lembram qual era a frase pronta repetida pelos repórteres da Globo ao cobrir as manifestações: “milhares de famílias, em ordem, protestam contra o governo do PT e contra a corrupção.”

    Famílias em ordem x corrupção petista. Esse é o resumo da ópera.

    O próprio lulismo, como já ressaltado por André Singer, opera dentro da ordem. Amplos setores que votaram em Lula e Dilma são conservadores. Queriam (e querem) melhorias dentro da ordem, até porque a liderança da classe trabalhadora lhes ofereceu esse programa.

    Reparem que são relativamente pequenos os grupos que saíram às ruas nos últimos dias (em atos que considero heroicos e necessários) para denunciar o golpe Temer/Cunha/Globo/PSDB. Não há muita gente disposta a enfrentar o golpe na rua em ações “radicais”. Por enquanto, esse é o quadro.

    Há setores na esquerda que apostam nessa estratégia: atos fortes, ainda que pequenos, para logo atrair as massas à resistência. Temo que esse tipo de ação esteja em completo desajuste com tudo que significou o lulismo nos últimos 15 anos. E temo que esse tipo de ação possa aprofundar o isolamento social da esquerda e dos movimentos sociais.

    Será que a massa trabalhadora compreende essa sintaxe dos pneus queimados e das estradas fechadas?

    Estou longe de ter a resposta definitiva.

    O que percebo é que MST, CUT e demais centrais sindicais, ao lado de PT e PCdoB, são tudo que Temer e seus operadores da lei e da ordem querem ver nas ruas nos próximos meses. Será fácil carimbar essas manifestações como “desordens”, lançando esse povo no gueto dos “desesperados” e desalojados do poder.

    O que não quer dizer, evidentemente, que devam se ausentar das ruas…

    O melhor caminho para enfrentar o governo golpista, imagino eu, é apostar em ações descentralizadas, criativas, comandadas por jovens e mulheres. Ações que obriguem Temer e as PMs nos estados a botar seus dentes de fora. Ações pautadas em temas concretos, e que mostrem o que significará na vida prática de cada um esse golpe à democracia.

    Teremos que fazer isso e ao mesmo tempo ter energia e muita solidariedade para enfrentar a onda de perseguições, difamações e violência que se abaterá sobre todo o campo popular e democrático.

    Serão dias difíceis, como sabemos.

    E talvez a maior de todas dificuldades seja: como defender o legado da (centro)esquerda que tivemos até aqui (o lulismo, com suas conquistas e sua sintaxe baseada nos acordos institucionais), ao mesmo tempo em que construímos uma nova esquerda – menos institucional, mais voltada às ruas, às redes e aos movimentos horizontais que pipocam Brasil afora?

    Faremos isso tudo em meio a uma grave crise da democracia, com o discurso religioso e policialesco a dominar o cenário.

    Qual papel de Dilma? E o de Lula?

    Certamente são importantes, assim como o da Frente Brasil Popular e dos partidos e sindicatos. Mas isso tudo Temer e a Globo já botaram na conta. Vão partir pra cima dessa turma já conhecida.

    O curinga na manga será a construção de novos movimentos sociais. Populares e de esquerda, mas não necessariamente “petistas”. É daí que poder vir a novidade mais consistente. Contra ela, toda a força e a virulência de Temer e das PM pode se transformar em fraqueza.

    Esse é o cenário que vejo.

    O Brasil entra num novo ciclo. Temer parece hoje ter pouca força pra se consolidar. Se errarmos muito, ele pode construir sua legitimidade a partir de nossos erros. Mas se o surpreendermos, toda força midiática e judicial não será capaz de evitar a construção (em 6 meses, 2 anos ou 10 anos) de um novo ciclo de esquerda no Brasil.

    Haverá resistência! Agora e sempre. De muitas formas.

    P.S.: Os golpistas que nos atacam nas ruas e nas redes dizem que estamos desesperados porque “perdemos a boquinha”. Deixem que pensem assim. Não sabem que a maioria dos que lutam do lado de cá está acostumada a travar longas batalhas, com persistência e confiança num futuro mais justo para o Brasil e o Mundo.  Esse não é o primeiro governo golpista que vamos enfrentar e derrotar.

    1. Tenho minhas dúvidas se esse

      Tenho minhas dúvidas se esse ministro em nível nacional vai tocar terror geral para cima da população.

      SP é uma coisa, no Brasil as coisas podem sair do trilho.

      Ele pode provocar com sua violência uma convulsão social, é tudo que o Temer golpista e traíra não quer.

      Ele não deve esquecer que o governo está sob teste.

      E tem mais, o PCC sabe da vida dele

      1. Pois é, Gilson
        Concordo.

        Esse Ministro é uma nulidade como Temer, esse sim o verdadeiro poste da direita. Silas Malafaia? Foi pra isso que os caras deram o Golpe?

        Esse governo ruim do jeito que é não dura um verão. O que me deixa apreensivo é o que vem depois dele. Nunca é vem coisa boa.

        As ratazanas que deram o Golpe em 64 eram nada perto dos monstros que tomaram conta a partir de 68. Mas foram eles que abriram a porteira do Inferno pros demônios chegarem. Assim como Temer.

        1. Certeiro. A um golpe sempre

          Certeiro. A um golpe sempre se segue outro. Então é melhor apear logo essa gente do poder antes que outros o façam…

  11. recomendação para ativistas…

    não se esqueçam de abrir um canal com mídia estrangeira

    muito importante o acompanhamento, presença

    1. E aproveitem até o fim das Olimpíadas, pois a cada dia virão …

      E aproveitem até o fim das Olimpíadas, pois a cada dia virão mais jornalistas que mesmo vendo o lado “soft” das nossas polícias ficarão barbarizados.

      O governo golpista não pensou no “Efeito Olimpíadas”.

  12. É um assombro …

    Me parece um sociopata covarde.  Fala grosso com os estudantes e fala fino com o PCC.  A classe media adora esse tipinho e a falsa sensação de controle que ele tenta passar. Torço, solenemente, que a Policia Federal coma o pão que o diabo amassou com esse nazista.  

  13. Eita !!
    Coitado dos

    Eita !!

    Coitado dos nordestinos, negros e homossexuais .

    Pior ainda se for um ativista negro, nordestino e homossexual .

  14. A verdade é que …

     

    A verdade é que combater movimentos sociais é apenas diversão para o sujeito.

    Ele foi colocado lá para

    a) blindar os tucanos citados e investigados e

    b) acelerar a criminalização do governo e do PT.

    O Aparelho Tucano Classico prevê a ocupação de postos chaves por testas-de-ferro a fim de engavetar e dificultar, se possível ocultar, a corrupção.

    E, assim será. O combate aos movimentos sociais será um passa-tempo, uma ocasião de mostrar que está trabalhando para o “povo-que-batia-panela”.

    Um governo de um ficha-suja, citado, apoiado por  2 investigados e 7 citados na Lava Jato.

    Já Gilmar, tem a maior sorte na estranha roleta do STF e recebe a missão de sua vida: fazer o Aécio escapar ileso da Lava Jato e de outras e outras.

    Era para isto aquela reunião dos conspiradores golpistas em Portugal ?

    Tudo para combater a corrupção! E, a corrupção acabou na quarta-feira passada !

    Alguma coisa me diz que isto não vai dar certo…

     

  15. Ontem no ato na Cinelândia

    Ontem no ato na Cinelândia (um sucesso) encontrei com um amigo que esteve em Brasília para protestar no Senado. Ele me relatou as novidades em termos de tecnologia de repressão. Made in Israel, tendo com “público alvo” os palestinos

    Tem o tal gás de pimenta “aprimorado” que alcança o manifestante em longa distância, e faz o sujeito vomitar tantas vezes seguidas que se não for muito resistente cai desacordado no chão. Mas também tem um cacetete em que o sujeito toma porrada e leva choque ao mesmo tempo. 

    O ministro skinhead mandou importar uma boa quantidade desses brinquedinhos de Isreal. A Palestina é aqui

  16. A lava jato é uma belíssima

    A lava jato é uma belíssima operação porque foi criada para ajudar os tucanos sem votos a tomar de assalto o poder

  17.  
    É possível combinar algumas

     

    É possível combinar algumas modalidades de luta não violenta. Braços cruzados, diversificadas formas de boicotes, manifestações “festivas” tão obstrutivas quanto. Sem queimar um pneu siquer, sem fogo, fumaça, nem cheiro de borracha queimada.

    Nos anos que os antecessores desse facista careca de merda, ainda davam as cartas da repressão. Aqui em salvador, já usavamos “miguelitos” pra fechar rua. O Gordini era ótimo para o serviço, por ter furos no lastro para drenagem, isso permitia espalhar fura-pneus na rua com total discreção. Se botar o bestunto pra funcionar, não é um FdP desse que impedirá de inviabilizar esta quadrilha de funcionar.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador