Ministro Marco Aurélio agora cobra impeachment de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Marco Aurélio Mello cobrou do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, explicações sobre o impeachment de Michel Temer. O magistrado já havia obrigado a Casa a instaurar uma comissão especial para analisar se o processo contra Temer com base em assinatudas de decretos que derrubaram Dilma Roussseff, mas até agora, a decisão não foi acatada.

Mello disse ao Globo que cobra explicações porque o autor do pedido de impeachment, o advogado Mariel Márley Marra, reclamou da lentidão da Câmara nesse tema.

Maia deve argumentar, de acordo com o jornal, que a culpa é de aliados políticos de Temer, que não indicaram deputados para participar da comissão especial. A protelação se arrasta desde que Eduardo Cunha ainda presidia a Câmara.

O despacho que Marco Aurélio Mello enviou à Câmara obrigando a instauração da comissão especial de impeachment é de abril. Ele foi sorteado para relatar o caso na primeira tentativa de Cunha de engavetar o processo.

O ministro agora protagoniza uma crise com o Senado, após autorizar liminar pelo afastamento de Renan Calheiros da presidência da Casa. Renan, por sua vez, não atendeu ao comando e ainda disparou contra o ministro, insinuando que ele tomou essa decisão por ser contra projetos que correm no Senado, como a lei de abuso de autoridade e a tentativa de acabar com supersalários do Judiciário.

O Supremo Tribunal Federal se reúne hoje para analisar se derruba ou mantém a liminar de Mello contra Renan Calheiros.

Há expectativa de que os ministros, em maioria, favoreçam Renan sem entrar no mérito do julgamento sobre políticos que são réus não poderem estar na linha de sucessão presidencial.

Nesta quarta (7), o ministro Roberto Barroso foi o único a sair em defesa de Mello e dizer que o Senado, ao desobeder uma decisão judicial, ou está dando um golpe de Estado ou está infringindo a lei de desacato e merece punição.

Gilmar Mendes, por outro lado, disse que o ministro Marco Aurélio Mello é quem merece um impeachment.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gilmar, Marco Aurélio e Temer merecem ser defenestrados

    Quantas famílias que moram debaixo de pontes teriam uma moradia digna se esses ladravazes deixassem de ser um peso morto para a sociedade?

    Não mexe comigo, senão eu desengaveto o teu processo. Revanchismo.

  2. Contrapeso

    Olha o Ministro Marco Aurélio dando uma descompostura na Câmara. Eu entendo o MAM. O Supremo, pela maioria, deixou correr o golpe da Dilma, agora ele cobra o troco com o Temer. Como ja disseram, todo essa guerra entre os poderes é um rearranjo apos a queda de uma presidente legitima sem justa causa e um governo no qual pesa muitas acusações de malversação publica de décadas e décadas.

  3. E a novela mafiosa não tem fim .

    Os ministrinhos do supreminho da república dos Estados Unidos do Brazil acabam de aprovar a permanência do politiqueiro Renan, mas com a incumbência implícita de pôr em votação a PEC para o genocídio de brasileiros .

    Caso o politiqueiro mije fora do plenário, a corja se reunirá em bando novamente para cassá-lo em definitivo . 

  4. A Presidente triplex

    Como me disse uma vidente maluca há dois anos, a presidência seria ocupada por “alguém vindo de Minas”. Será que ela segura a peteca antes do picolé de chuchu derreter? Bem, esses tucanos são inderretíveis, diria Magri.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador