Municípios pedem manutenção do Mais Médicos, CFM comemora

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Araquém Alcântara

Jornal GGN – A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), através de nota assinada por seu presidente Glademir Aroldi, demonstra preocupação dos prefeitos das cidades com menos de 20 mil habitantes com a saída dos 8,5 mil profissionais cubanos que atuam no programa Mais Médicos. A CNM alerta para a necessidade urgente de substituí-los, sob o risco de mais de 28 milhões de brasileiros ficarem sem assistência.

“A presente situação é de extrema preocupação, podendo levar a estado de calamidade pública, e exige superação em curto prazo”, diz a nota. “Acreditamos que o governo federal e o de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do programa.”

O Ministério de Saúde Pública de Cuba informou, no dia 14, que retiraria os profissionais do programa no Brasil pelo desrespeito do presidente eleito Jair Bolsonaro, que afirmou que faria exigências aos profissionais e fez críticas, depreciando a competência dos médicos cubanos.

Entre outras coisas, Bolsonaro disse que os médicos devem se submeter ao Revalida – prova que verifica conhecimentos específicos na área médica. O futuro presidente levantou dúvidas sobre a capacidade profissional dos cubanos e anunciou o rompimento do acordo com Cuba no Mais Médicos. Mas disse que o programa será mantido e que as vagas ocupadas por cubanos serão substituídas.

O CNM, na nota, apelou para a ampliação do programa para municípios que ‘ainda apresentam a ausência e a dificuldade de fixação do profissional médico’. A entidade aponta que o gasto com setor de saúde sofreu uma defasagem de 42% e isso sobrecarregou os cofres municipais. A CNM a aponta que, os municípios que deveriam investir 15% dos recursos no setor, hoje, em alguns casos, ultrapassam a marca de 32% do seu orçamento, não tendo condições de assumir novas despesas. A entidade diz que o caminho é de negociação e diálogo.

Na outra ponta, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se manifestou afirmando, em nota, que o Brasil conta com médicos formados em número suficiente para atender às demandas da população. Mas quer melhor remuneração e equipes de apoio com cada médico.

“Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada”, diz a nota divulgada pelo conselho.

O CFM diz que o governo é quem precisa oferecer aos médicos brasileiros condições adequadas para atender a população. Diz que é preciso infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves. Isso é o que o governo precisa dar para que os médicos brasileiros assumam tais postos.

O Ministério da Saúde disse que vai lançar um edital para médicos brasileiros que queiram ocupar as vagas que serão deixadas por profissionais cubanos do Mais Médicos. São vagas para atendimento da população que vive em áreas carentes e periferias. São 8.332 vagas segundo o Ministério.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Na outra ponta, o Conselho

    “Na outra ponta, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se manifestou afirmando, em nota, que o Brasil conta com médicos formados em número suficiente para atender às demandas da população. Mas quer melhor remuneração e equipes de apoio com cada médico.

    “Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada”, diz a nota divulgada pelo conselho.

    O CFM diz que o governo é quem precisa oferecer aos médicos brasileiros condições adequadas para atender a população. Diz que é preciso infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves. Isso é o que o governo precisa dar para que os médicos brasileiros assumam tais postos.”

    Tadinhos! Não entenderam nada. Se o governo tivesse condições de oferecer tudo isso que eles “necessitam”,não haveria problemas na saúde pública e nem o programa mais médicos.

    O que essa gente não entende,aliás entende muito bem,só fingem que não entendem,é que o Brasil é um país extremamente desigual.

    Desigual economicamente,desigual fianceiramente e,com isso,extreamente desigual urbanisticamente. É essa desigualdade a causa real de nossos médicos não quererem prestar seus serviços,mesmo bem remunerados,nos rincões do país.

    Ele sabem que lá,com a pobreza extremada,não terão espaço para seus “bicos” (na verdade atividade principal) onde ganhama verdadeiras fortunas com pagamento normalmente em cash e sem nota,retirados daqueles que eles deveriam atender no SUS mas,que por ffalta de condições,sempre elas,acabam sendo encaminhados para seus consultórios onde o preço sempre é mais camarada desde que sem nota e em dinheiro.

    Essa gente estudou muito para ser médico,é verdade,agora,parece que faltou ensinar o que é ser humano e,principalmente,urbanidade. Nisso eles não passam e não passarão nunca.

  2. Lembro que, pra mim, no NADA

    Lembro que, pra mim, no NADA SAUDOSO governo de mama Vana, foram criadas MUITAS condições pra que médicos brasileiros se intergrassem ao programa de assistencia popular

    FATO – faltaram interessados ..daí que a saída foi recorrer ao programa Cubano (que deixava muito claro aos SEUS cidadãos – formados em cursos PAGOS pelo POVO da ilha – e ao BRASIL qual eram as condições e as tratativas estabelecidas de Estado pra Estado)

    Agora, passado anos, com o desemprego e a crise, com mais formandos SUB ocupados no BRASIL, com PLANOS de ASSISTENCIA falidos ou vendidos a americanos e dispensando profissionais credenciados, quem sabe se essa turma cria coragem e se submeta a ganhar um salário MUITO ACIMA da média do que a IMENSA MAIORIA dos brasileiros ganha em regiões mais distantes (10,6 MIL/mês à época, e hoje em torno de 11,5 mil)

    Da minha parte sempre ficará a lembrança de VAGABUNDOS E ORDINÁRIOS que vaiavam os profissionais cubanos quando aqui desembarcavam num programa de AJUDA HUMANITÁRIA ..e DEZENAS de conhecidos médicos (classe B) que ainda vibram com a eleição do OGRO e seus pares

    Quanto às regiões afetadas e que foram massivamente eleitoras de BOZO, não fossem os POBRES inocentes e vitimados, eu só teria a comemorar com o que esta ocorrendo

    https://youtu.be/wSjelkRuK8U

    1. Romanelli nao faz isso Vc nao é troll e isso é estratégia d trol

      Nos municípios pequenos Haddad teve mais votos que Bolsonaro. Mas, acima de tudo, essa história de dizer que se votaram na direita entao que se explodam é o fim da picada. Tá virando moda, e é estratégia de troll (nao estou dizendo no seu caso): uma matéria denuncia uma injustiça ou uma perseguiçao contra um setor da sociedade, e aí vem um comentário dizendo que votaram na direita entao merecem. Mais da metade da populaçao brasileira infelizmente votou na direita, e nem por isso merecem injustiças e perseguiçoes. Esse tipo de argumento só serve para tentar amortecer a indignaçao dos leitores contra algo abusivo, como essa política contra o Mais Médicos.

      1. grato por suas considerações

        grato por suas considerações lucidas, ANARQUISTA

        mas só pra grifar o que eu disse : “..não fossem os POBRES inocentes vitimados, eu só teria a comemorar..” (claro que isso me deixa impedido de festejar esta desgraça, questão de consciência)

        dito isso  ..infelizmente tenho visto a sociedade aonde nasci, cresci e me insiro, tomada pelo ÒDIO, pela insensatez   ..a pergunta que me faço é se a maioria È, ou ESTA isso em que nos transformaram ?!

        Claro que nem metade dos que votaram no BOZO o fizeram por convicção  ..mesmo assim sobra-nos algo como 20 milhões de pessoas inumanas.

        Gente que não rubra em proclamar o ódio contra o próximo, contra seus oponentes, contra os mais fracos (negros e índios, pobres, gays, os diferentes)  ..pessoas que hoje vibram com a prisão INJUSTA e ilegal de LULA

        Sou humano, tenho lá minhas limitações. Não consigo deixar de esconder que por estas pessoas raivosas e violentas, mais do que nos protegermos, há que contê-los, enfraquecê-los, derrotá-los nas suas convicções e crenças, nos seus discursos de ódio, ações e projetos, nem que pra tanto eles tenham que SENTiR NA própia péle o tanto de mal que desejam e fazem aos outros

        mas claro  ..vc tem razão, e eu tentei tb excluir dos meus desejos os MILHÔES de brasieliros que. passivos ou PARVOS, estão envolvidos nesta trama

        Mas que se deste episódio puder sobrar algum aprendizado que faça ao menos com que uma PARTE dos que votaram nestes fascistas se arrependam do erro, já estará valendo, pois acredite, a cada acerto que eles cometerem (e irão fazê-lo, pois não são tão tolos como andam dizendo) mais e mais eles se fortalecerão em nome do projeto deles  ..um projeto de ódio e de extermínio de parte da nossa gente, simplesmente isso

        abraços

        1. Entendo sua indignaçao E sei que vc fez uma ressalva importante

          Sei que vc nao é nenhum troll, Romanelli, é um dos comentaristas mais antigos e conhecidos daqui. E vi a sua ressalva. Só comentei em resposta porque realmente isso tem sido uma estratégia de troll, só nos últimos 3 dias respondi a 2 comentários desse tipo, um dizendo que os cientistas mereciam aquele energúmeno que pretendem pôr no Ministério da Ciência e outro semelhante dizendo que mereciam o desprezo da populaçao. Já vi essa estratégia sendo aplicada até em relaçao aos pobres professores de primeiro e segundo grau. A finalidade desse tipo de comentário (excluí o seu disso…) é amortizar a indignaçao dos leitores para com absurdos. Metade da populaçao brasileira votou em Bolsonaro, nao foi só um ou outro setor dela. E afinal mesmo os eleitores de Bolsonaro têm direitos, e nao devemos ser indiferentes ao desrespeito para com os direitos de ninguém…  Abraços

  3. Diafoirus

    O Conselho Federal de Medicina se comporta como o médico Diafoirus da peça “O Doente Imaginario” de Molière. Diafoirus é um médico charlatão: aquele tipo que sempre tem razão, nunca erra, obtuso e arrogante. Deve ser por essa razão que os médicos no Brasil são tão arrogantes mesmo diante da impotência da medicina, ja que o conselho que os representa demonstra assim sê-lo. Devem ser os primeiros eleitores de Bolsonaro.  

  4. General afinado com USA

    O general Mourão aprovou e afirmou que Bolsonaro está libertando da escravidão os médicos cubanos. O governo dos USA aprovou e elogiou a decisão de Bolsonaro.

    Será que há dúvidas de que o “jumento de carga” é um entreguista ?

  5. CARAS DE PAU
    QUASE 12 MIL REAIS DE REMUNERAÇÃO NÃO SÃO UMA BOA REMUNERAÇÃO?
    EM QUAL REALIDADE ESTES CARAS VIVEM?
    NÃO TEM VERGONHA NA CARA PRA FALR UMA COISA DESSAS.

  6. CARAS DE PAU
    QUASE 12 MIL REAIS DE REMUNERAÇÃO NÃO SÃO UMA BOA REMUNERAÇÃO?
    EM QUAL REALIDADE ESTES CARAS VIVEM?
    NÃO TEM VERGONHA NA CARA PRA FALR UMA COISA DESSAS.

  7. Esses dias estava numa

    Esses dias estava numa clínica, para uma consulta médica e ouvi um médico, dono do estabelecimento, comentando orgulhosamente que pagava mais de 4 mil num plano de saúde. Disse ainda que o governo gastava muito dinheiro com a saúde pública e que deviam acabar com o SUS. Deve estar aplaudindo o fim do Mais Médicos. Que raça. Não volto mais lá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador