“Não é o caso de pedir desculpas à população de Mariana”, diz diretor da Samarco

 
Jornal GGN – O diretor de operações e infraestrutura da Samarco, Kleber Terra, afirmou que “não é o caso de pedir desculpas à população de Mariana”, sobre a tragédia causada pelo rompimento da barragem, no dia 5 deste mês. A declaração ocorreu em coletiva de imprensa, nesta terça (17), de acordo com o jornal mineiro O Tempo. 
 
Na mesma entrevista, a mineradora, que é controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP, admitiu que há o risco de rompimento em outras duas barragens, de Santarém e de Germano, próximas à de Bento Rodrigues, distrito da cidade mineira.
 
“Tem o risco e, para aumentar o fator de segurança e reduzirmos o risco, nós estamos fazendo as ações emergenciais necessárias”, afirmou o gerente-geral de projetos estruturais da Samarco, Germano Lopes, na mesma coletiva.
 
Kleber Terra informou que o fator de segurança na barragem de Santarém é de 1,37, o que representa uma estabilidade de 37% a mais do que o equilíbrio limite de 1. Já a de Germano tem o fator de segurança de 1,22, o menor em todo o complexo.
 
De acordo com os especialistas, o rompimento da barragem de Fundão abalou a estrutura dessas duas barragens vizinhas, que agora estão passando por manutenções de urgência. Para conter os riscos de rompimento na barragem de Germano, os trabalhos irão durar cerca de 45 dias.
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Médico defensor da cloroquina morre de covid-19

9 comentários

  1. Diretor de OPERACOES E

    Diretor de OPERACOES E INFRAESTRUTURA?????

    Mas se barragem nao eh infraest…

    Ah, deixa pra la.

    • Realmente Ivan… Vão

      Realmente Ivan… Vão terceirizando a responsabilidade! Deveriam ir atrás do chefão que está atrás de uma mesa, a meia luz, onde só da para ver suas mãos cheias de lama e dinheiro.

    • Não é para deixar pra lá

      Não é para deixar pra lá Ivan! A intenção é essa mesmo… vão terceirizando as responsabilidades até o momento que os verdadeiros interassados desapareçam!

  2. De fato não é o caso de pedir

    De fato não é o caso de pedir desculpas à população de Mariana, é o caso de pedir desculpas ao Brasil e ao mundo, afinal de contas uma tragédia ambiental dessa magnitude afetará o Brasil inteiro. É a típica carteirada de um biltre que pertence a uma empresa cujo o lucro no ano passado, segundo o CQC, foi de R$ 2,8 bilhões. É a versão mais calhorda do “Rei do Camarote”. 

    É caso de polícia, é caso de Ministério Público, é caso de Judiciário, é caso de ir preso, é caso de multa milionária, desculpas de fato não é o caso.

    • IBAMA

      Quando um caçador é pego com algum animal morto de uma espécie em extinção o cara é preso e se não me engano é inafiançável.

      Como que uma empresa extermona toda uma flora, fauna,e um rio ,desabastece vários municípios e ninguém fala em prisão.Ë como se não houvesse um culpado?!?!? Não seria o caso de se prender o Presidente da empresa e a diretoria responsável pelas barragens e leva junto o idiota que diz não ser o caso de se desculpar com a população.

      Se não houver prisões nesse caso o MP ficará desacreditado; não adianta só multar, as pessoas tem de ser punidas para não aceitarem mais ordens das empresas sem questionarem sabendo que arcaram com as consequências.

      EU TENHO CERTEZA QUE NINGUÉM SERÁ PUNIDO COM CADEIA NEM EZPOSIÇÃO NA MÍDIA E SABE PORQUE? NÀO TEM NENHUM POLÍTICO DO PT ENVOLVIDO, LOGO NÃO INTERESSA AO MP.

    • Realmente Adilson, desculpas

      Realmente Adilson, desculpas já não é mais o caso o caso agora é de justiça! É criminal! Não foi um acidente ambiental qualquer! Será que estamos perdendo a sensibilidade? Morreram pessoas como nós naquela tragédia! Cada o Estado?? Já foi sequestrado realmente? Não representa mais a população? cadê os políticos? Estão todos comprados? Não servem mais ao estado e conseequentemente ao povo? O que está acontecendo com o mundo? Transformando-se em uma grande nota de 1 dólar? A minha paz está nos partidos que estão do lado do povo que felizmente já estão se tornando a maioria! A internet e os meios de comunicação igualitários estão abrindo os olhos da população, mas não era para menos… isso já está se tornando monstruoso, passando todos os limites do bom senso! 

  3. Depois desta declaração se o

    Depois desta declaração se o governo não exigir um pedido público de desculpas da empresa pela destruição e mortes causadas, realmente temos um estado falho e já sucateado pela corrupção e o povo está realmente abandonado a própria sorte.

  4. CONHEÇA OS VERDADEIROS CULPADOS!
    FALTA DE AUTO ESTIMA SUBMETE BRASILEIROS AO DESPREZO E EXPLORAÇÃO!

    É impressionante como não acreditamos em nós mesmos! A maioria dos brasileiros acha-se incapaz de escolher seu próprio futuro, e prefere entregá-lo nas mãos dos políticos. Se tivéssemos direito de convocar PLEBISCITOS com nossos ABAIXO ASSINADOS, como fazem os povos mais desenvolvidos, as mineradoras precisariam encomendar um projeto de barragem da Alemanha ou da Suíça; isso só para TENTAR aprová-lo no PLEBISCITO! Ou será que quando fossem construir a barragem, todos os moradores da cidade ficariam calados, e não exigiriam um PLEBISCITO, se tivessem esse direito?

    Ah, a barragem já está construída! Mas não há denúncias sobre o perigo de rompimento? Pois o povo poderia ter proposto uma lei por PLEBISCITO, que, dentre outras coisas, exigisse:

    1) Que a mineradora pagasse todo ano uma vistoria de 3 organismos independentes escolhidos pelo povo, inclusive do exterior, para atestar a segurança da barragem.

    2) Tomada de providências dentro de 10 dias, caso alguma irregularidade fosse apontada.

    3) Multa antecipada de 1 milhão por dia, enquanto as providências não forem tomadas.

    É uma questão de escolher entre ter consideração com os moradores da cidade, ou com uma empresa que veio lá da Austrália, e fatura 2,5 bilhões por ano, sem que os donos nem os pés coloquem por aqui…

    O EXEMPLO!

    Dentre outros povos que têm direito de convocar PLEBISCITOS, os suíços fazem isso desde o século 13 (quase mil anos a nossa frente), e os americanos desde o século 18, quando grande parte da população nem sabia ler. Demonstrando que, mesmo leigo, o juízo do povo tem muito mais valor, do que o juízo de quem estuda, mas é ladrão e vagabundo, como a maioria de nossos políticos. Vejam:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503040246498309/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/502648843204116/?type=3&theater

    Como fica tudo nas mãos dos parasitas políticos aqui no Brasil, eles não se deram nem ao trabalho de avaliar o projeto da barragem. Devem ter escolhido um engenheiro de quinta categoria, só pra assinar os papeis, e depois colocar a propina no bolso. É assim que funciona, os políticos podem ter 10 faculdades, várias pós graduações no exterior, que continuam preocupados apenas com seu bolso. O povo não, quanto mais humilde, desinformado, e sem estudo; mais o cidadão presta atenção no que nossos técnicos, peritos, e cientistas dizem, quando vão votar num PLEBISCITO. Essa imensa e incorruptível ASSEMBLEIA DE LEIGOS é o maior tesouro da sociedade, e se fosse usada, teria impedido a tragédia da Barragem de Mariana em Minas Gerais. Vejam como os cidadãos leigos são respeitados no MUNDO DESENVOLVIDO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/312667208868948/?type=3&theater

    POLÍTICO TAMBÉM NÃO ENTENDE PORCARIA ALGUMA DE NADA!

    Aliás, quem disse que político não é leigo? Eles precisam consultar seus assessores para tudo, e quando não têm algum assessor especializado, socorrem-se no partido, ou contratam alguém. Num processo de PLEBISCITO, o povo ganha direito a um debate público e oficial sobre o assunto; onde especialistas pró e contra a proposta dão seus pareceres em horário gratuito obrigatório nas TVs, para que o povo possa formar seu juízo sobre a matéria. A diferença é que o povo jamais poderia ser comprado pela corrupção, como fazem com nossos vereadores, deputados, senadores, etc. Chega a ser ridículo o que fazemos, entregando completamente nosso destino a pessoas como o Cunha, Maluf, Renan Calheiros, Donadon, Tiririca, etc; achando que eles possam decidir melhor que nós, mesmo nas questões de maior importância. Vejam exemplos de PLEBISCITOS no mundo desenvolvido, onde o povo os convoca com seus ABAIXO ASSINADOS:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/06/plebiscitos-referendos-e-recalls-pelo.html?view=flipcard

    SEM ESTUDAR, SEM LER, SEM SE INFORMAR, CONTINUAREMOS SENDO SEUS CAPACHOS!

    É um absurdo vermos uma lei pronta para ser votada no congresso, a

    PEC 21/2015,

    que dá ao povo o direito de convocar REFERENDO (para derrubar leis) e RECALL (para cassar políticos) com seus ABAIXO ASSINADOS, para depois decidir tais questões no voto; e praticamente ninguém a exige nos protestos de rua. Se o povo tivesse direito de convocar RECALL, e começasse a juntar assinaturas para isso contra o prefeito e vereadores de Mariana, eles voltariam atrás na mesma hora, e fariam mais exigências às mineradoras, ou até mesmo impediriam a construção da barragem. Da mesma forma temos a

    PEC 286/2013,

    que facilita a convocação de iniciativas populares de lei, permitindo a coleta de assinaturas até pela internet, e sua tramitação em regime de urgência. Imagine as exigências de fiscalização e multas preventivas que o povo poderia propor com iniciativas populares, para proteger-se de abusos como os de Mariana – MG.

    A HIPOCRISIA DOS POLÍTICOS!

    OS VERDADEIROS CULPADOS PELA TRAGÉDIA!

    Temos nossos inimigos naturais da democracia, que lutam de todas as formas para sufocar a voz do povo. Para a maioria deles devemos agradecer pela honestidade, já que assumem sem problemas o papel que fazem na sociedade, de evitar nossa efetiva democratização, demonstrando de que lado estão. Vejam:

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.353408031461532.1073741837.300330306769305&type=3

    Entretanto, a ampla maioria do restante dos políticos também tem culpa. Porque não deram esse direito ao povo de convocar os instrumentos de DEMOCRACIA DIRETA com seus ABAIXO ASSINADOS! Essa omissão é uma vergonha! Nem mesmo os políticos de partidos progressistas debatem esse tema abertamente. Mesmo sendo apoiados por diversos movimentos sociais, que enchem seus cabides de emprego; ainda assim não reivindicam a DEMOCRACIA DIRETA, quando saem às ruas para protestar; como se uma conquista dessas devesse “ cair do céu”. Reclamam, por exemplo, da lei da terceirização, mas não exigem a PEC 21/2015, para poder derrubá-la. Reclamam da corrupção e do Cunha, mas não exigem a aprovação dessa mesma PEC, para poder iniciar seu processo de cassação.

    As esquerdas e os partidos progressistas falharam em apresentar soluções aos nossos problemas. Aliás, a maioria apenas explora o sofrimento do povo, alimentando-se dele. Agora, hipocritamente discursam contra os abusos das mineradoras, e fingem ter solidariedade com o povo; quando não cumpriram nem com suas mínimas obrigações, e sequer debateram sobre a valorização de nossos ABAIXO ASSINADOS, para que o próprio povo tivesse direito de se defender de gente inescrupulosa como essa.

    Srs. Políticos progressistas e de esquerda omissos, espero que a dor e o sofrimento dessas famílias pese sobre suas consciências. Porque se eles não tiveram direito de se defender das poderosas mineradoras, foi por causa da omissão de vocês mesmos, que se dizem hipocritamente defensores do povo. Olhem bem para essa foto do link abaixo, e veja o que vocês fizeram com o nosso povo, pois quem tem uma culpa até maior que a das mineradoras, são vocês, políticos hipócritas, irresponsáveis, e corruptos:

    https://www.facebook.com/629778667167114/photos/a.660731384071842.1073741828.629778667167114/735068266638153/?type=3&theater

    O APRENDIZADO!

    Não é possível expressar com palavras a indignação sobre o rompimento dessa barragem! Esperamos que pelo menos um aprendizado seja assimilado, para que a morte dessas pessoas não tenha sido em vão; o de que

    NÃO PODEMOS MAIS ENTREGAR TUDO NAS MÃOS DOS POLÍTICOS

    PRECISAMOS ESTUDAR E PARTICIPAR MAIS DA POLÍTICA!

    Afinal, se continuarmos a confiar nosso futuro nas mãos desses parasitas, em pouco tempo tragédias como a da barragem de Mariana parecerão um lindo dia num parque aquático, perto do futuro sombrio, que nossos políticos estão reservando para nós. Onde veremos secar até os aquíferos enterrados a centenas de metros de profundidade, e um calor de 60 graus durante o verão. Vejam como eles são “maravilhosos”:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2015/05/o-futuro-que-corrupcao-politica-dara.html?view=flipcard

  5. Não pedir desculpas é admitir
    Não pedir desculpas é admitir a culpa. Não sei se por dolo, negligência, imprudência ou impericia. Cabe a Policia investigar.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome