“Ninguém está nem acima e nem abaixo da lei”, diz Janot sobre Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reafirma o discurso de procuradores da Lava Jato e disse que “ninguém está imune” a uma investigação, ao dizer que vai analisar as suspeitas de que a presidente Dilma Rousseff nomeou Lula como ministro da Casa Civil para obstruir a Justiça.
 
“Nosso trabalho é republicano. Não há pessoa fora de investigação”, declarou nesta quinta-feira (17), em Berna, na Suíça.  “O MP não age politicamente. Será algo técnico”, ressaltou Janot. Ao ser questionado se ser presidente blindaria Dilma de um suposto inquérito, o representante da PGR imediatamente respondeu: “De jeito nenhum, de jeito nenhum”. 
 
De acordo com reportagem do Estadão, Rodrigo Janot passou parte da madrugada de quarta 
(16) para quinta-feira (17) num dos restaurantes do hotel onde está hospedado na Suíça, escutando trechos das gravações e, também, as “reações das ruas” após a divulgação do conteúdo dos grampos entre Dilma e Lula por Sergio Moro.
 
Para assessores, ele teria dito que “dormiu pouco”, na manhã de quinta, e se retirou para o quarto do hotel perto de 1 da manhã, segundo a reportagem. Mas, quando foi perguntado pela imprensa se havia escutado às gravações das conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Janot foi satírico: “qual delas? Eu nem consegui ler os jornais, é muita coisa”.
 
Declaração semelhante já havia prestado o procurador-geral, na quarta-feira (16), quando estava em Paris, sobre o conteúdo da delação premiada do senador Delcídio do Amaral. De acordo com o Estadão, “seus assessores [de Janot] indicam que a possibilidade [de investigação contra Dilma] foi reforçada com a divulgação do telefonema”.
 
“Nós vivemos em uma República e ninguém está nem acima e nem abaixo da lei. Todos devem ser tratados republicanamente”, voltou a reafirmar Janot, completando que a Procuradoria-Geral da República vai “analisar o o que está nas delações premiadas” para, “tecnicamente”, tomar uma decisão.
 
Os investigadores da Lava Jato agora trabalham na tese de que a presidente Dilma Rousseff nomeou o ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil numa tentativa de evitar que ele fosse investigado pelo juiz da Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, considerado “mão pesada”.
 
O juiz liberou o áudios dos grampos, considerados por juristas como uma medida que fere os preceitos constitucionais e é ilegal. Dilma desmentiu a tese, afirmando que ela nem sequer havia assinado a nomeação de Lula, no momento em que conversava com ele ao telefone, e tinha o documento em mãos, como prova.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estamos fodidos e mal pagos…

    O gurgel II, a omissão, é um dos golpistas. Ou alguém duvida? Como diria aquela personagem de Cidade de Deus: “Republicanismo é o caralho! Meu nome agora é gurgel II do golpe!”

     

    1. João é isso mesmo. Pelo visto

      João é isso mesmo. Pelo visto então o Nassif acertou e a máscara dele está caindo.

      Só resta agora o Senado agir.

      É díficil mas se políticos de responsabilidade se unirem podem derrubar esse sujeito e fazer o MPF voltar a normalidade.

      Mas o que impressiona é a ingenuidade da Dilma de indicar esse camarada para o cargo e do Lula esperar gratidão dele. Gratidão do que se ele foi indicado pela categoria, a Dilma só confirmou ?

       

  2. JORNAIS???

    o f.d.p nem teve tempo de ler os jornais……………

    lei a constituição, e seja guardião dela, seu malandro.

    republicano uma ova…………..

    quem mandou Dilma reconduzir este engavetador????

  3. Mais um a colocar fogo no Pais

    Outro que retirou a mascara. De toda forma, era ingenuidade acreditar que apenas um juiz com sua força tarefa fariam tanto escarcéu, incluindo o desrespeito à Constituição etc etc etc. 

    Obvio que não. Tinha que ter o aval de seus superiores, incluindo ai o STF.

    Quando penso no Cardozo fazendo esse jogo durante tanto tempo, fico com muita raiva da Dilma.

  4. Caro Nassif
    Desde que seja

    Caro Nassif

    Desde que seja tucano, procurador, ministros do STF entre outros protegidos.

    Ele mente mais uma vez.

    Saudações

  5. Sem dúvida …
     
    Inclusive o

    Sem dúvida …

     

    Inclusive o MPF que anda cometendo ilegalidades,arbitrariedades,cinismo, não sendo imparcial.

    Ninguém está mesmo acima da lei. 

    Só queria saber quem investiga esta turba que está tomando de assalto o estado de direito democrático, violando os direitros e prerrogativas garantidas pela constituição.

    Se for prevalecer que os fins justificam os meios do MPF, PF e juizeco de quinta, então teremos carta branca para cometer crimes? É isto?

    O que importa é que com isto o país já perdeu uma montanha de dinheiro que não dispõe. 

    Investigar é preciso, nem o mais fanático de qualquer dos lados, pode negar isto. O que não pode é por fogo no país, politizando a justiça e a invetigação como um todo.

    Vazamentos seletivos, prisões preventivas mais longas que penas definitivas, escutas ilegais, inclusive de presidente, ministro e advogados dos investigados, isto é que não pode.

    Novamente o STF com a palavra.

  6. O galinheiro
    É quem investiga o janot?
    Quem investiga o moro?
    O aparelhamento da procuradoria da república, da magistratura e da polícia federal. Pelos salazaristas e escandalosa.
    Dai o expurgo necessário nesses órgãos.

  7. Surpresa? Não!

    Colando Fernando de Morais, ontem, em seu facebook:

    a guerra está em pleno curso. o jornal nacional dedicou TODA sua edição de hoje a cobrir de cacete o lula, o governo, a dilma, o pt. cronometrei: tirando os buracos da publicidade, foram uma hora, oito minutos e 38 segundos de pau.

    não tenho a menor ilusão de que vamos ganhar no tapetão. só ganharemos nas ruas, nas praças, nas portas de fábricas, nos assentamentos dos sem terra, dos sem teto, dos sem nada. não temos alternativa. às ruas, portanto. começa amanhã, em todas as capitais. não vamos baixar a cabeça. vamos para a luta. somos maioria.

    Por falar nisso, tá chegando a hora. Partiu Praça XV  !

  8. Nem acima nem abaixo? Foi falso.

    Se juizes são parciais. Eles estão mudando o código a seu gosto.  Ou corrompendo o código.

    Um dos casos é querer uma divisa mais em conta, em benefício próprio,  para gastar em Miami. Um hedonismo de déspota. Se o sistema ruir, ruirá ato de corrosão ou por ação corruptora. Neste caso a ação de um juiz. Ou juizes que partem de um interesse pessoal. 

  9. Nassif, estão falando que os

    Nassif, estão falando que os procuradores da lava jato disseram que Janot escutou os grampos e liberou.

    Se for verdade bate com o que voce vem afirmando aqui, que ele é o lider do “alto comando”.

    Ou seja, ele é o capitão do golpe e deveria ser barrado pelo Senado.

     

  10. Frase de Rui Barbosa: ” A

    Frase de Rui Barbosa: ” A pior ditadura é a do judiciário, porque não tem a quem se recorrer. “

  11. Eu também acho…

    Por isso, gostaria de saber, já que o MP ASSUMIU a direção da “REPUBLICANA(?)” operação lava-jato, por que NÃO PEGA, NÃO INVESTIGA tucano, AINDA QUE SEJA DELATADO 5 VEZES!

    Eu acho que sei…

    Eu acho que se colocassem um tucano no meio da petrobrás, cairia por terra a ALEGAÇÃO DE QUE O PT SABIA DE TUDO, QUE O PT ERA QUEM ORGANIZAVA A BAGUNÇA, por que seria IRRACIONAL tentar provar que o PT criou um esquema de corrupção no qual PARTICIPAVA A OPOSIÇÃO. Seria como dizer: O PT não sabia, o PT não sabia….

    Queria saber também por quê que libera rapidamente investigados que têm negócios com biliionários da mídia, ainda que seja de uma empresa que internacionalmente conhecida por praticar atos ilícitos…

    E o pior, após viajem aos EUA acabou com o mercado das empreiteiras BRASILEIRAS deixando espaço para empreiteiras estrangeiras.

    Sendo que ainda que participassem do esquema Petrobrás, AINDA NÃO VI NENHUMA EMPRESA ESTRANGEIRA fazendo acordo para devolução de recursos.

    E considero um atentado a SOBERANIA DO BRASIL o que foi o caso do GENERAL OTHON.

    Seria interessante que os serviço de inteligência das FORÇAS ARMADAS verificassem a lisura destes procedimentos e assim poderíamos saber realmente quem está acima da lei ou fora dela. 

    Falar grosso com a Dilma, LULA e o PT é fácil, por quê: SÃO REPUBLICANOS! O mensalão prova isso, o Zé Dirceu prova isso.

    Quero ver falar grosso com as forças armadas…

  12. Dr. Janot(a), a quem o Sr.

    Dr. Janot(a), a quem o Sr. pensa enganar? Quem investiga o Sr.? Ou por ser PGR o Sr. é ininvestgável, incondenável, inimputável? O Sr. foi eleito pelo voto popular, para ocupar o cargo de PGR? 

    A mim o Sr. nunca enganou Dr. Janot(a). Seu cinismo e sua complacência com Aécio Cunha estão estampados na sua cara. A blindagem que o Sr. dá ao senador por MG, mas que mora no Rio, e que não é exemplo de boa conduta na vida pública, estando citado em várias ‘delações’, as quais apontam o envolvimento dele em negociatas e esquemas de corrupção, não nos deixa dúvidas. Aécio e os tucanos são seus protegidos. A para derrubar Dilma, aniquilar o PT e  o maior líder do partido, po Sr. não mede esforços. 

    Há tempos sabemos que o Sr. e o MPF que comanda, em conluio com a PF e com o sergio moro, querem dar o golpe judicial-policial, com auxílio luxuoso do PIG. Sr. Janot(a), sua máscara caiu.

  13. Concordo em gênero e número e grau com Janot!

    Concordo com Janot, en gênero, número e grau, quando diz:”niguém está nem acima e nem abaixo da lei”. Esta expressão representa a igualdade de todos perante a lei, a garantia legal, os nossos direitos fundamentais como cidadão, principalmente declinados no art. 5º da CF.

    Portanto, nem a presidenta, nem os governadores, nem os prefeitos, nem os senadores, nem os deputados, nenhuma autoridade, nem quaisquer cidadãos estão acima da lei.

    Ninguém está acima da lei, inclusive delegados, policiais, magistrados e promotores. Ninguém.

    Agora, vamos aguardar a coerência desta assertiva.

     

    1. Não estou acima da lei.

      Mas os golpistas togados que protegem seus asseclas estão certos. Afinal de contas, eles não estão acima da lei. Eles são a lei.

  14. Pergunta capciosa para dar a manchete que os patrões querem

     

     

    O truque é o mesmo se faz a pergunta, que todos sabem que a resposta é óbvia, porque a pergunta em sí já trás a malícia de quem pergunta.

    Oras, primeiro vamos esclarecer que “não foi um pronunciamento espontâneo”, mas uma resposta a uma pergunta que não cabia outra resposta. A malícia já está na pergunta, porque a resposta, por óbvio, não poderia ser outra.

    A pergunta foi “Se ser presidente blindaria a presidente de um suposto inquérito?”. ORAS, o que qualquer pessoa com um mínimo de discernimento esperaria que ele respondesse? “Claro que blinda”(!!!). Então, veja como agem as reportagens direcionadas para uma pergunta que, ao simplesmente ser respondida, nos termos da lei, aproveitam para virar manchetes de jornais.

    Agora, porque ninguém da grande mídia pergunta ao Janot, “Ser juiz coloca o Sérgio Moro acima das leis?” ou “O Sr. Sérgio Moro, sendo juiz de primeira instância, pode grampear presidente da República?”, mas claro essa perguntas os “investigativos” repórteres não fazem, pois, provavelmente, a “ordem de cima” dos donos dos grandes meios de comunicação e blindar o Juiz Sérgio Moro, porque a resposta, seria a mesma, dentro do que diz a lei, mas como é que os jornalões e os telejornais poderiam manipular a fala e dizer “JANOT DIZ QUE SÉRGIO MORO NÃO PODIA GRAMPEAR A PRESIDENTE DA REPÚBLICA” ou “JANOT DIZ QUE SÉRGIO MORO NÃO ESTÁ ACIMA DAS LEIS”?

    Então, a malícia já começa na pergunta, que obviamente não pode ter outra resposta, o que resta a saber é se essas perguntas já não estavam previamente combinadas, porque eu fico pensando, como é possível que nenhum jornalista faça uma pergunta sobre “o outro lado da moeda”, ou seja, sobre o grampo ilegal.

    Quando foi o “grampo SEM ÁUDIO” no STF, mesmo não tendo nenhuma  prova do grampo, o STF se indignou, a mídia fez um estardalhaço e já começou a bombardear manchetes garrafais de “estado policiaesco. Agora, no momento atual, não é um suposto grampo, o grampo é público e notório sobre a Presidente da República eleita por mais de 54 milhões de votos e o STF se acovarda e se cala, com claro temor da mídia.

    Oras, vão as favas, se tem medo da mídia, sim é da mídia, o Moro só tem poder porque a mídia lhe confere esse poder, não passa de instrumento de forças que o controlam (embora seja evidente que o ególatra adora que lhe confiram esse poder, mesmo sendo ele apenas um instrumento). Como li em outro blog, com essa covardia toda o STF podia entregar as chaves da Suprema Corte ao Moro e o exército tome conta das ruas”. Por mim, se não acontecer alguma coisa que vire esse jogo a democracia acabou. Não adiantará mais votar, porque só ficará no poder quem a mídia quiser, pois o braço “armado” dela Judiciário, MP e PF não permitirá que nenhum eleito contrário a ideologia que defendem assuma ou governo.

     

  15. Niguem esta acima ou abaixo

    Niguem esta acima ou abaixo da lei, Inclusive ele e o seu juiz amestrado, a divulgação da conversa da presidenta é um crime flagrante seu juiz de estimação tem que prestar conta pelo crime cometido e ele tambem tem muito o que explicar.

    1. Não só isto. Ainda que tomada

      Não só isto. Ainda que tomada como verdade a alucinação dos golpistas, a “prova” por ser obtida de forma ilícita não tem qualquer validade juridica, como Janot bem sabe. Portanto não tem justificativa a afirmação dele, pois não tem fatos para provar nada e ainda que queira dar foro de verdade à mentiras de sua quadrilha em Curitiba, estas não tem admissibilidade juridica.

      O comportamento de Janot cada vez mais comprova de que está metido no golpe até o pescoço.

  16. Parei de ler no “o MP não age

    Parei de ler no “o MP não age politicamente”.

    Aécio Neves que o diga, hexadelatado e nada importunado por Janot…

  17. O Republicanismo de Janot

    Nassif

     

    Este Procurador se diz Republicano, mas o que fax ele na Europa n o momento em que o pais está em chamas? 

    Isto eh ser Republicano?  Eh está a responsabilidade dele com o país? 

     

  18. O Republicanismo de Janot

    Nassif,

     

    Quando este Procurador permanece em viagem e não a cancela, mesmo o país atravessando uma greve crise institucional, devemos pergunta-lo o que ele entende por Republicanismo.

     

     

  19. Minha Tese

     O Janota é um dos probos e irretocáveis homens, membros de certa confraria secreta muito pública, com a moral realmente ( isto reconheço) inatacável. Como tem que ‘pagar pau’ como dizem os mais jovens,  para as determinações de sua não tão secreta confraria, jamais vai sequer fazer um miserável inquérito em cima do ‘irmão’ Anético…

  20. Cada dia que passa Janota tem

    Cada dia que passa Janota tem mais aparência de um falcão americano a serviço do Pentágono, porque será, vai ver que ele encarnou o papel de um daques comandantes de tropas americanas mundo afora. Para esse sujeito há um inimigo de guerra a ser combatido por todos os meios possíveis, mesmo os ilegais, afinal de contas guerra é guerra:  Lula precisa ser linchado em práça pública para deleiite das massas ensadecidas pelo ódio da globo e cia. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador