No lugar de Cristiane Brasil, Temer mantém nome envolvido em polêmica

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
 
Jornal GGN – Após os rumores e incertezas de quem comandará o Ministério do Trabalho, com as polêmicas envolvendo a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), o governo de Michel Temer desistiu de insistir nessa recomendação do partido dela e de seu pai, o ex-deputado Roberto Jefferson, e decidiu colocar interinamente no posto o secretário-executivo Helton Yomura.
 
A decisão é que Yomura comandará a pasta pelo menos até março. A desistência do mandatário sobre a posse de Cristiane foi oficilizada hoje em decreto no Diário Oficial da União (DOU). A deputada seria considerada até mesmo pelo seu pai Roberto Jefferson uma indicação descartada do PTB, e o partido já estaria analisando uma nova indicação. Entretanto, o nome pensado foi o do próprio secretário-executivo. 
 
A tomada ocorreu pela paralisação do julgamento sobre a suspensão de posse contra Cristiane Brasil no Supremo Tribunal Federal (STF). Na Justiça, a deputada enfrenta uma ação popular, condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas. Após recorrer, a segunda instância manteve a suspensão da posse. No STJ, o ministro Humberto liberou a nomeação, mas o caso agora está no Supremo, após Carmen Lúcia emitir uma liminar impedindo a posse de Cristiane, ao lembrar que a competência do caso é da última instância. 
 
Dessa forma, o próprio PTB teria desistido de promover a deputada a um Ministério do governo de Temer e estaria analisando novas opções. Enquanto o partido não consegue chegar a uma negociação com Temer, o mandatário está menos preocupado em obter “troca de favores” com bancadas e deputados, e por isso apostou no novo nome do PTB com prazo estabelecido: um mês.
 
Isso porque com o decreto de intervenção federal, o Congresso não pode mais aprovar emendas à Constituição, o que suspende temporariamente as articulações do governo Temer com parlamentares para pautas de interesse. Por isso, neste momento, nenhuma “moeda de troca” pode ser ventilada por parlamentares.
 
Já o interino e substituto de Cristiane que comanda a pasta até março, Helton Yomura, também está envolvido em escândalos. Ele é réu em uma ação na Justiça do Rio, que aponta suposta ligação clandestina em energia elétrica, que teria ocorrido em 2014, em empresa que Helton figura como sócio.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual o nome do filme?

    “Um presidente trapalhão”

    Gênero: Terror/ trash

    Produção: Golp Filmes do Brasil

    Afff! Pior que “A Colheita Maldita”… 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador