Nove integrantes do Médicos Sem Fronteiras morrem no Afeganistão

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Nove integrantes da Médicos Sem Fronteiras (MSF) morreram durante os ataques ao hospital da organização em Kunduz. O comunicado foi feito pelo MSF que anunciou as mortes dos companheiros assim como condenou o ataque aéreo que atingiu, na madrugada, o hospital, causando a morte dos integrantes e ferindo outras 37 pessoas.

“É com profundo pesar que confirmamos a morte de nove companheiros da MSF durante o bombardeamento da noite passada num hospital da organização em Kunduz”, diz o comunicado da MSF.

A MSF também esclareceu que todos os envolvidos no conflito, inclusive em Cabul e Washington, foram informados claramente sobre a exata localização, com coordenadas GPS, das instalações da organização em Kunduz, incluindo o hospital, a pousada, o escritório e uma unidade de estabilização em Chardara, no noroeste de Kunduz.

O ataque em Kurduz continuou por mais de 30 minutos, mesmo depois de as autoridades americanas e afegãs terem sido informadas pela MSF de que seu hospital, cheio de pacientes e funcionários, tinha sido atingido, afirma a organização. A MSF exige esclarecimentos sobre o ocorrido.

Os Estados Unidos reconheceram que poderiam ter causado “danos colaterais” em um centro da organização MSF em Kunduz, afirmando que investigam o acidente.

Brian Tribus, coronel porta-voz das tropas norte-americanas no Afeganistão, disse à agência EFE que houve um “ataque aéreo em Kunduz contra indivíduos que ameaçavam o contingente”, e que este ataque pode ter provocado “danos colaterais numa instalação médica próxima”. Disse que já investigam o acidente.

Desde segunda-feira que a cidade de Kunduz é palco de combates entre os talibãs e as tropas afegãs, que contam com o apoio aéreo norte-americano. A tomada de Kunduz foi a conquista mais importante dos talibãs desde que foram afastados do poder, em 2001, após ofensiva liderada pelos Estados Unidos.

Na quinta-feira, o exército afegão recuperou o controle da cidade afegã de Kunduz, no norte do país, mas os combates entre forças governamentais e talibãs ainda continuam.

(Com informações da Agência Lusa)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não  é incrível? Nenhuma

    Não  é incrível? Nenhuma menção aos EUA na manchete. Os médicos apenas “morreram”.

    Esse blog já foi muito melhor hein?

    A manchete correta e VERDADEIRA seria:

    Força Aérea americana bombardeia hospital e assassina 9 médicos e fere dezenas de pacientes.

    Se fosse apenas uma suspeita a manchete cravaria os nomes da Russia e a foto do Putin em destaque.

    Lamentável.

     

    1. Um ataque desprezível

      Mas os russos são o país mais anti direitos humanos entre todas as potencias. Disparado. Um país ferozmente machista, racista, contra os direitos dosLGBTs como poucos o são no mundo. Massacram livremente os pequenos países que os circundam sempre que acham por bem. Um dos países mais profundamente auroritários, anti democráticos de todos os tempos, desde os czares, passando pela ditadura vermelha dos gulags e do holodomor, chegando a Putin, profundamente admirado, por exemplo, pelos neo-nazistas do Aurora Dourada grego.

  2.  
    Ah…mas, isso ai não vem

     

    Ah…mas, isso ai não vem ao caso. Provavelmente, esses médicos eram terroristas do Talebam afegão.

    Grave mesmo, foi o bombardeio Russo na Síria. Especialmente, por ter matado civis que democraticamente lutavam para depor o tirano Assad. Ditador sanguinário, que persegue o povo da Síria, mantendo-os presos, sem notificação, sem acusação, sem julgamento, e sob tortura nas masmorras de algum guantánamo. Enquanto os sírios do bem, e seus amigos norte-americanos são perseguidos. Um horror!

    O mais curioso, é que as fotos de civis mortos pelo ataque dos russos foram divulgadas nas redes sociais, antes mesmo dos caças e bombardeiros russos terem decolado, levantado voos. Isso é que é alta-tecnologia à serviço da imprensa livre ocidental.

    Somente nos Estados democráticos, a liberdade de imprensa de tão livre, é capaz de se antecipar aos fatos. A nossa, quando atingirá tamanho desempenho de ponta?….Espero que os marinhos importem imediatamente tais equipamentos para nos atualizar.

    Orlando

      1. Obrigado pelo toque de

        Obrigado pelo toque de lucidez Anarqquista. De fato, às vezes agente passa por cima do próximo, nos dirindo a nós mesmos.

        Orlando

      2. Aí deixa de ser ironia

         

        Aí deixa de ser ironia, perde o sentido.

        Da Wikipédia:

        A ironia é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.

        Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.

        Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo.

        Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar.

        A ironia convida o leitor  a ser ativo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição.

        Quem não entende é para não entender mesmo, vide por exemplo o site do professor Hariovaldo.

        Esse negócio de ironia on, ironia off, é não tem cabimento, promove nivelação por baixo e o uso abusivo de anglicismos.

         

         

  3. Bombas inteligentes, guerra cirúrgica

    Essas são as bombas “inteligentes” das quais os EUA se gabam. As inteligentes. De precisão cirúrgica. Mais cirúrgica, impossível.

  4. erro na manchete e no lide

    Caro Jornal GGN, o título de vossa matéria – “Nove integrantes do MSF morrem no Afeganistão” – omite uma informação fundamental: as mortes foram causadas por um ataque aéreo norte-americano. Essa é que é a notícia! Afinal, nos últimos dias, só vemos manchetes sobre as mortes de civis causadas pelos bombardeios russos na Síria. Mas quando se trata de bombardeio dos EUA, não vemos menção ao fato nem no título, nem no primeiro parágrafo, nem no segundo.  Lá no terceiro a coisa é mencionada tangencialmente: “todos os envolvidos no conflito, inclusive em Cabul e Washington…” E só no quinto: “Os Estados Unidos reconheceram que poderiam ter causado ‘danos colaterais’ em um centro da organização MSF em Kunduz, afirmando que investigam o acidente.” 

    Nem acho que vcs façam de propósito. Vcs apenas reproduzem acriticamente o que vem das agências norte-americanas ou pró-EUA. 

    Que lástima o nosso jornalismo!

     

     

  5. Quem perpetrou o assassinato foi um tal de “Ataq” (um árabe?…)

    Um desatento poderá pensar que foi terrorismo … (e não terá sido?…). Vejamos 9 manchetes:

    UOL: “Ataque a hospital no Afeganistão pode ser crime de guerra, diz ONU”  (maldito Ataq!)

    G1/Globo: “Ataque a hospital do Medico Sem Fronteiras fere 19” (maldito Ataq!)

    IG: “Ataque a hospital dos MSF no Afeganistão mata 16, sendo 3 crianças” (maldito Ataq!)

    MSN (Microsoft/Estadão): “Globo proíbe Stenio Garcia de comentar vazamento de fotos” (oops, é o “melhor” que pude encontrar, pois não há menção alguma ao tal do “Ataq”…)

    Terra: “Russia prossegue ataques na Siria. Obama adverte” … aparece DUAS vezes e foi o melhor que achei, pois sobre o maldito e onipresente terrorista muçulmano “Ataq” no MSF, naaada!…

    The Guardian: “EUA investiga horrível bombardeio de hospital de caridade”. Ainda bem que temos a polícia do mundo para “investigar” estas coisas horrorosas! Ficamos aliviados…

    The New York Times: “Airstrike atinge hospital no Ageganistão. Pelo menos 19 mortos” . Este tal de Airstrike deve ser um codinome do maldito Ataq, quando morava na Áustria …

    MSN (EUA): “Hospital MSF:EUA condenado pelo horroso bombardeio no Afeganistão” … afinal pô! … mas o (ir?)responsável por esta pequena manchete, dividida em quadro com mais 2 outras pôs seu emprego em risco…

    GGN: “vide acima” … Provavelmente morreram de malária ou algo similar.

    E talvez tenham sido contaminados pelo cretino doente do Ataq!

  6. Mas o Obama não ganhou um

    Mas o Obama não ganhou um nobel da paz certa vez totalmente inesperado? Será que vão tomar? E agora querem dar um pra angela merkel.

  7. Ataque criminoso nem foi um
    Ataque criminoso nem foi um erro de alvo, eles sabiam o que estavam atacando e o fizeram sob o pretexto de que alguns talibãs se esconderam no hospital.
    Avisados pelo MSF continuaram o bombardeio por ainda 30 minutos.
    Já na Síria e Iraque toda essa guerra e matança foi, é, motivada pela invasão criminosa dos EUA ao Iraque liderada pelo genocida Bush – não tivesse ocorrido os tais malucos do ISIS nem existiriam – e pelo apoio em armas e dinheiro pelos órgãos da espionagem para mais uma vez desestabilizar um governo de outro país, agora a Síria, atendendo os interesses geopolíticos e financeiros do complexo econômico-militar que de fato governa os EUA desde a segunda grande guerra.
    É assim que “levam a democracia ao mundo”, destruindo e matando…para dominar.

  8. Investigar o que ?

      O ataque não deixa duvida alguma que foi realizado pela USAF , e pelas fotos e videos já liberados, qualquer idiota percebe, que tratou-se de uma ação deliberada, de longa duração ( 00:30 de duração de ataque é igual a “eternidade” ), pelos estragos verificados não foram utilizadas bombas ( burras ou inteligentes – nada teria sobrado dos prédios ), mas sim “artilharia aerea de precisão “.

        Querem investigar, então falem : 1. Quem deu a ordem ? 2. Quem “marcou” o alvo ? 3. Qual o AC-130W ou MC-130 orbitava na area ? 4. Qual a unidade da USAF, a 1st SOW ou a 24 th SOW ?

         Para responder a estas questões, não precisa procurar muito, é só degravar as comunicações da operação ( são todas gravadas com audio e video ) e requisitar a ISAF/USAF quem assinou, no caso “validou, ou “deu o código” ( ordenou ) a FRAGOP ( ordem fragmentaria de operação ), que ficam arquivadas nos servidores da ISAF em Kabul.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador