O abutre, a imprensa brasileira e a lista do HSBC, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O vazamento de uma lista de sonegadores que mantinham contas no HSBC da Suíça provocou uma verdadeira caça as bruxas na imprensa mundial. Políticos, celebridades, artistas, milionários, etc… tem sido intensamente criticados e questionados em razão de terem seus nomes mencionados no documento. No Brasil nada disto está ocorrendo. Na verdade a imprensa está sendo acusada de sonegar os nomes dos brasileiros que estão na mesma http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/forca-da-grana/velha-midia-brasileira-esconde-escandalo-internacional-das-contas-secretas-hsbc-na-suica/ .

Há bem pouco o filme “O Abutre” foi discutido aqui mesmo no GGN https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/o-abutre-por-fabio-de-oliveira-ribeiro . Volto ao assunto por causa de uma semelhança entre a atuação do protagonista daquele filme e a conduta dos principais veículos de comunicação brasileiros.

Uma das cenas de “O Abutre” sugere que o anti-herói sabotou o veículo de seu concorrente. Em outra cena ele está filmando o acidente do mesmo para transformar em notícia gratuita o infortúnio do outro jornalista freelancer. A divulgação do acidente, porém, não revela sua causa nem indica quem foi seu causador. O que o protagonista fez não é  revelado, pois para ele não interessa que o respeitável público fique sabendo como o acidente e a notícia foram produzidos.

A notícia da lista dos sonegadores do HSBC já foi produzida, mas os nomes dos brasileiros envolvidos não estão sendo divulgados pela imprensa. Ocorre neste caso algo semelhante ao fenômeno abordado no filme “O Abutre”. Os jornalistas sabem quem são as pessoas que sonegaram impostos no Brasil e depositaram fortunas no HSBC da Suíça, mas se recusam a divulgar os nomes porque acreditam que o respeitável público não precisa saber os detalhes sórdidos da notícia. Suponho que entre os correntistas do HSBC estejam aliados dos donos de empresas de comunicação ou talvez alguns deles.

O episódio da sonegação dos nomes dos brasileiros com fortunas ilícitas depositadas no HSBC tem ao menos uma virtude. Ele comprova que o “O Abutre” é um filme bastante inocente se for comparado a realidade da atividade diária dos malfeitores que controlam a imprensa no Brasil para transformar realidade em ficção e ficção em realidade. Nada de caça as bruxas em nosso país. Aqui, as bruxas comandam a imprensa e não desejam ser caçadas por causa de sonegação fiscal e transferência ilegal de fundos para o exterior.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o pig

    Falando do governo Dilma, como até o nassif gosta de faser, tem que se levar em consideração a qualidade dos seus “opositores”  do bandido pig.

    Escondem a lista do hsba, escondem a participação do governo fhc na petrobrás com a grande contribuição da retirada da necessidade do uso da lei de concorrencia defendida pelo gilmar, escondem que o gilmar interrompeu o processo de proibição contribuição super suspeitas das empreiteiras com votos positivos de 6 a1, escondem a grande responsabilidade do alkimi só suplantada pela deles próprios pela crise da seca em são paulo, escondem que o outros estados como minas tomam providencia ainda a tempo que o alkimim deixou de tomara dois anos atrás, escondem o youssef que agora virou heroi, escondem o helicóptero da coca, escondem a crise do psdb do paraná ( o paraná está em evidencia negativa), etc, etc.

    Não fazem oposição fazem bandidagem. Alô procuradores. O caso hsbc será o vigésimo de uma lista de bandidagem do pig. O hsbc é fichinha.

    1. Concordo. Os jornalistas

      Concordo. Os jornalistas somente tem sido rápidos no gatilho quando querem assassinar a reputação de petistas. Quando os adversários da verdade e da honestidade são tucano, os jornalistas mantém suas pistolas travadas e guardadas nos coldres. Então caminham tranquilamente até os bandidos e dão tapinhas nas costas dos seus camaradas. 

  2. lista hsbc

    Estão procurando um dos 4Ps, ai divulgam rapidamente. Se acharem um preto, ou uma puta, ou um pobre ou um PTista, divulgam o nome imediatamente e encerram o caso… Vai BRASIL!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador