O pronunciamento de Dilma Rousseff via redes sociais

Por Jean Wyllys

Vazou o vídeo da Dilma que o PSDB e o Solidariedade pediram à Justiça pra que não fosse exibido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Moro, o desavergonhado, por Marcelo Uchôa

18 comentários

  1. canalhas

    Jean Wyllys,

    Caso consiga chegar até aqui, parabéns pela sua mais que visível disposição em defesa do estado democrático em nosso patropi.

    Partido político ir à Justiça para pedir que determinado vídeo não venha ser exibido é atitude definida por sete letrinhas, censura, censura safada por parte de quem aprecia e adota tais atitudes, bastando conhecer o CV dos vermes que dizem comandar tais partidos para compreender o que seria feito deste país em dois tempos.

    E a reação, o que e como seria isto ? Seria porrada prá todos os lados, sob as mais variadas formas, à la Alckmin.

    Esta postura canalha dos censores canalhas deve ser amplamente divulgada.

    Um abraço

  2. Todos às ruas. Em defesa da democracia

    É por isso que cada um de nós faz falta, é por isso que você faz falta.

    A democracia é uma construção coletiva, ela necessita de todos. E, por isso, não pergunte a quem, estas loucas pessoas nas ruas estão defendendo? Porque é a ti que elas estão defendendo.

                               Vejam a democracia em movimento…

    No jogral das meninas em São Paulo. https://www.facebook.com/Lula/videos/980112365391097/

    Na música excepcional, pelos tons, pelas vozes, pela mensagem, pela liberdade, e pela luta, de construção da democracia. https://www.facebook.com/musicapelademocracia/videos/248286172184514/?pnref=story

    Na gigantesca manifestação nos Arcos no Rio de janeiro, é o Lula é o Chico Buarque, são os trabalhadores, artistas, estudantes, é todo este mar de gente, gente linda, como jamais eles verão em seus programas plastificados e falsos. http://www.tijolaco.com.br/blog/multidao-que-nao-sai-no-jornal-mas-existe-e-se-levanta-como-uma-onda/

    E, isso, é realmente algo grandioso.

    Mas, não nos resta muito tempo, e a luta é para ontem.

    Não há mais lugar para hesitações, é chegada a hora, de todos, sem exceção, sairmos de nossa zona de conforto.

    A sorte já foi lançada,  e muitos de nós ainda estão arrumando as roupas para a viagem.

    Portanto, não percamos  tempo, a democracia não passa na Globo News, nem é comentada pela Cristiana Lobo ou o Camaroti, estes são seus carcereiros, suas madrastas más, e cínicas, que enchem os bolsos e espalham um riso frio de cemitérios abandonados.

    Não se envolvam nesta teia cruel e mentirosa da grande mídia, que cerceia a liberdade e tenta ferir de morte a liberdade e a democracia.

    Nem ouçam o canto destas sereias querendo leva-los à perdição, a crise não é de mercado, porque ai, seria oportunidade, a crise é humana, e ai pode virar tragédia, isso, se não usarmos de todas as nossas forças para impedi-la.

    E isso é essencial, é urgente, precisa ser feito agora.

    Porque depois, não tem como dizer, desenterrem os mortos,  continuem a luta, pois nada nem ninguém volta e restará apenas silêncio e choro.

    É esta a urgência que precisa ser sentida.

    Esta mesma urgência que vi clara no dia 18.03.2016, mas que agora  precisa ser multiplicada para que o riso prevaleça, a diversidade seja plena, e o amor possa vicejar como fruto da solidariedade e da luta por dignidade e compaixão.

    Lembrem-se, nestes tempos de construção de oportunidades,  desaprendemos a ver uma antiga realidade, muito dura,  que pode voltar a qualquer momento, e bater a nossa porta.

    Saibam todos, que, se nós não sairmos agora,  ela vai nos encontrar sós e sem proteção, apenas com belos propósitos nas mãos, mas desarmados de tudo.

    Mobilizem-se, coletivos e fóruns, são feitos para lutar, e muito, mas isso concretamente,  não para encontros de chás e de conspirações benignas, entre amigos, isto é para os tempos e paz.

    E agora vivemos a grande Guerra pela Liberdade, a Guerra para mantermos a Democracia e nossos direitos duramente conquistados.

    Não podemos ficar em casa, com nosso cotidiano intocado.

    Precisamos discutir e defender a democracia como algo real e palpável.

    A democracia é uma construção coletiva.

    Ela não prescinde de pessoas que a queiram construir, a queiram defender, queiram lutar , queiram morrer por ela.

    E, é por isso que cada um de nós faz falta.

    E, é por isso que você faz falta.

    A nossa voz precisa da sua para ser forte, para ser ouvida.

    A nossa participação, precisa da tua mão, do teu braço, do teu abraço, do teu suor e do teu esforço, do esforço de cada um, para ser vitoriosa e legítima.

     A democracia não é tão somente um sistema politico, é uma forma de organização, uma forma de solidariedade, uma forma de convivência, fraterna.

    A democracia é de todos nós, e só existe enquanto participação e construção coletiva, de cada um, para cada um, e envolvendo a todos.

    Ela é nossa, de todos que saem de suas casas, de seus locais de lazer, de seus trabalhos e assumem o ônus da participarem, em uma espécie de mutirão, do prazer de, aos poucos,  construí-la.

    E, sem exceção, lutamos pelo êxito de nossos esforços comuns, em busca de um futuro de igualdade de oportunidades, ou ao menos, um presente de igualdade de opinião.

    A democracia é uma construção coletiva, ela necessita de todos. E, por isso, não perguntes a quem, estas loucas pessoas nas ruas estão defendendo? Porque és a ti que elas estão defendendo.

    E por isso, neste momento fundamental, nas manifestações, nos fóruns, na internet, nos comitês, nos bairros, nos coletivos, eu, você, todos nós fazemos falta, cada um e todos.

     

     

  3. Dilma

    Mas eu li que foi ela que preferiu que o pronunciamento fosse através das redes socias. Aliás o assunto foi discutido pois o momento é de tensão. Mas na minha opinião, deveria ter sido em Rede Nacional. .

    • Não tem mas…

      Marcos,

      Não tem mas…, isso porque houve a constatação correta, principalmente de Eduardo Cardoso que o viu duas antes de ir ao ar, que seria um erro fatal, visto que uma fala presidencial só pode ser de natureza institucional e esse grandioso e emocionante discurso da Presidenta é 100% político.

      Substimaram-na mas ela é uma guerreira de dar orgulho aos que combatem ao seu lado, o bom combate para o que der e vier que, esperamos, será a vitória e um novo governo a seguir

      • Desculpe, mas face a um golpe de Estado…

        Não há espaço para preocupações sobre a fala ser ou não de natureza institucional. Estamos falando da porra de um golpe de Estado. Um atentado contra a Democracia e contra o Estado de Direito. É obrigação institucional da Presidência da República defender de todas as maneiras e com todas as armas a Constituição e a Democracia.

        A Dilma deveria estar fazendo esses pronunciamentos em cadeia nacional E pela Internet há semanas. Dizer tudo o que tem de ser dito. Colocar todos os pingos nos “is”.

        Votei nela, apóio a defesa contra o golpe, mas não estou nada satisfeito com esse governo. Ela consegue dar um tiro no pé atrás do outro.

        Há determinadas coisas que absolutamente não dependem do Congresso e que ela já poderia ter feito – não é preciso esperar votação nenhuma – e que ajudariam enormemente a melhorar o quadro econômico. Por exemplo, ela poderia acabar com a insanidade de manter a SELIC em níveis estratosféricos. Poderia cortar o spread indecente dos bancos públicos. Só depende de vontade política. A economia para o Tesouro seria imediata. O alívio para a economia real, idem.

        Outra coisa é a comunicação do governo. É pífia. É indecente. Faz muito pouco, muito tarde e de modo errado. Ela deveria apresentar vídeos como esse (excelente, diga-se de passagem), onde explica o que está acontecendo, dia sim e no outro também. E colocá-los na Internet, no fakebook, nos blogues sujos, enfim, em todos os lugares. Por que esperar até os 48 do segundo tempo? É muita incompetência.

        Ela deveria estar apresentando essas informações em cadeia nacional TODOS OS DIAS HÁ SEMANAS! De manhã, de tarde e de noite. Apertar o botão do foda-se e botar a cara pra bater. Não pode ter medo de alienados batedores de panela. Ela não está defendendo o governo. Ela está defendendo o ESTADO. Trata-se de uma tentativa de GOLPE DE ESTADO por uma corja de traidores da Pátria. É obrigação dela, como PR, denunciar esse golpe e defender com TODAS AS ARMAS DISPONÍVEIS o Estado de Direito. Não só denunciar e dar nome aos golpistas, mas deixar claro que, uma vez debelada essa tentativa de insurreição, os traidores serão punidos com o máximo rigor da lei. O que eles estão fazendo é subverter o Estado de Direito, numa tentativa de eliminar o maior poder da Democracia: o poder das urnas. Trata-se de verdadeiro ATO DE GUERRA contra o poder legalmente constituído. Salvo melhor juízo, a Constituição parece não prever crime de traição fora daquela tipificada em tempo de guerra e envolvendo potência estrangeira. Caso contrário, tentativas de golpe poderiam ser punidas, inclusive, com a PENA DE MORTE. De qualquer modo, esse ato de lesa-Pátria não pode permanecer impune. Os golpistas não podem ficar livres do ato de traição à Constituição que cometeram. Caso permaneçam impunes, tornarão a tentar golpear a Democracia repetidas vezes, como fizeram em 1954, 1961 e 1964. E a punição não deve se limitar aos golpistas do legislativo. Deve incluir TODOS eles: da mídia ao empresariado, passando por todas as instâncias do judiciário. E a punição tem de ser severa, em sintonia com a gravidade do crime de lesa-Pátria cometido por esses traidores da nação.

        Aliás, pergunta aos advogados e juristas: há previsão na Constituição ou nas leis de formas de o Estado se defender contra tentativas de golpe de Estado?

      • PT(Partido do Progresso Moderado dentro dos Limites da Lei)

        “visto que uma fala presidencial só pode ser de natureza institucional e esse grandioso e emocionante discurso da Presidenta é 100% político.”

        Neste momento, o que poderia ser mais institucional que denunciar o golpe?

        Eu num tô dizendo: até com a corda apertando na goela, Dilma se comporta como uma Zé Ruela.

        Vazou pras redes sociais…  Faça-me um favor. Tinha é que divulgar em cadeia nacional, no horário nobre.

        Se nem a própria Dilma ajuda os contrários ao impeachment, a parada fica difícil.

        Esse é o PT(Partido do Progresso Moderado dentro dos Limites da Lei)…

  4. Defesa da Democracia

    É um absudo querer tirar a nossa Presidente legitimamente eleita. A 1º Mulher em nosso País.Vejo como o Maxismo e o poder  não se conformam de ser liderados po uma Mulher  !…

  5. Bom! Se ganhar contra o

    Bom! Se ganhar contra o impeachment amanhã vai ser fácinho fazer uma repactuação com a Câmara!!!

  6. O video nao passa e nao acho na Internet
    Deveria estar em todos os portais, mas nao acho em nenhum, só um trecho no Globo, para dar voz a resposta do Temer, o Trairesco (cruza de traira com farsesco).

  7. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome