“O que prometi, foi entregue”, diz Pedro Parente em carta de demissão da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Em carta de demissão da Petrobras enviada a Michel Temer, Pedro Parente diz que faz um “julgamento sereno de meu desempenho” no comando da estatal e “me sinto autorizado a dizer que o que prometi, foi entregue, graças ao trabalho abnegado de um time de executivos, gerentes e o apoio de uma grande parte da força de trabalho da empresa, sempre, repito, com o decidido apoio de seu Conselho.”
 
Parente ainda disse na carta que acha que Temer “tem sido impecável na visão de gestão profissional da Petrobras” e recomendou ao emedebista que “se apoie nas regras corporativas, que tanto foram aperfeiçoadas nesses dois anos, e na contribuição do Conselho de Administração para a escolha do novo presidente da Petrobras.”
 
Após greves e pressão política, Parente demitiu-se da Petrobras nesta sexta (1º). Ele disse que as soluções do governo para problemas como a paralisação dos caminhoneiros precisam ser discutidas e”, diante deste quadro fica claro que a minha permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas”. 
 
“Não tenho qualquer apego a cargos ou posições e não serei um empecilho para que essas alternativas sejam discutidas”, disse Parente.
 
Leia, abaixo, a carta completa:
 
“Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
 
Quando Vossa Excelência me estendeu o honroso convite para ser presidente da Petrobras, conversamos longamente sobre a minha visão de como poderia trabalhar para recuperar a empresa, que passava por graves dificuldades, sem aportes de capital do Tesouro, que na ocasião se mencionava ser indispensável e da ordem de dezenas de bilhões de reais. Vossa Excelência concordou inteiramente com a minha visão e me concedeu a autonomia necessária para levar a cabo tão difícil missão.
 
Durante o período em que fui presidente da empresa, contei com o pleno apoio de seu Conselho. A trajetória da Petrobras nesse período foi acompanhada de perto pela imprensa, pela opinião pública, e por seus investidores e acionistas. Os resultados obtidos revelam o acerto do conjunto das medidas que adotamos, que vão muito além da política de preços.
 
Faço um julgamento sereno de meu desempenho, e me sinto autorizado a dizer que o que prometi, foi entregue, graças ao trabalho abnegado de um time de executivos, gerentes e o apoio de uma grande parte da força de trabalho da empresa, sempre, repito, com o decidido apoio de seu Conselho.
 
A Petrobras é hoje uma empresa com reputação recuperada, indicadores de segurança em linha com as melhores empresas do setor, resultados financeiros muito positivos, como demonstrado pelo último resultado divulgado, dívida em franca trajetória de redução e um planejamento estratégico que tem se mostrado capaz de fazer a empresa investir de forma responsável e duradoura, gerando empregos e riqueza para o nosso país. E isso tudo sem qualquer aporte de capital do Tesouro Nacional, conforme nossa conversa inicial. Me parece, assim, que as bases de uma trajetória virtuosa para a Petrobras estão lançadas.
 
A greve dos caminhoneiros e suas graves consequências para a vida do País desencadearam um intenso e por vezes emocional debate sobre as origens dessa crise e colocaram a política de preços da Petrobras sob intenso questionamento. Poucos conseguem enxergar que ela reflete choques que alcançaram a economia global, com seus efeitos no país. Movimentos na cotação do petróleo e do câmbio elevaram os preços dos derivados, magnificaram as distorções de tributação no setor e levaram o governo a buscar alternativas para a solução da greve, definindo-se pela concessão de subvenção ao consumidor de diesel.
 
Tenho refletido muito sobre tudo o que aconteceu. Está claro, Sr. Presidente, que novas discussões serão necessárias. E, diante deste quadro fica claro que a minha permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente. Sempre procurei demonstrar, em minha trajetória na vida pública que, acima de tudo, meu compromisso é com o bem público. Não tenho qualquer apego a cargos ou posições e não serei um empecilho para que essas alternativas sejam discutidas.
 
Sendo assim, por meio desta carta, apresento meu pedido de demissão do cargo de Presidente da Petrobras, em caráter irrevogável e irretratável. Coloco-me à disposição para fazer a transição pelo período necessário para aquele que vier a me substituir.
 
Vossa Excelência tem sido impecável na visão de gestão profissional da Petrobras. Permita-me, Sr. Presidente, registrar a minha sugestão de que, para continuar com essa histórica contribuição para a empresa — que foi nesse período gerida sem qualquer interferência política — Vossa Excelência se apoie nas regras corporativas, que tanto foram aperfeiçoadas nesses dois anos, e na contribuição do Conselho de Administração para a escolha do novo presidente da Petrobras.
 
A poucos brasileiros foi dada a honra de presidir a Petrobras. Tenho plena consciência disso e sou muito grato a que, por um período de dois anos, essa honra única me tenha sido conferida por Vossa Excelência.
 
Quero finalmente registrar o meu agradecimento ao Conselho de Administração, meus colegas da Diretoria Executiva, minha equipe de apoio direto, os demais gestores da empresa e toda força de trabalho que fazem a Petrobras ser a grande empresa que é, orgulho de todos os brasileiros.
 
Respeitosamente,
 
Pedro Parente”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O sujeito é um lesa pátria

    O sujeito é um lesa pátria confesso.

    Cumpriu o que foi contratado para fazer que foi vender

    ativos entregando o patrimônio do POVO as empresas 

    petrolíferas estrangeiras e dando lucro nunca antes 

    visto aos investidores privados da empresa. Pagou 

    o que nem cobravam… bem estranho.

  2. padro parente é réu confesso
    padro parente é réu confesso do crime que cometeu com a petrobrás.
    se fosse com a mariella, o caso já estaria elucidado.
    ele tem que indicar os mandantes do crime.

  3. padro parente é réu confesso
    padro parente é réu confesso do crime que cometeu com a petrobrás.
    se fosse com a mariella, o caso já estaria elucidado.
    ele tem que indicar os mandantes do crime.

  4. A Política de preços da Petrobrás.

    A manutenção da política de preços da Petrobrás, a despeito de toda a pressão contra, indica que o governo é refém dos contratos de compra de derivados que fechou com os americanos. Devem estar previstas altas multas, como sempre em desfavor da estatal. Outra coisa que deve estar impedindo a decisão de rever a política de preços deve ser o grande volume contratado. São informações guardadas a sete chaves pelo governo entreguista.

    1. ótima sacada…

      de repente o que se tem realmente guardado a sete chaves, com lava jato, golpe, com tudo,

      é um mercado de multas bilionárias

    1. mm

      Entregou meeeesmo! A começar pelos 10 bi aos investidores yankees.

      Depois de falar ao temer Deus me disse que faltou entregar algo mais.

  5. Entregou tudo o que prometeu?

    Ele poderia ser bem especifico em o quê prometeu e para quem prometeu.

    Aproveito a oportunidade para um questionamento:

    Sendo este sr. dono de uma empresa de gestão de fortunas de 140 familias, não seria questionavél, juridico, ética ou moralmente, a sua posição como presidente da Petrobras e Conselho da BM&F?

    Não teria este sr. informações previlegiada na ocupação destas posições?

    Não teria este sr. com estas informações beneficiados os seus clientes?

    E este beneficiamento não estaria a prejudicar o erario publico? E estas familias quem são?

    Foram elas beneficiadas com a antecipação de pagamento de dividas da petrobras ou o acordo realizado no ambito da justiça americana?

    E se houve não cabe um processo por gestão fraudulenta?

    E em se tratando de Petrobrás os meninos de curitiba não devem investivar? Uma vez que no acordo com a justiça há a implementação de gestão de compilance?

    Perguntas… Perguntas… Perguntas….

    Será que terei respostas….

     

    1. Escolhas e entregas
       

      Ele foi escolhido justamente pela sua experiência em administrar a riqueza dessas famílias e como dinheiro chama dinheiro, para aumentar riquezas vai-se busca-la onde ela está, não importando de quem seja.

      E sobre a “lisura” e objetivos da lava-jato é mister que não sejamos inocentes.

      Ela é evidentemente oportunista e essencialmente econômica.

      Ou v. acha que uma pessoa com a capacidade e formação do glorioso magistrado lavajateiro e sua equipe  estaria com esses poderes todos se soubesse o que está fazendo?

  6. Este é um executivo?

    Recebe um programa pra lá de ruim e executa.

    Não escreve uma linha de sua lavra e concorda com toda merda a ser implementada.

    Coloca a sua “reputação” a serviço dos mui espertos amigos.

     

  7. Pizzaoil boy

    Entregue como combinado, disse serpente, o boy.

    Fruto de um trabalho de equipe coesa, passe de moro a $erra que devolve ao boy parente que agradece ao boca de suvaco, o treinador. E a galera faz uuhhhh ao comando de gavião, o buono vox.

    Hoje a festa é lá no meu apê, diz o arroz fino, o mineirinho cheiroso.

    GOOD BOYS 

  8. linchamento

    Quem promete o faz a alguém.

    Quem entrega, entrega alguma coisa.

    Um dia o povo saberá quem e o que.

    Restará uma dúvida: Muitos autores atribuem a origem da palavra ao coronel Charles Lynch, que praticava o ato por volta de 1782, durante a guerra de independência dos Estados Unidos, ao tratar dos pró-britânicos. Entretanto, é mais seguidamente atribuída ao capitão William Lynch (1742-1820), do condado de Pittsylvania, Virgínia, que manteve um comitê para manutenção da ordem durante a revolução, por volta de 1780.

  9.  
    “me sinto autorizado a

     

    “me sinto autorizado a dizer que o que prometi, foi entregue,”…

    Pedro Parente, em carta destinada a prestar contas dos ilícitos combinados, visando tornar palatável a entrega fracionada da Petrobras aos abutres do império do Norte. A missiva, ou seria uma peça publicitária(?). Essa peça epistorlar, não é apenas um pedido de demissão voluntária…tem coisa cheirando mau, por debaixo desses trapos.

    Pois muito bem, o tal Parente, sabe-se lá de qual “costa-quente.” O que é fato, é que o gajo demonstra nada temer, ao confessar publicamente ter cumprido sua parte nos trambique acordados com  o seu comparsa miShell Trêmulo, ora na chefia da súcia golpista que corroi, comendo o Brasil pelas beiradas.

    Primeiro, assaltaram o País, ora, realizam as operações de desmanches e partilha do espólio. Sendo o pre sal e a Petrobras, parcelas significativas do butim em que avançam no momento.

    Engraçado, tudo que não presta. Ao se examinar para buscar a origem, tá lá o FdP do Boca de Suvaco.

    Orlando

  10.  
    “me sinto autorizado a

     

    “me sinto autorizado a dizer que o que prometi, foi entregue,”…

    Pedro Parente, em carta destinada a prestar contas dos ilícitos combinados, visando tornar palatável a entrega fracionada da Petrobras aos abutres do império do Norte. A missiva, ou seria uma peça publicitária(?). Essa peça epistolar, não é apenas um pedido de demissão voluntária…tem coisa cheirando mau, por debaixo desses trapos.

    Pois muito bem, o tal Parente, sabe-se lá de qual “costa-quente.” O que é fato, é que o gajo demonstra nada temer, ao confessar publicamente ter cumprido sua parte nos trambique acordados com  o seu comparsa miShell Trêmulo, ora na chefia da súcia golpista que corroi, comendo o Brasil pelas beiradas.

    Primeiro, assaltaram o País, ora, realizam as operações de desmanches e partilha do espólio. Sendo o pre sal e a Petrobras, parcelas significativas do butim em que avançam no momento.

    Engraçado, tudo que não presta. Ao se examinar para buscar a origem, tá lá o FdP do Boca de Suvaco.

    Orlando

  11. Na sua carta de renúncia,

    Na sua carta de renúncia, Pedro Parente disse que entregou o que prometeu. Não sabemos exatamente quais promessas o ex-presidente da Petrobras fez e a quem elas foram feitas. Mas sabemos exatamente quais são os resultados da gestão dele à frente da petrolífera brasileira: o Brasil ficou mais pobre e perdeu sua autoconfiança, a nação está dividida e politicamente instável. Não foi por acaso que chamei Parente de “o destruidor do Dharma” https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/pedro-parente-o-destruidor-do-dharma-por-fabio-de-oliveira-ribeiro.

    1. sobre recursos e resultados…

      hoje já podemos dizer que nem tivemos tempo de ter e ele já saiu repartindo e entregando

      foi colocado lá pra isso, para trabalhar fora da empresa, digamos assim, mas sem destruí-la, porque são coisas que não se encontram dentro da empresa, de qualquer empresa

      para o ciclo de vida ou de valor das ações, recursos e resultados, por mais esdrúxulo que possa parecer,

      são coisas que não são, se tornam

      percebeu? se antecipam e sugam ou se beneficiam ao máximo

      depois que fez isso, pode pedir demissão que não vai fazer a menor diferença para o país ou empresa

      o segredo é não deixar que quem o substituiu faça o mesmo

      percebeu? vem um, vem outro, vem vários iguais, e aí sim ficamos com o risco de quebra, de destruição total

       

  12. Re: Amoraiza

    Hoje ao conversar com uma senhora num ponto de ônibus, percebi o que estrago os meios de comunicação fizeram nas mentalidades….

     

     

    Ela: tô vindo do Hospital, e tá triste vê o povo nos corredores, sem atendimento

     

    Eu: vai ficar pior, pois o governo que ai está, é prá isso mesmo

     

    Ela; foi o  Lula que causou tudo isso, ele acabou com a Petrobrás…

     

    Eu: a senhora se informa através de que, a senhora sabe qual era o valor da Petrobrás antes e depois de Lula….a senhora sabe qual era o salário antes e depois de Lula….a senhora sabe qual foi a evolução do PIB até 2014 quando o pais começou a ser destroçado pelo Moro e CIA….

     

    Ela; ninguém presta, por isso .ele tá preso porque roubou bilhões de reais…..o Moro vai prender todo mundo….

     

    Eu: quem rouba no atacado, o Paulo Preto acabou de ser solto duas vezes em poucos dias….o Moro hoje soltou o delator do MDB….quem rouba na casa do bilhão de reais jamais será preso.

     

    Ela(alterada): eu sou bem informada, não adianta você me dizer essas coisas

     

    Eu: O Moro está envolvido numas falcatruas ai, acompanhe a CPI da Máfia das Delações, o Tacla Duran…

     

    Ela (bastante alterada)….

     

    Eita lasqueira……pelo vivido hoje deu prá ver o quão é importante o Poder Verbalizador, de verbalizar a realidade, de criar subjetividades: agora é esperar a Ana Maria Braga com seu colar de….batatas inglesas….kkkk

     

    Imagem relacionada

    1. Colar de tomates da namaria
        

      José Carlos

      cada geração procura a crise que precisa.

      Quando o desespero estiver insuportável, a ficha vai cair.

      Nem mesmo a globo vai durar para sempre.

      Vamos aguardar e nos resguardar.

      Estejamos alertas.

      Abraços

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador