O sacrifício, por Lauro Allan Almeida e Anderson Barreto

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Agência Brasil
 
O sacrifício
 
por Lauro Allan Almeida e Anderson Barreto
 
Depois do rei, a peça mais importante do xadrez é a rainha. Por isso, a jogada mais ousada é aquela em que se entrega a rainha para vencer o rei adversário. Este movimento é conhecido como “sacrifício”. Foi exatamente isso que a oligarquia financeira fez com a demissão de Pedro Parente. Considerado o pilar da atual política entreguista da Petrobrás, blindado pelo governo, os grandes capitalistas entregaram Parente como um voto de desconfiança no governo e como uma ousada jogada para retomar a iniciativa frente ao cenário de balcanização política atual. Para a surpresa de todos, deixaram claro que não brincam em serviço.
 
Parente foi sacrificado no altar do mercado voluntariamente e com honrarias de herói. Seus partidários disseram que ele foi até o fim para manter a independência da Petrobrás frente à potencial ingerência política do governo Temer.

 
O campo progressista, interpretou o acontecimento como uma vitória. Corretamente pautou avançar rumo à mudança na política da Petrobrás. Os petroleiros entraram no jogo, fizeram o bom combate, tomaram a iniciativa e pautaram a conjuntura. O resultado, contudo, foi ambíguo. Se por um lado a queda de Parente tem relação direta com a paralização dos caminhoneiros e com a greve dos petroleiros, por outro, o seu rápido desfecho (em questão de horas) deu outro significado ao acontecimento. O mercado financeiro deu uma reviravolta no jogo entregando a rainha. Fica claro que a queda de Parente não significa qualquer mudança na atual política da Petrobrás.
 
A sua rápida substituição por Ivan Monteiro, agente alinhado com mercado financeiro internacional, tende a aprofundar a política entreguista. Portanto, o significado e o alcance do acontecimento é o de consolidar no interior da Petrobrás o método de “governança corporativa”: troca-se o gestor de plantão (CEO) se os investidores entenderem que há qualquer ameaça aos seus interesses, reais ou imaginadas. E mais, seus ditames são agora apresentados como difusos, impessoais, e apolíticos, daí sua eficiência. É o poder do capital, puro e simples. Com isso o setor financeiro pretende impor à força seus interesses à demais frações da burguesia. Terá sucesso nesta empreitada? Ainda não sabemos.
 
A queda de Parente representa o triunfo da “governança corporativa” dentro da Petrobrás. O governo já não manda em nada. Parente sai por cima, com moral, como se estivesse sendo sabotado pelo governo. Este mesmo governo que até o momento era o comitê dos interesses gerais do mercado financeiro. Ironicamente, portanto temos uma traição consumada: Temer foi abertamente sabotado pela aristocracia financeira e se vê completamente isolado. O presidente reafirma seu compromisso com a política econômica atual. Diz que não vai ceder. Balbucia argumentos para tranquilizar os ânimos. Mas ninguém mais se importa com o que ele tem a dizer. Aliás, qual seria a utilidade desse governo uma vez que todos já o abandonaram?
 
Lauro Allan Almeida e Anderson Barreto – Militantes do Levante Popular da Juventude
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comentários

    Isso ai merece algum comentário?

    Quer só um exemplo?

    “Parente sai por cima, com moral, como se estivesse sendo sabotado pelo governo”.

    Se alguém concordar com isso, comente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador