Organização diz que FBI incentivou atos terroristas em operações infiltradas

O relatório da Human Rights Watch cita o caso de Rezwan Ferdaus, condenado a 17 anos de prisão por planejar um ataque contra o Pentágono com pequenos drones carregados de explosivos

Jornal GGN – Relatório da Human Rights Watch afirma que o FBI encorajou e até pagou muçulmanos americanos para cometer atentados em operações infiltradas. A organização estudou 27, analisando os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas e considera que metade das condenações são resultado de operações infiltradas. Muitas das pessoas nunca teriam cometido um crime, se as forças de ordem não as tivessem estimulado, impulsionado e até mesmo pago, para cometer atos terroristas”, disse Andrea Prasow, uma das autoras do trabalho.

Enviado por Rodolfo Machado

Do Terra

FBI incentivou atos terroristas em operações infiltradas

O FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado nesta segunda-feira.
 
Em muitos dos 500 casos de terrorismo analisados por tribunais americanos desde 2001, “a promotoria americana e o FBI tiveram como objetivo muçulmanos americanos em operações clandestinas de contraterrorismo abusivas, baseadas na condições religiosa ou étnica”, denuncia o informe da HRW.

 
A conceituada organização estudou 27 casos, com a ajuda da Escola de Direito da Universidade da Columbia. Foram examinados os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas. Foram compilados 215 testemunhos, entre acusados, processados, advogados, juízes e promotores.
 
“Em alguns casos, o FBI pode ter criado terroristas a partir de pessoas que respeitavam a lei, ao sugerir a ideia de realizar ações terroristas ou ao encorajar o alvo a agir”, diz o texto, que considera que metade das condenações são resultado de operações infiltradas. Em 30% dessas situações, o agente infiltrado joga um papel ativo na tentativa de atentado.
 
“Muitas das pessoas nunca teriam cometido um crime, se as forças de ordem não as tivessem estimulado, impulsionado e até mesmo pago, para cometer atos terroristas”, explicou Andrea Prasow, uma das autoras do trabalho.
 
O relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh (Estado de Nova York) acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar americana. De acordo com o juiz do caso, o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”, transformando em “terroristas” pessoas “de uma bufonaria digna de Shakespeare”.
 
Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais.
 
Outro do caso apresentado é de Rezwan Ferdaus, de 27 anos, condenado a 17 anos de prisão por pretender atacar o Pentágono com pequenos drones carregados de explosivos. Um agente do FBI reconheceu que Fergus apresentava “claramente” problemas mentais, mas que isso não impediu o policial infiltrado de planejar o atentado.
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. inclusive o 11/9/01

    ataques terroristas interessam aos reacionários estadudinenses que transformaram os eua nesse arremedo de democracia; a indústria de armas que os financia; a indústria do petróleo; estocadores de ouro etc etc.

    enfim, financiá-los é um negócio muito lucrativo para alguns.

  2. Nós não precisamos do FBI

    Nós não precisamos do FBI para fomentar ações terroristas e criminosas contra nosso próprio povo e o nosso país, já temos o psol para fazê-lo. 

    Esse “partido político” que não ganha nas urnas, e por isso tenta incendiar o país através de seus asseclas mascarados ou não, contavam que iriam se refugiar no Uruguai para de lá comandar o banditismo no lado de cá da fronteira.  

     

    1. Hummm, sei não, mas acho que

      Hummm, sei não, mas acho que quem tem a mídia que existe no Brasil não precisa de FBI ou CIA. Por estas bandas a mídia golpista faz todo o serviço sujo, inclusive o de incentivar manifestações contra a Copa, que para o azar deles, não vingaram com a força que eles queriam, e a Copa foi um sucesso. O PSOL e outros têm o direito legítimo de manfestar contra o governo. Muito pior é a mídia tucana e golpista, que tenta se fazer de neutra, mas age contra o povo brasileiro o tempo inteiro.

  3. Papel do Diabo que tenta pelas fraquezas

    Tem uma regra que se um sujeito é fraco para a bebida, não beba perto e nem lhe ofereça. Se é um punguista, não deixe objeto de valor a vista. É para proteger a pessoa dele mesmo. O que o FBI fez foi coisa de cafajeste.

  4. Caro Nassif e demais
    Por que

    Caro Nassif e demais

    Por que será, que todos que protestam contra os EUA, já é tachado de pessoa com problemas mentais?!

    Faz parte do manual deles?

    Saudações

  5. Nennuma novidade. A elite de

    Nenhuma novidade. A elite de Atenas odiava a democracia no século IV aC exatamente como a elite norte-americana a detesta na atualidade. A únida diferença entre as duas elites é que a ateniense tinha coragem de atacar abertamente a democracia (caso de Platão, por exemplo) enquanto os norte-americanos prefenrem dizer que a estão “defendendo a democracia” justamente quando se esforçam para sabotá-la e para destruir as liberdades civis. 

  6. Bem típico da “democracia”

    Bem típico da “democracia” americana. Viu, Gunter? Mas, na verdade, sabíamos disso desde que nos conhecemos como cidadãos, claro, conscientes.

  7. injusto é botar o grande

    injusto é botar o grande shakespeare no meio dessa canalhice típica e dizer que “isso (transformar cidadãos em terroristas)é bufonaria  digna de shakespeare”. acho que maculam o nome do poeta.

    esses bufões do fbi são flibusteiros a serviço do esquema de segurança militar estadunidense e, como muitos já disseram aqui nos comentáriosm, o brasil nem precisa deles.o macartismo nasceu no fbi….quer mais canalhice do que essa?

    porque a orquestra bufônica tucano-midiática toca a mesma nota há anos e um dos exemplos personalizados é um cara da globo, o willian waack, que seria pau mandado dos americanos no brasil, segundo antigas fofocas na internet.

    e os da privataria tucana? é claro que estaria equivocado ao dizer que este esquema entreguista seria digno da ironia machadiana.

    essas canalhices todas estão acima das definições – mesmo as geniais!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador