Parlamentares querem que Cunha se explique sobre corrupção

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Um grupo de parlamentares se reúne no Salão Verde da Câmara dos Deputados para cobrar explicações do presidente da Casa, Eduardo Cunha, sobre a suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e seu afastamento do cargo. Nesta quarta (30), o Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil os autos da investigação contra Cunha.
 
O órgão de investigação suíço encontrou contas bancárias em nome de Cunha e de parentes dele no país e remeteu à Procuradoria-Geral da República a investigação aberta contra o parlamentar na Suíça, passando a ser investigado aqui por suposto recebimento de propina na operação Lava Jato.
 
“As informações do MP da Suíça relatam contas bancárias em nome de Cunha e familiares. As investigações lá iniciaram-se em abril deste ano, e houve bloqueio de valores”, disse a PGR, informando a transferência dos autos da investigação para o Brasil, por meio de acordo de cooperação, vai permitir a efetividade das apurações, uma vez que Cunha não poderia ser extraditado em possível condenação no país europeu.
 
Em resposta, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que não iria comentar as denúncias. “Não vou comentar, porque não vi nada. O dr. Antônio Fernando de Souza [advogado de defesa de Cunha] vai emitir uma nota”, restringiu-se a dizer. 
 
“Não falo sobre esse tipo de situação. Está muito claro para mim que a cada dia sempre surge uma coisa nova. Minha escolha já está feita há muito tempo. O terreno que tenho para atuar e poder promover a verdade dos fatos será sempre o Supremo Tribunal Federal e meu porta-voz será sempre meu advogado. Não há o que falar. Não falarei. Amanhã vai surgir outra e depois de amanhã mais uma”, completou.
 
Em nota, o advogado disse que a defesa de Cunha “desconhece qualquer procedimento investigatório realizado naquele país [Suíça]. Por tal razão, está impedida de tecer comentários acerca dos supostos fatos noticiados”.
 
O presidente da Câmara tinha uma viagem marcada para esta quinta (01) à Itália, para falar em nome dos parlamentares brasileiros em evento internacional. “Sua participação neste e em futuros eventos também será alvo de críticas, com os cartazes amarelos que já estão virando marca dos protestos dos deputados contra o atual presidente da Câmara”, publicou o PSOL em nota sobre a manifestação de hoje dos parlamentares.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. boca fechada não sai m…


      como dizia um professor, “pelo dedo se conhece o gigante e pelo caderno se conhece o aluno”.

      acrescentaria: pelo comentário se conhece o energúmeno.

  1. Falta mais o que para o Janot pedir ao Supremo o afastamento…

    Falta mais o que para o Janot pedir ao Supremo o afastamento dessa criatura das trevas da presidência da Câmara?

  2. se começou nas alturas…

    sinal de que essa conexão suíça ainda vai pegar muita gente

    por lá eles operam dessa forma mesmo, pulando deputados, senadores e até governadores

    tremei pilantrada

  3. Dá explicação ?
    Esse Eduardo

    Dá explicação ?

    Esse Eduardo Cunha tem que meter o pé, vazar, sair batido, ir embora, ser expurgado, despedido, despejado, carregado, transladado, abduzido, arrebatado, jogado fora da Câmara.

    Gritando bem alto para todos ouvirem. VAI EMBORA !!!!

    Não tem que dá mais explicação nenhuma.

  4. interpol

    será que esse sujeito, eduardo cunha também já está na mira da interpol?

    se estiver, esse é o cara e a cara da câmara dos deputados.

    se não estiver, será por questão de tempo: ao que parece, pouco tempo, pelo monte de contas que já foram secretas, que o indigitado tem na suiça.

    pelo sim, pelo não, o honrado presidente da honorável câmara dos deputados do brasil, por grande amor à patria, exatamente como o igualmente honrado presidente da honorável confederação brasileira de futebol, marco polo del nero … ambos apaixonados pelo brasil, não deixarão a pátria nem para comprar bugigangas no paraguai.

    … “somos milhões de cunha” …

    seria cômico se não fosse patético.

    1. Sim, começa aí

      Começa dizendo que vão aparecer mais coisas, e termina dizendo que ele não vai falar sobre nada.

      Em suma, exploda-se quem quiser, Cunha segue imperial como Carlos…

  5. Bem feito, estou adorando

    Mas vai demorar para cair, se é que vai cair, pois seus colegas não são melhoresdo que ele (com as exceçoes de praxe).

  6. Passou da hora de Cunha sair

    O que estão esperando para tirar esse picareta Cunha e seu apoiador Aético do poder? O mandato de prisão da INTERPOL? Por que a justiça aqui no Brasil é tão seletiva? Só são investigados os 4 Ps?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador