Peças fundamentais da equipe de FHC voltam a ocupar postos chave no MEC

Mendonça Filho nomeia Maria Helena Guimarães, ex-presidente do Inep e uma das idealizadoras do programa de educação de Aécio Neves, como secretária executiva.

Por Caio Zinet, do Centro de Referências em Educação Integral 

O ano é 2016, mas dentro do Ministério da Educação (MEC), poderia ser 1996. O novo ministro, Mendonça Filho (DEM-PE), nomeou duas figuras que tiveram papel destacado durante quase toda a gestão educacional do governo Fernando Henrique Cardoso e, na sequência, ocuparam cargos em governos estaduais do PSDB.

Para a secretaria executiva, que cumpre um papel fundamental dentro do ministério, foi nomeada a professora Maria Helena Guimarães, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) entre 1996 e 2001 e, em 2002, foi secretária executiva do MEC. Na época, fazia parte de sua equipe outra figura que regressa ao MEC depois de 14 anos: Maria Inês Fini.

Fini foi diretora de avaliação do Inep entre 1996 e 2002, será a nova presidente do Instituto que, entre outras incumbências, organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza pesquisas censitárias em âmbito nacional, destacando-se oCenso Escolar.

Maria Helena, o braço direito

Depois de sair do MEC, Maria Helena Guimarães assumiu diversos cargos nos governos estaduais de Geraldo Alckmin e José Serra no estado de São Paulo. Entre 2003 e 2005 foi Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Em 2006 comandou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento e entre 2007 e 2009 chefiou a Secretaria de Educação.

A gestão de Maria Helena no comando educacional do estado de São Paulo ficou marcada, em 2008, pela implementação do polêmico processo de bonificação por mérito para os professores da rede estadual. Uma das propostas do presidente interino, Michel Temer, é justamente aprovar um sistema de bônus em âmbito nacional para os docentes da educação básica.

Segundo o site da Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Maria Helena Guimarães “fez parte da equipe que formulou o programa de governo do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, sendo responsável pelas políticas na área de educação”.

Já Maria Inês Fini teve um papel importante na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Segundo informação do seu perfil na rede social Linkedin, ela coordenou entre 2007 e 2010 o Projeto São Paulo Faz.

De acordo com o site da Secretaria Estadual de Educação de SP, o programa foi “responsável pela implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, formatado em documentos que constituem orientações para o trabalho do professor em sala de aula e visa garantir uma base comum de conhecimento e competências para todos os professores e alunos”.

Além de fazer parte das gestões tucanas, Maria Inês Fini foi consultora da Fundação Roberto Marinho, diretora do Pisa no Brasil, membro do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No período em que ficaram a frente de importantes políticas do MEC, Maria Inês e Maria Helena foram responsáveis entre outras coisas pela implementação do Exame Nacional de Cursos, o antigo Provão, para avaliação de universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Nacional de Informação Educacional, que contempla os censos escolares e a produção de estatísticas educacionais.

Ensino Superior 

O novo ministro nomeou hoje (18/05) o novo titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério de Educação, Maurício Costa Romão. Economista de formação ele é consultor do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau.

Uma das atribuições do cargo de Romão é regular o funcionamento do ensino superior, público e privado, o que inclui, por exemplo, a definição sobre a expansão do número de vagas e fechamento ou abertura de cursos.O instituto é ligado ao grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos de educação superior privada do país e uma das quatro empresas da área com capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A incelência da educação em

    A incelência da educação em SP é a garantia do resultado. Nessa hora, fujam para as montanhas é um conselho de valor.

  2. Da água para o vinho

    Carta de Manu dirigida ao seu pai, o deputado Paulo Teixeira:

    https://ninja.oximity.com/article/Carta-ao-meu-pai-mensagem-da-filha-do-1

    Querido Pai,

    A democracia que vivi nesses vinte e tantos anos de vida foi presente seu e dos camaradas que lutaram ao seu lado.

    Pra mim, foi uma vida inteira.

    Pra vc, intervalo de tempo de um sorriso ínfimo de quando beija-flor visita e vai embora.

    Agora, segue uma estrutura politica maquiada de democracia. Mas por dentro, sabemos que eles voltaram: são filhos geracionais dos senhores de engenho, das oligarquias cafeeiras, filhos dos militares de 64, donos dos grandes meios de comunicação do pais, fazendeiros escravocratas…

    Pai, se estiver cansado, passa a tocha na minha mão, descansa. A luta agora é com a minha geração. Tenho aproximadamente a tua idade quando começou a militar nas comunidades eclesiais de base; carrego um tanto da sua energia aqui dentro, agora é minha vez.

    Se do contrário, ainda tem força, vou ter a honra de lutar ao seu lado. E continuar empenhando esforços para implantar uma democracia madura, talvez pronta apenas pros teus netos.

    Meu velho pai, tão novo na aparência e nos sonhos, o sonho da democracia plena ainda não acabou. Nossa nação é jovem, acredito que ainda vai sofrer tiranias violentas até se rebelar. A gente ainda mata índios e negros, como nossos colonizadores. A gente ainda cala e subjuga as mulheres, tal qual fazemos com animais. Somos séculos de atraso.

    Mas as leis terão valores, pois as pessoas serão mais esclarecidas. Nada impede que façamos o novo nascer.

    A responsabilidade de fazer parte da estrutura politica do país deve ser onerosa e ingrata.Sei que há pesos em seus ombros, mas por onde passa você deixa apenas flores.

    Obrigada por lutar com seus companheiros para que eu pudesse crescer numa democracia, ou melhor, num rápido ensaio de democracia.

    Obrigada por me ensinar o valor do bom combate.

    A luta continua.

    Com amor e gratidão da filha que te ama

    Manu

  3. Caro Nassif
    De forma

    Caro Nassif

    De forma acelerada, os fantasmas da reação, ocupam seus postos.

    Nada melhor, do que um Brasil novo, com a tropa de choque dos reacionários em ação total.

    Eles tem presa no retorno.

    Saudações

  4. Nenhuma das duas conseguiu
    Nenhuma das duas conseguiu tirar a Educação Estadual de SP do atoleiro que os tucanos criaram. Basta ver os índices educacionais. Basta ver as manifestações dos alunos. Conseguiram destruir até as ilhas de excelência, que são as escolas técnicas.

    Não houve ainda um gestor do Ministério da Educação que se igualasse em competência e realizações com Fernando Haddad. Se nem o PT conseguiu ir além do ponto em que Haddad chegou, espera-se o pior de um grupo que é, acima de tudo, mal intencionado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador