Pela nona vez consecutiva, Copom mantém Selic a 14,25%

Jornal GGN – Ontem (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa Selic em 14,25%. Assim, a taxa básica de juros permanece no mesmo nível desde o final de julho do ano passado.

O Banco Central utiliza a Selic como a principal ferramenta para manter a inflação sob controle. Medido pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou 8,74% no acumulado de 12 meses encerrados em julho. A estimativa do BC é que a inflação fique em 6,9% no final do ano, mas o mercado prevê que ela fica acima dos 7%.

A manutenção da Selic no mesmo patamar de 14,25% foi criticada por sindicat

os de trabalhadores e entidades patronais. Para a Força Sindical, o governo perde a chance de sinalizar de maneira positiva para o setor produtivo, acrescentando que os juros altos são “uma forma de concentrar cada vez mais renda nas mãos dos grandes banqueiros e rentistas.

Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também criticou a manutenção da taxa, mas disse entender a “cautela” do Banco Central em razão do momento político. A Fecomercio do Rio de Janeiro crê que os indicadores econômicos, como a queda do Produto Interno Bruto (PIB) sinalizam para uma possível redução da Selic nos próximos meses.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador