Políticas Macroeconômicas para Saída da Crise, com Ernani Teixeira

Políticas Macroeconômicas para Saída da Crise, com Ernani Teixeira 

por Josias Pires

Um painel esclarecedor sobre a natureza política e econômica da atual crise em que estamos mergulhados pode ser vista nesta palestra do professor Ernani Teixeira, que fez mestrado e doutorado sob orientação da professora Maria da Conceição Tavares, tem larga experiência na educação universitária e na gestão pública. Ele argumenta que o cavalo de pau na economia coordenado pelo empregado do Bradesco Joaquim Levy, com o apoio de Dilma, abriu as portas para o desmonte do Estado brasileiro. Teixeira demonstra como a crise começou por iniciativa do próprio governo Dilma patrocinando simultâneos choques de preços, de cambio, de crédito, de juros forçando e criando as bases para uma tremenda reação do mercado financeiro, que se articulou num plano neoliberal – este sim, com apoio internacional, que visa retirar o Estado completamente da cena econômica. 

Ernani faz reflexão indispensável sobre as relações entre economia e poder e nos interroga sobre o fato de estarmos vivendo numa democracia tutelada.

A palestra foi postado ontem (dia 16) no YouTube pelo Canal do Instituto de Economia da UFRJ e o seminário foi realizado em Novembro do ano passado, 

A expectativa de Ernani Teixeira é de que o debate eleitoral de 2018 possa recriar as possibilidades para uma saída da crise que ponha limites ao plano neoliberal. O assassinato da vereadora Marielle, a depender das consequencis que se desenrolarão nos próximos dias, poderá ser o fator que os golpistas estavam procurando para adiar as eleiçoes, como apontou o jornalista Mino Carta. O fato é que infelizmente estamos constatando que o italiano Antonio Gramsci estava coberto de razão quando disse que a falha da esquerda abre as portas para o fascismo. O abismo parece-nos agora irremediável.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador