Políticos são a maioria dos médicos condecorados por Temer e Ricardo Barros, por Aracy Balbani

Políticos são a maioria dos médicos condecorados por Temer e Ricardo Barros

por Aracy Balbani

Em 27 de março, Michel Temer e o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, condecoraram 49 médicos com a medalha da Ordem do Mérito Médico. Segundo o Governo Federal, “o título é concedido àqueles que durante a carreira destacaram-se por ações notáveis, que contribuíram para o desenvolvimento da saúde em diversos âmbitos beneficiando a população brasileira”. O mérito é avaliado “pelo exercício da profissão, pelo magistério da medicina, ou pela autoria de obras relevantes para estudos médicos”.

Houve uma homenagem póstuma a Ivo Pitanguy. A medalha no grau de Grã-Cruz foi entregue a Gisela Pitanguy, filha do cirurgião plástico.

Políticos foram a maioria dos agraciados por Temer e Barros. Dos 49 médicos que ganharam medalhas, trinta são deputados federais. Entre os homenageados estão os parlamentares: senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Waldemir Moka (PMDB-MS), deputados federais André Fufuca (PP-MA), Raquel Muniz (PSD-MG), Vitor Lippi (PSDB-SP), Juscelino Silva (DEM-MA) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e os prefeitos de Juazeiro (CE), Arnon Bezerra, e de Londrina (PR), Marcelo Belinati.

Também receberam a insígnia: o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira, o Presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, o Presidente da Fundação Hospital da Agro-Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, Edgar Antunes Neto, o Presidente do Conselho Estratégico Biomanguinhos, Aki Homma, e o diretor do Instituto Evandro Chagas Pedro Vasconcelos.

Atuação profissional à parte, no âmbito da vida pública alguns homenageados estão envolvidos em denúncias de improbidade administrativa. A deputada Raquel Muniz foi condenada junto com o marido Ruy Muniz, ex-prefeito de Montes Claros. Ambos teriam ficado inelegíveis. O prefeito Arnon Bezerra responde a ação civil pública do Ministério Público do Estado do Ceará e é investigado por nepotismo.

A lista completa com o mini-currículo dos condecorados pode ser acessada no portal do Ministério da Saúde, cujo conteúdo é agora assinalado como sendo protegido por copyright. O endereço eletrônico é:

http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42903-homenageados-com-a-medalha-da-ordem-do-merito-medico

A galeria de fotos da cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, pode ser vista na página da EBC:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/foto/2018-03/presidente-temer-entrega-insignias-da-ordem-do-merito-medico

Crédito das fotos: Marcos Corrêa, Presidência da República.

 

 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trata-se de um padrão nesse

    Trata-se de um padrão nesse governo Temer: a predominância, em tudo por tudo, dos interesses pessoais, políticos(na realidade, politiqueiros), em detrimento das causas públicas, e, como se constata agora com esse episódio, até mesmo quando envolve atos de natureza a-política, cuja justificação é estritamente o mérito.

    Seria interessante sabermos em que contribuíram para o avanço da medicina, personagens controversos e batidos da politicagem nacional, a exemplo de um Ronaldo Caiado, Darcisio Perondi, o meu conterrâneo Arnon Bezerra e os demais 27 deputados federais agraciados com o que seria o reconhecimento e a gratidão pelo mérito, e não uma reles prebenda. 

    Mais um capítulo desse drama de baixíssima qualidade que é o (des) governo Temer. Usurpador na raiz, mal intencionado nas concepções e criminoso na práxis.
     

  2. Quanto pior, melhor

    Curiosamente, quase todos que não são deputados/senadores/ministros/secretários de estado receberam a condecoração em grau de Comendador, abaixo do grau de Grande Oficial, generosamente distribuído a quem tem mandato parlamentar ou serve no primeiro escalão do executivo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador