Por que as pessoas não estão nas ruas contra Temer?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O portal The Intercept ouviu especialistas e populares sobre os motivos que garantem a Michel Temer uma relativa paz quando o assunto são protestos de rua. Mesmo colhendo resultados ruins em pesquisas de opinião, Temer não é mais alvo de manifestações de massa e tampouco tem o mesmo tratamento, por parte da grande mídia, que teve, por exemplo, Dilma Rousseff.

Para alguns dos entrevistados, Temer é, de um lado, blindado e, por outro, beneficiário final da desmobilização da sociedade insatisfeita com seu governo.

Do The Intercept

A APROVAÇÃO DE Michel Temer está na casa dos 10%, as taxas de desemprego não param de subir, a economia encolhe, o governo toma uma série de medidas impopulares e os homens de confiança do presidente estão mergulhados na Lava Jato. O cenário parece um barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento. Mas o presidente segue tranquilo sem ouvir o barulho das panelas.

A mobilização atual encontra-se restrita a setores organizados da sociedade.
No início da semana, questionamos os motivos do silêncio das ruas. Em entrevista ao The Intercept Brasil, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos,  afirmou que a mobilização atual encontra-se restrita a setores organizados da sociedade.  Já para o professor do Departamento de Gestão Pública da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Claúdio Couto, destacou o mau momento da economia, uma onda conservadora global, a polarização ideológica da sociedade que mina o diálogo político e uma grande imprensa que fez oposição a Dilma, mas é conivente com Temer.

Com a saída do PT do governo, o desaparecimento dos amarelinhos com camisa da CBF era esperado. Mas onde estão os movimentos sociais? E os sindicatos e partidos políticos de oposição? Por que não se mobilizam? Por que o povo não está nas ruas? Onde falha a mobilização da esquerda?

Selecionamos algumas das respostas dos nossos leitores que tentam entender a atual inércia dos que se encontram insatisfeitos.

Jair C. Nascimento

“Acredito que aquela esquerda, do começo do século, acomodou-se achando que já tinha feito a lição de casa e envelheceu (perdeu voz) nessa pretensa calmaria dos anos Lula-Dilma… Agora perderam a energia e a mobilização para mudar os rumos… Mas, como tudo no mundo é cíclico, talvez se recupere mais à frente, com uma nova roupagem!”

Pedro Lucchesi

“Acho que o “aquietamento” da esquerda está muito relacionado a uma falta de reconhecimento público, por parte de figuras de destaque, dos erros cometidos a frente dos últimos governos. A esquerda parece estar muito mais reativa do que propositiva e pouco autocrítica.”

Santiago M. Morita

“Enquanto a dita esquerda não fizer uma autocrítica e autorreflexão, ela vai ficar meio off por um tempo. Se o PT continuar como “carro-chefe” e sem um “mea culpa”, vão ficar sumidos por um tempo. O PT perdeu aquela militância porque se acomodou no poder e com o poder. Não manteve as pautas que defendia na teoria e, na prática, mostrou mais do mesmo com um pouco mais de ‘preocupação social’.”

Artur Tomaz

“Falta um líder que tenho apoio e empatia popular para mobilizar o povo. Falta um Brizola,um Miguel Arraes e um partido como era o PT nos anos 80.”

Marcia Maresti Lima

“Não estamos acovardados, fomos golpeados, estamos resistindo de diversas formas, mas não estamos organizados. Desmobilizados, sim.”

Priscilla Gummidge

“Não se acovardou, não. Tá é foda ir pra rua quando você sabe que a polícia tem salvo-conduto para descer o cacete, que a mídia vai te transformar num ‘vândalo’.”

Marcelo

“O que o Guilherme Boulos disse é o que penso, em termos de fragilidade da esquerda. Essa mídia e esse descolamento do povo. Só descola porque não faz parte. E quanto à mídia, tiveram tempo de reformular, mas só agora volta ao tema de mídia direitona.”

Queremos ouvir nossos leitores. Compartilhe conosco a sua opinião sobre a falta de voz do enorme número de insatisfeitos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Anestesia

    A imprensa criou um monte de teleguiados..e tem gente se dando conta agora da situação….estavam anestasiados..Logo passa a anestesia…e a dor volta

    1. Vontade de correr

      A vontade do povo precisa de motivo para surgir, quando tiver todo mundo com a água no pé do pescoço, vão correr, aí pode ser muito tarde. Eles não correram para ver a água da transposição chegando? Até os golpistas correram para ver, pois é.

  2. Agora prendem e arrebentam com os manifestantes

    Fico com a Priscilla Gummidge, acontece que agora a PM prende e arrebenta nas manifestações. Além de toda a desmotivação apos tantos traumas seguidos. Mas a gente esta atento e esse governo tem oposição sim, so não sai na grande e velha imprensa.

  3. fadiga do material

    desde as tais jornadas de junho de 2013, aprendemos que muitas das manifestações foram infladas pelo projeto golpista. Poderiam até ter um propósito, como o Passe Livre, mas o  engrossamento veio de trabalho profissional nas redes sociais, que eu aredito que teve coordenação dos órgão de inteligência e empresarial norte americano.

    Para a esquerda, maior detentora da prerrogativa de ira para as ruas, sobrou uma espécie de desligitimação da tática de mobilização. Por mais que se esforce, e sabe muito bem quanto custa colocar gente na rua mesmo não os pagando, a direita concegue mais gente, pois tem apoio da comunicação de massa e proteção policial.

    Não acho que a esquerda tenha que ir com tudo para as ruas. Acho que ela deve, novamente, criar um mecanismo de mobilização que não seja acessível pela direita.

  4. O meu palpite é que a

    O meu palpite é que a resposta é na verdade um conjunto de fatores que sozinhos não causariam a falta de reação mas juntos eles explicam claramente. Eu listo eles abaixo:

    – A população mal sabe o que está acontecendo realmente graças a massiva campanha de desinformação da mídia brasileira, de uma forma tão ampla e absurda que faria a Fox News corar de vergonha;

    – A população é “treinada” desde a infância para obedecer quem seja apontado como “líder” ou “especialista no assunto”, o que no caso brasileiro parece ser a mídia. Note-se que nesse treinamento não importa que o “líder” esteja totalmente errado, ele será seguido mesmo assim;

    – A população é “bombardeada” por um Macarthismo (ódio à tudo que seja “comunista”) tão venenoso quanto o que tentaram aplicar na minha terra nos anos 50;

    – O brasileiro médio é covarde demais para pegar em armas para defender a democracia quando preciso, que é o ponto aonde o Brasil está agora (vocês acham mesmo que podem resolver o problema na “justiça” brasileira? Sério? Não estão aprendendo nada com o circo que está sendo exposto pelas patéticas decisões do Sérgio Moro?);

    – Uma boa parte dos brasileiros é corrupta, individualista, escravocrata e se identifica com os criminosos no poder, defendendo-os na esperança de receber benefícios dos criminosos no poder;

    – E finalmente, não senti que os brasileiros em geral tenham um sentimento de pátria, de pertencer à um país e se sentir na obrigação de defendê-lo de inimigos externos e internos. A impressão que a maioria me dá é que querem enriquecer rápido, por qualquer meio mesmo que desonesto, e depois fugir do país.

     

    1. 1º fator – Ok;
      2º fator – Se

      1º fator – Ok;

      2º fator – Se há treinamento para obedecer cegamente, não há treinamento para distinguir entre certo e errado, ambos já estão pré-determinados;

      3º fator – Tentaram aplicar? Não conseguiram não?

      4º fator – Não faz o menor sentido, em razão dos fatores 1º e 2º;

      5º fator – Tirando o item escravocrata, os restantes aplicam-se aos indivíduos de qualquer povo no mundo, pois trata-se de uma generalização muito pouco inteligente;

      6º fator – De fato, não há sentimento de pátria. Cada grupo social sente-se brasileiro a sua maneira peculiar, e isso tem raízes históricas, sociais e econômicas muito profundas, para ser tratadas em um comentário de blog. Quanto a enriquecer rápido, mesmo por meio desonesto, também é aplicável a qualquer povo do mundo, inclusive o americano, cujo enriquecimento foi, em grande parte, obtido mediante genocídios, massacres, invasões, espoliações, e exploração – particularmente em terras estrangeiras.

      Somebody, go home!

    2. Há uma série de falácias nas tuas afirmações.

      1º) A população nunca teve tanto acesso a comunicação como tem nos dias atuais.

      2º) Nunca no Brasil e no mundo a desobediência e o voluntarismo foi tão estimulado.

      3º) Durante o período da Guerra Fria ou havia a informação oficial ou poderias recebê-la através de um panfleto mimeografado a contra-informação.

      As afirmações restantes também não concordam, póis as acho extrememente simplificadas e altamente egocêntricas, como tu estivesse acima do bem e do mal e não fizesse parte desta população.

      1. Eu simplifiquei bastante sim,

        Eu simplifiquei bastante sim, para facilitar o entendimento do que é importante e também porque detalhar exigiria páginas e mais páginas de texto para chegar na mesma conclusão. E para a sua informação eu realmente não faço parte da sua população, estou no Brasil faz algum tempo à negócios (e uso apelido para poder expor a minha verdadeira opinião sem correr o risco de atrapalhar estes negócios). Quanto ao suposto egocentrismo pense o que você quiser pensar dado que eu não comento para agradar egos (se eu quisesse agradar eu escreveria mentiras doces ao invés de fatos feios)

    3. Você está certíssimo,somebody
      Os colegas parecem confundir a realidade de uma minoria com formação, cultura e engajada, com a esmagadora maioria da população. O brasileiro médio não teve boa educação, foi criado sob uma cultura de corrupção, lei de Gerson, luta sem escrúpulos pela sobrevivência, ausência de Estado, vergonga de ser brasileiro. A maioria dos brasileiros não tem formação pra buscar segundas e terceiras fontes na internet. Mal sabem interpretar textos. Sua informaçáo é o que o Jornal Nacional diz. Somos sim acostumados desde pequeno à necessidade e trivialidades de jeitinhos e desobediencias à Lei. E, principalmente, nunca fomos um povo: somos uma miriade de povos de toda parte que vieram pra cá por necessidade ou contra a vontade. E apenas queremos enriquecer ou sobreviver. Somos um catadão de etnias presos aqui pelo destino,,uns contra os outros. O povo brasileiro, com raras exceções, não reage, não entende, apenas sobrevive.

      1. Prezado Gil, já escrevi esse

        Prezado Gil, já escrevi esse texto mais de uma vez (rs). Pois também entendo que o maior problema de um país com heteregeneidade de raças como o nosso, é a maioria entender a necessidade de união para um fim comum. Sem contar que a belicosidade dos brasileiros deve ser alguma coisa próxima do Haiti, basta participar de uma reunião de condomínio para confirmar essa nossa tese. Ou seja: estamos fadados ao caos. Qualquer Cunha da vida leva tudo que quiser. Triste realidade, que teremos muita dificuldade de romper. Precisaríamos de alguma catastrofe ou de algum acontecimento histórico extremamente forte para nos acordar para a humildade e assim nos unirmos. Sem isso, esqueça!

  5. acredito que é porque estão perdidos…

    perdidos em uma grande concorrência de quem foi mais imbecil

    sem falar que arrependimentos não motivam selfies

    1. mas na esquerda tem disso também…

      como estão bem nos seus microblogs, dão-se por satisfeitos, felizes e amados

      isso para não colocarem que se foda o país

  6. imprensa, além de ter criado…

    equipou com maquininhas de esconder carências de toda espécie, mas principalmente afetiva

    nossa sociedade já era

    mas, endividadas, pode ser que volte a se movimentar……………………….quando abutres caírem em cima

    governo golpista distribui dinheiro que sempre foi deles, trabalhadores, e eles, muitos, acreditando que agora temos um governo “bondoso”

    Temer – O odiado mais bondoso que já tivemos

     

  7. Alberto Carlos Almeida no Manhattan Connection

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=FlBUcqXWDBE%5D

    Publicado em 2 de nov de 2014

    O cientista político Alberto Carlos Almeida foi convidado do programa Manhattan Connection da Globo News (que mais parece display de padaria) e rebateu sistematicamente as tentativas ignóbeis de relacionar a eleição de Dilma a uma suposta ignorância do nordestino e de querer classificar a vitória do PT como uma tentativa de dominação do estado, com argumentos e profundo conhecimento do assunto.
    A surra teve que ser interrompida bruscamente com Caio Blinder gritando: “corta a cabeça desses caras aí”…
    Tempos difíceis para os coxinhas…

     

  8. A população não tem a mínima
    A população não tem a mínima formação / informação política. Ela não entende o que está acontecendo,a mídia criou uma realidade paralela e a população não consegue escapar e nem sabe que isto existe.

  9. Enrrustidos.

       É simples ,para mim. Marta , Chico Alencar , Jose Eduardo Cardozo , e agora o Karnal. Basta um ¨vem¨, para o cachorrinho abanar o rabo.Sómente Lula tem o crédito do povo.

  10. Há vários motivos que não foram nominados.

    Há vários motivos sólidos que induzem a população a inércia, um deles e pouco falado é que comecei a escrever em um texto que pretendo desenvolvê-lo de melhor forma em Blog próprio, o que denominei “Retribalização ou a volta da tribalização e seu uso para a falência das organizações partidárias“.

    O texto é uma mera atualização da velha tática colonialista de “Dividir para Governar”, isto tem sido feito com maestria utilizando as famosas “REDES SOCIAIS”, ou seja, desde o período iniciado pelos papas da comunicação, como Marshall Mcluhan a formação das chamadas Cibertribos, que na época achavam uma grande evolução social, deu espaço à nucleação dos movimentos sociais em termos de “COLETIVOS” não comunicantes, ou seja, se particias de um coletivo para, por exemplo, lutar pelas liberdades dos transexuais negros, este coletivo coloca seu problema pessoal como o núcleo de todas as lutas, e toda a visão unitária dos movimentos sociais se estafa pela forte luta que o “COLETIVO” terá que levar a frente para obter seus objetivos.

    Dentro desta mesma estratégia se enfraquece os movimentos mais unitários que no passado eram levados pelos partidos e centrais sindicais, pois como estes coletivos são facilmente manipulados.

    A concepção das Cibertribos dá espaço para uma união fraternal entre os iguais, mas enfraquece em muito a luta coletiva. Dentro de um COLETIVO como o citado acima pode-se ter pessoas que apesar de lutarem pelo mesmo ideal em comum podem ter posições políticas completamente conflitantes. Além de tudo, como bem descrevem os expertos em assuntos de comunicação, os meios não são passivos em relação as mensagens, e eu diria mais, o inverso é verdadeiro. As tribos escolhem os seus meios e estes se amoldam as vontade da tribo, tanto em forma como em conteúdo, tornando-se cada vez mais isolada a ação deste COLETIVO.

    Eu pergunto a todos que escrevem e leem o GGN, além de executarem alguma outra tarefa como a descrita, quantas mais estruturas associativas vocês estão vinculados. Quantos levam uma militância partidária, sindical ou social em geral.

    Esta sociedade está sendo meticulosamente levada a inércia, e achar que isto é um acaso é uma infantilidade.

     

    1. Muito bom!

      Gostaria que tu falasse também, exatamente sobre o mesmo assunto enxergado de outro viés!

       Neste “caleidoscópio” temos agendas que são colocadas como conflitantes, mas que defenitivamente não são! Os financistas globalistas, que estão como sempre, fomentando tudo o que está acontecendo, se apropriaram da parte “poiticamente correta”  e da agenda humanista da esquerda.Paz, respeito a diversidades, não ao racismo ou a qualquer tipo de discriminação, ecologia, etc.

      Qualquer movimento em direção a defesa do interesse nacional que não satisfaça os grupos estrategicamente montados, mesmo que de forma parcial ou provisóra, será implodido por estes grupos já doutrinados a não enxergar o todo.  

      Exemplo:

      Se tu não aceitar imigrantes, será chamado de nazista, mas ao aceitar livremente, estará desvalorizando a mão de obra nacional! 

      A agenda humanista, em todos os aspectos, está servindo de “Cavalo de Troia”  a implementação do financismo como imperio e sistema global.

       

       

       

       

       

       

    2. Muito bom!

      Gostaria que tu falasse também, exatamente sobre o mesmo assunto enxergado de outro viés!

       Neste “caleidoscópio” temos agendas que são colocadas como conflitantes, mas que defenitivamente não são! Os financistas globalistas, que estão como sempre, fomentando tudo o que está acontecendo, se apropriaram da parte “poiticamente correta”  e da agenda humanista da esquerda.Paz, respeito a diversidades, não ao racismo ou a qualquer tipo de discriminação, ecologia, etc.

      Qualquer movimento em direção a defesa do interesse nacional que não satisfaça os grupos estrategicamente montados, mesmo que de forma parcial ou provisóra, será implodido por estes grupos já doutrinados a não enxergar o todo.  

      Exemplo:

      Se tu não aceitar imigrantes, será chamado de nazista, mas ao aceitar livremente, estará desvalorizando a mão de obra nacional! 

      A agenda humanista, em todos os aspectos, está servindo de “Cavalo de Troia”  a implementação do financismo como imperio e sistema global.

       

       

       

       

       

       

    1. Globo “não mandou”.

      Isso tem algum sentido porque não há realmente uma mídia estimulando a manifestação da esquerda.

      Na mesma linha de raciocínio, deve-se também considerar que não há grupos organizados trabalhando nas redes sociais para convocar as pessoas, como fizeram o MBL e outros movimentos de direita.

  11. Da mesma forma que nunca

    Da mesma forma que nunca veremos manifestações contra Fernandinho Beira Mar, não vermos manifestações contra temer, fernando henrique cardoso, aécio, serra, agripino maia, padilha, jucá, angorá, caréca, vizinho, mineirinho, renan, cunha… resumindo, não veremos manifestações contra golpistas em geral que estão infiltrados nos 3 poderes, no stf e suas instancias estaduais e municipais, na grande imprensa, nas forças armadas e todas as polícias estaduais e municipais, em todas as instituições que teriam que estar do lado da democracia mas estão do lado da ditadura… E. caso ocorra alguma manifestação contra algum desses, é manifestação promovida por eles mesmos, é fogo amigo prá atingir algum objetivo momentâneo. Exemplo: para dia 26/03 estão marcando marcha contra o stf e mais algumas coisas… essa manifestação está sendo fomentada pela maçonaria, opus dei… O motivo da falta de manifestações contra bandidos é simples: quem vai sair às ruas manifestando-se contra elementos clara/publicamente notórios bandidos? Nem nóia! São meliantes casos de polícia! como estamos sem polícias….

  12. No Brasil, a maioria das

    No Brasil, a maioria das pessoas ao invés de prestarem culto à COISAS SUPERIORES (do alto) , nem que sejam IDÉIAS SUPERIORES, para o bem de todos e de cada um, preferem prestar culto à outros seres humanos, falhos e limitados.

    Dá nisso: padres e pastores corruptos e oportunistas têm o controle de certos setores de massa da sociedade e para isso se aliam à elite corrupta, ladrona, e a mídia mentirosa e prá lá de, também ladrona e corrupta. O “judiciário” ladrão corrupto e “políticos” idem fazem o resto.

    Para quem crê: O Cristo injustiçado e cruxificado, está RESSUSCITADO e vive nos inspirando: A busca por justiça e VIDA PARA TODOS. Ainda que a elite corrupta e seus “pastores” preguem sempre o conformismo com as injustiças sociais, e subliminarmente preguem que, só eles podem roubar.

    E é uma pena que ATEUS que se vangloriam de serem inteligentes e cultos, não tenham a ambição de transformar, através da prática do que seria a VERDADEIRA JUSTIÇA, O BRASIL em um país do PRIMEIRO MUNDO. Demonstram assim que de inteligência e cultura, não têm nem verniz.

    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
    Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
    João 4:23,24

     

     

  13. Protagonismo!…

    Ocorre que o PT perdeu o protagonismo e capacidade dirigente. Deixou de ser o Príncipe,  seja pela soberba e a embriaguês pelo sucesso, ascendidas pelo despreparo teórico de suas lideranças que assumiram o comando do Partido após a chegada de Lula ao governo.

    A conjuntura nesse momento lhe é extremamente favorável, mas, ainda patina e não consegue fazer a Curva S política.

    A postura e a condução que vêmos são absolutamente administrativas. Aposta em Congresso e Eleição 2018, com Lula, aceitando o termos da Direita que o golpeiou!…

    Enfim, falta iniciativa, preparo e capacidade dirigente!…

    Por isso o Lula é importante. O único capaz de mobilizar, conduzir e liderar!…

     

     

     

  14. Contra Temer?

    Há muitas razões aqui comentadas e quase todas elas têm parte de razão.

    Eu já acho tudo isso mais psicológico. O Temer é tão, mas tão insignificante, que da até preguiça sair a protestar contra ele. Ainda, qualquer um nota que ele é apenas pau mandado. Temer não tem condição nem de ser vilão. Não merece nem protesto.

    O povo vai sair a protestar quando seja mais bem identificado o verdadeiro mandante do golpe, por trás da névoa gerada pelos poderes paralelos e pelo PIG. Ainda, o povo sairá às ruas quando se juntem as bandeiras em apenas a soberania nacional e a justiça social, pois hoje há muita gente reclamando por coisas diferentes.

  15. Comentário.

    Um sintoma claro do tipo de desmobilização foi o que aconteceu no dia 07/03 na Universidade de São Paulo.

    Depois de uma má gestão financeira vinda de Rodas, sob a conivência de grande parte do Conselho Universitário e do atual reitor Zago, a USP sofre de problemas financeiros (e de financiamento, dado que o governo paulista de Alckmin faz manobras contábeis para cortar verbas destinadas à universidade), sobrou como cartada final um projeto de “teto de gastos”, com uma das medidas de contenção a demissão de funcionários.

    Quer dizer, quem não administrou direito a verba da USP está querendo se safar às custas da destruição da universidade.

    Chamado ato para o dia 07/03, ao meio-dia, estudantes, funcionários e professores se dirigiram aos portões da reitoria para fazer uma manifestação. Agora, o local está cercado de grades por todos os lados (o Zago disse que não tem dinheiro para reformas, mas seria bom ver quanto custou esta “reforma”.

    Bom… resumirei o ocorrido.

    A segurança e a Polícia Militar/ Tropa de Choque, ao meio-dia, com a chegada dos alunos, professores e estudantes, fecharam os portões.

    Até aí, parece muito lógico.

    Mas o que dizer que os funcionário foram IMPEDIDOS DE SAIR DO PRÉDIO???

    Sim, caro leitor, pode ser estranho para a sua lógica.

    Mas essa foi a lógica da Reitoria.

    O resto foi uma guerra campal, com policiais espancando pessoas já imobilizadas.

    Um detalhe: policial, negra e mulher, passou uma rasteira em uma funcionária, também negra e mulher, mesmo a mulher já imobilizada. Isto aconteceu da parte de dentro das grades da Reitoria.

    Os funcionários que foram impedidos de sair do prédio na hora do almoço (sim, funcionários não saíram pra almoçar)… alguns olhavam para a cena impotentes e horrorizados… outros adoram homens de farda (o gozo é sempre estranho), mesmo que a situação significasse a perda de emprego daqui a alguns meses.

    A Globo lançou suas “notícias”, mas ela mesma não estava no campus. Foi matéria de primeira, claramente encomendada.

    É preciso contar, também, em relação às “desmobilizações”, uma parte da classe média que faz serviços e que, apesar de repetitivos e burocráticos, ainda são diferentes de trabalhos pesados e/ ou mal pagos. Paus-mandados, verdadeiros submissos por gosto. Aqueles pequenos eichmanns que acham que esse ciclo mortal não os afetará,  mais cedo ou mais tarde.

    A cobertura sobre a questão, claro se vê (inclusive por este blog), que foi escassa, quase nada (com exceção ao que considero o porta-voz da violência, o portal G1).

  16. As pessoas não estão nas ruas

    As pessoas não estão nas ruas porque não é aí que Temer está. Temer se esconde do povo. Mas toda vez que aparece é uma vaia só.

    Por isso também não se vê manifestação contra Geraldo Alckmin, por exemplo, mesmo com absurdos como Sabesp, Rodoanel, Metrô, monotrilho, polícia militar, sucateamento da educação e da saúde públicas, etc. É a tática da fazer cara de paisagem ou de picolé de xuxu.

    Uma mão lava a outra: a mídia silencia sobre denúncias e, obedientes, esses caras ficam quietos em seus cantos. Aí a sensação de inexistência desmobiliza mesmo.

    Quer conferir? Veja o que acontece quando algum desses caras – Temer, Alckmin, Aécio, Aloysio Nunes etc. – se propõem a falar para a galera, em público.

  17. Manifestações manipuladas

    Depois de décadas de manifestações manipuladas, o povo perdeu a confiança.

    As manifestações da década de 80 foram manipuladas, pois tiraram os ditadores para por udenistas travestidos de pmdebistas, que estão aí e são piores do que os ditadores militares até. Hiperinflação de até 4 digitos ao ano, estagnação, desemprego, é o que se seguiu.

    As manifestações do fora Collor foram manipuladas, para levar FHC ao poder, que deu no que deu, desemprego explosivo, privatização selvagem, juros estratosféricos, etc, no fim do ” governo ” FHCista.

    As manifestações de 2013 foram as mais manipuladas, tiraram Dilma para por isto no poder.

    ———–

    Esta é a maior vitória da midia, tirar a esperança do povo, desacreditar seus Heróis, espalhar mentiras, e manchar reputações.

    O povo brasileiro, se tornou um dos mais desconfiados do planeta, não confia em nada nem em ninguém, não é para menos. Sem confiança, sem poder de aglutinação, em torno de movimento algum, nada mais acontecerá . Roubaram a esperança deste povo.

  18. GOLPE ESSENCIALMENTE ELITISTA/MIDIÁTICO

    NUM PERCENTUAL DE 1% A 100%, EU DIRIA QUE 30%  DO CAOS ATUAL DECORREM DE ERROS POLÍTICOS DO P.T. E PENAIS DE ALGUNS DE SEUS MEMBROS. O RESTANTE DE 70% É ORIUNDO DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA (a globo à frente) E ÓRGÃOS DO ESTADO (PF, MPF E PARTIDO DA JUSTIÇA). O CONGRESSO SÓ FOI O INSTRUMENTO. TODOS NÓS, QUE TEMOS UM MÍNIMO DE CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA, SABEMOS QUE QUEM FAZ REVOLUÇÃO E BARULHO É A CLASSE MÉDIA. OS POBRES NÃO VÃO À RUA, POIS LHES FALTAM INFORMAÇÕES DA PRÓPRIA MÍDIA, QUE NÃO TEM NENHUM INTERESSE DE LHES PROPICIAR INFORMAÇÕES DE QUALIDADE E JUSTA.

     

  19. GOLPE ESSENCIALMENTE ELITISTA/MIDIÁTICO

    NUM PERCENTUAL DE 1% A 100%, EU DIRIA QUE 30%  DO CAOS ATUAL DECORREM DE ERROS POLÍTICOS DO P.T. E PENAIS DE ALGUNS DE SEUS MEMBROS. O RESTANTE DE 70% É ORIUNDO DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA (a globo à frente) E ÓRGÃOS DO ESTADO (PF, MPF E PARTIDO DA JUSTIÇA). O CONGRESSO SÓ FOI O INSTRUMENTO. TODOS NÓS, QUE TEMOS UM MÍNIMO DE CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA, SABEMOS QUE QUEM FAZ REVOLUÇÃO E BARULHO É A CLASSE MÉDIA. OS POBRES NÃO VÃO À RUA, POIS LHES FALTAM INFORMAÇÕES DA PRÓPRIA MÍDIA, QUE NÃO TEM NENHUM INTERESSE DE LHES PROPICIAR INFORMAÇÕES DE QUALIDADE E JUSTA.

     

  20. por que as pessoas nao estao na rua contra temer ?

    Porque as manifestacoes de 2015 e 2016 eram de coxinhas para derrubar Dilma. Isto eles conseguiram, acabou a motivacao. Nao vao fazer manifestacao de rua contra Temer pois seria uma contradicao. Eles ajudara, a coloca-lo  la. A pergunta correta seria: Por que a esquerda, os mortadelas, os petistas e os opositores de Temer nao estao na rua ?  Aquelas manifestacoes de 2015 e 2016, ao contrario do que propalavam nao eram da maioria do povo brasileiro. Os entusiastas superestimavam a quantidade de manifestantes falando em 6 milhoes  no Brasil todo,na maior delas,em 13 de marco de 2016, mas a propria imprensa (Folha de S.Paulo) informava que no total do Brasil nao passava de 1 milhao de pessoas. O que eh 1 milhao de pessoas  ante 206 milhoes de brasileiros ? Apenas 0,5%.Portanto ali eram apenas os coxinhas pequeno-burgueses e alienados que estavam manifestando. Nao se pode considerar isto como manifestacao da sociedade. Nao eh representativo.A falta de manifestacao dos contrarios tem duas explicacoes. Primeiro que grande parte da sociedade incluida nos 99,5% restantes tem baixa consciencia politica e eh manipulada e embotada pela midia reacionaria  e em razao disso mantem-se inercial ( Dizia Karl Marx : “A sociedade nao se propoe aquilo que nao possa realizar”.  Ao tomar consciencia politica ela se torna mais ativa, mais propositiva, mais participativa porque podera realizar aquilo a que se propoe. Segundo porque  o momento certo ainda nao chegou. Este momento ainda nao esta maduro. E na hora que isto ocorrer a revolucao acontece o que nao significa que se deva desprezar  a importancia do fermento na massa, ou seja do ativismo dos conscientizados polisticamente.

  21. Por que não vamos à rua contra Temer?

    Em primeiríssimo lugar, a mídia se cala sobre as manifestações, mesmo após ocorrerem. Apenas as mídias sociais divulgam os eventos. No dia internacional da mulher, entre 5 e 10 mil manifestantes tomaram a Esplanada do Ministérios em Btasília; nada saiu nos jornais e televisões. Fiz até uma crítica a um diário de que fui assinante por muitos anos (não viram não).

    Os grupos organizados divergem em detalhes, e a confluência não ocorre.

    Há muitas pessoas que não se encontram engajadas em agremiações, e lhes falta informação sobre os evento.

    Por fim, mas não menos importante, desde maio de 2016, a Polícia Militar bate, reprime mesmo. No dia da mulher a PM do governador de Goiás impediu a passagem de ônibus do MST, com manifestantes. Deixou a comitiva mais de 4 horas retida, liberando-a apenas ao término do evento. A Polícia Militr do DF, remunerada pela União e sob as ordens  do truculento ministro A Moraes, passou a perseguir e  bater nos manifestantes, mas na marcha das mulheres conteve-se (A. Moraes não está mais no palácio dos arcos

  22. Por que não vamos à rua contra Temer?

    Em primeiríssimo lugar, a mídia se cala sobre as manifestações, mesmo após ocorrerem. Apenas as mídias sociais divulgam os eventos. No dia internacional da mulher, perto de  10 mil manifestantes tomaram a Esplanada do Ministérios em Btasília; nada saiu nos jornais e televisões. Fiz até uma crítica a um diário de que fui assinante por muitos anos (não viram não?).

    Os grupos organizados divergem em detalhes, e a confluência não ocorre. Já estive em passeata do PSol em que reclamavam da presença de bandeiras do PT.

    Há muitas pessoas que não se encontram engajadas em agremiações, e lhes falta informação sobre os eventos. Quando pedi que desmarcassem consulta na quarta 15/03/2017 por causa da greve, a atendente me retrucou. Vai ter greve?

    Por fim, mas não menos importante, desde maio de 2016, a Polícia Militar bate, reprime mesmo. No dia da mulher a PM do governador de Goiás impediu a passagem de ônibus do MST, com mulheres e crianças que participariam da  manifestação. Deixou a comitiva mais de 4 horas retida, liberando-a apenas ao término do evento.

    A Polícia Militar do DF, remunerada pela União e sob as ordens  do truculento ministro A Moraes, passou a perseguir e  bater nos manifestantes. Na marcha das mulheres, porém, conteve-se (A. Moraes não está mais no palácio dos arcos).

  23. LUTAR PELA REDEMOCRATIZAÇÃO É LUTAR CONTRA A GLOBO

    Participei da primeira grande manifestação de resistência ao golpe, dia 18 de março de 2016, sob um verdadeiro bombardeio midiático, logo após a divulgação por Moro das escutas telefônicas. Foi um ato corajoso. Na manchete do jornal O Globo do dia seguinte os manifestante eram chamados de algo próximo a “Os Cúmplices de Lula”. A Globo é a grande líder do partido político a que chamamos de “PIG – Partido da Imprensa Golpista” e o verdadeiro ariete do golpe (alguém ainda duvida?).

    Hoje os movimentos de resistência popular contra o golpe e pela democracia estão esgarçados, massacrados, completamente derrotados e desesperançosos; também pudera: desde 2013, perderam TODAS as batalhas. Temos o STF, TSE, MPF, PF, Senado, Câmara e Executivo nas mãos dos golpistas. Nada disso seria possível sem a Globo. Mas até hoje os movimentos ainda não compreenderam isso. Tivessem se manifestado – ao invés de na Praça XV ou Anhangabaú – EM FRENTE à sede da Globo, como fizeram em 2013, a história teria sido diferente (como foi em 2013). Após as manifestações em frente à emissora em 2013, a Globo lançou a famosa carta de “desculpas por ter apoiado o golpe de 1964 e a ditadura militar”, uma manobra obviamente diversionista, mas que revelou o impacto e o medo. A luta pela redemocratização do Brasil passa incondicionalmente pela luta contra a Globo. Ainda não é tarde, este tem que ser o foco principal.

  24. Aí embaixo já disseram, mas

    Aí embaixo já disseram, mas não custa repetir: “Não saíram porque a Globo não mandou”. Simples assim, ou alguém, em sã consciência, acha que a classe média coxinha imbecil consegue pensar e que as mobilizações foram expontâneas?

  25. Por que perdemos a guerra dá informação
    Acho que quase tudo que foi dito aqui, é um pouco correto.
    Mas acho que o problema principal e que, não sei porque, insistem em não tocar nele, é a questão dá informação.
    Quando o PT chegou no governo, abandonou o trabalho de base que eles adoravam citar. Tudo era “as bases”.
    Depois, não deu nenhuma importância a informação.
    Achou que enquanto a economia estivesse bombando, poderiam dizer o que quisessem, que não colaria, o que é verdade.
    Acontece que a imprensa e a oposição também perceberam isso.
    Então, passaram a sabotar a economia, até destrui-la.
    Aí, a população passou a dar ouvidos ao que a imprensa e oposição diziam.
    O grande erro do PT, foi achar que poderia contar com a Globo, assim como num passado recente, achava que poderia contar com a Folha de São Paulo, que alguns petistas consideravam um jornal progressista.
    Hoje, pregamos no deserto.
    A grande maioria da população só tem acesso às informações veiculadas pela grande imprensa.
    Além disso, aquele trabalho de base, que possibilitava ao PT uma boa mobilização e que, agora, poderia ajudar, não existe mais.
    Tem também, o papel de “quinta coluna” ao qual setores da esquerda se dedicaram.
    Mas isso, sempre aconteceu e sempre acontecerá.
    A luta política e um bom esquema de comunicação, poderia dar conta disso.

  26. Existem manifestações que

    Existem manifestações que “pegam” e as que não pegam. Como professor universitário que fui, agora aposentado, cansei de fazer greves das quais eu participava de forma muito ativa e que tinham ganho mínimo e prejuizo maior para aqueles que não podem mudar quase nada. Uma greve de professores prejudica alunos (pouco, porque depois há como recuperar), seus pais e quase nada o governo ou outras instituições. Há muito mais desgaste para os grevistas que para aqueles que se pretende atingir para forçar conquistas. Assim também são as greves e outras manifestações de grupos de minorias, estudantes, artistas, intelectuais, mulheres e etc. Estas manifestações são válidas e devem ocorrer para marcar posição e manifestar intúitos, rechaçar injustiças. Mas tem mínimo poder de fogo porque os governos sempre souberam ter paciência e esgotar pelo tempo, pelo desgaste, pela perda de energia e até mesmo ofercendo depois de muita luta algum chocalho para os que protestam sentirem que não foi assim tão em vão, ora bolas! Greves e outras manifestações que funcionam são aquelas que paralizam a mobilidade urbana. Que impedem os alimentos de chegarem aos centros de distribuição, que desligam a energia e que impedem o abastecimento de combustível, que paraliza aeroportos e não recolhe o lixo, entre outras atividades essenciais. O resto é perfumaria. Os golpistas se riem gostosamente destas manifestações  pueris e seguem em frente fazendo aquilo que eles vieram para fazer.

  27. Pequenas frasem podem

    Pequenas frasem podem despertar uma massa momentaneamente alienada?

    você acha que tudo que sai na televisão é verdade?

    você acha que os donos de televisão caíram do céu?

    Qual o político que a televisão diz mais seu nome?

    qual o partido mais corrupto? por quê?

    Por quê a televisão demora mostrando mais notícias contra o presidente Lula?

    você acha que o juiz Moro cometes erros?

    qual a diferença em cometer erros e fazer a coisa errada?

    qual o político mais corrupto? por quê?

    etc etc

     

  28. Porque

    Quem deveria polarizar a mobilização de esquerda – hoje, blogs progressistas, na ausência de movimentos de massa articulados – se fixa em pontos irrelevantes, fragmentados, que relativizam a importância das questões que se apresentam. Hoje vivemos no Brasil o desmonte de uma potência emergente para transformação em um país de 5a categoria. Mas os setores “bem-pensantes” não destacam isso na sua oposição ao Temer. Destacam pontos irrelevantes do ponto de vista geopolítico.

    Não faz nenhuma diferença na história do Brasil o papel que Temer acha que as mulheres devem ter. Isso já está bem estabelecido no cânone das democracias burguesas ocidentais.  Se Hillary tivesse vencido lá, a gente ia estar mais mal parado do que está, no que diz respeito à nossa inserção no mundo, e nossa indigência intelectual ainda estaria de mimimi por causa de um discurso reacionário do Temer. 

    Ninguém fala o que está em jogo. E quando fala, tipo o André Araújo, não tem repercussão por causa das patotinhas pseuso-intelectuais. Nisso, são a vanguarda do atraso, parafraseando o Fernando Lyra.

  29. Na verdade a direita tem mais

    Na verdade a direita tem mais possibilidade de mobilizar a opinião pública porque tem mais recurso, tirado do provo, evidente, bem como da proteção da MIDIA. A direita não tem interesse em mobilizar a opinião pública, lógico, pois seus interesses são outros. Como está para eles está ótimo. A esquerda terá que se reinventar para levar o povo às ruas. O que está acontecendo é uma inércia geral. O povo está se sentindo só.  Os três poderes estão de mãos dadas. Temos que chegar ao fim do poço para emergirmos.

  30. A esquerda, BURRA!!

    Eu penso que além de uma acomodação da esquerda no Brasil, exite uma certa  burrice por parte da mesma, há muita divisão interna, não percebo uma unidade entre as varias tendência, ao contrário da direita, embora haja divergencias, eles se articulam, tem um norte. A esquerda precisa se profissionalizar. 

  31. A esquerda, BURRA!!

    Eu penso que além de uma acomodação da esquerda no Brasil, exite uma certa  burrice por parte da mesma, há muita divisão interna, não percebo uma unidade entre as varias tendência, ao contrário da direita, embora haja divergencias, eles se articulam, tem um norte. A esquerda precisa se profissionalizar. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador