Por que o Hamas existe?, por Vinicius Coimbra

 

É comovente o esforço do estado de Israel na tentativa de transformar o Hamas no problema da questão Palestina. Mas um olhar crítico e algumas leituras sobre o histórico do conflito ajudam a desmistificam a proposta de Netanyahu e sua trupe. Não é preciso ser historiador para entender o ponto principal: o Hamas foi formado em 1987, na primeira Intifada, o levante do povo palestino contra a ocupação israelense. Ou seja, o Hamas é uma oposição a um regime estabelecido, e não uma organização pensada por muçulmanos em tempos de paz, com ideais antissemitas. Uma ação gera uma reação. É simples assim.

Alguns exemplos ajuda a ilustrar. A Al Qaeda nasceu da luta de muçulmanos de várias regiões contra o regime comunista soviético instaurado no Afeganistão. A organização terrorista liderada por Bin Laden recebeu apoio financeiro dos Estados Unidos, os maiores interessados na derrota de Moscou, rival norte-americano em tempos de Guerra Fria. Depois de derrotar o exército vermelho, a Al Qaeda tinha dinheiro, armas e treinamento que, em diversas oportunidades, seriam usados contra alvos ocidentais, como o World Trade Center. Outro caso recente é o ISIS, uma ramificação da mesma Al Qaeda que ganhou força com a incursão mal sucedida dos Estados Unidos no Iraque após o 11 de setembro.

A ideia de terrorismo no Oriente Médio é contemporânea ao descobrimento de petróleo na região, no início do século XX. Diferentemente daquilo que muitos pensam, os Estados Unidos e o Ocidente não têm planos de depor as teocracias muçulamanas: eles querem governos que, independentente de suas políticas, sejam favoráveis ao interesses ocidentais. A Arábia Saudita, por exemplo, é um país governado por xeques que pouco se diferenciam ideologicamente aos outros da região, mas tem uma trajetória de cooperação com os norte-americanos.

A pergunta que empresta o título a este texto pode ser respondida da seguinte forma: toda a intervenção em países do Oriente Médio gerará uma consequência para o Ocidente. O Hamas não existiria se não houvesse Israel, que não existiria se não fosse apoiado pelo Estados Unidos. Não é questão de defender o Hamas, mas de entender a origem das coisas e por que elas são como são. A mudança da ordem cronológica da História para sustentar uma tese é um campo fértil à desinformação: gera distorção e pouco contribui para o entendimento de uma questão que está muita além de apontar o lado certo e o lado errado.

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O terrorismo arabe nasceu em

    O terrorismo arabe nasceu em função e após a criação de Israel. O primeiro ato terroista na area foi a e implosão do Hotel King David em Jesusalem em 1948 praticada pelo grupo terrorista israelense IRGUN, chefiado por Mecachen Begin, que depois foi primeiro ministro de Israel, morreram na explosão 87 oficiais do Exercito britanico. A razão do atentado foi um vingança contra os britanicos que fecharam a emigração de judeus  para o que ainda era o Mandato da Palestina porque temiam uma guerra civil entre judeus e arabes se a imigração de judeus em grande escala continuasse, que foi o que aconteceu e gerou ainda em 1949 a expulsão de 7000 mil arabes de suas casas, tomadas pelos imigrantes judeus sem qualquer indenização.

    Portanto quem inaugurou o terrorismo na região foram os judeus e não os arabes.

    1. O problema não é quem

      O problema não é quem começou, o problema atual é que muslins jogam aviões contra prédios e se envolvem de dinamite para explodir boates, shoppings e ônibus escolares de infiéis. 

       

      1. Você ainda acredita que foram

        Você ainda acredita que foram os aviões da Al-Qaeda que conseguiram derrubar os dois WTC ?  E o edificio N 7 ? Também ? 

  2. Essa questão de quem nasceu

    Essa questão de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, não tira o caráter terrorista do grupo e o fato de que em seu estatuto, sua lei maior, está a total aniquilação de Israel, que pelo visto é acompanhada por grande parte dos que aqui frequentam. Tem gente até propondo boicote a tudo o que representa aquele Estado… pois bem: diremos aos fruticultores do vale do São Fiancisco que, para se irmanar ao drama dos palestinos, deixem de usar a técnica de gotejamento… Deixa ver o que mais…

    Não use os mais chips sionistas pentium e celeron…

    Remova antivirus e farewall, correndo. Tudo sionista!

    Enviar e-mail? Nem fodendo… o código de algoristimo é israelense!

    Tomatinho cereja? Vc gosta? Gostava, inocente…

    Genéricos? Corra do Teva, qu eé a mior do mundo, suja do sangue de inocentes terroristas que se explodem almjando as 72 virgens…

    cãncer? Tá louco? Os vangauardistas no tartamento são israelenses… vá pra Cuba, se tratar com os médicos de lá…

    Vc é diabético, tem algum parente que é? Pena…evite injetar isnulina com aparelhos desenvolvidos naquele inferno cheio de cãoo chupando manga.

    Aidético? Oh, dó… não vai mais poder tomar AZT… sorry!

    Vc tem parkinson? Pode se sacudir todinho… remova o marcapasso desenvolvido lá e interrompa o Levodopa…

    Tem dislexia? Sinto muito, mas nã vai poder usar o sistema de leitura baseado na intranet.

    Tem alergia  enão quer passar creme isento de esteróides? Sinto muito, vai ter de fazer isso com os tradicionais, mesmo…

    Tá precisando de transplante de rim e não tem doador compatível? Mais uma vez, dançou, amigo. É  israelense o método que possibilita a doação entre não compatíveis…

    Tá com dorzinha de dente? Os principais scanners são desenvolvidos naquela terra cheia de sanguinários que só querem matra crianças palestinas…

    Bem, é só uma pequena amostra de como o mundo ficará muuuito melhor sem essa racinha  que não serve para nada. Legal mesmo são os escudos humandos desenvolvidos pelo hamas…

     

     

     

     

    1. Isso é comercio, sem dinheiro

      Isso é comercio, sem dinheiro vc não tem acesso a nda disso…vai lá e pede um marca-passo. E mesmo assim, a humanidade tem o Dever de denunciar qualquer arbitrariedade …Na favela ta cheio de traficantes que ajuda a comunidade, nem por isso ele não deve ser punido por seus crimes.

    2. Pois é, teve gente que

      Pois é, teve gente que defendeu o boicote contra o regime racista do Apartheid, na África do Sul, ameaçado de destruição pelos terroristas liderados pelo perigoso Nelson Mandela. Com tanto boicote, o pobre regime do Apartheid teve negado seu direito à existência, e acabou apoiado apenas pelo governo de Israel, com quem desenvolviam armas nucleares.

      Pare de ler Veja e vai estudar.

  3. Muito bom o texto. O que não

    Muito bom o texto. O que não justifica o atual Hamas, mas serve para entender melhor as ações do grupo. Na verdade o Hamas e os radicais israelenses são os que menos querem a paz, os dois se autoalimentam. A única soluçaõ plausível é criação de um estado palestino com fronteira definitiva e a interrupção dos assentamentos dos colonos Israelenses em terras palestinas. Senão fica a impressão que a guerra que Israel empreende de tempos em tempos é com o objetivo de ir ganhando terreno para, literalmente, tomar terras dos palestinos.

    1. Daniel diz:
      “A única soluçaõ

      Daniel diz:

      “A única soluçaõ plausível é criação de um estado palestino com fronteira definitiva e a interrupção dos assentamentos dos colonos Israelenses em terras palestinas.”

      Este e’ exatamente o objetivo dos Palestinos, inclusive da Hamas. Se Israel aceitasse esta determinacao da ONU, aprovada ha’ muitas decadas atras, nao haveria mais conflito naquele pais. O fato e’que Israel se nega a reconhecer o direito dos Palestinos ‘as suas proprias terras e ao direito de auto-governo e auto-determinacao; e em funcao desta posicao deliquente o governo sionista, com apoio dos governos ocidentais e judeus sionistas do mundo inteiro, violam sistematicamente, cotidianamente e barbaramente os direitos humanos fundamentais da populacao Palestina.

      “Senão fica a impressão que a guerra que Israel empreende de tempos em tempos é com o objetivo de ir ganhando terreno para, literalmente, tomar terras dos palestinos.”

      Esta e’ exatamente a estrategia Israelense. Pelo conflito intermitente, e pelo desgaste (de)gradativo da populacao Palestina, eles esperam que os Palestinos abandonem suas reivindicacoes e seus direitos, e suas terras, ampliando assim o Lebesraum da Eretz Israel. E’ tudo muito bem pensado e orquestrado. So’ que os Palestinos nao dao nenhum sinal de que irao aceitar esta esta estrategia Israelense.

      “O que não justifica o atual Hamas…”

      Se voce fosse Palestino e vivesse em Gaza com seus filhos e familiares, o que voce faria ?

      Se voce fosse judeu, no Ghetto de Varsovia, sabendo que o plano Nazista era destruir os judeus, o que voce faria ?

      Ate’ a constituicao americana estabelece o direito do cidadao de resistir e lutar contra um estado opressor. Esta e’ umas justificativas fundamentais do direito de portar armas naquele pais, “para defender a liberdade.” Este direito de resistencia ‘a opressao – se nao estou enganado –  e’ admitido ate’ pela Convencao de Genebra.

       

  4. O Hamas existe devido ao

    O Hamas existe devido ao fundamentalismo islamico.

    Não é Israel a razão de ser do Hamas, é o sectarismo.

    Nacionalismo ou a causa palestina criou o Fatah ou qualquer outro.

    O Hamas é um grupo terrorista que incentiva a violencia contra tudo aquilo que qualquer humanista ou mesmo progressista que se preze defenda.

    Defender o Hamas é desonestidade intelectual ou ignorancia pura.

    Como todo radical ´esse grupo escroto executa todos que se opoe contra ele, obriga mulheres a viverem a sombra de codigos religiosos medievais , tortura, prende e pratica todo tipo de violencia contra seu proprio povo, o Fatah e seus membros que o digam qual é a natureza do Hamas.

    Dizer que terrorismo arabe nasceu em funçao de Israel é um absurdo, o extremismo na região vem de seculos inclusive o termo Assassino vem de seguidores do sr Hassan Sabbah

    Hoje os arabes e seus assemalhados se matam as centenas inclusive em suas proprias mesquitas

    Se Israel deixasse de existir os palestinos teriam que lutar pela sua sobrevivencia contra o proprio Hamas que iria tentar fazer no territorio da Cisjordania o mesmo que fez na faixa de gaza quando matou dezenas de opositores.

    Descupa furada essa de atribuir a violencia da região à Israel…

    1. Alguns comentaristas daqui

      Alguns comentaristas daqui fazem ctrl-c ctrl-v do RC da Oia.

      Já este Leonidas faz ctrl-c ctrl-v do Bibi Netanyahu.

  5. Discordo do final…

    ” O Hamas não existiria se não houvesse Israel,”

    O Hamas existe pela política colonialista do Sionismo. Exite porque desde 1948 o Povo Palestino sofre a expulsão de suas terras, a dimnuição a cada dia do seu território. Existe a partir da 1a. Intifada.

    Hamas é o anacrônico, em árabe, de Movimento de Resistência Islâmico.

  6. Adolpho não precisamos de

    Adolpho não precisamos de corte e cola de texto da veja.

    Aqui privilegiamos a independência intelectual e o discurso próprio.

    Vá regurgitar as baboseiras daquele panfleto fascista para a platéia de acéfalos amestrados que acreditam no PIG.

    Luciana Mota.

  7. Imbecil….., sem argumentos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Luciana e Sabóia, é isto mesmo, não se deixem induzir pelo Adolfho, pois com estes argumentos, fica claro que é um Troll, e com as alegações postadas, quer é desviar a atenção do principal.

    O fato é que o Israel dele, não passa de um estado que pratica o assassinato em massa do povo palestino.

    Quanto às inumeras descobertas que alencou, e se tais avanços beneficiam tanto a humanidade, esta mesma humanidade fica grata, porém não invalida  condenarmos os atos facistas,nazistas, racistas, neonazistas dos que comandam Israel de fora e de dentro daquele país!!!

    Os judeus, ou mesmos os não-judeus (goins),que o talmud classifica muito bem, e ele deve saber disto,( se não sabe, é só pedir que no próximo post, envio), ao defenderem estas ações, são piores que os mandantes e executores, pois ficam atrás de computadores, ao invés de irem lá, para lutarem pelo que defendem!

    Pratique a Aliah, seu otário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    São na acepção da palavra – COVARDES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ALÉM DE CUMPLICES !!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. História

    “…O Hamas não existiria se não houvesse Israel, que não existiria se não fosse apoiado pelo Estados Unidos…”

     

    Por ocasião da criação do território israelense se os soviéticos resolvessem interferir no conflito(se não o fez nunca saberemos os motivos) fornecendo maciçamente armamento aos palestinos de forma semelhante à “ajuda” aos vietcongs , hoje a história seria outra. Só ficaria um para contar a história. E nós estaríamos a lamentar as mortes em mais uma guerra , que seria   comemorada pelos vencedores.Por exemplo:Há 50 anos  Palestinos expulsam israelense de seu território numa guerra sangrenta remetendo a nação judaica a mais um exodus. Também poderia ser: Há 50 anos, depois uma guerra sangrenta onde tombaram milhares de civis e militares, a palestina torna-se um território integralmente israelense.

    O que aconteceu há 50 anos ou há séculos, os povos só comemoram ou lamentam os fatos que marcaram a história , numa dinâmica de insensibilidade, pois  a humanidade tem muito a corrigir nos seus erros de auto destruição.

    Por falar em vietcongs( um milhão de mortes de vietnamitas) a heróica nação asiática hoje fabrica tênis Nike.

  9. É só arrogância………….

     

    Não existe como comparar, pois os sionistas, em postos diplomáticos no exterior, deviam se reciclar, ou então serem mandados de volta ao seu país.

    Vejam declaração do Consul de Israel em São Paulo, Sr. Yoel Barnea, sobre a carnificina praticada por Israel em Gaza:

    “Eu prefiro estar vivo e condenado do que morto e lamentado”.

    Por outro lado, vejam abaixo o conteúdo da Carta e do bom senso que deveria prevalecer em todos os que desfrutam de nossa hospitalidade, ao contrário do dito cujo acima.

     

    CARTA ABERTA DOS JUDEUS BRASILEIROS AO GOVERNO DE ISRAEL

    “Repudiamos a tentativa do governo israelense de culpar unicamente esta organização [Hamas] pelas mortes de civis, inclusive mulheres e crianças, em suas operações militares”, diz o documento.

    As manifestações são opostas à opinião expressada anteriormente por instituições judaicas brasileiras, como a Conib (Confederação Israelita do Brasil) e a JJO (Juventude Judaica Organizada), que justificam a ação pelo direito de defesa israelense.

    Durante o protesto em frente ao consulado, o diretor da Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo), Rubem Daniel Duek, discutiu com os manifestantes. Ele reclamou da ausência de críticas ao Hamas. “É difícil, por que eles querem aparecer e estão desinformando a população”, disse.

    O cônsul israelense em São Paulo disse à reportagem que vai repassar ao governo de Israel as críticas que vêm sendo feitas no Brasil.

    Confira na íntegra a “Carta aberta de judeus brasileiros contra a guerra”:

    Neste grave momento do conflito Israel – Palestino, nós, judeus brasileiros abaixo assinados, entendemos que Israel tem o direito de se defender, porém não o de transgredir as normas estabelecidas pelo direito humanitário internacional. Se é verdade que a tática de guerra do Hamas implica em desrespeito por vidas humanas, tanto de israelenses quanto dos palestinos de Gaza, repudiamos a tentativa do governo israelense de culpar unicamente esta organização pelas mortes de civis, inclusive mulheres e crianças, em suas operações militares. Frente ao grande número de vidas sacrificadas é importante mobilizar todos os esforços para garantir um cessar fogo duradouro. Desumanizando o outro, terminamos por desumanizar a nós mesmos.

    Esta guerra resultou do impasse nas negociações de paz em meio à sistemática desqualificação da Autoridade Nacional Palestina pelo governo israelense e à continua expansão dos assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Cabe à comunidade das nações – incluindo o governo do Brasil – pressionar o governo israelense a mudar esta postura de procrastinação.

    Apelamos ao governo brasileiro para que busque junto a lideranças da sociedade civil israelense e palestina a interlocução e a construção da paz. O Brasil deve expressar sua estatura diplomática, priorizando, também na política externa, conforme estabelece nossa Constituição, a defesa dos direitos humanos, seja de palestinos, israelenses, curdos, sírios, dissidentes egípcios, bahais iranianos ou cristãos iraquianos.

    Como judeus, repudiamos as expressões de racismo e intolerância que têm crescido em Israel e já fragilizam sua democracia. E alertamos para as manifestações oportunistas de antissemitismo que se aproveitam da causa palestina para espalhar este antigo veneno e pregar a destruição de Israel. Nossa resposta está na nossa solidariedade a todos aqueles que, em Israel e na Palestina, persistem na busca de uma paz justa baseada no respeito aos direitos humanos e ao direito de autodeterminação de ambos os povos.

    (Este texto foi construído colaborativamente com participação de mais de 20 pessoas que fazem parte da rede JUPROG – Judeus Brasileiros Progressistas, que tem mais de 270 membros em 9 cidades brasileiras e 3 no Exterior. Será divulgado para a mídia assim que o número de assinaturas qualificadas completar 100, entrando em segunda etapa para atingir 1000 até o Ano Novo judaico, no final de setembro. É um passo para a construção de uma outra voz judaica na sociedade brasileira, independente do pensamento único e do alinhamento automático ao governo israelense que caracteriza a maior parte dos dirigentes de instituições judaicas no Brasil. Esse movimento de ruptura com o pensamento único já é forte no Estado de Israel e na maior comunidade judaica fora de Israel, a norte-americana, que tem, por exemplo, a ONG T’ruah, ex-Rabbis for Human Rights, formada por mais de 1800 rabinos comprometidos com a justiça social no seu país e em todo o mundo.

    Fonte: Jornal de Piracicaba

  10. Digite no google ou no

    Digite no google ou no youtube o texto abaixo. Precisa ter estômago para chegar até o final, veja a forma como esses terroristas da ISIS tratam o próprio povo, matam o semelhante como se fossem porcos.

    The Religion of “Peace” Islam / Muslims Kill Again In the Name of Allah 

  11. Li no facebook, não tenho

    Li no facebook, não tenho mais o link, que o Hamas foi criação do governo de Israel, como foi Bin Laden, para fazer frente ao grupo de oposição a Israel na época: OLP. Tornou-se inimigo depois, como Bin Laden. Alguém leu sobre isso?

     

  12. Nodos outros é refresco……………

    Do UOL, em São Paulo

    “Israel estaria “pronto” para prorrogar o atual cessar-fogo humanitário na Faixa de Gaza sem condições e sem limite de tempo, para além de sua expiração prevista para sexta-feira (8), declarou uma autoridade em condição de anonimato à AFP.

    “Israel não vê nenhum problema em prorrogar o cessar-fogo sem pré-condições”, declarou esta autoridade à AFP, que não quis se identificar. Questionada sobre a duração desta possível prorrogação, a fonte indiciou que poderia ser ilimitada.”

    Leia mais em: http://zip.net/bfpc1c

     

    Fonte: Do Uol, em SP.

     

    O que acho hilário, senão embuste, é as autoridades de Israel dizerem que aceitam prorrogar a trégua, mas ” … sem pré-condições”, quando todos sabemos que a Palestina está arrazada e sem a suspensão do bloqueio, tudo continuará como antes, isto é, um campo de concentração a céu aberto e agora, semi-destruído, ou melhor arrazado!

    Sem eletrecidade, sem água, sem escolas, hospitais, creches, enfim sem condições mínimas para continuar existindo!

    E é isto que eles querem, ao impor esta trégua chamada por eles de “humanitária” depois de terem assassinados 10% da população, o que em termos de comparação com o Brasil, seriam 20 milhões de habitantes!

    Há que suspender o bloqueio e buscar acelerar o processo para implementar o reconhecimento do Estado Palestino com sua autonomia, como está inclusive na carta da ONU.

    Viver num estado tutelado, vigiado por Israel, com sua economia amordaçada, que nação seria!!!

    Se pedem para desmilitarizarem Gaza, porque não subscrevem o acordo contra armas nucleares, e tambem se desarmem!!!

    No do outros é refresco, seus otários!!!!!!!!!!!!!!!!!!  

  13. Autonomia para Gaza, Já!!!!!!!!!!!!!!

    ‘Estamos prontos para tudo e nunca sairemos de nossa terra’, diz cônsul-geral da Palestina

     

    Patrícia Dichtchekenian | São Paulo – 06/08/2014 – 17p1A Opera Mundi, Salah El-Qatta exige fim de cerco a Gaza, ajuda da comunidade internacional para reconstruir enclave e ainda elogia comunicado do ItamaratyAs primeiras 24 horas bem-sucedidas de cessar-fogo entre o Exército de Israel e o Hamas ainda não são celebradas pelo cônsul-geral da Palestina no Brasil, Salah M.M. El-Qatta.“São tréguas para horas, mas essa causa precisa ser resolvida no sentido de uma paz duradoura”, disse a Opera Mundi nesta quarta-feira (06/08). Para ele, é difícil prever as ações de Israel, mas garante: “estamos prontos para tudo o que vier – mesmo que seja doloroso – pois nunca sairemos da nossa terra palestina”.

    Reprodução/ Embaixada da Palestina
    A trégua faz parte dos esforços do Egito para por fim ao conflito que já resultou na morte de pelo menos 1.867 palestinos e 67 israelenses desde o início da operação israelense em Gaza, batizada de “Margem Protetora”, há mais de quatro semanas.

    [Cônsul-geral da Palestina, em Brasília]

    “Queremos poupar o máximo de vidas humanas em Gaza. Esse holocausto de Israel em nosso povo precisa ser resolvido. Muitas famílias foram massacradas. Foi um extermínio”, define El-Qatta.

    Para o cônsul-geral, é preciso respeitar determinadas exigências do povo palestino. Uma delas requer o fim dos mais de oito anos de cerco israelense na Faixa de Gaza. “Esse cerco é um crime que esfaqueia todo ser humano. Somos alvos das faltas de eletricidade, esgoto, alimento e água. Isso é desumano e condenável pelo direito internacional. Civis não podem ser alvo de um castigo coletivo”, alerta.

    Outra exigência diz respeito ao auxílio da comunidade internacional na reconstrução do território palestino. “Eles destruíram toda a infraestrutura do local. Escolas, hospitais… tudo isso precisa ser reconstruído”, lamenta El-Qatta.

    O sofisma do “antissionismo igual a antissemitismo”

    Wikileaks: Israel trabalha para estrangular economia de Gaza, mostram telegramas

    25 verdades sobre el asedio de Gaza por Israel

    O cônsul-geral acusa Israel de atuar acima da lei, da ONU e da comunidade internacional. “Não podemos ser alvo dos prazeres dos lideres israelenses, que quando lhes apetecem querem matar. O sangue palestino é muito importante para nós. Enviando colonos para destruir os campos palestinos e tentando ocupar nossa Gaza mostra que a sociedade israelita não ajuda em nada para resolver o problema”, aponta.

    Questionado sobre o Hamas, El-Qatta acredita que o grupo “faz parte do tecido social palestino”, tem uma “tática de libertação” própria e celebra o fim de sete anos de cisão com o Fatah. “É natural que o povo palestino se unifique em qualquer circunstância. Hamas e Fatah são duas principais tendências palestinas e o mais lógico é que elas trabalhem em conjunto”, assinala.

    El-Qatta ainda ressalta a importância de dois Estados para dois povos para a solução do conflito armado. “Este acordo está assinado em todas as resoluções das Nações Unidas. Estamos dentro da lei internacional e temos que pensar em como implantar o direito internacional para conseguir fazer com que os dois Estados tenham uma convivência pacífica”, pondera.

    Fonte: Site Opera Mundi

     

  14. Documentos do Wikileaks

    Wikileaks: Israel trabalha para estrangular economia de Gaza, mostram telegramas

     

    Charles Nisz | São Paulo – 06/08/2014 – 12p3Ações para manter economia da região “em nível precário, pouco acima de uma crise humanitária”, vêm sendo discutidas há pelo menos cinco anosAgência Efe


    Criança refugiada em hospital de Gaza; Israel trabalha para minar economia da região, dizem documentos

    “Autoridades israelenses confirmaram diversas vezes aos funcionários da Embaixada (dos EUA) que a intenção do governo de Israel é manter a economia de Gaza funcionando em nível precário, pouco acima de uma crise humanitária”. Este é o primeiro parágrafo de umtelegrama enviado pela Embaixada dos EUA em Tel Aviv para Washington em 3 de novembro de 2008, vazado pelo site Wikileaks nesta segunda-feira, 4 de agosto.

    O telegrama faz parte de uma série de documentos vazados pelo site dirigido pelo australiano Julian Assange sobre o conflito entre Israel e Palestina. Dentre os assuntos abordados na correspondência da Embaixada em Tel Aviv estão a criação do Hamas, o uso de palestinos como escudos humanos pelas Forças de Defesa israelenses, o ataque deliberado a alvos civis em Gaza, o bombardeio de hospitais e o corte de suprimento de remédios aos habitantes de Gaza.

    De acordo com o documento, o Conselho de Segurança Nacional de Israel controla a quantidade de dinheiro a ser liberada mensalmente para a Autoridade Palestina. O governo da Autoridade Palestina requisitava cerca de US$ 30 milhões ao mês no ano de 2009 como piso básico de transferência, de modo a garantir os serviços básicos para a população palestina – 4 milhões de pessoas. A ideia era a de manter serviços essenciais, mas sem o estabelecimento de comércio e negócios em Gaza.

    Autoridade Palestina x Hamas

    No telegrama, a embaixada sugere ao governo do EUA o encorajamento das relações entre Israel e a Autoridade Palestina. Para os diplomatas, uma economia e um sistema bancário frágeis seriam adequados aos radicais do Hamas. No entanto, o governo israelense prefere repassar menos dinheiro aos palestinos de modo que o Hamas não tenha acesso à moeda israelense e que a população de Gaza não tenha benefícios econômicos, mesmo ao custo do fortalecimento do Hamas.

    Em outro telegrama, datado de 23 de setembro de 1988, um diplomata americano fala sobre a visão política dos habitantes da Cisjordânia: “Muitos habitantes da Cisjordânia acreditam que Israel apoiou nos bastidores a criação do Hamas, ainda na década de 1980. O objetivo era dividir politicamente os palestinos. Philip Wilcox, responsável pelo consulado em Jerusalém, afirmava: “Não há apoio concreto, mas Israel faz vista grossa às atividades do Hamas”.(*) (Grifo meu).

    Agência Efe

    Militantes da brigada Al Quds vão ao funeral de comandante em Gaza nesta quarta-feira (06/08)

    A estratégia israelense, segundo os documentos, era enfraquecer os partidos palestinos seculares, mostra um telegrama de 29 de setembro de 1989. Com a ascensão do Hamas, mais radical e de orientação sunita, haveria menos espaço para entidades como a Organização para a Libertação da Palestina, órgão liderado por Yasser Arafat no passado, e atualmente do Fatah e da Autoridade Palestina. Sem a atuação de partidos moderados, Israel não precisaria negociar com os palestinos.

    Suprimento alimentar

    Além da força militar, o bloqueio israelense a Gaza limita o acesso a gêneros alimentícios, combustíveis e remédios ao território palestino. Com isso, a infraestrutura local opera no limite, informa um telegrama enviado em 18 de setembro de 2009. A falta de remédios compromete o setor de saúde em Gaza e a estrutura elétrica e de saneamento no fim de 2009 regrediu ao mesmo nível no qual estava em 2008.

    Para se ter ideia, o suprimento alimentar na região em agosto de 2009 era de 2.600 caminhões. Isso representava 20% do total de alimentos que entravam em Gaza em junho de 2007. O ingresso de combustível era capaz de prover apenas dois terços da usina elétrica local. Para iluminar Gaza, os palestinos usavam petróleo egípcio, trazido através dos túneis na fronteira com custo de US$ 0,60 por litro. Já o petróleo israelense custa US$ 1,80 por litro.

     

    ONU cita situação “grotesca” e pede que Israel assuma responsabilidade por crimes de guerra

    Fidel Castro: Holocausto palestino en Gaza

    Faixa de Gaza passa primeiras 24 horas de cessar-fogo sem incidentes

    O abastecimento de água e o saneamento também eram precários: cerca de 10 mil habitantes de Gaza não tem acesso à agua. Outros 60% da população não têm acesso diário, com fornecimento intermitente. Apenas 10% dos 1,8 milhões de habitantes em Gaza tem água de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Quando não são atacados militarmente, os palestinos estão sem água, sem luz e com fome: são economicamente estrangulados por Israel.

    Instalações da ONU e alvos civis

    Já um outro telegrama confidencial, despachado em 7 de maio de 2009, fala sobre uma carta enviada por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, confirmando ataques das forças israelenses às instalações da ONU em Gaza. “Sete dos nove ataques contra nossas instalações em Gaza foram feitas pelo Exército de Israel, violando as instalações da ONU. As forças de Israel não tiveram precaução de proteger a ONU, nem os civis refugiados nesses locais”. Esses ataques custaram US$ 11 milhões aos cofres das Nações Unidas.

    Israel, conforme mostra um documento secreto de 30 de julho de 2009, usou palestinos como escudos humanos. A prática ocorreu na Operação Chumbo Fundido, uma ofensiva contra Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Além disso, o Exército israelense usou bombas de fósforo branco contra uma população civil. Essas atitudes culminaram com a criação de uma entidade chamada “Quebrando o silêncio”.

    Agência Efe (05.jun.14)

    Palestinos descansam próximos a escombros de praia na Faixa de Gaza

    Por meio dessa entidade, foram coletados os testemunhos anônimos de 26 soldados envolvidos na Operação Chumbo Fundido. Os depoimentos confirmaram o uso desproporcional de força militar, causando mortes e prejuízos econômicos desnecessários para a população de Gaza. Outros documentos mostram como esse incidente não foi um fato isolado.

    Ataque como política deliberada

    Uma comunicação de 15 de outubro de 2008 mostra como o ataque a áreas civis era uma política deliberada de Israel. O documento faz referência à Doutrina Dahiya – assim batizada pelo general Gadi Eizenkot por conta do bairro de Beirute bombardeado durante a segunda guerra do Líbano em 2006. Na ocasião, Israel atacou a capital libanesa, destruindo a infraestrutura urbana e causando problemas para a população civil.

    Nas palavras de Eizenkot, “Israel vai usar força militar desproporcional contra qualquer vila que ataque forças israelenses, causando grande destruição”. O general foi específico: não é apenas recomendação, mas um plano aprovado pelo governo de Tel Aviv – na perspectiva de Israel, não são apenas povoados, mas bases militares dos palestinos”. Para Eizenkot, a segunda guerra do Líbano se estendeu demais: “um outro conflito deverá ser resolvido de forma rápida e com vigor”.

    (*) Pesquisando chega-se a algumas surpresas! Será verdade?

    Fonte: Ópera Mundi

     

  15. Criminosos de guerra, sim…………….

    Israel cria comissão para preparar defesa contra acusações de crimes de guerra

     

    Redação (*) | São Paulo – 03/08/2014 – 14p0Estado israelense já havia realizado iniciativa semelhante na ofensiva contra Gaza em 2009″O Exército israelense organizou uma equipe que tem como missão recompilar informações e provas sobre a ofensiva contra o grupo islamita Hamas, em Gaza, para se defender de eventuais acusações de crimes de guerra.”Se estão preocupados em reunir documentos, ou talvez forjarem documentos, para nãos erem acusados de crimes de guerra, é sinal de que praticaram sim!!!!As fotos e as manifestações em todo o mundo, já é suficiente para provar praticou sim, crime de guerra e deve responder por eles no Tribunal Penal Internacioal.Como gostam de dizer, sobre os comandantes alemães nazistas, tanto o quem ordena, como quem recebe ordens deve ser responsabilizados!Fonte: Ópera Mundi. 

     

  16. Wendel
    Um dos antisemtas do

    Wendel

    Um dos antisemtas do blog travestido de guerreiro humanista…

    Esses caras são hilarios tentam fingir estar preocupados contra massacres de inocentes  mas sempre acabam se entregando nas entrelinhas…rs

  17. Oba!!!!!!!

    Finalmente me rotularam com as palavrinhas mágicas!!!!

    Já estava demorando!!!!!!

    Anti-semita são os próprios sionistas que estão massacrando os palestinos semitas, estes sim, verdeiros semitas !!!!! !!!!!!!!!!

    Vá estudar, idiota, ou então pratique a ALIÁH !!!!!!!!, ao invés de ficar tentando dividir os povos com seus argumentos falaciosos e falsos detrás de um computador  !!!!!!

    SE OS QUE DEFENDEM ISRAEL EM SUA SEDE DE SANGUE, FOSSEM LUTAR NO CAMPO DE BATALHA, APOSTO QUE TERIAM OUTRA ATITUDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SE NÃO VÃO, SÓ PODEM SER COVARDES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador