Promotor ameaça estudantes no Tocantins, onde PM desocupou escola e prendeu 26

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um homem identificado por um oficial da Polícia Militar de Tocantins como “promotor” aparece, em um vídeo enviado ao GGN na tarde desta quinta (27), ameaçando alunos de uma escola da rede pública. Ele ordena que o portão da unidade seja aberto, caso contrário, todos que ali estivessem seriam presos. A escola estava ocupada contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio.

Em um trecho do vídeo, o promotor aparece chacoalhando a grande da entrada da escola e dizendo a uma aluna: “Você está achando que isso aqui é seu? Isso aqui é público.” Ao que ela responde: “Justamente”.

Tocantins está entre estados brasileiros onde secundaristas promovem ocupações desde o começo de outubro, quando o governo Michel Temer resolveu reformar a grade curricular do ensino médio via Medida Provisória, sem discussão com a sociedade. Contrários á PEC 241, que congela os investimentos sociais por 20 anos, eles também criticam a chamada “lei da mordaça” – projeto Escola Sem Partido.

Nesta quinta,  a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) informou que a escola D. Filomena Moreira de Paula, em Miracema, foi desocupada pela Polícia Militar, que algemou 26 alunos e os levou à delegacia. Pelo menos 11 seriam menores de idade. A escola era ocupada também por alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Promotor”

    você é um cretino e mais parece um jagunço. Recentemente um ex-governador do Tocantins foi preso por CORRUPÇÃO, onde estava você, “promotor”? Ridículo, pusilânime, rábula de porta de cadeia.

  2. Que os pais da meninada e as

    Que os pais da meninada e as lideranças de organizações sociais fiquem atentos pois já há um grave precedente deste judiciário vagabundo em aprisionar menores indefesos (inclusive meninas) em celas abarrotadas de facínoras.

  3. Hoje em dia qualquer

    Hoje em dia qualquer otoridade age dentro do “prendo e errebento”

     

    é o fim do estado democratico de direito, por maxima culpa desse judiciario inerte, incompetente e em boa parte golpista.

  4. O passado retorna, armado

         Nem mesmo na época do Cel. Erasmo Dias ( 1977 ) , era ditadura civil – militar , durante a invasão da PUC-SP onde se realizava o ENE, a policia jogou bomba, meteu o cassetete, fomos escoltados para os onibus e levados lá para o DEOPS, mas ninguem foi algemado.

          Assim como depois em 1978/1979, quando da ocupação da FAU-USP, e do pau que quebrou na Medicina USP ( Dr. Arnaldo ) com a PMSP, ou durante a “ocupação” do escritório do MEC em São Paulo, na época era na Barra Funda, em todas estas ocasiões deu policia, mas ninguem foi algemado, sequer detido, só dispersados.

           Pô, meu irmão nas jornadas de ’68, levou mangueirada, alguns amigos dele cassetadas em confrontos com a PM, mas algemados e presos, não recordo de ninguem – claro, a ditadura ia atrás das “lideranças”, sempre na encolha ou na dedoduragem.

            Será que estes jovens juizes e promotores, teoricamente formados já na democracia, não possuem a noção do erro que estão cometendo ? Que estão dando a deixa para o cerceamento de liberdades que forão tão dificeis de serem alcançadas ?

             Alem de alguns apóstolos de Savonarola, pelo jeito que a coisa vai, tambem temos os seguidores de Erasmo Dias e Newton Cruz , trata-se de um caminho perigoso, que poderá conduzir a apostolos de Roland Freisler.

             P.S. : Como disse os jovens Franklin Martins e Fernado Gabeira ( época no MR-8 ), em um trecho da “Carta Elbrick ” : …..”os juizes da ditadura sempre arrumam formas de contornar as leis, para atingir seus objetivos…….”

              Voltaremos a isto ?

  5. Um governo ilegítimo que

    Um governo ilegítimo que cortará recursos da educação para saldar a conta dos juros…

    Lá na frente perguntarão, o que deu errado?

    Metade do mundo sabe, que é mais barato investir em educação, do que gastar em segurança pública!

    Sinceramente…

  6. A única coisa relevante neste
    A única coisa relevante neste episódio é que o tal promotor, um evidente idiota autoritário, cometeu abuso de poder fornecendo a prova do crime em vídeo. Ele não tem autoridade para fazer o que fez. Isto para não dizer que ao se rebaixar a condição de policial/carcereiro em público o promotor cometeu infração funcional passível de punição pelo CNMP.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador