Provável carta testamento de Lula pós Lava Jato, por Laurez Cerqueira

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência Brasil

Por Laurez Cerqueira

Provável carta testamento do ex-presidente Lula após Lava-Jato

De seu blog

Para meu filho Fábio deixo um Triplex no Guarujá, que apesar da escritura em nome da Caixa Econômica Federal, o Ministério Público e o juiz Sérgio Moro dizem ter convicção de que o apartamento é propriedade minha.

Por isso me condenou, sem nenhuma prova, com base apenas na vontade pessoal.

Para Sandro deixo um imóvel de propriedade da DAG Construtora, conforme escritura comprobatória, que, se comprado, teria sido destinado à construção da sede do Instituto Lula,

Mas que o Ministério Público diz ter convicção de que o terreno é meu.

Para Luís Cláudio deixo um apartamento alugado no prédio vizinho ao meu, cujo proprietário é Glaucos da Costa Marques, conforme escritura e comprovantes de pagamento de aluguel entregues ao juiz da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, mas que o Ministério Público e o juiz tentam convencer a opinião pública de que o imóvel me pertence.

Para Marcos e Lurian, meus netos e bisnetos, deixo o sítio de Atibaia, de propriedade do meu amigo Jorge Bittar, com escritura registrada em cartório, mas que o juiz Sergio Moro também insiste em convencer o mundo de que é propriedade minha.

Só porque fui algumas vezes ao sítio para descansar, jogar baralho, dominó, e deixei por lá sunga, sabonete, shampoo, camisetas, bermudas e chinelos, nos aposentos da casa, a Polícia Federal encontrou, levou, e o Ministério Público deve achar que é prova.

Deixo também para eles 2 pedalinhos, um barquinho de alumínio que Mariza comprou, para passearem no lago, e minha camionete F-1000, ano 1984, uma relíquia, para transportar esses preciosos equipamentos aquáticos.

E, para todos os meus filhos, deixo o apartamento que sempre morei com Marisa e eles, em São Bernardo do Campo, desde quando comprei em 1991. É o único que tenho convicção e provas de que é meu.

Depois de refletir bastante, cheguei à conclusão de que meu testamento não deveria ficar restrito aos membros da minha família.

Deixo para o senhor juiz Sérgio Moro todos os documentos que provam minha inocência e o livro “Comentários a uma sentença anunciada: O Caso Lula”, um conjunto de 103 artigos assinados por 123 juristas militantes do direito e acadêmicos, que apontam os erros, as anomalias do processo e a minha condenação.

(*) Em tempo: gostaria de lembrar ao juiz Moro que corrupto rouba para ostentar carrões, iates, aviões, mansões, para manter contas milionárias em paraísos fiscais, como certos políticos que deram o golpe de Estado têm, muitos deles mandando no país, e para comprar até amor verdadeiro, como dizia o dramaturgo Nelson Rodrigues.

Não é meu caso. Eu não preciso disso. Se precisar de alguma coisa, tenho absoluta certeza que basta eu me manifestar que imediatamente surgirão pessoas de todos os cantos do Brasil para me doar, me ajudar de alguma forma.

Sou daqueles que precisa de muito pouco para viver. O senhor sabe de onde venho, que eu não sou de ostentar, e sabe que o que eu mais gosto na vida é de lutar ao lado do povo.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Emenda ao testamento
    A quem

    Emenda ao testamento

    A quem chegar primeiro deixo minhas contas no estrangeiro  ..MILHÔES gerenciados pela JBS e outro TANTÂO com a Odebrecht

    na duvida contatarem o Marcelo e o Joesly SAFADÃO que eles liberam..

    1. Então chegue você primeiro!

      Já que assim como Marcelo e Joesley você é chegado numa mentira, chegue primeiro e tome posse desse dinheirão de mentirinha que os dois salafrários inventaram para se livrar da masmorra do Moro!

      1. Alinhe os Passos Edi  ..não

        Alinhe os Passos Edi  ..não irei procurar conta alguma por saber que elas INEXISTEM 

        tratei-lo-ei duma ironia  ..que a você passou batida

        ..msm pq, se não sabe  ..tanto Joesley Safadão quando Marcelo Odd se esqueceram de dizer  pro país que as tais contas NUNCA estiveram a disposição e em nome de DILMA,  ..mas em verdade, sobre suas próprias serventias e ORGIAS

        piro coisa que tem é um “humorista talentoso” como eu ter que explicar a piada prum público desafisado

        eita destino cruel

  2. Enquanto isso, uma certa

    Enquanto isso, uma certa fraude (politica, moral e intelectual) faz pose e deita falação. O principe de higienopolis. Lembram da fazenda dele em Minas, aquela que, alem de tudo, era registrada com valor infimo para nao pagar imposto algum? FHC jurava de pés juntos que nao era dele, ele era socio ultraminoritário de um amigo, o tal Jovino. Pois é, de repente, nao mais do que de repente, a fazenda foi passada para o nomes dos filhos (os ditos legitimos), temerosos de que o bastardo (o que era mas nao era) ficasse com algum. Era do Jovino e passou para os filhos de FHC. Dizem que é o quinto milagre de Fátima. Jovino é aquele mesmo cara esquisito que passou o chapeu, em pleno palacio do governo, para recolher dinheiro e fundar o instituto FHC. Uma seleta lista de empresários entrou com a grana inicial – e prosseguiu pingando depois. Jovino é tambem, diz FHC, o dono do famoso apartamento chique em Paris, aquele que Jovino nunca usa porque a familia FHC monopoliza. Nao deveriamos nos surpreeender se em algum momento o tal ap fosse passado em nome dos herdeiros FHC. O bastardo, pelo que consta, já ganhou o seu, em N.York. Tudo assim. Nada é dele, mas por obra do espirito santo, passa para os filhos. nesse quadro, o bem humorado testamento de Lula é um achado. Moro deve ter requisitado aqueles bens do sitio – sunga, xampu, escova de dente – para ficar com eles, deve ser fetiche. Ai tem coisa.

  3. Provável carta testamento de Lula pós Lava Jato, por Laurez Cerq

    Texto lindo, muito emocionante.

    É um texto analítico, pega o conjunto de todas as acusações feitas a Lula sobre a propriedade de cada imóvel. E atribui a cada uma o seu verdadeiro proprietário, ponto por ponto. Como em uma análise química escolhe, através dos reagentes, como agrupar.

    Termina por repetir o que todos já concluiram. A perseguição e criminalização não é só contra o ex-presidente e sim contra todos os que sepropõem a combater essa infame desigualdade social.

  4. Coisa mais deplorável a ação

    Coisa mais deplorável a ação de juíz e ploliciais contra o filho de Lula. 

    Observei que os jornais da noite, pelo menos os que assisti, nada citaram do episódio. Ao ouvir na rádio que Alkmin interveio, e que o delegado foi afastado, bem como as alegações gantasiosas da juíza, tudo convergindo para desmerecer o feito, entendi que a imprensa soube, por antecipação, e por isso se calou. Mas, do que ouvi pela rádio, o filho de Lula não teria que ser investigado por porte de drogas apenas; tinha outra denúncia – se é que teve alguma – relativa a tráfico de armas. O negócio foi feito pra ferra geral o filho e o pai, claro, se o negócio veio de com força pra enxovalhar mais um pouquinho o nome do primeiro nas pesquisas.

    E, entre uma e outra, a rádio também vem repercutindo uma fala de Lula, quando ele diz que está lascado; na sequência, com relevo, ditando o que sucederá no julgamento do ex-presidente, quanto à setença do triplex, que na segunda instância poderá torná-lo um ficha-suja. E, como não podia deixar de ser, cita o pedido da justiça para aumentar a dose da pena atual para mais de 9 anos.

    Saber que a juíza argumenta só ter tido conhecimento do endereço, desconhecendo o morador do apartamento a ser invadido, é uma piada de mal gosto. 

    E ainda há quem diga que   A LEI É PARA TODOS. 

  5. A carta testamento ficou

    A carta testamento ficou incompleta. Faltou o seguinte trecho:

    “Para os meus amigos Aécio, Perrela e Aloysio deixo as rotas do tráfico de drogas, que a polícia e o judiciário paulista insistem em dizer que são minhas e gerenciadas por meu filho Marcos”. 

  6. A carta testamento ficou

    A carta testamento ficou incompleta. Faltou o seguinte trecho:

    “Para os meus amigos Aécio, Perrela e Aloysio deixo as rotas do tráfico de drogas, que a polícia e o judiciário paulista insistem em dizer que são minhas e gerenciadas por meu filho Marcos”. 

  7. Emocionante!

    Houve um engano!   O nome do dono do sítio, amigo de Lula desde a década de 70, é Jacó Bittar. Se não estou enganada, atualmente, seu filho Fernando Bittar é dono, ou um dos donos!  Jacó, foi um dos fundadores do Sindicato dos  Petroleiros de Paulinia e Campinas, da CUT e do Partido dos Trabalhadores. Foi  presidente do Sindicato dos Petroleiros e prefeito de Campinas. AMICÍSSIMO DE LULA SIMPLESMENTE  HÁ 40 ANOS !!! 

    1. É verdade sei disso há

      É verdade sei disso há décadas, inclusive foi Jacó Bittar que quebrou o monopólio da antiga Cometa (de propriedade de João Havelange…) e criou a Companhia Municipal de Transportes Coletivos a qual, finalmente, resolveu o problema de transporte na cidade de Campinas.

  8. Salve Lula!

    O que me impressiona no meio dessa mistura toda para confundir a cabeça das pessoas é que a imprensa brasileira, sabedora que nada disso é verossimil, se comporta como se fosse, assina editorais moralistas acusando Lula e até pedindo sua prisão. Querem a prisão de um homem que não pode possuir bens porque é teoricamente de esquerda e de origem modesta! Se representa o trabalhador não pode ter patrimônio. Mas ao mesmo tempo nenhum dentre eles se levantou e pediu a prisão de Aécio Neves ou de Temer ou de Juca ou Padilha ou de Geddelzinho o guloso! Que tempos.

    1. Maria Luísa, não é necessário
      Maria Luísa, não é necessário procurar muito para encontrar explicação sobre o comportamento de certa imprensa.
      Passe na frente de um portão que tem por trás um cachorro encarrego de guardar a casa. Não importa quem passe na frente do portao, lá estará o cão para latir, mesmo sabendo que quem passa na frente do portao não oferece perigo.

  9. De uma coisa  pode-se ter

    De uma coisa  pode-se ter certeza: trata-se de um ladrão sui generis, inusitado, que rouba não fica com o produto do roubo, rouba com tanta maestria que é impossível puní-lo dento da Lei, muito difícil, está mostrado pela própria Justiça,  já que procuram há mais de 15 anos, e nada sem dúvidas comprometedor é evidenciado, com provas insofismáveis, difíceis de serem contraditadas. Um chefe de quadrilha burro que se contenta com espelhinhos, enquanto os indigitados como seus cúmplices são acusados de roubar milhões e até bilhões. Um verdadeiro ridículo ladravaz, até parece que se vale de poderes extraterrestres, no mínimo esotéricos para perpetrar seus roubos, só lhe interessando a fama de ladrão. Ou ridículas seriam as denúncias e os acusadores encastelados no aparelho do Estado. E o mais curioso é que muitos de seus acusadores (há também juizes, porocuradores e policiais) estão enrolados na Justiça e até presos, tentando incriminá-lo com depoimentos sem comprovação consistente, em troca de amenização da penas a que respondem. Pelo o andar da carruagem, o melhor é logo prender esse ladrão, julgá-lo e condená-lo nas 1ª e 2ª instâncias da Justiça em Curitiba, para então afastá-lo do pleito de 2018, deixando tudo para ser resolvido após as eleições, certamente para ser inocentado, principalmente por falta de provas.  No Supremo, onde, atualmente,  não sendo do interesse dos golpistas, não há erro, tudo é postergado, dentro de prazos como costuma, medidos em décadas (uma suprema tartaruga, que, a depender do caso e do interesse político, sempre atendem celeremente, sem rodeios, os interesses do grande capital e seus operadores, para tanto descumprem Leis e a Constituição, se negam até a fazer justiça).

  10. Aviso aos “iniciantes de brazil…”

    Aviso aos “iniciantes de brazil…” Aqui, com diz aquele filme… “a lei é para todos”, até mesmo para os inocentes.

  11. Faltaram no testamento as

    Faltaram no testamento as contas milionárias em paraísos fiscais. Devem ter contas. Tem, né? Tem que ter. Tem sim. Deve ter pelo menos uma. Tem que ter!!! Malas de dinheiro em algum lugar. Afinal, o Dr. Dallagnol já quebrou os sigilos bancários, fiscais, das geladeiras, armários e baús do Lula e seus filhos. Deve ter encontrado algum dinheiro. Tem que ter encontrado!! Afinal, metade da estrutura do MP e da PF, centenas de policiais, alguns delegados e diversos especialistas, incluíndo cooperação internacional, e agora ajuda da polícia civil de São Paulo… devem ter encontrado algum dinheiro significativo. Não é possível…

    1. Ah, acharam dinheiro sim!
      Nove milhões é pouco pra você? Pro Sr. Luiz Inácio deve ser. Pois pra maioria da população brasileira é uma fortuna pra uma suposta aposentadoria. Pois é! Acharam dinheiro…

      1. Informe-se antes de tecer maledicências ignorantes

        Todos esses “milhões” foram ganhos legalmente por ex. com palestras pelo mundo, pagas por empresas nacionais e multinacionais, de um estadista respeitado no planeta, incluindo Institutos de renme internacional, universidades e mandatários de, por ex., EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, etc.

        Dinehiro ganho publicamente, com fatura, declaração de IR e depositado legalmente em fundos públicos e privados de pensão.

        Não foi dinheiro “achado”, sempre foi declarado.

        Entendeu Pessoinha?

        Se não, vai continuar tendo essas mal formadas “opiniões” 

      2. Todo declarado no imposto de renda

        Com tributos pagos. Origem? Sua concorridíssimas palestras que valiam mais que as do entreguista FHC que só sabe falar mal do país de origem. Que morre de inveja do Lula como alguns coxas frequentes neste sítio. Não é para qualquer um zé mané não. Todo este dinheiro aplicado na conservadora aplicação “Plano de Aposentadoria do BB – VGBL”. Agora Lula não tem conta na Suíça, em AP escondido ou em malas voadoras não declarados, gravação de pedido de forma ilícita e pedido para matar a mula. AP em Paris, Nova Iorque ou Aeroporto dentro da fazenda da família as custas do estado ou presente de empresa de engenharia. Esta é a diferença entre Lula e outros políticos e ex esquecidos, ignorados ou que não vem ao caso. Agora pode morder o cotovelo de inveja.

      3. Acharam, é? Lula tinha

        Acharam, é? Lula tinha escondido onde, esse dinheiro? Não me diga que ele “escondeu” num plano de previdência declarado no imposto de renda. 

  12. Lula poderia deixar todos
    Lula poderia deixar todos esses supostos bens para o Dr.Moro, homem correto é futuro herói Marvel; ou pro dalanhól que, tão pobrezinho, precisou do Lula no Minha Casa Minha Vida.

    1. Não, não é santo. E não
      Não, não é santo. E não procuramos santos.Nos contentamos com os mortais, com seus defeitos e virtudes. Num país há muito cheio de defeitos e vícios, convido a elencar e , por que não, revelar aqueles politicos que tu admira? Se a resposta for “politico nenhum presta”, então já sabemos a que vem. Obrigado

    2. Santo LULA

      LULA não é santo. É apenas o melhor presidente da história do Brasil (não do brazil), que está unicamente tentando provar que é inocente, quando o seu acusador, cujas bases de informações e de acusações é composta exclusivamente de delações de bandidos confessos. Santos mesmo, como se pode ver, são os seus acusadores que, por coincidência, já mataram dona Marisa de forma cruel e prematura. E seu séquito de seguidores da justiça, que já mataram o reitor da UFSC. Esses, sim, são os verdadeiros SANTOS;  

  13. Ex presidente sempre receberá mimos

    “Não é meu caso. Eu não preciso disso. Se precisar de alguma coisa, tenho absoluta certeza que basta eu me manifestar que imediatamente surgirão pessoas de todos os cantos do Brasil para me doar, me ajudar de alguma forma”.

    Quando candidato a Prefeito de São Paulo, contra Fernando Henrique Cardoso, Janio Quadros foi a uma Universidade dialogar com os estudantes.

    Um deles perguntou: “O Sr. náo tem emprego,, do que o senhor vive?”
    Janio pensou, refletiu (como se não esperasse uma pergunta dessas) e disse: Alguém aí me dá um cigarro?˜
    Imediatamente cinco universitários se aproximaram com o maço de cigarros na mão. Janio aceitou o mais próximo e perguntou ao estudante que perguntara: “O senhor compreende agora de que eu vivo?”
    Lula deveria ter explorado essa justificativa tanto no caso do depósito de bens que agora pertenceriam à União como às benfeitorias no sítio e reforma do triplex: Doutor, eles querem me agradar, como evitar sem ser grosseiro?!!!

     

  14. lembra, de outra forma, a carta de Getúlio Vargas

    um dos fundadores do PT,muito conhecido e respeitado pelo seu Onitorrinco,Chico de Oliveira,tem num Roda Viva antigo al-gumas palavras sobre Getúlio Vargas e sobre Lula.Mas não posto,é só proocurar no youtube.Foi pro PSOL e parece que saiu tb. Pra ele,q conhece bem,tem considerações q tanto considera como um bom presidente que ficará na História,mas faz ácidas reservas ao ex-presidente.[A origem do GGN é fugir às dicotomias,porém isso não se concretizou,um fã-clube,como qualqueer fã-clube,não quer saber,e nem adiantaria-o que acho lalstimável não haver debate,opiniões plurais q não significa uma geléia geral.Todas as postagens q ponho são do lado esquerdo crítico,ou não me expresso bem,ou há ouvidos moucos ]

    1. Ouvidos moucos, não sei…

      mas olhos moucos, com certeza. O texto trata da ironia sobre as acusações contra Lula e tu vens com outras insinuaçõs. Ninguém aqui pode te dar atenção, mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador