PSDB e DEM: delação de Cerveró quita falta de provas contra Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Para endossar as ações do PSDB contra a presidente Dilma Rousseff no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a defesa do partido quer incluir a delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. Se, até agora, a falta de provas poderia ser um impedimento para o avanço do processo que questiona a legalidade da reeleição da petista, em 2014, para os advogados, as informações de Cerveró “envolvem mais diretamente” o escândalo da Petrobras com o ex-presidente Lula e Dilma.
 
Cerveró disse que ouviu do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) que Dilma teria colocado à sua disposição todas as presidências da BR Distribuidora. Esse seria o elemento de prova que o PSDB estuda incrementar na acusação de “envolvimento direto” da presidente com o esquema de corrupção da Petrobras.
 
A dúvida, entretanto, dos advogados é que ainda não têm o conhecimento da íntegra da delação do ex-diretor da estatal, além de que adicionar novos indícios estenderia o prazo de defesa para a presidente Dilma. A cúpula do PSDB ainda também não definiu um posicionamento público sobre o tema.
 
O mesmo debate está rondando os gabinetes dos deputados do DEM, que pensam em convocar Nestor Cerveró para depor na Comissão Especial que vai analisar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o líder do partido, Mendonça Filho (PE), Cerveró seria “uma peça-chave” do processo. O deputado acredita também que as falas do ex-diretor envolvem mais diretamente Dilma e Lula.
 
“Em primeiro lugar, vamos fazer uma avaliação das pedaladas e trazer informações do TCU (Tribunal de Contas da União), que é a base de sustentação em relação ao impeachment. Depois vamos buscar outras coisas que possam dar suporte ao processo, inclusive a delação do Cerveró com o uso da Petrobras como fonte de financiamento ilegal de campanhas petistas, o partido de Dilma”, defendeu Mendonça Filho.
 
Entretanto, nessa fase do processo de impeachment, ainda na Câmara, a oitiva não é obrigatória. A decisão será discutida com a volta do recesso parlamentar, a partir do dia 1° de fevereiro. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cerveró disse que Fernando

    Cerveró disse que Fernando Collor falou que Dilma teria dito. Contra o PT isso é prova.

    Não devemos esquecer que Cerveró já mudou a versão sobre uma propina paga à campanha de Lula pela Odebrecht. Na delação oficial ela não existe mais, apesar de ter sido até capa de revista, na época.

    É ou não uma esculhambação?

  2. Hoje já está se desmacarando

    Hoje já está se desmacarando a velha e requentada versão da delação de Cerveró. O uso dessa velha historinha era para desviar o foco da delação recente  que atingiu o velho paquiderme (ou velho viking) que ainda teima em se dizer sociólogo e líder do partido segregacionista PSDB , o FHHC. É uma canseira ter que lutar contra essas pragas da oposiçãozinha rasteira que ninguém merece.

  3. PSDB e DEM querem despachar
    PSDB e DEM querem despachar Dilma para salvar tucanos, demonícos e peemedebistas prestes a ser tragados pela Lava Jato.

    Os bandidos querem e salvar nem que tenham que incendiar o país.
    m
    Melhor meter eles cautelarmente na prisão.
    A ordem e o progresso e nação são mais importantes do que Aécio, FHC, Michel Temer e meia dúzia e outros marginais que tungaram a Petrobrás e que não querem responder pelos crimes que cometeram.
    Dilma fica por bem ou por mal com guerra civil ou sem guerra civil.
    Melhor sem guerra e com a prisão imediata dos marginais golpistas.

  4. Golpistas

    Contra o PT  ilações e devaneios são provas concretas. Contra tucanos demos e assemelhasdos, provas concretas “não vem ao caso”. E assim caminha o  vazador  “judissiário”  na repúbliqueta  do Paraná.

    Desconhecem esses golpistas inconsequentes, que ainda restam alguns juizes sérios , capacitados, honestos e apartidários no STF.

  5. Muito fraco e tudo invertido

    Agora, é interessante observar como os tucanos optam primeiro pela opção do impeachment e, depois disso, começam a juntar material ou eventuais provas para poder defender uma tese que já tinham decidido.

    Me parece tudo invertido.

  6. Delação de Cerveró, a

    Delação de Cerveró, a oficial, derruba factoides da mídia

    14/01/2016Miguel do Rosáriocervero2-580x387

    Reportagem publicada no Valor hoje derruba um montão de factoides divulgados nos últimos dias, sobre a delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás.

    O próprio Valor (que também pertence aos barões), para tentar reduzir o vexame passado pelos jornalões, enfatiza que Cerveró “muda versão de propina à campanha de Lula”, omitindo dos leitores a explicação, básica, de que as informações anteriores sobre a delação de Cerverá eram baseadas em vazamentos ilegais, parciais e tirados de um processo de “pré-delação”.

    A “mudança” no depoimento de Cerveró evidencia a fragilidade de se basear qualquer denúncia com base em “delações premiadas”, feitas por executivos desesperados para não serem “justiçados” por Sergio Moro.

    Não apenas os depoimentos dos delatores não são confiáveis, como as perguntas de seus entrevistadores (procuradores ou delegados) são frequentemente capciosas, feitas com objetivo de criar respostas dúbias, mas que sirvam de manchetes para os jornais. Em seguida, já se detectou manipulação até mesmo no momento de transcrever as respostas dos delatores.

    O vazamento parcial coroa um processo viciado do início ao fim.

    Historiadores terão dificuldades para acreditar no nível de manipulação a que chegou a nossa imprensa, de tão ridícula que esta se tornou em seu afã para fazer política.

    Os factoides sobre a delação de Cerveró baseavam-se em documentos contendo trechos de uma delação ainda não homologada, e portanto ainda não oficial de Cerveró, alguns deles encontrados no escritório de Delcídio Amaral.

    Mais surreal ainda é que Aécio Neves tenha manifestado a intenção de agregar a delação de Cerveró ao processo que o seu partido move contra Dilma no TSE, só que o tucano usa como base as informações vazadas pela imprensa, que são falsas, e não a delação verdadeira de Cerveró, aquela homologada pelo STF (que também precisa ser comprovada, claro).

    O Valor teve acesso à delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a única que tem valor legal, e que contradiz um monte de coisa divulgada pela imprensa nos últimos dias. Por exemplo:

    1) Em sua delação homologada no STF, Nestor Cerveró não menciona Lula. Nem campanha de Lula. Cerveró fala que o “destino do dinheiro” da UTC seria decidido por Delcídio do Amaral.

    2) Cerveró não menciona participação da Odebrecht em nenhum esquema, quanto mais no esquema do revamp (renovação do parque de refino) da refinaria de Pasadena.

    3) Cerveró menciona R$ 4 milhões da UTC (os mesmos cujo destino seria decidido por Delcídio), doados pela empresa com vistas a uma contrapartida da Petrobrás: obras de revamp em Pasadena. Mas não fala em campanha de Lula. E admite que a UTC acabou não ganhando obra alguma em Pasadena. Ou seja, não houve contrapartida.

    4) O nome de Dilma, que aparece algumas vezes na “pré-delação” vazada pela imprensa, não aparece uma só vez na delação homologada no STF.

    5) O Valor, estranhamente, não fala nada sobre a delação de Cerveró acerca de um negócio do governo FHC na Argentina, que teria gerado propina de US$ 100 milhões para o PSDB. A omissão deve ser por conta da famosa máxima da imprensa nacional: “podemos tirar se achar melhor”.

    http://www.ocafezinho.com/2016/01/14/delacao-de-cervero-a-oficial-derruba-factoides-da-midia/

  7. rs………………………….

    é ou não é teatral?

    mas com o TSE que temos, bem capaz deles bolarem uma caracterização jurídica para esse tal “ouvi dizer”

    porque muitos já foram condenados com a literatura teatral do STF

    1. Caracterização jurídica para

      Caracterização jurídica para falta de prova?

      Salvo engano, já tem é jurisprudência.  

      A condenação por conta de literatura jurídica que nem precisa ser discriminada.

      1. bem lembrado…

        é isso aí mesmo

        foi assim que conseguiram passar do antigo “prender primeiro e fazer sumir” para o atual

        “condenar primeiro para depois julgar”

  8. Delação de Ceveró

    Temos sim, um MPF com denúncias seletivas, delações premiadas e vazamentos.Tudo passa a ser verdade absoluta quando se trata de delação premiada do dôto Mouro, ou seja: É assim,exatamente, o “eu digo que ele disse que ela teria dito” que está na delação. Um judiciário refém de um discurso populista-midiático-inconsequente. Qualquer idiota sabia que propina na Petrobras não é de Agora!!

  9. CEVERKOKOKOKKK. Ouvi
    CEVERKOKOKOKKK. Ouvi dizer!

    Delação de “ouvir dizer de terceiros”?

    Se existe legislação processual penal neste Brasil isto sequer tem validade e o infeliz estaria bem ruim de advogados?

    Não respeitaram sequer a seriedade da justiça que certamente vai fulminar algo que o preso diz “ouviu dizer”.

    Kkkk

  10. O Cerveró esta topando

    O Cerveró esta topando QUALQUER NEGÓCIO para se ver livre da cadeia!

    É INACREDITÁVEL O QUE ELE TEM DELATADO!

    Até o LULA que em 89 perdeu a eleição, FRAUDADA PELA GLOBO, onde o collor usou da politica suja para atingir o LULA e depois sendo impichado, depois desta HITÓRIA TODA, OS JORNAIS QUEREM NOS FAZER ACREDITAR QUE O LULA DARIA CARTA BRANCA AO COLLOR PARA CORROMPER, se tornando responsável INDIRETO pelas ações do collor!

    É INCOMPATÍVEL A HISTÓRIA DO PIG COM PROCESSO HISTÓRICO REAL.!

  11. Cerveró

    Se esse cara ficar livre da prisão, com tanto que ele roubou para si, e a quantidade de mentiras que disse, não sei não. Nossa justiça merecerá um pé no traseiro como dizia aquele da Fifa, e o carimbo de REPUBLIQUETA por todos os países do mundo.Juntando-se o PSDB e o DEM, ” je ne suis pas Brasilienne.” (em mal francês mesmo).

  12. Na boa, esses advogados do

    Na boa, esses advogados do PSDB/DEM, estão sacaneando e iludindo seus clientes.

    Querem ganhar mais, mais e mais, pois sabem que essas “acusações” darão em nada por falta de prova materiais.

    Esses advogados envolvidos na lava jato, estão enchendo a “burra de dinheiro”.

    Como tem um bando de otário ladrão desesperado  para se livrar do Mouro, eles pedem o que querem para defender esses safados.

  13. Zorra total!

    Cerveró muda versão e não cita Lula nem Dilma

    Chora, Ataulpho, chora!   
     Publicado 14/01/2016 no Conversa Afiadatem que apurar

    Ilustração publicada no Twitter do Turquim

    Saiu no Valor:

    Cerveró muda versão de propina à campanha de Lula

    Documento obtido pelo Valor indica que Nestor Cerveró, ex-diretor de Internacional da Petrobras e delator do esquema de corrupção na estatal, modificou sua versão sobre um suposto pagamento de propina de US$ 4 milhões à campanha de reeleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, com recursos que teriam origem na obra de Renovação do Parque de Refino (Revamp) da refinaria de Pasadena, no Texas.

    Ao negociar o acordo de delação premiada, o investigado apresenta um resumo sobre o que tem a revelar. As informações entregues pela defesa de Cerveró aos investigadores da Operação Lava-Jato registram que “foi acertado que a Odebrecht faria o adiantamento de US$ 4 milhões para a campanha do presidente Lula, o que foi feito”.

    O suposto pagamento seria a contrapartida por contrato obtido por Odebrecht e UTC para o Revamp de Pasadena, disse Cerveró.

    No entanto, a menção ao suposto caixa dois pago pela Odebrecht à campanha de Lula desaparece do termo de depoimento em que Cerveró trata do assunto, de número 5 de sua delação premiada, homologada pelo ministro Teori Zavascki, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente Lula não é mencionado no termo de declarações sobre Pasadena. O ex-diretor da Petrobras também altera a fonte de pagamento do suposto suborno, que passou a ser a UTC, e não mais a Odebrecht.

    “Foi decidido que (…) a contrapartida da UTC pela participação nas obras do Revamp seria o pagamento de propina; que se acertou que a UTC adiantaria uma propina de R$ 4 milhões, que seriam para a campanha de 2006, cuja destinação seria definida pelo senador Delcídio do Amaral [PT-MS] “, informa o documento. Delcídio está em prisão preventiva desde novembro e já foi denunciado ao STF por obstruir a delação premiada de Cerveró.

    (…)

     

  14. momento da verdade
    Bonitão dos olhos verdes:”Te perdoo por ligares / Pra todos os lugares / De onde eu vim … / Por ergueres a mão / Por bateres em mim / Por quereres me ver / Aprendendo a mentir /Te perdoo porque choras / Quando eu choro de rir / Te perdoo / Por te trair..”

    Mas só vale para aquele momento mágico sobre lençóis, poltronas e nos celulares …

    O PT não revidar/questionar na JUSTIÇA ou na IMPRENSA não é carta branca para PGR, MPF, PSDB, Moro, e seus “miquinhos (ops!), delatores amestrados” ou quem quer que seja descumprir a lei ou o estado de direito. E nem transfere culpa ou responsabilidade pelos erros alheios ao partido, ao Lula ou Dilma. Quem está infringindo a lei é que responde, não a vítima…

    A vida nacional é (deveria ser!!!) bem mais do que cantou o Chico. Mesmo que de vez em quando a gente esqueça e se lambuze nela também…

  15. a tese primordial do

    a tese primordial do tucanato e  do dem é o preconceito

    e as ilações retiradas do mero ouviu dizer…

    depois eles vão ver as provas emitidas pelo pig….

    ou melhor, as provas falaciosas, mentiras, inventadas pelo pig….

    sempre o mesmo roteiro insano e infame

    repetido diuturnamente como verdade-virtude…

    e a turma engole

  16. Todo mundo sabe, que todo mundo sabe, que todo mundo…

    Uma pergunta: quando vier a tona as mentiras que os delatores inventaram ou emendaram para agradar os torquemadas do MPF e do judiciario paranaense além da imprensa 100% tucana, como é que vai ficar? Tudo por isso mesmo, sabemos. Mas enquanto isso, vamos sagrando o PT e seu governo.

  17. Usam a mesma tática

    Essa oposição ufanista e mentirosa usa sempre a mesma tática, sem prova dependura na mídia fascista, e quando vem a tona  que a verdade  era  tudo mentira, busca outra notícia para continuar fazendo a mesma tática com cara de paisagem. São um bando de insanos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador