PT vira alvo da Polícia Federal na Bahia por suspeita de corrupção em campanha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta (4) a operação Hidra de Lerna, desdobramento de informações obstidas na Acrônimo, que investiga um grupo criminoso responsável pela prática de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e por esquemas de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades envolvendo a OAS.

Segundo informações da PF, os agentes federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão, deferidos pelo Superior Tribunal de Justiça. “A operação de hoje deriva de três colaborações de investigados na Operação Acrônimo, já homologadas pela Justiça e em contínuo processo de validação pela Polícia Federal”, diz a corporação.

De acordo com o que foi apurado, os investigados realizavam triangulações, com o objetivo de financiar ilegalmente campanhas eleitorais. Para isso, a OAS contratava de maneira fictícia empresas do ramo de comunicação especializadas na realização de campanhas políticas. “Ela remunerava serviços prestados a partidos políticos e não à empresa do ramo de construção civil”, diz a PF.

Além da OAS, estão na mira da PF o diretório do PT na Bahia, que foi isolado na manhã de hoje para evitar protestos durante a busca e apreensão, e a empresa de comunicação Propeg. A casa do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP) também é alvo de buscas. O governador Rui Costa (PT) [foto] é um dos investigados sob suspeita de ter sido beneficiado pelo suposto esquema de financiamento na eleição de 2014. O ex-ministro Márcio Fortes (Cidades) também está na mira.

Segundo a PF, Hidra de Lerna remete à “monstruosa figura da mitologia helênica, que ao ter a cabeça cortada ressurge com duas cabeças. A Operação Acrônimo, ao chegar a um dos líderes de uma Organização Criminosa, se deparou com uma investigação que se desdobra e exige a abertura de dois novos inquéritos.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém ainda tem dúvida que a PF é polícia política do PSDB?

    Se alguém ainda tinha dúvida de que a PF, junto com os MPs e o Judiciário, formam uma polícia política do PSDB, espero que não tenham mais.

    Republicanismo da nisso aí.

    1. que falta fez…

      ….um mísero deputadinho do PT não ter lido ” O Principe”  de Maquiavel…..

      Os caras de lá leram e  estão aplicando ipse littere….Resumindo a  obra de Maquiavel:  ” Para os inimigos…..todo castigo é pouco !!  ”   e  para  os  amigos que não rastejem,  pau neles !!

  2. A máfia demotucana dominou os órgãos públicos

    A máfia demotucana se apoderou dos órgãos públicos e não tem mais nenhum pudor para cometer seus crimes, persegue os adversãrios políticos (pt e aliados), ao mesmo tempo que é omissa, conivente ou cúmplice dos crimes de seus aliados. Uma organização criminosa tomou os poderes. Vivemos em um Estado de Exceção. Está tudo dominado!

  3. Caraca

    Se alguem na face da terra tinha a ninima duvida das intenções da lava(caça)jato(pt)……

    não tem mais argumento, no mesmo dia que “blidam” o planalto vão a caça dos governadores do PT…

    asim não precisam nem prender Lula…Vão “comendo pela beirada”….A coisa ta muito feia,feia mesmo….

    PS ontem num comentario do post “Os escombros do PT, por Aldo Fornazieri” utilizei a Hidra de Lerna no meu comentario, e hoje vira nome de operação……tenho poderes paranormais e não sabia??????Estão me monitorando???????coisa esquisita!!!

  4. Nossa????????????????????????

    Nossa??????????????????????????? Uma ação da Policia Política Federal (qualquer dia eles levam eu junto) contra o PT. Que coisa rara!

    Ah! E para não perder o costume a PGR (imparcial) de Brasília pediu a abertura de inquérito para perseguir ops investigar o Zeca Dirceu na Lava Jato.

    Na próxima ação os procuradores  prometem mandar queimar a casa e salgar a terra onde moram os familiares do Zé Dirceu. Mentira, estou exagerando. Aí já seria perseguição.

  5. Proximas “operações”

    as proximas operações Camilo Santana,Fernando Pimentel,Wellington Dias e se o Flávio Dino não se cuidar…….vem chumbo grosso…..

  6. OAS é demotucana

    OAS é de parentes de ACM. Quando digo que a máfia demotucana dominou o país… A Andrade Gutierres e a Cojan são da cozinha do gangster Aécio, Queiroz Galvão é apadrinhada dos tucanos de São Paulo, dessa forma, não denunciam seus comparsas. Mesmo porquê, o juiz demotucano Moro não quer saber de seus aliados. 

  7. Governador da Bahia

    Estava achando estranho o governador da Ba ainda não ter sido atacado pela máfia do estado de exceção por convição sem provas . Pois bem, aconteceu. Concordo com o Paulo SD.  

  8. E a Polícia Facista tucana

    E a Polícia Facista tucana ataca novamente. E os debilóides dos coxinhas tinham medo de uma ditadura petista. A ditadura já está aí e não é do PT. Uma hora esse pessoal vai bater na sua porta coxinha bobalhão. 

  9. nimguem me convence do contrario..

    Este golpe tem marca “made in” voces sabem onde começa com U termina coma A….muito complexo para ser produto da cabeça de um juizeco de Curitiba, da globo ou quem quer que seja….tinha conviccões, agora tenho certeza absoluta…esperaram as eleiçoes passarem, derrocadado do PT, e agora se ataca aos ultimos centros com algum poder do PT, vão cortando as pernas uma a uma….muito calmamente e no longo prazo, sem presa, sinto muito se ofendo alguem, mas é muito bem feito para ter sido planejado no Brasil, isso é coisa de quem tem experiencia no ramo…O nosso “querido juiz Mourou(in inglich, please), cade vez que vai pra la fazer uma palestra, pra min ele vai pegar a “cartilha” com os proximos passo… um dia é um governador do pt envolvido, daqui duas semanas um outro e assim vai , isso é coisa de profissional…..não tem nada de amadorismo…mesmo quando da pra tras é pra jogar pra torcida, como no caso do Mantega ele viu (ou alguem viu) que tinha pegado um pouco pesado pra midia ai deram uma aliviada…. mas o objetivo continua na mira…..so minha opinião……

    ou talvez esteja eu em pleno surto psicotico paranoide…..

    ou talvez não….

     

  10. O negócio tá escancarado

    A previsão do romero jucá, quem diria, vai se cumprindo. A Dilma caiu, Lula inelegível, o PT acumulou derrotas nas eleições municipais debaixo do chicote da lava jato e, assim como o governador de Minas Gerais, o da Bahia também entrou no radar da polícia federal.

    Quem serão os próximos? Flávio Dino, Camilo Santana, Tião Viana, Welington Dias?

    A famosa lista da Odebrecht será engavetada para enterrar qualquer chance de investigar o PSDB e não incomodar o governo usurpador. O “Santo” e o “Careca” disputarão a próxma eleição presidencial numa boa, com o playboy do Leblon correndo por fora.

  11. Os meganhas de 2016 usam

    Os meganhas de 2016 usam ternos e gravatas e estão nas procuradorias e tribunais. Meganha de quartel é coisa da antiga.

  12. É flagrante o caráter
    É flagrante o caráter persecutório dessas ações só quem é mau intencionado ou cego não percebe que já estão atuando com vistas a eleição de 2018.

  13. Com essas ações o objetivo é
    Com essas ações o objetivo é eleger o presidente e diminuir a bancada do PT no congresso só usando o judiciário e a PF.

  14. Não me surpreendo mais

    Na semana em que a PF, o MPF e Moro não investigam ou denunciem alguém do PT é sinal de que eles ainda não colheram “provas e convicções” suficientes para que o Jornal Nacio-anal noticie com pompa o fato e seus “desdobramentos”; somente quem for demente ou nazi-fascista mesmo de carteirinha (esses que querem o extermínio sumário do PT e dos petistas) não nota que essa tal “força tarefa” é pra lá de cínica e tucana até o talo.

  15. O marqueteiro do Dem recebeu propina do PT?

    Mas a Propeg não é a agência que sempre fez campanha na Bahia pra o PFL, ex-Arena e atual Dem, e companhia? Se brincar, até foi ela que fez a de Gedel pro Senado na eleição de 2014. Um dos procurados hoje, o dono da agência, Fernando Barros, pelo que me consta, é o marqueteiro dos inimigos do PT.  Cadê o jornalismo que dá essas notícias sem apurar direito?

  16. A nossa “República de Weimer” …

    Quando se encerrou a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha derrotada estabeleceu a República de Weimer, uma solução buscada para evitar a total desintegração do país. Esta solução foi bastante afetada pelo Tratado de Versailles, imposição dos vencedores do conflito, que jogou o país em grandes dificuldades nos anos de 1920. Este período cinzento na história alemã deu margem ao surgimento do nazismo e dos seguidores capitaneados por Adolf Hitler.

    Grande semelhança aparece na conjuntura presente do nosso país. Saímos de um país destroçado após o “reinado” do Kaiser FHC. Evitamos o “Versailles” aplicado pelo FMI, que foi expelido do nosso país em meados dos anos de 2000. Após isso tivemos um período virtuoso na economia, ao contrário de Weimar, mas extremamente difícil politicamente, como foi na Alemanha dos anos de 1920.

    A complacência política de von Hindemburg, presidente de Weimer de 1925 a 1934, permitiu o crescimento do nazismo, que com apoio de industriais e financistas alemães aversos ao comunismo permitiu a criação do III Reich. No nosso caso, governos surgidos após 2003  apostaram em coalisões políticas, visando evitar uma nova decorrata econômica e social, mas permitiram o aparecimento da direita atuante e conspiradora.

    De maneira semelhante os nossos “nazistas” foram se apossando do Congresso Nacional, através de grupos reacionários como  da bancada BBB, fortemente apoiados pelo Establishment nacional e por forças “alienígenas”. Este flanco da trama, apoiado por parte do Judiciário, MPF e outros entes públicos e privados, estes últimos exemplificados principalmente pela “grande mídia”, iniciou um forte ataque aos governos de esquerda eleitos nos últimos 13 anos.

    Como no caso de Weimar, a conjuração buscou um “incêndio do Reichtag”, no nosso caso: a destituição maquinada da última presidente eleita, que deu margem a ascenção do atual “pequeno führer” cercado por sombrios personagens que orbitam desde Curitiba, passam pela “Paulicéia Desvairada” (perdoe-me Mario de Andrade pelo mau uso do termo …) e chegam ao Planalto Central.

    Será que precisaremos ver no nosso Brasil um desastre semelhante ao provocado pelos nazistas na Alemanha da primeira parte do século passado?

  17. Pura perseguição ao PT bancada com o Erário!…

    “Nota Oficial da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Bahia

    A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia repudia, veementemente, a ação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 4, na sede do Partido no bairro do Rio Vermelho. A PF realizou uma operação de busca e apreensão com um mandado genérico, inespecífico e desacompanhado da decisão que determinou a sua expedição.

    A Operação Hidra de Lerna investiga supostas contratações irregulares ocorridas em outros estados da federação, sendo assim desnecessária e desastrada a ação ocorrida na Bahia e na sede da agremiação.

    Em nenhum momento o Partido dos Trabalhadores e seus dirigentes negaram o acesso da Polícia Federal ou do Poder Judiciário aos documentos arrecadados. Até porque todos estão encartados no processo de prestação de contas e são acessíveis por qualquer cidadão ou cidadã.

    Toda a contratação de empresa para a campanha de 2014 pelo Partido dos Trabalhadores e seus candidatos foi regular, legal e legitima. Não pairando sobre essas nenhuma dúvida ou descrença que pudesse justificar a ação policial violenta, que se traduziu como fino espírito de um estado de exceção que abala as instituições democráticas.

    Toda ação resultou em um desperdício de dinheiro público com toda a pirotecnia da operação que envolveu mais de 20 policiais federais para levar documentos já conhecidos do Poder Judiciário, além de prejuízos patrimoniais ao Partido dos Trabalhadores com desnecessários arrombamentos de portas, tumultuando a ação do partido nas eleições de 2016.

    Dessa forma, a Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia permanecerá vigilante a toda e qualquer ação que busque criminalizar os partidos e as organizações que lutam pela soberania do povo brasileiro”.

  18. Após a eleição municipal

    já se fala no rompimento de Ciro Nogueira (PP) e Wellington Dias (PT), no Piauí.

    Ciro jurou “amor eterno” ao Wellington, após a queda da Dilma.

    (Afirmou que os acordos seriam mantidos).

    Te cuida Wellington Dias!

    É a eleição de 2018, estúpido!

     

  19. O que

    O que dizer,escrever,falar.Indignacao,revolta,sentimento de impotencia,frustacao,estado de morbidez.O Juiz Sergio Moro decretou estado de execcao no Pais.Em um estado policial,ditatorial e excepcional nao ha muito,ou nada a  questionar.Talvez fazer.A ditadura militar durou 21 anos,o de execcao nao sabe.Enquanto perdurar,nao ha o que comentar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador