Quando as críticas à Lava Jato começam a ter peso para a grande mídia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Depois que a força-tarefa da Operação Lava Jato se vê prestes a encerrar as atividades, tendo o juiz Sergio Moro já anunciado que espera concluir as investigações até o final deste ano, quando o governo Dilma Rousseff é afastado e substituído pelo interino Michel Temer, grandes veículos dão voz a críticas de empresários e investidores sobre o impacto da Lava Jato na economia brasileira. E vão dando sustentação ao processo de fechamento da Operação, antes de totalmente concluída.
 
O Painel da Folha de S. Paulo publica nesta quarta-feira (22): “empresários e investidores passaram a ecoar, nos bastidores, a defesa da gestão Temer de que a Lava Jato precisa sinalizar um fim para ajudar a economia brasileira a voltar a girar”. 
 
O alerta de que as punições a grandes empreiteiras brasileiras, como a Odebrecht, impactariam no mercado nacional já era feito desde 2014, quando a Lava Jato apertou o passo contra as companhias, prevendo não apenas multas, como também a impossibilidade de as empreiteiras fecharem contratos com o setor público. 
 
Ficaram, contudo, restritas sob o círculo político e bastidores do meio jurídico as críticas às defesas de procuradores da Operação, sob o respaldo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em uma batalha que, inclusive, inicialmente foi contra o acordo de leniência – que ajudaria as investigações, ao mesmo tempo que tornariam mais brandas as penas às empreiteiras.
 
Mas após os sucessivos tiroteios aos quadros do PT e a desconsideração aos alertas feitos pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff, os empresários reconsideram, agora, as críticas. E os grandes jornais dão espaço a eles.
 
O objetivo da equipe de Temer, contudo, em criticar metodologias da Lava Jato, não está somente no fato de impedir os avanços de empresas nacionais, prejudicando a economia, como também porque as investigações se esgotaram no PT e chegam cada dia mais próximas de derrubar membros da sigla do interino – a exemplo dos recentes grampos envolvendo Romero Jucá (RR), Renan Calheiros (AL) e José Sarney, além do próprio Eduardo Cunha (RJ).
 
Para não deixar dúvidas, a lógica é exposta na sequência da coluna da Folha: “Curiosamente, investidores elogiam Curitiba, que pegou empresários, e crucificam Janot. Reclamam do pedido de prisão de caciques do PMDB, derrubado pelo STF, e dizem que, embora haja percalços, Temer avança nas reformas”.
 

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Que gracinha!!! só viram isso

      Que gracinha!!! só viram isso agora? os caras do “bem” lá da república  de curitiba arrebentam o país, a presidenta alerta todo dia pro caos na economia e ninguém faz nada. Quando a midia-judiciário conseguem afastar a eleita pelo povo e colocam no lugar dela um pau mandado do CUnha com tudo que há de pior nessa república de bananas (que me perdoe as bananas), os caras acordam? Vão se ferrar golpistas sem vergonhas !!!!

       

  1. Bando de filhos da puta.

    Bando de filhos da puta. Quando a investigação chegou no Psdb mandam parar tudo. E são eles os maiores ladrões do país. Que venha Temer apoiado pelo bando de ladrões do Psdb, o Brasil merece. 

  2. Vejam que já estão até

    Vejam que já estão até questionando as penas dadas aos delatores. Prisão domiciliar em mansões por alguns poucos anos, usufruto de boa parte do dinheiro roubado, etc. Começou com o Sérgio Machado, que delatou a turminha do pmdb e Aécio. Colocaram até a foto da mansão dele no jornal, que fica ao lado da do Corruptasso Jereissati. A gang dos rebotalhos offline a soldo dos tucanos foi até ao Senado pedir o impeachment do Janot. E, como era de se esperar, já ouço coxinhas por aí reclamando da impunidade dos delatores, coisa que nunca ouvi antes.

  3. Como sempre afirmei, o

    Como sempre afirmei, o objetivo da lava jato NUNCA foi combater a corrupção.

    Parte do objetivo foi atingido. Permitiu a derrubada da presidente eleita pela maioria através de golpe de estado.

    Falta impedir o Lula ou através de prisão ou qualquer acusação sem pé nem cabeça, mas que o torne inelegível. Se a Dilma continuar a falar demais, coisa que ela não fez quando era presidanta, vai acabarf presa também. Não é precisio torná-la inelegível porque ela não ganha eleição para mais nada.

    Atingida a última meta, em menos de um mês ninguém mais ouvirá falar em lava jato.

    Mas, a ruína da economia não será resolvida de um dia para o outro e com a política de autericídio dos golpistas pe provável que não se recupere nunca mais. 

    Somos um país de merda com população mais merda ainda. só este motivo explica a bovina aceitação de um golpe de estado desferido por uma quadrilha de ladrões com o objetivo de saquear o Brasil. E o saque já começou.

    Um país com as maiores riquezas naturais do mundo – onde praticamente não há desastres naturais e climáticos, falamos somente uma língua, AINDA não há grandes problemas de cunho religioso, não há diferentes etnias e, acredtávamos que não havia ódio entre as pessoas – com todas chances de ser uma potência é um país onde a desigualdade impera, todos querem levar vantagem em alguma coisa, ninguém é confiável, a maioria quer se encostar em alguém para se dar bem, querem enriquecer sem trabalhar, fingem-se de honestos criticando a corrupção dos outros mas vivem uma vida privada onde toda a corrupção é permitida, etc etc etc

    Aquela piada do povinho é real. 

    1. Honestamente, você está

      Honestamente, você está certo. A operação “lava-jato” é para destruir o seu país economicamente e vocês, suckers, engoliram a isca do “combate à corrupção” com tudo. E francamente eu vou além, se não fosse politicamente inviável nos dias de hoje o povo brasileiro seria exterminado como aconteceu com os seus índios e colocariam colonos ingleses, franceses e americanos no lugar. Porquê se vocês mesmos são incapazes de se protegerem como povo então quem iria fazer isso por vocês?

  4. PQP!! Já estão dando como

    PQP!! Já estão dando como certo o afastamento definitivo de Dilma!

    CADÊ O COMBATE À CORRUPÇÃO? É SO PARA O PT E NADA MAIS!?

     B R A S I L    R E P Ú B L I C A     D A S    B A N A N A S (nunca pensei q escreveria isto!!)

    1. se estreparam legal…

      acreditaram que estavam comprando poder político, com o golpe, mas na realidade o que compraram mesmo foi uma base política apodrecida e que, não tarda, será 70% ré

      isto sim, base governamental 70% ré, é que irá, se já não está, afugentando investidores

      só tem burro nessa parada, se não, vejamos: elite ou base capitalista jogando capital fora

       

  5. Venderam e continuam vendendo

    No desgoverno FHC venderam o satélite junto com a Embratel, venderam o combustível de foguetes junto com parte da Petrobras. Agora estão vendendo a tecnologia de enriquecimento de urânio junto com o motor atômico de sumbarino e usinas termonucleares com a eletrobrás e o pré sal junto com parte da petrobras com o aplauso dos militares.

    O que vem a seguir? Bases militares estadunidenses? Para que servem realmente nossos militares? Que vergonha.

    Parabéns  colonia BR.

    Me dói demais isto

  6. Mission Accomplished

    Mission Accomplished

     

    Toda essa ação do MPF, passando pelo Juizado de Curitiba, PF, mídia e, por fim, a Fiesp e a tropa do Cunha aliada ao PSDB teve apenas um objetivo: reverter a decisão do maioria do povo brasileiro. O voto vale quando converge com os interesses da plutocracia, caso contrário, basta um golpe bem dado que o povo engole. E tudo volta com dantes.

  7. Pediu pra parar, parou! A bandidagem já comemora!

     

    Executivo que citou pagamento a Temer desiste de colaboração

    Um dos donos da Engevix, o executivo José Antunes Sobrinho decidiu interromper unilateralmente a negociação de um acordo de colaboração premiada com a força-tarefa da Lava-Jato. Na delação, ele prometia entregar provas do pagamento de R$ 1 milhão a um interlocutor do presidente interino, Michel Temer, como forma de agradecimento pela participação em contrato de R$ 162 milhões da Eletronuclear, referente à usina de Angra 3.

    http://oglobo.globo.com/brasil/executivo-que-citou-pagamento-temer-desiste-de-colaboracao-19541265

     

  8. Missão cumprida, Moro.
    Pode

    Missão cumprida, Moro.

    Pode voltar à aurea mediocritas. 

    Não há como ele incriminar Lula, nem Dilma, como sempre se soube. Embora o golpe continue, afinal ainda haverá eleições etc.

    Enquanto isso, com esse belo Parlamento, esse justo Judiciário etc, de direita, claro, privatize-se o que dá lucro e corte-se verba do que não dá. O Judiciário etc. dão lucro, claro. Verbas então pra quem dá lucro, e o povo que se exploda, como diria o Comediante. 

    O problema é que esse povo vai explodir na cara deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador