Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Quando o Rei cai, há xeque-mate, por Ion de Andrade

Por Ion de Andrade

Há no cenário atual do Brasil uma crise produzida pela tentativa de destruir o projeto de país construído nos últimos 60 anos. Trata-se de um esforço para varrer o legado de Vargas, o dos militares desenvolvimentistas e o dos trabalhistas. Os ataques coordenados ocorrem nas seguintes frentes:

  1. A desmoralização do Estado nacional Essa ação se desenvolve através de uma contínua chuva de críticas demolidoras voltadas para gerar a convicção de que o Brasil não tem capacidade para produzir nada de valor. Assim foi com a Copa, é atualmente com as Olimpíadas, foi com o Enem e é continuamente usada contra o SUS, dentre outros. Um ícone recente, o último artigo de Clovis Rossi na Folha diz que em virologia o “Horrível Brasil”, (que tem uma Fiocruz), tem lições a receber de… Uganda. Intitula-se: “Uganda não é aqui, que pena”
  2. O desrespeito ao Estado de direito. Significativas parcelas do poder judiciário e da polícia atuam como se estivéssemos num Estado policial e agem de maneira a assegurar total inimputabilidade ao conjunto da oposição capitaneada pelo PSDB e pela Rede Globo. O envolvimento explícito da Globo na Lava Jato no episódio do tríplex e do helicóptero dos Marinho e os ouvidos surdos às denúncias envolvendo Aécio Neves, (parte delas, aliás recém arquivadas!) comprovam a determinação de desmoralização do Estado de direito pelo uso da força, da intimidação ou do cinismo.
  3. A tentativa de destruição da engenharia pesada nacional. A ação está focada contra o que temos de mais competitivo internacionalmente. Se dá através de processos intermináveis e desgastantes, (observem que o escândalo da Volkswagen já está em vias de ser resolvido judicialmente) Tais processos almejam tanto punir os responsáveis, cujas reputações são destruídas em praça pública, antes mesmo de serem sentenciados, quanto inviabilizar o funcionamento e a sobrevivência das empresas.
  4. A ameaça aos megaprojetos de Defesa. A fragilização do projeto do Submarino Nuclear brasileiro, a prisão do Almirante Othon e a recente tentativa de desmoralizar a FAB no que toca à compra dos jatos Gripen, compõem o quadro de ataque ao país fragilizando-o na defesa militar do pré-sal e desmoralizando-o internacionalmente. Essa frente tenta desconstruir o legado do desenvolvimentismo de matriz militar que teve o mérito de manter o Brasil atualizado com o desenvolvimento tecnológico contemporâneo. A essas ações atuais se agrega a explosão do VLS sobre a qual pesa muito forte suspeita de sabotagem.
  5. A ameaça aos megaprojetos econômicos. A ferocidade com que as forças que estão envolvidas nesses ataques bateram na normatização dos acordos de leniência é demonstrativa da frustração que experimentaram de ver inviabilizado um dos propósitos da cruzada falsamente moralista em curso, destruir a capacidade tecnológica do país e inviabilizar os inúmeros projetos estratégicos em andamento.
  6. A ação deletéria sobre a economia. As perdas econômicas motivadas pela cruzada contra a corrupção são incomparavelmente maiores do que os ganhos decorrentes do seu meio-enfrentamento, (ataca gaviões, mas não ataca tucanos). A ação contra a economia é tão irresponsável quanto desprezar um bebê junto com a placenta e não pode ser involuntária.
  7. A ação política contra o trabalhismo. Essa linha de atuação pretende desmoralizar as forças que deram ao Brasil duas grandes capacidades: um mercado interno poderoso por meio de uma melhor distribuição da riqueza e uma projeção internacional autêntica, comprometida com a América latina, com a África e com os BRICS. A Triplo X que saiu de Guarujá e parou na sala de jantar do Triplex dos Marinho ilustra um modus operandi de um pau que só dá em Lula. Como bem percebeu Nassif a Triplo X é a Rio Centro da Lava Jato, a virada a partir da qual a sua ação contra a corrupção politizou-se, desmoralizando-a.

Observemos que todas essas ações antinacionais se estruturam sobre a falsa e frágil compreensão de que viveríamos num Estado policial e não num Estado democrático, ou num Estado restrito e não num Estado ampliado. Ora, se essa compreensão é falsa, todas as ações que estão construídas sobre ela ruirão. Dure o tempo que durar, faça o mal que fizer, essa é a última grande crise da nossa história relacionada à consolidação do Estado de direito no Brasil.

Como e por onde podemos enxergar isso?

Pelo princípio de que, tendo a legalidade resistido, como de fato resistiu, (e não poderia ter sido de outra forma) a dureza da lei não poderá eternamente ser aplicada apenas contra um lado.

Por esse prisma podemos ver a falta que faz, pois teria apressado o tempo de resposta, um Ministério da Justiça atuante, que fosse capaz, não de coibir a ação da Polícia Federal, mas de exigir que investigasse os que propositadamente são poupados. O ministro tolera a investigação e a humilhação do empresariado desenvolvimentista, dos militares desenvolvimentistas e dos trabalhistas, mas não exige a investigação dos tucanos corruptos, nem da Globo. Deveria, no entanto, fazê-lo, não por espírito de vingança mas para assegurar a liturgia elementar da legalidade e do princípio de que todos são iguais perante a lei.

Acéfalo o Ministério da Justiça, a sociedade teve que fazer por ele. Teve que exigir nas ruas e até no futebol que o Ministério Público e a Polícia Federal cumpram o seu papel. Tem que exigido que a lava jato investigue Aécio e a Globo. Até os Gaviões da Fiel querem saber quem vai punir o chefe do merendão, mas o fazem porque não têm quem faça por eles. Alguém tem que perguntar em público se o “Dominio do Fato” vale para os cem milhões de FHC e para o merendão de Alckmin ou se esse instituto jurídico é apenas mais um pau que só dá em Chico. Esse esforço social artesanal mostrou-se, entretanto, à altura de mover a conjuntura em favor do campo democrático e legalista.

Comprovada a verdade cristalina de que não há luta contra a corrupção, mas uso da corrupção para destruir o projeto de um Brasil grande, se veem unidas (involuntariamente) as três vertentes que estão apanhando e que raramente estiveram juntas na nossa história: os desenvolvimentistas do empresariado, os das Forças Armadas e os trabalhistas. Essa forças serão beneficiadas se assegurarem:

  • O fortalecimento do Estado Nacional e a recuperação da autoconfiança da nação;
  • A consolidação e estabilização do Estado democrático;
  • O garantia da indústria pesada nacional e da Engenharia Estratégica;
  • A preservação e a proteção dos megaprojetos de Defesa, do legado desenvolvimentista dos militares e da retomada firme e resoluta do lançador brasileiro de satélites;
  • A conclusão plena dos megaprojetos estruturais que abrem a porta para um país moderno e contemporâneo;
  • A preservação das nossas riquezas em mãos nacionais;
  • A continuidade da construção de uma sociedade mais justa para todos, de um mercado interno robusto e do legado trabalhista e;
  • A recuperação da imagem, da projeção internacional e da liderança do Brasil.

A luta é e foi árdua, pode ser longa e pode ainda trazer grandes perdas à nação. Entretanto foi contra essas mesmas forças que hoje querem ver o Brasil ajoelhado que erguemos o Brasil de hoje.

As lutas devem ocorrer em cada local de moradia ou de trabalho, sobretudo nas instituições que vêm sendo usadas como aríete contra os interesses nacionais, onde os patriotas devem ter estratégia para enfrentar os inimigos do país sempre no campo democrático e na legalidade, como ocorreu magistralmente no caso do promotor Conserino, limitado em sua ação política por uma instância de controle social, o CNMP, que assegurou e garantiu o papel constitucional do Ministério Público. A nossa frente de batalha são também as ruas, os horários de TV dos partidos da base do governo, que devem ajudar a população a refletir sobre por que a Justiça e o Ministério Público atacam Lula mas não os Marinho, Lula mas não Aécio, Lula mas não FHC. Vamos aos tribunais, às assembleias estudantis, e enfrentemos de frente esses inimputáveis nos legislativos. O país precisa levantar-se.

As três vertentes unidas permitem antever a consolidação de uma frente forte, que terá poder para desmascarar os falsos heróis anticorrupção, como sugere o juiz Narciso Alvarenga de Castro do TJMG, que exorta o país a investigar o que há por trás de operações que ameaçam projetos como o do Submarino Nuclear brasileiro.

Devemos nos esforçar para alcançar a vitória com o menor dano possível ao país, preservando o pré-sal, as indústrias estratégicas, os projetos de defesa, a coesão nacional das três vertentes, a democracia e a justiça social. Não importa muito se o empresariado desenvolvimentista, os militares e os trabalhistas são muito diferentes entre si, e são, essa luta é parecida com a que uniu os franceses contra os invasores nazistas nos anos 40, o fator de união é que estão todos apanhando porque, cada um à sua maneira, sonha com um Brasil grande.

O poder de fogo do nosso campo é tão real que a Globo rifou FHC para ser esquecida no Triplex dos Marinho. Hoje só se fala em Brasif.

Precipitados, os estrategistas globais esqueceram apenas de uma coisa: quando cai o Rei, há cheque mate.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ótimo artigo, destacando a

    ótimo artigo, destacando a diversidade das tres vertentes alinhadas, as quais, juntas, seriam imbatíveis…

    msrcante artigo, antológico, histórico, clareante…

  2. Finalmente alguém que chegou

    Finalmente alguém que chegou no ponto: corrupção não é o pior problema desse pais, até porque esse problema existe em tudo quanto é canto. Muito piores são a falta de nacionalismo e de um projeto nacionais. Este último, aliás, me pergunto se alguma vez esse pais já teve. Sei o que as ditas elites querem: administradores da eterna colônia. Sei o que a classe média quer ser: passageira de primeira classe em voo para ver a Disneylândia em Orlando. Mas o pais real, o grosso do povo mesmo até hoje não sei o que quer.

    1. Seu comentário, é, em minha

      Seu comentário, é, em minha opinião, lúcido, conhecedor, inteligente. Cadê o Plano nacional que abarque TODOS os brasileiros? Não há porque esses poderosos do Brasil, que não estão nem aí para o país,   também não estão nem ai para transformar esse país naquele pais que pode ser, forte, livre, empoderado para dar qualidade de vida a todo o o seu povo,  sem distinção. Parabens por sua lucidez.

  3. E AGORA JOSÉ?/CADÊ O MPF/POLÍCIA FEDERAL/MORO?

       E agora José? (O Cardoso), será que a polícia federal (do japonês) o judiciário midiático (de um tal de moro), vão investigar a manção do Marinhos em Paraty, segundo circula na internet que a mesma é ligada a mesma empresa do Triplex (“do Lula”), empresa ligada a uma rede internacional de lavagem de dinheiro, denominada Moussack Fonseca.  Acho que a Lava Jato, com determinação desenfreada de chegar ao Lula, acabou dando um tiro no pé da Oposição (midiática e partidarizada) quando tentou chegar aos “AMIGOS DO LULA”, via Bancoop/Triplex, atirando no que achavam que viam e acertaram no que não viam ou achavam que não vem ao caso (Organizações Globo).  Se o MPF se omitir nesse e em outros casos (LISTA DE FURNAS), ficará irremediavelmente ridicularizado, com a pecha de entidade política e sem nenhum crédito junto à população. Como exemplo grotesco de atuação desastrada do MP, mire-se no MP/SÃO PAULO, no caso Conserino/Barra Funda, corrigido a tempo pelo CFMP. Antes de encerrar, jogo no ar a seguinte pergunta para o PSDB/São Paulo: E aí chefia, que hora que é a merenda?!!!…

      1.   QUEM PASSOU batido fui eu

          QUEM PASSOU batido fui eu .

          O que está correto( na sua visão ) dona Loudres ?

           Nota: Lourdes é o número dois da minha cunhada  que mora em Andradas. A segunda mais velha de irmãos–a primeira é a MASTER  e eu fui contemplado.

        Ironias a parte, como pode um casamento não ter prazo de validade ? Uns 10/ 15 anos no máximo.

                Eu, no dia 3 de julho vindouro completo CINCOENTA anos de casado.

                        Ninguém merece. Nem eu e nem ela.

                       E filhos e netos e bisneto a caminho estão programando festa.

                             FESTA ?

                                OU

                              VELÓRIO ?

         

  4. Ion, perfeita a sua análise.

    Sou idoso e acompanhei todo o desenvolvimento de nosso País, desde Vargas até hoje.

    E sei e compreendo perfeitamente suas lições.

    parabéns pelo seu artigo.

  5. MÍDIA VENDIDA

    Será que atraves de uma mídia vendida que elege o legislativo e um judiciário que representa também uma elite vendida não existem interesses estrangeiros para que nunca nosso povo inclusive os sul ameicanos tenham um sentimento de nacionalismo??????

  6. É. Desmonte dessa dimensão

    É. Desmonte dessa dimensão requer um planejamento que está muito, muito além da capacidade dos agentes internos envolvidos na empreitada, meros instrumentos de um poder nem tão oculto.

  7. Boi de piranha

    Mas esse rei aí, pra mim, tá mais é pra boi de piranha! Desde que vi, estupefato, as notícias globais sobre o caso (de) FHC, de imediato, pensei na cortina de fumaça do Triplex de Paraty. Pode até ser, mas achei que era muita munição pra coisa pouca: jogar o rei do tucanato na fogareira por causa disso?! Pensei também que estavam desesperados. Mas daí me lembrei que li aqui que Serra conseguiu com Renan uma urgência na discussão/votação dos projetos em pauta no Senado. Entre eles, o projeto dele qto ao pré-sal e do Jereissati qto as empresas públicas, se não me engano. Seguir com o projeto neoliberal interrompido lá atrás, taí um bom motivo pra fazer de seu líder mor um boi de piranha, acho eu. 

  8. Não seria o caso de aparecer

    Não seria o caso de aparecer um general Lott para dar um tapa na mesa?

    Não falo em golpe, mas em apoio firme ao governo eleito e na defesa de nossa soberania perante ataque externo explícito.

  9. Rifou FHC???
    Isso foi alguma piada? Se foi não deu tempo ainda pra entender pois estou vendo os princiais acontecimentos da ultima semana na Epoca e FHC nem na capa aparece.

  10. Ion,
    Toda esta papagaiada de

    Ion,

    Toda esta papagaiada de combate a corrupção é uma lenga lenga da Globo e seus assalariados do judiciário, PGR, MPF e PF. Provavelmente toda esta operação é comandada por forças externas que tem como canal de comunicação com estas instituições o grupo Globo.

    Repare como só atacam aquilo que é de interesse nacional e necessário ao nosso desenvolvimento. Por outro lado, nunca vi qualquer dirigente ou empregado do grupo Globo criticar os rentistas ou os juros altos, que são outra praga nacional e que ajudam a manter o Brasil no limbo.

    Se o Grupo Globo não for destruído jamais deixaremos de ser um país periférico e explorado.

    Se eliminarmos este câncer, tenho certeza que o futuro do Brasil mudará para melhor, e muito.

    O Brizola era mesmo um visionário.

    1. Concordo. O rei neste jogo é
      Concordo. O rei neste jogo é a globo. O fhc é, no máximo, um bispo daqueles bem hipócritas. Para o xeque-mate é preciso derrubar a globo, quartel-general do golpe.

  11. O nacional-estatismo pertence ao passado

    O modelo nacional estatista lançado por Vargas, continuado por JK e pelos militares até Geisel, esboroou-se nos anos 80. Está esgotado, pertence ao passado. O que vale hoje em dia é a inclusão no mundo globalizado, tal como tem sido feita pelos países emergentes da Ásia que deixaram para trás a miséria.

    A América Latina com seu nacional-estatismo foi a região emergente do globo por excelência entre os anos 50 e 70, objeto de atenção das duas superpotências da guerra fria, que naturalmente desejavam garantir que região tão importante integrassse seus respectivos blocos ideológicos e econômicos. Hoje isso acabou. Não há mais guerra fria. Não há nenhuma potência conspirando para se apossar de nosso petróleo, nem para derrubar nossas empresas. Incapazes de se libertar dos esquematismos ideológicos nos quais se formaram, vocês ficam como catatônicos repetindo teorias conspiratórias na tentativa de justificar o fracasso do atual governo. O autor do artigo lembra um patético Brancaleone.

  12. Excelente artigo!!

     É uma situação angustiante. Angustiante e Sureal. Acho que vivemos mais do que nuncao Mito da Caverna de Platão. Parece que as pessoas estão cada vez mais convencidas de que as sombras projetadas na parede da caverna (principalmente) pela globo é a realidade. Não conseguem e/ou não querem se libertar das correntes em que estão presas. E o pior, muitoa ameaçam aqueles que tentam lhe mostrar a realidade do mundo, fora da caverna global.

    O dominínio das mentes e corações pelo sistema de (des)informação é muito forte e intenso. Assisti outro dia uma entrevista realizada em 1958 com Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo (1930). Ele previu o que vivemos hoje. A diferença é que a droga não é aplicada na veia, mas diretamente no cérebro (semiótica).

    Acho que estava mais do que óbvio – aconteceu com Getúlio Vargas, Juscelino, João Gourlat, eleição de Collor, além de Brizola ter dito várias vezes – que a mídia concentrada na mão das famiglias iria dar nisso que vemos hoje. E nada foi ou está sendo feito para impedir. O que mais vejo nos blogs e nos comentários são reclamaçãoes contra a falta de ação de TODOS os integrantes das esquerdas, Estão paralisados e atônitos. Precisam sair das cordas e reagir. Os únicos que estão atuando como contraponto ao absurdo que vemos são os “blogueiros sujos”.

    Temos que pregar o discurso da anticorrupção, mas também da distribuição de renda, justiça social e redução da desigualdade. Estão querendo acabar com a corrupção acabando com as pessoas. Aquí na Bahia foram demitidos em torno de 7 mil na obra do estaleiro de São Roque. A maioria das pessoas com qualificação basicamente para cosntrução civil. O custo do combate a corrupção é a vida dos familiares dessas pessoas? Conheço algumas que são desempregadas do estaleiro.

    Está mais do que claro que o objetivo não é o combate a corrupção, mas a criação de uma crise economica para ser aproveitada politicamente ao custo de muitas vidas.

  13. Quando o rei cai acaba o

    Quando o rei cai acaba o jogo,Ion.

      No xadrez é assim.

       Lembro de uma jogada de Bob Fischer que ele dá cheque nater com a rainha VIVA.

      Isso é inédito.

       FOI A ÚNICA jogada no xadrez que isso aconteceu.

           Salvo ( muito difícil ) engano,

             Ah, e uma torre e bispo tbm.

              Estou pesquisando pra encontrar essa jogada. Lembro de memória.

                   Mas não será hoje com litros de uísques na cabeça que irei encontrar. E comn a MASTER me torturando pra parar de beber. Mas te devo essa.

                      Abração !

  14. Impedimento ou Suspeição do Juiz Moro – Caso Globo-Mossack

    GGN,

    O juiz Moro não pode ser impedido ou suspeição de julgar o caso Globo-Mossack, uma vez que o mesmo Juiz, conforme foto acima, recebeu um prêmio das mãos dos Irmãos Marinhos, dado por uma fundação dos mesmos irmãos? 

  15. Não tenho fé de que o Brasil

    Não tenho fé de que o Brasil vá mudar através de resultados de eleições. As instituições e leis não são suficientes para que o governo coloque ordem na casa da mãe joana que se tornaram justiça, mp e pf. Eu tenho a seguinte impressão: estamos vivendo uma nova fase do que se iniciou em 1964. Os militares deixaram o governo, mas os mesmos civis que haviam apoiado, tramado, participado do golpe e dado sustentação política à ditadura continuaram ativos. Eles se reorganizaram de maneira a não depender da força militar, nem da censura, nem de truculência explícita para se impor à sociedade. Se na ditadura os militares impunham medidas para que a ARENA mantivesse o controle do congresso (inclusive com a invenção dos senadores biônicos) e aprovasse medidas de interesse do governo ou fizesse leis convenientes para eles, hoje a mídia em parceria com o judiciário fazem isto de maneira velada. Sou um cidadão comum, mas é desanimador perceber o estado de coisas atual. Para se realizarem mudanças na constituição no que se refere ao MP e resto da justiça seria preciso que o congresso tivesse interesse. Pelo contrário, vimos até a aprovação da PEC da bengala para impedir Dilma de indicar mais ministros do STF; vimos a dobradinha Gilmar-Cunha agindo para tentar impedir a proibição das doações empresariais. Sei lá. Mídia e justiça atuam em parceria, os políticos de direita fazem a parte deles, são protegidos enquanto seus adversários são perseguidos e a situação descamba. “Eles” criaram uma situação para manter o controle sobre o país e fazer o que bem entendem.

     

  16. excelente…

    é por isso que sigo juntando detalhes marcantes e concluindo que é isso aí mesmo,

    senão, vejamos:

    –  uma mídia bandida, inaceitável, por ter o controle centralizado das comunicações

    – demais atuando apenas como repetidoras

    – tentativas com diplomatas estrangeiros claramente opostos ao pensamento e à vontade política governante

    – aceitação de interferência estrangeira nos assuntos internos

    – proteção de políticos corruptos que sempre atuaram claramente contra os interesses nacionais

    enfim, seguimos sendo lavados a jato, mas lavados com lama, não com água limpa

  17. Ótimo texot, mas…

    Só errou quando disse que a Globo rifou FHC. Rifou que nada. Na reportagem que ela FOI OBRIGADA A FAZER no JN, pois o fogo está chegando na sua barra de saia, deu a impressão que FHC era o mocinho da história e a amante uma simples chantagista. Ele até doou um apartamento de 200mil euros para o menino mesmo ele não sendo seu filho legítimo! Que homem bondoso, pensaram os telespectadores zumbis…

     

     

  18. Sempre acredito no povo brasileiro, apesar dos entreguistas

    De parabéns o autor pela qualidade e importância informativa da matéria. por sua corajosa e feliz iniciativa política (não partidária),  de dar exemplo e praticar  democraticamente, a cidadania e, por dar contribuição fundamental para a diminuição do analfabetismo político, cívico e cidadão e que concorra para a conscientização da maioria de nosso povo que vota, para que entenda que ele não é manada e/ou inocentes úteis, dos que se acham donos do Brasil.

    Faço votos, de que essa prática decente e responsável, passe a ser adotada por todas as torcidas de nosso país, não para que, a exemplo de  parte de nossa imprensa que aliena e desinforma os cidadãos e chutam contra o gol e as metas do Brasil,  sem a menor ética e pudor, isto é, primeiro condenam publicamente para depois procurar o crime para fundamentar sua conclusão.

    Todos os cidadãos brasileiros, essa é nosso entendimento, são favoráveis e aprovam o combate e a repressão  exemplar,  da corrupção e da sonegação  em nosso país, de forma legal, igualitária e  justa para todos, bem como por uma  investigação em tempo real e pela conclusão dos processos pendentes e/ou parados, de todas as denúncias, ocorrências e pessoas denunciadas.

     No entanto, os cidadãos e contribuintes não aprovam, não admitem e nem devem aceitar, é a utilização das instituições públicas e nem a ação abusiva e sem ética de seus agentes investidos da autoridade pública e pagos com dinheiro público, para fins outros que, não sejam, defender nosso país, buscar sempre a verdade, promovendo e fazendo justiça para todos, igualitariamente. Nesse partilhar, parte da nossa imprensa ideológica, por não informar e nem instruir o povo como deveria, acumula um passivo nocivo à cidadania, significativo, motivo pelo qual, se quiser, tem a oportunidade de colaborar e de se redimir dessa dívida histórica com a sociedade, começando a publicar informações e matérias verdadeiras e positivas sobre nossa nação e nosso país, a exemplo da imprensa ianque e neo-neoliberal, do país que eles tanto admiram,  

    À luz de tudo isso, pautar suas ações, identificando e investigando de forma imparcial, todas e quaisquer ocorrências e/ou denúncias, independente de quem seja a pessoa envolvida, indiciando, processando e punindo os culpados, depois de julgados de forma justa e imparcial, respeitando a CF,  o estado de direito  e protegendo a democracia brasileira. Da mesma forma, conhecido a autoria de fatos parciais e/ou de procedimentos ilegais e sem ética, protagonizados por quaisquer agentes públicos e/ou privados que, interfiram nos trabalhos de apuração em andamento, dos órgãos e autoridades competentes, em benefício de uma das partes envolvidas, a autoridade competente no caso, deverá, sob pena de conivência e omissão, promover a imediata investigação da ocorrência, enquadrar o infrator e puni-lo na forma da lei.

    Há que atentar-se, como forma de se melhorar o Brasil, iniciar-se pela valorização e respeito ao estado de direito e dos direitos das pessoas, pelo fortalecimento das instituições e pela proteção da democracia, promoção da paz e da justiça, coibindo-se, proativamente, com a aplicação da lei para todos: o abuso de poder e de autoridade; os vazamentos ilegais de informações; a perseguição e o patrulhamento ideológico; os prejulgamentos dos atos investigados e não julgados; os pichadores de reputação dos cidadãos; etc,.

    São essas as nossas sugestões e opinião.

  19. E ……………….

    Muito já se falou e escreveu sobre os que estão lutando para desestabilizar os governos progressitas na AS e AL, pois o Império jamais deixará que suas colonias se libertem! E para isto, contam com os traidores, quintas-colunas, privatistas, entreguistas e outros istas, neste projeto.

    Quanto a nós especificamente, o que dói mais, é ver, que apesar da crise global, estamos relativamente atravessando-a com muitas dificuldades, mas estamos, e os maus brasileiros, se é que podemos chamá-los de brasileiros, insistem em denegrir nosso País, em caluniá-lo, em defamá-lo apesar dos erros dos governos.

    Nosso País é maior que isto, e os mercenários que o estão desestabilizando, irão com certeza serem julgados peloa história, e ela, não é generosa com os apátridas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador