Queria expor sua mãe e filha “de pernas abertas”, diz deputado a ministro da Cultura

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Membro da bancada evangélica, o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS-AL) atacou o ministro da Cultura Sérgio Sá durante uma audiência pública, nesta quinta (19), que tinha como objetivo discutir exposições de artes que vem desagradando o seguimento mais conservador da sociedade.
 
Durante o encontro, Carimbão disse que tinha duas mães, uma biológica e outra de fé, a Virgem Maria, e afirmou que não poderia permitir nenhum tipo de ofensa contra nenhuma das duas. Ele falava de uma exposição em que a imagem da santa “recebia mijo na cabeça”. Na visão do deputado, o ministro da Cultura nada fez para impedir esse tipo de “obra de arte do demônio”.
 
“Eu queria que fosse a mãe dele. A mãe do ministro, que fosse mijando na cabeça dela”, disparou o deputado, enquanto repetia incansavelmente que “Maria é minha mãe.”
 
E continuou: “Eu queria pegar a mãe do ministro e botar de pernas abertas como está aqui na foto [da exposição], [pra ver] se ele gostava. Pegar a sua filha…”
 
Neste momento, segundo o vídeo abaixo, Sérgio Sá se exaltou e demandou respeito à mãe falecida. O deputado, por sua vez, argumentou que ele não merecia respeito porque “prevaricou no cargo”. “Você é ministro para tomar conta da Cultura, não dessa desgraça”, disse.
 
https://www.youtube.com/watch?time_continue=345&v=Nga1_4eG8qQ
 
 
Antes de iniciar os disparos, o parlamentar afirmou que bancada evangélica defende um projeto de lei que impõe de 12 a 30 anos de cadeia “para quem fizer, para quem colocar em museu e para o ministro que nada fizer contra” manifestações artísticas que “ferem” algum tipo de credo. “Temos que endurecer. E não ter direito à progressão de pena. Maria é minha mãe”, insistiu.
 
As ofensas foram retiradas das notas taquigráficas e a audiência, encerrada.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pastores puros, mas com contas sujas!

    Esta falsa impressão de pureza de alma e de credos,  onde as demais partes da sociedade que não tem os mesmos principios religiosos e credos,  mas  devem tambem acreditar e seguir pela força da lei, já ultrapassou tudo que eu imaginava da destruição do nosso Brasil.

    Pastores que coletam dizimos em dinheiro de crentes pobres e ficam milionários vendendo uma idéia falsa de fé, estão virando ou melhor dizendo, querem ser os “donos dos pensamentos e procedimentos” de toda a população.

    A bancada evangélica defende interesses próprios, que nada tem com os dos demais setores da sociedade e como dispôem de eleitores cativos, para os quais pregam politicamente durante o tempo integral em sua igrejas, tornam-se um problema grave socialmente falando!

    Estamos retornando ao tempo da igreja católica na idade média, que julguei que havia terminado!

  2. Precisamos do retorno do duelo

    As coisas estão chegando a tal ponto no Brasil que penso ser necessário o retorno dos duelos à legalidade. Acho que assim se ofenderia com menos facilidade a honra alheia.

  3. Indecoroso parlamentar
    ISTO é imoral. Um parlamentar de esquina de zona. Só um moralista hipócrita pra imaginar a cena e expressá-la como argumento.
    Sabe, vai quem quer e pode. Quem tem pátrio poder deve saber onde quer que seus filhos frequentem. Qual o problema?
    Por quê esta fissura oportunista contra a arte, enquanto nada se faz para evitar as drogas, a prostituição e a pedofilia verdadeira (o Brasil é o 4° país neste crime)? E os pastores que exploram os fiéis, cafetinando a fé em verdadeiro estelionato espiritual?

    1. Pátrio poder

      não existe mais desde a promulgação do Novo Código Civil de 2002.

      A lei 3071, de 01//01/1916, que falava em pátrio poder e outras insolências foi revogada pela lei 10.406/2002, que aboliu de vez o machismo civil legal,  estabelecendo poderes idênticos para mães e pais sobre os filhos, entre outras inovações.

      O poder sobre os filhos é chamado de “poder familiar” e envolve além de poder, responsabilidades.

      https://jus.com.br/artigos/8371/do-poder-familiar

      “No Brasil, foram necessários 462 anos, desde o início da colonização portuguesa, para a mulher casada deixar de ser considerada relativamente incapaz (Estatuto da Mulher Casada, Lei n. 4.121, de 27 de agosto de 1962); foram necessários mais 26 anos para consumar a igualdade de direitos e deveres na família (Constituição de 1988), pondo fim, em definitivo, ao antigo pátrio poder e ao poder marital.” (do Poder Familiar, de Paulo Lobo)

  4. Comprometendo várias reputações

    Este deputado federal que representa Álagoas, com uma só conduta, grosseira e desrespeitosa, consegiu a façanha de, em só momento, compromoter várias reputações. Uma a da Camara Federal (ou do Congresso que anda com pessima imagem). Outra a do. Partido. Depois a dos evangélicos em geral. Passa a imagem de intransigência e má educação. E , por fim, a de Alagoas que tem, no Congresso, um histórico de parlamentares rudes. Um deles até atirou em oputro. Destemperado, autoritário, o deputado Givaldo tem que ser punido de forma explícita pela Comissão de Ética. Ou ela não existe mais? E, se for possível,. pela Justiça. Ou será que é pedir demais contra um deputado mal educado?

  5. “A Origem do Mundo” – Gustave Coubert

    numa sociedade civilizada (deixo as questões do que seja civilização ou não) ninguém daria bola, muito menos no Parlamento. Talvez um jornaleco sensacionalista (pois os há em todos os cantos, alguns disfarçados de humor, humor seletivo – O “Charlie Hèbdo”, p. ex., que eu acho enganou muuita gente das manadas das mídias, dos governos eleitoreiros, pela “liberdade de imprensa”). Velas e pesares não faltaram.

    Mas cá estamos, tanta água a rolar até que cheguemos (ou fiquemos eternamente na periferia do atraso). Esse sujeito é o pior do pior do pior, e como tem companhia.

  6. Carimbão tartufão

    Estes moralistas leléicos não suportam uma boa invetigação: logo aparecem seus podres, como o marco feliciano, o malafia, o eduardo cunha…. Tartufos.

  7. Vou contar uma do Givaldo Carimbão

    Em busca de apoio parlamentar para aprovar o pagamento dos honorários advocatícios, fizemos uma peregrinação a gabinetes de deputados e senadores.

    No gabinete do Givaldo Carimbão os colegas expunham a ele as razões da categoria dos advogados públicos federais pleitearem o pagamento de honorários advocatícios. Ele não queria saber de nada, de argumento nenhum: iria votar contra e pronto.

    Pressionado pelos colegas sobre a razão de tamanha intransigência, declarou que achava que já ganhávamos muito bem, e que nas empresas dele “quem mais trabalha é quem menos ganha!”.

    É desse tipo de raciocínio raso que estamos falando.

  8. É por este tipo de coisa que

    É por este tipo de coisa que afirmo que pessoas ligadas a igrejas, sejam quais forem, deveriam ser impedidos de ser candidato a qualquer cargo legislativo.

    Religião pode ser tanto um bálsamo quanto um veneno mortal.

    Em casas legislativas é um veneno mortal.

  9. QUEBRA DE DECORO

    Antes de mais nada, é imprescindível destacar que as afirmações acima denunciadas, tendo sido proferidas por parlamentar, em seção pública da Câmara federal, constitui flagrante quebra de decoro, gravíssima e inaceitável.

    Uma atitude de baixo calão deste jaez desmoraliza o Congresso Nacional de forma hedionda, e não pode passar em brancas nuvens. É urgente a abertura de um processo disciplinar para cassação do mandato de tal indivíduo. E se algum deputado votar em sentido contrário, passará a ser cúmplice do crime de ofensa.

    Por outro lado, é preciso esclarecer a verdade sobre a alegada questão de urinarem sobre imagem da santa, visto que as agressões contra a diversidade cultural, contra a liberdade religiosa e contra a dignidade humana, caracterizam crimes graves, violam as garantias constitucionais, e visam promover uma pseudo nova ordem, proto-fascista.

      1. ÉTICA E DIGNIDADE

        Excrescência é considerar normal a falta de decoro de parlamentares, pois a exigência legal de preservação do decoro parlamentar é um requisito indispensável da função constitucional dos representantes do povo junto ao poder legislativo.

        O fato de parlamentares exibiram conduta vergonhosa e atentarem impunemente contra o imperativo dever de manter o decoro exigido pela lei não torna aceitáveis tais imposturas, nem desqualifica o repúdio às atitudes deletérias.

        Denunciar as evidências de quebra de decoro constitui um dever moral da cidadania civilizada, derivado dos princípios elementares da ética e da dignidade humana.

  10. Ou a história está mal contada

    ou eu não entendi direito.

    Pastor evangélico dizendo que a Virgem Maria é mãe dele?

    Os crentes não acreditam da Virgem Maria.

    São machistas até a medula e só a trindade tem reconhecimento na doutrina das igrejas.

    Se ele reverencia a Virgem Maria, ou é convertido ou não é crente de verdade.

     

    1. Ele é católico

      O texto não diz que ele é evangélico e nem que é pastor evangélico. Parlamentares católicos atuam junto com parlamentares evangélicos nos mesmos temas (proibição do aborto, combate a gays, “proteção da família”, etc), formando a “Bancada da Bíblia”, que junto com outras duas quadrilhas bancadas, a do Boi e a da Bala, são a fina flor do ultraconservadorismo instalado no Congresso Nacional.

      1. Ah!

        Como o texo o define como membro da bancada evangélica, entendi que ele fosse crente.

        Ademais,  confundir evangélico com católico é injúria grave para os crentes.

        Juntá-los no mesmo balaio seria matar Calvino, Lutero e sucessores.

        ICAR é soberana, os demais são para ela, o resto.

        Até ontem, a bancada da bíblia, no meu entender( e no entender deles) era a dos crentes, já que ingerência da ICAR na política é absoluta, notória, secular e incontestável.

         

  11. O deputado GIVALDO CARIMBÃO (PHS-AL)

    O deputado GIVALDO CARIMBÃO (PHS-AL) se diz evangélico e está indignando com as ofensas a MARIA SANTÍSSIMA.

    Eu assisti anos atrás pela TV um PASTOR EVANGÉLICO chutando a VIRGEM MARIA durante um culto e não tive conhecimento de um só membro da BANCADA EVANGÉLICA CONTESTAR.

    O despreparado CARIMBÃO se diz ser filho da SANTÍSSIMA, será que ela geraria um filho que não tem EDUCAÇÃO e se quer tem um mínimo de CONTROLE EMOCIONAL?

  12. o falso moralismo dá pra notar na estrelinha abaixo sobre

    a obra “Origem do Mundo”, pintura que postei mais abaixo.

    Pretensos ataques ao moralismo evangélico se reflletem no mesmo moralismo censor. (E desconfio quem ou quens puseram 1 estrelinha).

    É o nível do pessoal. Geralmente, não respondo, nem rebato essas mediocridades (e xingamentos noutras postagens)

  13. Seu taradinho maroto!

    Diz-se “religioso” e tem horas que essa desculpa que usou pra si mesmo e para os outros falha.

    Esse é o exemplo máximo.

    Momento em que satisfez os seus desejos mais reprimidos… falando daquilo que lhe é mais proibido… com um tom moralizante.

    Como disse um amigo meu e deu-me o que pensar (às vezes, penso que seja exagero, outras, que faz sentido em algo): “Um padre, para julgar quantas Ave-Marias você deve rezar para redimir seus pecados, deve conhecer cada um deles e muito bem.”

     

  14. Porque os órgãos genitais tem sempre que ficar escondidos?

    Qual o problema de órgãos genitais serem vistos?

    O que é bonito e também o que é feio, se quiserem, devem se expor.

    Acho que esse pastor, se é que transa, só transa no escuro.

    Se o despissem, ele cobriria o pênis e deixaria a bunda à vista.

    69? Ah, jamais!

  15. Acho que crianças só devem tocar em homens castrados

    Se o homem nu, exposto no Museu de Arte Moderna, fosse castrado, as crianças poderiam tocar nele sem problemas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador