Rapadura é doce mas não é mole, não

Por anarquista sério

Rapadura é doce mas não é mole, não

Resolva:

Deseja-se descobrir quantos degraus são visíveis numa escada rolante. Para isso foi feito o seguinte: duas pessoas começaram a subir a escada juntas, uma subindo um degrau de cada vez enquanto que a outra subia dois . Ao chegar ao topo, o primeiro contou 21 degraus enquanto o outro 28. Com esses dados foi possível responder a questão. Quantos degraus são visíveis nessa escada rolante? (obs: a escada está andando).

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

aliancaliberal

- 2014-04-13 05:26:28

pelo visto a sua ética é

pelo visto a sua ética é esta, o importante não é não roubar é não ser preso.

Já o PT rouba e é preso.

anarquista sério

- 2014-04-12 20:35:45

Bom...para facilitar vamos

Bom...para facilitar vamos dar nome as pessoas:

GUSTAVO sobe 2 degraus por vez
MARCOS sobe 1 degrau por vez.

Conforme diz o enunciado, quando GUSTAVO chegou ao topo ele contou 28 degraus. Como ele anda 2 por vez, na verdade o GUSTAVO deu 14 passos. Então quando ele chegou no topo, o MARCOS havia andado 14 degraus, pois ele anda 1 por vez (faça o desenho que você entenderá melhor).

Lembre-se que a escada está andando. Então ao mesmo tempo que GUSTAVO andou 28 e o MARCOS andou 14, a escada havia andado sozinha X degraus. O enunciado diz que quando MARCOS chegou ao topo ele contou 21 degraus. Como ele está no 14, ainda faltam 7 para ele chegar ao topo (ou seja, falta metade do que ele já andou - 7 é metade de 14). Portanto durante esses 7 que faltam, a escada andará sozinha mais X/2 degraus (pois se em 14 degraus ela andou X, em 7 ela andará X/2).

FEITO! O número de degraus visíveis para o GUSTAVO e para o MARCOS deve ser o mesmo. Então basta montar a equação:

28+X  =  (14+X)+(7+(X/2))

28+X  =  21+(3X/2)

28-21  =  (3X/2)-X

7 = X/2

X = 14

Se X=14, o número de degraus visíveis é (o GUSTAVO andou 28+X no total):

28+14 = 42 degraus

Note que para o MARCOS o resultado deve ser o mesmo:

(14+X)+(7+(X/2))  =  (14+14)+(7+14/2)  =   28+14  =  42 degraus

Resposta: SÃO VISÍVEIS 42 DEGRAUS NA ESCADA ROLANTE!!!

 

Lucinei

- 2014-04-12 20:29:29

Com duas pessoas? Por que um

Com duas pessoas? Por que um não ficou parado marcando o degrau enquanto o outro fazia a contagem?

anarquista sério

- 2014-04-12 20:17:17

Eu estudo o cérebro.Não tenho

Eu estudo o cérebro.Não tenho nenhuma afinidade com ''ecxatas''

   Como já disse,encaixei essa pergunta numa respoista que dei.

        E sem mais churumelas,vamos a resposta:

Bom...para facilitar vamos dar nome as pessoas:

GUSTAVO sobe 2 degraus por vez
MARCOS sobe 1 degrau por vez.

Conforme diz o enunciado, quando GUSTAVO chegou ao topo ele contou 28 degraus. Como ele anda 2 por vez, na verdade o GUSTAVO deu 14 passos. Então quando ele chegou no topo, o MARCOS havia andado 14 degraus, pois ele anda 1 por vez (faça o desenho que você entenderá melhor).

Lembre-se que a escada está andando. Então ao mesmo tempo que GUSTAVO andou 28 e o MARCOS andou 14, a escada havia andado sozinha X degraus. O enunciado diz que quando MARCOS chegou ao topo ele contou 21 degraus. Como ele está no 14, ainda faltam 7 para ele chegar ao topo (ou seja, falta metade do que ele já andou - 7 é metade de 14). Portanto durante esses 7 que faltam, a escada andará sozinha mais X/2 degraus (pois se em 14 degraus ela andou X, em 7 ela andará X/2).

FEITO! O número de degraus visíveis para o GUSTAVO e para o MARCOS deve ser o mesmo. Então basta montar a equação:

28+X  =  (14+X)+(7+(X/2))

28+X  =  21+(3X/2)

28-21  =  (3X/2)-X

7 = X/2

X = 14

Se X=14, o número de degraus visíveis é (o GUSTAVO andou 28+X no total):

28+14 = 42 degraus

Note que para o MARCOS o resultado deve ser o mesmo:

(14+X)+(7+(X/2))  =  (14+14)+(7+14/2)  =   28+14  =  42 degraus

Resposta: SÃO VISÍVEIS 42 DEGRAUS NA ESCADA ROLANTE!!!

 

lucianohortencio

- 2014-04-12 19:57:14

Link repetido...

Não anexei porque está repetido.

Abraço do luciano

lucianohortencio

- 2014-04-12 19:51:18

Agora vai o certo...

[video:https://www.youtube.com/watch?v=8MlQvfHVtNA]

lucianohortencio

- 2014-04-12 19:49:50

Ao José Robson!

[video:https://www.youtube.com/watch?v=78Qx08aDKYY]

 

[video:https://www.youtube.com/watch?v=jTbC6wbob1k]

 

Havia mandado o vídeo errado... Como já está ai...

José Robson

- 2014-04-12 19:38:40

E esse também!

http://www.youtube.com/watch?v=8MlQvfHVtNA

 

José Robson

- 2014-04-12 19:38:28

E esse também!

http://www.youtube.com/watch?v=8MlQvfHVtNA

 

José Robson

- 2014-04-12 19:31:46

Não sei como faço para

Não sei como faço para inserir:

http://www.youtube.com/watch?v=jTbC6wbob1k

 

lucianohortencio

- 2014-04-12 18:45:47

Amigo Anarquista Sério!

Eu ganhei o prêmio sem ter nem quebrado a cabeça... (Sabia que jamais acertaria...)

Abraço do luciano

[video:https://www.youtube.com/watch?v=OoDY8ce_3zk]

Gilson Raslan

- 2014-04-12 18:44:04

Subindo um, conta-se 21

Subindo um, conta-se 21 degraus.

Se o "subinte" ficar parado, conta-se 42 degraus visíveis. 

Como o número de degraus visíveis é igual ao de degraus invisíveis,  a escada tem 84 degraus.

Gilson Raslan

- 2014-04-12 18:37:23

anarquista sério,  a música

anarquista sério,  a música compensou toda a dor de cabeça que me acometeu para resolver o problema.

anarquista sério

- 2014-04-12 17:46:22

Caro companheiro de

Caro companheiro de blog:

 Foi uma resposta que dei pra outro companheiro,sem nenhuma intenção de criar polêmica.

  Sorry em tira- lo de seu afazeres pra esse tipo de equação desprenciosa.

  Como recompensa-lo?

          Assim?

               Oxalá!

http://www.youtube.com/watch?v=OoDY8ce_3zk

               Abraços!

               

José Robson

- 2014-04-12 17:14:13

Anarquista, fala sério!

Estava "nuns" afazeres domésticos do sábado, tipo cortando grama, tomei um banho e "umas"; liguei o computador, no GGN, Nassif on line, e me deparo com essa "equação" que, para mim, já está no 3º grau! Qualquer manifestação outra só segunda!

 

P.S.: Até o pessoal dos Correios está de "sacanagem" com o Rubinho. Recebi, ontem, dia 11, uma promoção de uma montadora, qual seja, uma chave para ir até uma concessionário e tentar "ligar" e ganhar um carro! A promoção foi de 2 a 7 de abril - e adivinhem quem estava todo sorridente no "folder"? O próprio!

Renato kern

- 2014-04-12 16:22:48

Enunciado da tucanagem

Enunciado

Um tucano governa um país durante 8 anos, quanta roubalheira é visível?

Resposta

Nenhuma, a imprensa nunca vai publicar nada contra os tucanos.

Carlos Montez

- 2014-04-12 15:12:36

Nunca será menor que 28

pois  o que sobe devagar nunca irá contar duas vezes o mesmo degrau.

Sabendo que é maior ou igual a 28, outra informação que tem de se levar em consideração
é a velocidade em que os dois sobem. O fato de um andar de dois em dois degraus, isso não significa que ele sobe duas vezes mais rápido do que sobe de um em um degrau.
Portanto, A velocidade dos que sobem deveria estar no enunciado do problema.

 

edson poison

- 2014-04-12 15:04:05

se a escada está em

se a escada está em movimento,todos os degraus são visiveis.

 

zito rodrigues

- 2014-04-12 15:03:07

Resolução
LUIS sobe 2 degraus por vezNASSIF sobe 1 degrau por vez.Conforme diz o enunciado, quando LUIS chegou ao topo ele contou 28 degraus. Como ele anda 2 por vez, na verdade o LUIS deu 14 passos. Então quando ele chegou no topo, o NASSIF havia andado 14 degraus, pois ele anda 1 por vez (faça o desenho que você entenderá melhor).Lembre­se que a escada está andando. Então ao mesmo tempo que LUIS andou 28 e o NASSIF andou 14, a escada havia andado sozinha X degraus. O enunciado diz que quando NASSIF chegou ao topo ele contou 21 degraus. Como ele está no 14, ainda faltam 7 para ele chegar ao topo (ou seja, falta metade do que ele já andou ­ 7 é metade de 14). Portanto durante esses 7 que faltam, a escada andará sozinha mais X/2 degraus (pois se em 14 degraus ela andou X, em 7 ela andará X/2).FEITO! O número de degraus visíveis para o LUIS e para o NASSIF deve ser o mesmo. Então basta montar a equação:28+X = (14+X)+(7+(X/2))28+X =  21+(3X/2)28­21 = (3X/2)­X7 = X/2X = 14Se X=14, o número de degraus visíveis é (o LUIS andou 28+X no total):28+14 = 42 degrausNote que para o NASSIF o resultado deve ser o mesmo:(14+X)+(7+(X/2)) = (14+14)+(7+14/2) =  28+14 = 42 degraus SÃO VISÍVEIS 42 DEGRAUS NA ESCADA ROLANTE!!!

Bispo da Dama

- 2014-04-12 14:42:20

Chute

(21+28) / 2 = 24, 5 degraus

Detalhe: o meio degrau se justifica porque a escada está em movimento.

 

 

whoever

- 2014-04-12 14:35:00

42 degraus.

42 degraus.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador