Recuperação da economia brasileira ainda é insuficiente, diz relatório da IFI

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: ABr

Da Agência Senado

A Instituição Fiscal Independente (IFI) divulgou o último Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) deste ano.

No documento, a entidade afirma que a economia brasileira apresenta recuperação persistente, mas ainda insuficiente para recolocar o país nos níveis do início do ano de 2014, quando a crise econômica começou a se aprofundar.

De acordo com a avaliação da IFI, o restabelecimento do patamar observado no início de 2014 só ocorrerá em 2020. O relatório também mostra a recuperação do consumo, impulsionado pelo crédito mais barato.

Ainda segundo a IFI, a recuperação do consumo das famílias vem ajudando a reativar o crédito e aliviar o comprometimento de renda das famílias com dívidas bancárias.

A entidade também diz que a taxa de desemprego está diminuindo lentamente, ficando em 11,7% em outubro, o que reflete a expansão das vagas no setor informal e no trabalho por conta própria, mas com diminuição da população ocupada com carteira assinada no setor privado.

O RAF deste mês também apresenta ainda um tópico especial sobre a evolução da carga tributária no Brasil comparada com os outros 35 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Uma novidade é que, a partir deste mês, o site do RAF contará com arquivo com todos os gráficos e dados do relatório em formato de planilha eletrônica que pode ser baixado pelos internautas.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falsa recuperação e o desemprego dos “bolsominions”.
    É uma falsa recuperação causada pelo fato da famigerada “Operação Lava-Jato” ter tirado um pouco seus pés sujos do pescoço do setor da construção civil, e muitas obras paradas desde 2014/2015 terem sido retomadas.

    No médio e longo prazos, o prognóstico é de estagnação pois o governo fascista que vai assumir o Planalto tem planos que rebaixam salários e aumentam desemprego. O consumo dos mais ricos não vai ser suficiente para compensar a queda brutal do consumo entre os trabalhadores.

    A classe média burra, que apoiou o Golpe de 2016 e votou no fascista “contra o PT” não vai escapar do “facão” nas empresas. Até por “robôs” serão substituídos, os idiotas.

  2. Esse povo
     

    É de marte

    ou é de morte.

    Não sai dos jardins, não viaja de busão,não anda nas ruas esburacadas do centro e nem dos bairros,

    não tropeça em camelô, não dá esmola, não põe o lixo pra fora, não pega metrô e nunca viu um ambulante oferecendo tempero no trem.

    O brasil vendendo o que tem, empenhando o que não tem, o mercado de trabalho desregulamentado, todo mundo devendo e eles dizem que “a recuperação da economia é insuficiente”

    No próximo relatório, mês que vem, “a recuperação da economia” já será suficiente, se o presidente mandar.

    Quero vem em que planilha eles vão esconder os miseráveis.

  3. A recuperação é inexistente.
    A recuperação é inexistente. O índice de inflação acaba de registrar deflação o que indica economia afundando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador