Reflexão filosófica faz Lira manter prazo de defesa de Dilma

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Raimundo Lira, presidente da Comissão do Impeachment no Senado, havia deferido questão de ordem da senadora Simone Tebet, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que afirmava que o prazo poderia ser reduzido para cinco dias corridos conforme estabelecido em mudanças do Código de Processo Penal, ocorridas depois do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Na ocasião o prazo utilizado foi de 15 dias.

José Eduardo Cardozo, advogado de defesa da presidente eleita e afastada, Dilma Rousseff, apresentou recurso ao presidente do processo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, pedindo que a mudança de prazo fosse revista, sendo adotado o prazo de 20 dias, uma vez que tal período de tempo foi concedido para as alegações iniciais da defesa.

Lira, presidente da comissão, acatou hoje, parcialmente, o recurso de Cardozo, voltando o prazo para 15 dias. Ele disse que esta foi uma decisão pessoal, após “reflexão filosófica” que o fez evoluir em seu pensamento.

Disse ele que “era razoável que a defesa trabalhasse com a expectativa de direito baseado no prazo processual de 1992” e que, em caso de existirem duas possibilidades de prazo, “a dúvida deve ser a favor do réu”. E retomou os 15 dias como prazo.

“Essa decisão foi absolutamente pessoal. Como disse na última reunião, na presidência não podemos aceitar qualquer tipo de pressão, porque isso desvirtuaria o trabalho de nossa comissão”, disse Lira, e informou que se embasou em pareceres técnicos.

Os outros recursos apresentados ainda dependem de decisão de Lewandowski e, um deles, a do tucano Aloysion Nunes Ferreira, requer redução de 48 para 16 o número de testemunhas de cada parte do processo.

Veja o vídeo do senador Lindbergh Farias sobre os avanços na comissão.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ai, ai, ai. O Raimundo Lira

    Ai, ai, ai. O Raimundo Lira agora deu de filosofar.

    Certo que as instituições desse país estão uma esbórnia, mas  Raimundinho filosofar, Alexandre Frota dar pitaco na Educação e Temer governar o Brasil nos faz retornar ao país de Macunaíma. Com o detalhe que Mario de Andrade escreveu esse livro na década de 20 do século passado.  

    Nenhum brasileiro decente merece ter esses safados e indecentes na condução do país.

  2. É melhor tapar o sol com a

    É melhor tapar o sol com a peneira do que passar vergonha. Ela sabia que tinha acatado um prazo golpista, então, o melhor é corrigir o absurdo…

  3. Valeu a tentativa do senador

    Valeu a tentativa do senador do senador se desculpar pela besteira que fez. Afinal, a filosofia, tadinha, ultimamente tem servido para tudo. 

  4. Filósofos

    Tenho para mim que um filósofo, do STF, fez chegar ao presidente da comissão o pedido para que ele mudasse de idéia antes do jurista ter que dar essa ordem. A decisão anterior era simplesmente absurda.

  5. ACORDA TIRIRICA

     

    QUEM DISSE QUE PIOR NÃO FICA? RAIMUNDO LIRA FILOSOFANDO É BRINCADEIRA!

    FILOSOFOU E CHEGOU A CONCLUSÃO DE QUE TEM QUE APLICAR A LEI.

  6. Filosofar Raimundo Lira?.

    Filosofar Raimundo Lira?. Hora tem a santa paciência nobre senador. Seus interesses e seus comparsas certamente são outros.Se perguntar ao sicofanta senador creio que nem a defin ição de filosofia sabe.

     

     

  7. E reconsiderar o prazo

    E reconsiderar o prazo inicialmente proposto pela relatoria demotucana, ao invés do prazo de 5 dias proposto pelos próprios demotucanos, evidencia que não trata-se de uma ação de golpistas de estado, segundo os demotucanos!  

  8. Santa inocência Batman

    Calhorda, ouviu nos corredores que ia tomar pau a frente. e como todo bom covarde recuou.
    Assim vai se construindo a 2. parte do golpe.
    A 3. é o gran finale. o grande golpe do PSDB no PMDB. esse eu quero estar sentado e assistindo.

    Se segurem nas poltronas 

  9. Parece brincadeira, mas infelizmente não é!

    Às vezes tem-se impressão que o que há de pior na “sociedade” brasileira juntou-se no Congresso Nacional. E os paralamentares ainda fazem cara de sérios, falam como se fosse sério, como se alguma “alma” minimamente informada fosse acreditar… É simplesmente nauseante.

  10. A inspiração para reflexão
    A inspiração para reflexão filosófica desse Platão deve ter vindo de um sussurro do Lewandowski que preside o julgamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador