Aécio pediu repasse para associação da irmã, indica relatório da PF na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Trechos de um relatório da Polícia Federal, anexado ao inquérito da Andrade Gutierrez na Lava Jato, aponta que o senador Aécio Neves (PSDB) pediu dinheiro ao ex-presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo, em novembro de 2012, para uma associação civil comandada por Andrea Neves, irmã do ex-presidenciável, em Minas Gerais.

Segundo o documento, Aécio teve uma reunião com Otávio Azevedo em 21 de novembro de 2012, na cobertura da mãe do senador, no Rio de Janeiro. Um dia depois, Azevedo teria consultado a liberação do repasse à entidade chamada Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), que tinha Andrea Neves à frente desde 2003 – ano em que Aécio assumiu o governo de Minas pela primeira vez.

“No dia 22/11/2012, Otávio recebe mensagem de José Augusto Figueira, então suplente do conselho de administração da Oi e presidente da Oi Futuro. Na mensagem, Figueira informa a Otávio que ele possui saldo de R$ 1,5 milhões e que ‘para o Servas reservara, 160 ou 320 mil e que aguarda retorno asap’ [sigla que, em português, significa ‘assim que possível’]”, informa o Estadão desta terça (12).

A Andrade Gutierrez é uma das acionistas da Oi, o que sugere que o pagamento solicitado por Aécio foi feito por intermédio de Azevedo, mas possivelmente pago pela quarta maior empresa de telefonia do País.

Oswaldo Borges, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apontado como tesoureiro informal de Aécio, além de genro do padrasto do senador, também aparece no relatório da PF – feito a partir da análise de mensagens de celular trocadas por Otávio Azevedo com outros interlocutores.

Nas mensagens, segundo a PF, há indícios de que Oswaldo pediu doações para a campanha de Aécio, durante a disputa eleitoral de 2014, quando o tucano foi derrotado por Dilma Rousseff (PT). Num dos textos, o ex-presidente da Andrade Gutierrez diz a Oswaldo que “já foi feito” o pagamento. 

Aécio é alvo de dois inquéritos no Supremo em função de denúncias na Lava Jato.

Segundo o Estadão, Otávio Azevedo não delatou à Lava Jato qualquer tipo de propina paga por contratos obtidos enquanto Aécio governou Minas Gerais.

Doações à campanha de Dilma

No relatório da PF, consta uma mensagem de Manoel de Araújo para Otávio de Azevedo, sobre doações feitas à campanha da presidente Dilma Rousseff. Manoel apresenta-se em uma mensagem como alguém que “trabalha” com Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma, e pede um e-mail para que possa enviar os dados da conta da “candidata”.

Manoel era ex-chefe de gabinete de Edinho na Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma. O delator Ricardo Pessoa, da UTC, disse que ele era o responsável por acertar as doações feitas à campanha de 2014.

“Observa-se que tanto na mensagem para Manoel Araujo como na mensagem para Oswaldo Borges [tesoureiro de Aécio], Otávio encaminha, praticamente no mesmo horário do dia 29/08/2014, a mensagem “Já Foi feito”, sendo que ambos agradecem”, diz o relatório da PF.

O documento ainda diz que “as mensagens aparetemente contradizem o Termos de Declação de Otávio no tocante à forma como se davam as doações eleitorais.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio Neves é o tal!

    Por que nada acontece com Aécio Neves?

    Lista de Furnas, propinas, envolvimentos variados em corrupção e ele anda livre, solto e feliz da vida.

  2. O curioso é que sobre a tal

    O curioso é que sobre a tal Fundação e contas em Liechtenstein ninguém fala mais. Imagina se fosse o Lula ou a Dilma? O Ahésim continua blindado. Esses notícias que aparecem de dia e somem à noite mostram que o pig ainda não desistiu dele. 

  3. E daí ?

    E daí ? Este aí tem o “Amuleto de Ogum” do famoso filme brasileiro, e portanto tem  o corpo fechado. Blindado pela mídia, e pelas instituições que vocês conhecem. Perda de tempo.

  4. No festival da delação

    No festival da delação premiada orquestrado pela lava jato, a situação do senador aécio neves vai ficando insustentável. E daí, quem se importa? nada vai acontecer.

    É indiscutível a obsessão dos “rapazes de Curitiba”, segundo o ministro Barroso, pelo Lula.

    Imaginem se alguma empreiteira, a pedido do ex presidente,  colocasse um dinheirinho numa associação da dona Marisa.

    A “doação” seria enquadrada como propina e provavelmente seria a prova definitiva para levá-lo à prisão.

    No radar da lava jato, a senhoras Cunha e Andrea Neves jamais terão o tratamento dispensado à cunhada do Vaccari.

     

    1. TRISTE REALIDADE

      Triste realidade, José… Triste realidade… Quando será que isso mudará? Acho que não estarei mais vivo para presenciar este dia…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador