Richa dá calote e coloca a culpa em Temer, por Esmael Morais

Jornal GGN – Em artigo no seu blog, o jornalista Esmael Morais diz que o governador do Paraná, Beto Richa, está colocando no presidente interino, Michel Temer, a culpa pela situação financeira do estado, incluindo aí um calote no pagamento dos salários de educadores e servidores públicos.

“Richa diz agora que os reajustes ao funcionalismo público, que ele e a Assembleia Legislativa haviam negociado no ano passado com as categorias, não poderão ser cumpridos em virtude da renegociação das dívidas do Paraná com a União. A tese mentirosa, é óbvio, consiste na vedação de reajustes acima da inflação para os funcionários em virtude dessa renegociação de dívidas”, afirma o jornalista.

Do Blog do Esmael

Richa agora põe culpa de calote em servidores no interino Temer

Por Esmael Morais

O governador Beto Richa (PSDB) perde a vergonha, mas jamais a pose. Ele já achou um novo culpado pela quarta quebradeira no Paraná, incluindo aí o calote nos educadores e servidores do estado. O novo vilão da vez é ninguém menos que o interino Michel Temer (PMDB).

Richa diz agora que os reajustes ao funcionalismo público, que ele e a Assembleia Legislativa haviam negociado no ano passado com as categorias, não poderão ser cumpridos em virtude da renegociação das dívidas do Paraná com a União.

A tese mentirosa, é óbvio, consiste na vedação de reajustes acima da inflação para os funcionários em virtude dessa renegociação de dívidas.

Antes, porém, o tucano atribuía toda sua incompetência e desastre administrativo a presidente Dilma Rousseff e ao PT. Logo, deduz-se que o governador tem “psicopatia dissimulada” e por isso não consegue assumir as cagadas que faz no dia a dia.

O deputado Nereu Moura (PMDB), presidente da Comissão de Finanças da Assembleia, disse que colocará nesta quarta (6) a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) prevendo os reajustes. O Palácio Iguaçu, no entanto, luta para evitar a apreciação em plenário, pois acha que não assegura nem os votos da “bancada do camburão”.

“O governo dizia que tinha R$ 7 bilhões em caixa para investimentos. Ora, então que utilize R$ 1 bilhão para cumprir o acordo com o funcionalismo, pagando os reajustes, avanços e progressões. O que é combinado não custa caro”, ensina Moura.

A entrada da LDO em pauta tem um significado importante porque diz respeito ao trâmite da matéria na Casa. Regimentalmente, se colocada hoje para apreciação na Comissão de Finanças, irá a plenário antes do recesso parlamentar. É tudo que o governo Beto Richa não quer. O tucano quer “cozinhar o galo” para ganhar tempo e reverter o quadro, que é hoje é favorável aos servidores públicos.

“O governo quer ganhar tempo para fazer uma ação organizada, para desconstruir e enfraquecer a imagem do funcionalismo do Paraná, que é aguerrido. A lei que revoga o reajuste, com certeza, será apresentada conforme a vontade do governador. Eles apenas estão aguardando o momento certo para enviar à Casa”, concorda o deputado Requião Filho (PMDB), líder da oposição.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o Parana…

    A “psicopatia dissimulada” é uma boa sintese de Beto Richa. Mas acho que ele, “pelo conjunto da obra”, não passa de mais um oportunista trambiqueiro fazendo seu patrimônio nas tetas do Estado

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador