Rodízio apenas na Cantareira pode ser desastroso

Jornal GGN – De acordo com especialistas da Sabesp ouvidos pelo Estadão, um rodízio oficial de água restrito aos bairros abastecidos pelo Cantareira pode ser desastroso. Eles entendem que a medida esgotaria outros cinco mananciais que abastecem a Grande São Paulo e criaria “refugiados hídricos”.  “A crise chegou a tal ponto que, se você adotar o rodízio só em um ou dois sistemas, você leva os demais ao esgotamento rapidamente, porque estaremos no período seco e eles são muito menores do que o Cantareira”, explicou o ex-funcionário da Sabesp, o professor José Roberto Kachel.

Rodízio restrito pode criar ‘refugiados hídricos’

Por Fabio Leite e Rafael Italiani

Do Estadão

Também pode esgotar outros cinco mananciais que abastecem a Grande São Paulo, dizem especialistas e funcionários da Sabesp

Um rodízio oficial de água restrito aos bairros abastecidos pelo Sistema Cantareira levaria ao surgimento de “refugiados hídricos” e ao esgotamento dos outros cinco mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Esta é a opinião dos especialistas e funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ouvidos pelo Estado. 

A reportagem apurou que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) dá como certa a adoção de um racionamento oficial, mas ainda discute três cenários possíveis: 1) só no Cantareira, que abrange, principalmente, a zona norte e a região central da capital; 2) no Cantareira e no Alto Tietê, que inclui a zona leste; 3) em toda Grande São Paulo, onde 20 milhões de pessoas são atendidas pela Sabesp.

Represa Jaguari-Jacareí faz parte do Sistema Cantareira

A abrangência do rodízio é que vai determinar a quantidade de dias que a população ficará sem água. A própria Sabesp cogitou um esquema de 5 por 2 (cinco dias sem água e dois com). Segundo o Estado apurou, a opção mais provável estudada é 4 por 2. A medida deve ser decretada até abril, início do período de estiagem, mas pode ser implementada em março, se a seca neste mês no Cantareira, que é o maior sistema, repetir o cenário de janeiro.

“A crise chegou a tal ponto que, se você adotar o rodízio só em um ou dois sistemas, você leva os demais ao esgotamento rapidamente, porque estaremos no período seco e eles são muito menores do que o Cantareira”, explica o engenheiro e professor José Roberto Kachel, ex-funcionário da Sabesp. 

“Qualquer medida dessa que não seja tomada em toda região vai criar uma segregação de território. As pessoas vão querer fugir para onde tem água. Teremos refugiados hídricos”, afirma Francisca Adalgisa, presidente da Associação dos Profissionais Universitários (APU) da Sabesp.

Em janeiro de 2014, a Sabesp planejou um rodízio oficial restrito ao Cantareira, conforme o Estado revelou. O plano, contudo, foi vetado pelo governo Alckmin, que apostou na redução da pressão, no bônus, na transferência de água de outros sistemas e nas chuvas. Oficialmente, a Sabesp afirma que não há definição sobre rodízio.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falta de aviso não foi

    Nós ficamos o ano passado inteiro alertando. Preferiram acreditar no Chuchu e na Globo, agora aguentem as conseuências. Ah, ia esquecerdo: de nada adianta colocar a culpa no PT, já a SABESP é uma empresa pública estadual, administrada pelos tucanos. Sofram, pra ver se finalmente aprendem.

  2. Rodizio ou racionamento. Materia vomitada

    Moro num bairro paulistano abastecido pelo sistema Alto Tiete. Desde agosto as torneiras ficam secas das 16h ate as 6 da manha seguinte.

    Quem escreve uma materia como essa nao sai de trás da escrivaninha nem para pesquisar .

  3. o ponto de visão é o seguinte:

     

         AvatarFrancisco Andrade • 5 horas atrás

    todo mundo esta subestimando o geraldo, … todos estão criticando o psdb por ter sido avisado desde 2002 e não ter feito nada, …. Na verdade isso é uma abordagem errada. Não podemos esquecer que trata-se de uma corrente política atrelada ao neo-liberalismo, … são unha e carne. Ora, sabemos que o neo liberais gostam muito de grana, … o objetivo deles é a grana . Na verdade, essa inação administrativa e política não é um caso de incompetência, … é uma prova cabal de eficiência ! A Sabesp privatizada ao capital estrangeiro, pagando dividendos na bolsa de NY foi um golpe de mestre ! Na verdade, os gringos não querem saber da nossa segurança hídrica, …. eles investiram grana, … e querem o retorno em muiiiito mais grana ! Os estudos que o governo do estado mandou fazer sobre o abastecimento no sistema Cantareira, em 1998, … 2002,…. 2004, …. 2007, …. 2010, e por aí afora, na verdade não eram para procurar soluções para o problema, …. ELES, NA VERDADE, QUERIAM É SABER QUANDO COMEÇARIAM A GANHAR DINHEIRO ! … O geraldo já esta incluindo um galão de água na cesta básica,… vocês analisaram quanto isso vai injetar de dinheiro para o grupo econômico que controla a distribuição da água ?… O presidente da Nestlé, grupo internacional que investe pesado no setor de água mineral, recentemente deu uma declaração dizendo que a água não é um direito humano, … é uma mercadoria como qualquer outra ! … Pode e deve ser vendida, …. terá água quem tiver dinheiro para pagar….

    É só aguardar meus infelizes conterrâneos de São Paulo, …. breve, vamos pagar o triplo do que pagamos hoje pelo m3 de água.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador