Sabesp corre o risco de ter sua nota de crédito rebaixada

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Risco de rebaixamento dos ratings da Sabesp aumentou, anunciou a Fitch. Rating é uma nota que as agências internacionais de classificação de risco atribuem a um emissor, que pode ser um país, empresa ou banco, de acordo com a sua capacidade de pagar uma dívida. Ela serve de referência para que os investidores saibam o grau de risco daquilo que estão adquirindo.

Os ratings da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, foram abalados pois, segundo a agência, paira no ar riscos de mais restrições no abastecimento de água, ou seja, esses riscos aumentaram substancialmente, o que cerca de incertezas a capacidade da companhia em fornecer serviço completo e sustentar uma geração de fluxo de caixa em 2015.

Assim, os ratings da Sabesp permanecem sob pressão de rebaixamento e, nos próximos dois meses, é altamente provável que isso aconteça, se não houver uma recuperação dos níveis dos reservatórios de água. Quem afirmou isso foi a Fitch em seu relatório. A Sabesp tem classificação BB+, e tem perspectiva negativa.

A Fitch estima que o Ebitda da Sabesp pode diminuir cerca de 40% este ano, indo de R4 2,5 blhões, contra os R$ 4,0 bilhões de 2013, se o nível do Cantareira não se recuperar significativamente dentro das próximas cinco ou seis semanas. Segundo a Agência, os principais reservatórios muito dificilmente irão se recuperar até o fim da temporada de chuvas, em meados de abril.

O Ebitda é um indicador financeiro que representa o quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros. Ele é importante para os empresários e administradores de empresas, pois que dá subsídios para a análise mais ampla, e não apenas do resultado final da organização. Este indicador é bastante utilizado no mercado de ações.

A Fitch consideraria positivo se a Sabesp implementasse medidas para proteger sua liquidez, reduzindo o plano de investimentos até que o fluxo de caixa se normalizasse.
 
A agência considera que aumento de tarifa não será suficiente para dar um novo contorno a este cenário fraco. E observou que as iniciativas para limitar os impactos operacionais da seca atual sobre suas atividades serão positivas, mas não serão suficientes para evitar que seu perfil de crédito seja abalado.
 
Com informações do Estadão
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Risco de rebaixamento dos

    “Risco de rebaixamento dos ratings da Sabesp aumentou, anunciou a Fitch”:

    Em outras palavras, “Miani” ja vendeu as acoes.

  2. é trágico a naturalização do

    é trágico a naturalização do entendimento de que empresas de água e luz sejam organizadas para o lucro. no vale do Ruhr, Alemanha, ha mais de cem anos empresa de água é gerida pela comunidade (5 milhões/hab e muitas indústrias), apenas regularizada pelo estado. desgraça!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador