Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Se estivéssemos nos EUA, Moro já estaria preso, por Armando Rodrigues Coelho Neto

Se estivéssemos nos EUA, Moro já estaria preso

por Armando Rodrigues Coelho Neto

“Esta história acontece em estado de emergência e de calamidade pública. Trata-se de livro inacabado porque lhe falta resposta… É uma história em tecnicolor para ter algum luxo, por Deus, que eu também preciso…”

Esse trecho é de Clarice Lispector, na obra a Hora da Estrela. Achei bonito para dizer que também estou a escrever em estado de emergência, de calamidade pública. No afã de dizer algo sobre esse momento estranho, em tecnicolor, recorri a um colega delegado federal, cujo nome preciso omitir.

Portanto, minhas falas se confundem com as dele, que inicialmente diz: “Sérgio Moro, herói de parte dos brasileiros, mandou escutar as conversas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, de governadores, de Ministros, de pessoas importantes do Executivo, Legislativo e Judiciário ligados ao governo. Conseguiu captar conversa até da própria Presidência da República”.

Não identificou nenhum crime, até porque se isso tivesse acontecido, ele já teria mandado prender, mesmo não sendo em flagrante – “pois ele se dá esse direito”.

Ninguém esquece a prisão de um senador, no qual “atos preparatórios” (não puníveis por lei) foram transformados em “crime permanente”  ou “continuado”, tudo muito discutível juridicamente, mas aceitável no estado de emergência e calamidade pública, tecnicolor, coisa e tal. Mesmo que em política não tenha santo.

Moro tudo pode. Afinal, a Rede Globo e demais golpistas estão do lado dele, agora fortalecidos pela FIESP, que concentra significativa parte do PIB brasileiro e que agora resolveu defender os pobres. Vai entender!. Com tamanho suporte, tem aplausos da turma do “Afunda Brasil”, que não liga para um pequeno detalhe chamado lei.

Dai, já que não se pode tomar nenhuma atitude jurídica, Sérgio Moro tomou uma atitude política. Resolveu, ele mesmo (será?), que as entranhas do Poder devem ser conhecidas pela população. Não quero tecer maiores considerações sobre isso nesse contexto, para não desviar o foco tecnicolor.

O juiz Sério Moro é, ironicamente, a vanguarda do pensamento político da humanidade. Ele não é mais só um juiz, mas também um agente político e midiático, um ativista do sabe-se lá o quê. Código de ética da Magistratura parece não existir ou não ser a ele aplicável. Senhor absoluto, ele sabe o que é melhor para o país e aconselha publicamente os parlamentares a “ouvir a voz das ruas”.

Voz da rua que ele convocou com apoio da dita “grande mídia”. Para tanto, deu sua discreta (mas valiosa) contribuição. Inventou um falso convite para Lula. Sim, falso. Convite você pode recusar. Mas, Lula não poderia recusar, senão, seria conduzido coercitivamente, de forma ilegal. Mas, em clima de caça às bruxas, seria aplaudido pela ilegalidade.

Ok. Como Lula não poderia ser preso, ficou na sociedade a sensação de ser ele, Lula, um homem acima da Lei e ainda por cima, um debochador da Justiça. Quer coisa melhor para despertar a ira da turma do Afunda Brasil e dos mal informados (desculpem separar as duas coisas)?

Na sequencia, um outro barnabé ousado, despe-se da função pública, vira político e pede, novamente, de forma ilegal, a prisão de Lula. A prisão não se consuma. E mais uma vez, é passada para os menos esclarecidos, a sensação de que estamos diante de uma criatura acima da lei, e não de um cidadão que está sob a ameaça de uma ilegalidade, dentro de um quadro de pré-ruptura institucional ou de golpe. Eis o show em tecnicolor.

Como diz meu amigo delegado federal X, para bom entendedor meia palavra basta: Moro está pregando o impeachment. Mas é esse mesmo lúcido policial que adverte: essa suposta vanguarda não se aplicaria no governo dos EUA, onde Sérgio Moro teria estudado e lá aprendeu “o sigilo das circunstâncias da morte do Kennedy, por se entender que o povo ainda não estava preparado para saber algo que aconteceu nos anos 60”.

Moro aprendeu ao seu modo. “Esqueceu-se que lá (EUA), quem divulga coisas de interesse do governo é condenado por traição”, diz o meu amigo.

Mas isso não é problema para Moro que quer afundar o governo do Partido dos Trabalhadores com base em suas subjetividades culturais e processuais, pois tem em mãos a Lava Jato. E, com essas subjetividades, extravasa em suas ações. A Presidência da República foi grampeada. Nas fotos divulgadas, dá para ver os telefones pessoais da presidenta e do ex-presidente. Quanta responsabilidade! Quanto patriotismo! Quanto senso de Justiça! Não há crime mas há escândalo.

E, lá pras tantas, diz meu amigo delegado federal: “É preciso estar atento ao sistema de tripartição dos poderes, leia-se, um sistema Constitucional de “checks and balance” ou “freios e contrapesos”, no qual um poder controla os abusos do outro”. Mas, sob pressão midiática e aparentemente judicial, o Executivo é atingido e mal pode reagir, para não parecer retaliação. Já o Legislativo, parece seduzido pela mídia e indisposto para debater abusos, ilegalidades e o destino do Brasil.

É um espetáculo antigo, um filme em preto e branco que rola em minha mente, a me deixar perplexo com a farsa em tecnicolor. Aliás, com um emblemático detalhe retrô: a foto de um membro do Afunda Brasil ao lado do pretenso redentor, trajando uma sintomática camiseta: IN MORO WE TRUST! E quem somos nós para dizer que isso é megalomania! Mas, se estivéssemos no tão decantado Estados Unidos, diante do que lá soa como crime contra o Estado, o juiz Sérgio Moro já estaria preso, comendo farinha cucaracha, para desencanto dos golpistas.

Armando Rodrigues Coelho Neto – jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É assim que devemos nos

    É assim que devemos nos posicionar em relação a uma autoridade que age ilegal e criminosamente, descumprindo o seu dever funcional que é a correta aplicação da Lei. Moro é o golpe; o PIG é o golpe; o MP e a PF cooptados são o golpe.

    É muito importante que pessoas como o ex-delegado Armando Coelho Rodrigues Neto digam e escrevam textos claros, diretos e incisivos contra esse juizeco da guantánamo paranaense, um golpista vulgar e de segunda clase, como muito bem o definiu o jornalista Paulo Henrique Amorim.

  2. E o grampo

    Afinal, o grampo foi ou não foi instalado no telefone da Presidência? Alguns comentam que aparecem sons indicativos do ambiente da Presidência, mesmo antes do segurança do Lula atender o telefone. Pra mim, este é um detalhe importantíssimo.

  3. Paradoxos

    Como já disse o grande lider , um poder judiciario acovardado, um parlamento f*, só nos resta um governo ínclito. As eleições são em outubro.

  4. Deu mole

    Edward Snowden cutuca Dilma por conversa grampeada com Lula

    “…mesmo que o grampeado tenha sido o ex-presidente Lula e não a atual chefe de Estado, se a conversa entre os dois fosse criptografada, a Justiça provavelmente nunca conseguiria desembaralhar as conversas para descobrir seu conteúdo. Isso provavelmente significa que a NSA ainda pode fazer o que fazia antes.”

    http://olhardigital.uol.com.br/noticia/edward-snowden-cutuca-dilma-por-conversa-grampeada-com-lula/56242

    1. O certo e o errado

      As gravações são muitos didáticas para entendermos como funciona as engrenagens do poder.Neste aspecto a esquerda e a direita são irmãs siamesas

  5. Neste exato momento ele está

    Neste exato momento ele está preparando alguma suspresa-bomba, mesmo que seja um fiasco jurídico, pois qualquer coisa que ele argumente sobre LUla, PT e Dilma  a Globo transforma em crime numa edição extra. Atentem-se 

  6. Aqui também
    Vige a lei de segurança nacional.
    Na condição de comandante em chefe do estado maior das forças armadas, o juiz, os procuradores, delegados e agentes da polícia federal atentaram contra o comandante das armas, que implica dizer que o juízo é o militar e, pela lei supra, todos eles deveriam ser presos e conduzidos algemados pela polícia do exército às dependências militares para responder pelos crimes de sedição e espionagem da chefe de estado pelo código militar.

  7. Mas não estamos debaixo das asas da Justiça Americana …

     

    Temos uma população menor que a americana, Brasil uns 220 milhões de habitantes, os EUA uns 300 e tantos milhões. Mesmo assim temos por volta de 1 milhão de advogados aprovados nos exames da OAB contra uns 800 mil advogados nos EUA.

    Tanto advogado deveria produzir muita Justiça, certo?

    Nas nossas cadeias, onde permanecem meio milhão de brasileiros presos, 40% deles têm um perfil comum: são pobres, a maioria é negra ou mulata, está presa por um crime de baixíssimo valor (roubou pacote de margarina no supermercado ou coisa semelhante), JÁ CUMPRIU A PENA (!) mas permanece lá à espera de que emitam um alvará de soltura.

    Enquanto permanecem presos , custam ao contribuinte brasileiro E$ 2 500,00 por mês (última estatística que vi).

    Não vejo a menor chance de advogados corrigirem este sistema. Apenas “marias da penha” ou “mães de amarildos” conseguiriam fazer o país progredir neste campo. Que bom seria se eu estivesse errado. Mas nenhum ministro da Justiça dos últimos 20 anos me convenceu do contrário.

    Hoje o Ministro Aragão, recém empossado e os juizes do STF poderiam mudar este quadro. Gostaria de ver isto acontecer.

    Criamos um a sociedade sem anticorpos. Se permanecer assim, se manterá como sociedade com o viés escravagista e conservador, uma colonia sem aspiração a país independente.

    Lula está sofrendo o que praticamente todos nós no Brasil sofremos: não temos Justiça ao alcance da população. Ou ao alcance dos que defendem esta população.

    Mas com um milhão de advogados! Disto não podemos reclamar!

    PS – o Japão tinha 14 mil advogados em 2011 – – se alguém puder atualizar e confirmar estes dados, agradeço!

  8. Se um FHC fosse presidente deles e fizesse lá o que fez aqui …

    Também estaria preso.

    Ou até condenado à morte, se não mudou a lei desde osn Rosenberg…

    Mas lá é um patriota…

  9. wft

    O Cara só ajudou um pouco aos pobres. Não transformou água em vinho e nem tentou ressucitar mortos, mas provocou tamanha convulsão. Imagine se Aquele que pregava na montanha voltasse com a mesma pregação de amor ao próximo (coxinhas incluídos),  bem-aventurança para os humildes e despossuídos e – ousadia das ousadias – prometendo o reino dos céus às vítimas de injustiças, do indevido processo legal, de tortura moral, de bully.  Imagine então se ele desse um abrigo ao Cara que só ajudou um pouco aos pobres, mas estava sendo perseguido por uma turba ensandecida.

    Diz a sabedoria popular que Aquele de novo teria o mesmo destino que teve perante Pôncio..

  10. Ele não vai precisar ter trabalho…

    O próprio Gilmar Mendes aquele que não honra a toga que usa, aquele se sente indignado com as coisas que o Lula falou no o qual o próprio ministro fala coisas piores. Aquele ministro que se acha o rei da cocada preta em que a frase “Que a lei deve ser usada com igualdade” e que caso fosse usada para ele não serviria, aquele que processa tudo que é jornalista, mas que não gosta de ser processado, aquele que no meio de seu discurso na sessão plenário ao julgar qualquer coisa do PT é tratado por ele como cães vira-lata e quando é do seu partido e que se pudesse pediria vista e sentaria encima do processo até caducar. Aquele que disse que indicou o Aécio e não sei mais quem, para dar palestra em Portugal, talvez para falar mal do Brasil. Eu sinceramente não sei como o supremo pode ter ainda um juiz tão energúmeno e depois acham ruim do Lula expressar o que pensa isso porque ele (Lula) foi grampeado imagina  se o Moro Janot mandar grampear o telefone de todo mundo ai eles iriam ver o que é indignação.

  11. OI x Claro

    O engraçado desta situação é que cerca de 2 meses atrás a imprensa estava acusando o Lula de ter recebido um torre de celular da operadora OI para o sitio de Atibaia. Os grampos da PF mostram que todos os telefones monitorados eram da CLARO.

    O próximo “crime” de Lula será ter enganado a OI  rssss…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador