Sem ajuste fiscal, sem direitos humanos, diz Temer em artigo na Folha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Brasil ganhou um assento permanente na Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas e, para celebrar, Michel Temer publicou um artigo na Folha desta sexta (10) argumentando que não há direitos humanos quando a economia vai mal. Segundo ele, sem ajuste fiscal, quem paga a conta mais cara, inevitavelmente, são os pobres.

Temer ainda aproveitou o espaço para dizer que a despeito da crise, ele melhorou o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, e o Fies – todos programas criados quando Dilma e Lula estavam no poder. Ao final, ele ainda citou a reforma da Previdência como vital para garantir a aposentadoria dos “jovens”.

Abaixo, os principais trechos do artigo de Temer:

Muito se diz acerca do impacto de medidas de austeridade fiscal sobre os direitos humanos. No entanto, pouco se comenta que o custo de economias desorganizadas recai desproporcionalmente sobre os mais pobres. Sabemos, e no Brasil muito agudamente, que a irresponsabilidade no manejo das contas públicas e o populismo fiscal trazem consigo elevado risco.

A situação que vivemos no Brasil é sintomática do impacto da irresponsabilidade fiscal sobre o exercício dos direitos humanos. A crise econômica que agora começamos a superar tem origem sobretudo fiscal.

O desarranjo das contas públicas nos últimos anos levou à maior recessão de nossa história, ao desemprego de cerca de 12 milhões de pessoas. Pôs em sério risco a sobrevivência de programas sociais. Pôs em sério risco a viabilidade de nossos sistemas de educação e saúde.

Essa crise autoinfligida pôs em sério risco, em suma, direitos humanos que são conquistas dos brasileiros, alcançadas pelo esforço de gerações.

A verdadeira responsabilidade social pressupõe responsabilidade fiscal. Compromisso efetivo com os direitos humanos requer planejamento, progressos sustentáveis, cuidado com a coisa pública.

Leia a coluna completa aqui.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. canalha.
    canalha.
    canalha.
    pe

    canalha.

    canalha.

    canalha.

    penso em como seria a negociação prum senhor de quase 60 anos comprar uma esposa de 18 anos na Loja? deve ser muito responsável mesmo(SIC)…..

    não vai levar 21 anos de novo.

    garantiremos a vergonha e ridículo permanente sobre todos os golpistas.

    1. mete bala em quem cara pálida?

      Se fosse fazer não ficaria se denunciando de forma estúpida. Cuidadocom o que escreve, e fala, A nossa herança maldiata portuguesa, não nos deixa ir além de falar besteiras. Um Sírio, Iraniano, ou Palestino, já teria incendiado o Páis, mas você é brasileiro, e é tão covarde quanto a maioria, e por isto nada fará, e os desgraçados do poder sabem disto.

      1. Vá policiar os seus

        Vá policiar os seus amigos.

        Eu não estou entre eles e não me submeto à sua vontade.

        Você entendeu isto seu nóia ou quer que eu seja mais didático?

    2. De nada adianta você me metralhar

      Porque cê mata eu aí vem outro pior do que eu em meu lugar.

      Eu sou o cão que está chupando a sua manga

  2. A crise já está sendo superada então Temer fez o serviço sujo

    Na Introdução ao Capital de karl Marx, Alex Callinicos afirma:

    “Não existe crise econômica tão profunda da qual o capitalismo não possa recuperar-se, uma vez garantido que a classe trabalhadora pague o preço do desemprego, deterioração dos padrões de vida e das condições de trabalho.”

    Temer fez o serviço sujo: elevou o desemprego, deteriorou o padrão de vida dos trabalhadores e piorou suas condições de trabalho.

  3. Calhordismo é o novo

    Calhordismo é o novo normal,

     

    ou seja, os pobres pagam a conta do ajuste ou pagam a conta do desajuste, mas, sempre, pagam a conta.

  4. Calhordismo é o novo

    Calhordismo é o novo normal,

     

    ou seja, os pobres pagam a conta do ajuste ou pagam a conta do desajuste, mas, sempre, pagam a conta.

  5. Não li os “melhores momentos”

    Não li os “melhores momentos” do artigo do MT. Deve ser algo como tentar demonstrar a quadratura do círculo, porém não deve ter gafe, já que certamente passou por copydesk

  6. Oh, my god…

    O que me impressiona neste poeta é o mau uso das preposições.

    Este é um artifício interessante para juntar noções sem fazer relações e explicá-las.

    Mas não é por acaso.

     

  7. Não vale a pena perder tempo

    Não vale a pena perder tempo lendo. Não li. É irrelevante. É um amontoado de palavras a serviço de nada que preste. Tenho opinião formada sobre este homem, seu “governo”, “sua” pinguela para o futuro. Eu sei como ele chegou ao poder, eu vejo os resultados das ações de seu grupo. Isto é suficiente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador