Cunha descarta renúncia, delação e diz que salvou o Brasil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em Brasília para falar diretamente com a imprensa na manhã desta terça-feira (21), o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), que enfrenta um processo de cassação de mandato parlamentar e ao menos cinco inquéritos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu ironizar a expectativa de renúncia à presidência da Câmara, e voltou a atacar o PT e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Cunha sustentou que tem tido seu direito à defesa cerceado desde que foi afastado da Câmara pelo STF, a pedido da Procuradoria-Geral, e também apontou uma série de “irregularidades” e falta de espaço para rebater as acusações que enfrenta no Conselho de Ética.

Após apresentar um histórico de seu relacionamento com o PT durante os governos Lula e Dilma Rousseff, Cunha partiu para a tese de que é “fantasiosa” a história de que ele deflagrou o impeachment em retaliação à falta de apoio do partido no Conselho de Ética. Ao contrário disso, acusou o ex-ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, de oferecer não só os três votos da legenda no Conselho como o controle do deputado que ocupa a presidência do colegiado.

Depois, atacou a suposta “seletividade” de Janot na Lava Jato e falou dos recursos que apresentou ao Supremo para ter autorização para se defender na Câmara.

Com mais de uma hora de entrevista coletiva, Cunha encerrou com o seguinte discurso: “Livrar o Brasil de Dilma e do PT será uma marca que, sem dúvida nenhuma, terei o orgulho de carregar.”

Questionado sobre a expectativa de que haveria um anúncio de renúncia à presidência da Câmara estimulada até mesmo por seus aliados, Cunha ironizou: “Não renunciei, como vocês podem ver. Estou aqui, apesar da boataria. Minha posição não mudou uma vírgula sobre este assunto.”

E rejeitou a tese de que poderá ceder a pressões para fechar um acordo de delação premiada na Lava Jato. “Não tenho o que delatar. Não tenho crime praticado. Não tenho o que delatar.”

Ontem (20), Cunha entrou com recurso no STF questionando o alcance da decisão de Teori Zavascki sobre seu afastamento. O objetivo é voltar à Câmara para se defender pessoalmente no processo de cassação.

Também há tensão sobre a decisão de Teori, relator da Lava Jato, referente ao pedido de prisão de Cunha por obstrução da Justiça, solicitado por Janot. Termina hoje o prazo para que Cunha se manifeste sobre o assunto. Há juristas que apontam a inconstitucionalidade do pedido. No último dia 14, o ministro negou pedidos de prisão contra Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney, todos do PMDB-AP.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse homem é um escárnio

    Em qq país minimamente civilizado, ele já teria renunciado imediatamente após a documentação vinda da Suiça SEM em troca disso manter seu mandato. A mídia deveria boicotar sua entrevista e não dar espaço a um deboche desses.

  2. “Livrar o Brasil de Dilma e

    “Livrar o Brasil de Dilma e do PT será uma marca que, sem dúvida nenhuma, terei o orgulho de carregar.”

    Acho que orgulho bem maior deve ter todo cidadão, seja petista ou não, por não ser da mesma laia desse hipócrita-cínico hoje suspeito de incontáveis crimes. 

    Declarar que sentirei satisfação ao vê-lo na cadeia após um julgamento justo seria falso porque aí me igualaria a ele na sordidez e desumanidade. Mas se isso ocorrer – e deve ocorrer –  a expressão “fazer justiça” nunca terá sido tão pertinente. 

  3. Jogou o Brasil num buraco maior ainda

    Cunha esta sem saida e sai, como é de seu habito, atirando no PT e na Dilma. Mas a questão agora não é o mais o bandido do Cunha, a questão é: até quando Ministro Teori vai protelar o pedido de preventiva desse cidadão, notoriamente um corrupto do erario brasileiro e propineiro ?

  4. O cara é completamente,

    O cara é completamente, perturbado. E, não descartou renúncia ou delação porcaria nenhuma. Quem renunciou a renúncia e a delação de Cunha foi o Judiciário que tá morrendo de medo dele abrir a boca. Cunha tá tirando essa onda com $$$ público pq é o único que a LavaJato tem medo de prender e torturar como fez com todos os outros. Prende ele e a família e tortura por um mês como fez com todo o resto e vamos ver como fica. A palhaçada do Moro não tem fim.  De qq forma, Depois do Machado, sobrou muito pouco pra Cunha delatar. 

    Pelo menos, cada vez fica mais evidente o conluio desses grupos pra golpear a nação e destruir um partido político. Cunha é bandido mesmo, tá no seu papel, esquisito fica pro MPF e STF explicarem o envolvimento na perseguição a um partido político.

    1. Pois é né, como esses

      Pois é né, como esses jornalistas “sabidos” não explicam como foi tão facil tirar a dilma e é tão dificil derrubar esse senhor, que é reconhecidamente corrupto?

  5. A besta…

    Uma erva daninha. As autoridades que podem e devem enquadrar essa besta, se não o fizerem estarão nos dando motivos para denominá-los “bestas” também. Deplorável!

  6. psicopata

    O homem é psicopata total. Ele gosta de fazer os outros sofrerem. Disse que não renuncia e o PMDB está apavorado. Espero que não renuncie mesmo e vá até o fim. Pelo menos prova que covarde não é. Quem viver verá.

  7. E o moo correu pra prender a

    E o moo correu pra prender a esposa do vaccari que até prendeu a pessoa errada e está cheios de dos para prender a familia do cunha que se lambuzou e muito na corrupção da petrobras, vamos paladino ò salvador  estamos esperando…….

  8. “Seriam os deuses

    “Seriam os deuses astronautas?” merece uma paródia atualizada: “Seria Cunha um astronauta?”. Ou seria um a reencarnação de um promoter de eventos? Porque como bem disse o Brito no Tijolaço, a prometida entrevista não passou de um traque. E ele estava só, porém mal acompanhado do mesmo jeito.

  9. Brincou com os jornalistas

    Teve um monte de bobos por mais de uma hora escutando historinhas.

    Cunha ganhou plateia e audiência “por nada”.

  10. E eu fico pensando….

    Qual seria a razão de fundo por tanto ódio ao PT ? Tanto por quase unanimidade de todos os partidos, como de empresários e da mídia. Será mesmo a famosa Luta de Classes, inveja, negócios, Mídia, pressão americana ? Se eu fosse uma psicóloga ou jornalista defenderia uma tese sobre o assunto.

    Será que o Romário sabe tanto de leis, que acredita piamente em crime por parte da Dilma ? Ele quer ser governador do Rio, e aí quero ver se entende mesmo, até p/ escolher sua equipe. Embora não acredite que ele vença.

    1. Creio que, por parte dos

      Creio que, por parte dos “opositores”, Lenita, não é ódio ao PT e sim… ora, que boxeador não se sentiria o máximo se derrotasse Muhammad Ali? Mesmo depois de anos de tentativa de difamar Lula, ele ainda é o mais querido e carismático político brasileiro. Além disso o projeto de governo do PT prevê a dissolução de monopólios e cartelizações ainda que apenas tácitas, como os da mídia de massas.

      Já a coxinharada sim, trinca os dentes de ódio mas sem nem saber direito o porquê. Se fossem olhar veriam que os governos petistas favoreceram a classe média, mesmo a tradicional. Há até, entre coxinhas, os que acham que o PT é comunista…

  11. Não vi a entrevista mas se

    Não vi a entrevista mas se tem essa segurança de não delatar é porque tem acerto com o Moro para não prender sua mulher e  filha. Essa república do paraná só serve para prender petista, perseguir jornalista e deixar delator aproveitar a vida com dinheiro roubado. São dignos do Brasil atual.

    1. E ele tem um mínimo de

      E ele tem um mínimo de credibilidade ? Dá para acreditar numa pessoa que continua afirmando que não tem contas no exterior ? HOJE ele não delata. Amanhã é outro dia.

    2. É óbvio que há um acordo

      É óbvio que há um acordo vigente para o Morojá não prender a esposa e filha do Cunha. Pode ser que amanhã ou depois esse acordo se desfaça. Por muito menos, quer dizer, por nada, esse juiz da globo mandou prender a cunhada do Vaccari. 

  12. o orgulho acaba…………

    o orgulho acaba na solidão da cadeia…………….

    poucos continuam firmes no cárcere………………este pulha não aguentaria o que o José Dirceu tem aguentado.

  13. Alta periculosidade!…

    Além de psicopata é um doente ideológico, sem noção.

    Onde já se viu sentir orgulho por solapar a vontade soberana da maioria do povo brasileiro que elegeu Dilma e o PT por quatro vezes seguidas!…

    O lugar dele é na cadeia!…

    1. Achar que ele é psicopata é achar que tem tratamento médico

      que resolva, ele é bandido, sempre foi, e graças ao “nosso judiciário” seu Know how em bandidagem cresceu e se multiplicou.

      Insisto em dizer que só resolveremos nossos problemas com uma invasão maciça de povo no STF e na Globo!

  14. Claro que salvou o Brasil

    Com a roubalheira desenfreada que praticou para a esposinha comprar sapato, vai ganhar uma cadeia junto com a família. Sim, salvou o Brasil de sua pessoa asquerosa.

    Vai puxar uma cadeia junto com a mulher seu palhaço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador