Senado mantém Aécio e PSDB fica no governo Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Após a repercussão de que Aécio Neves (PSDB-MG) figura no quadro de senadores em exercício no painel da Casa e mantém seu gabinete funcionando normalmente com a atividade de auxiliares, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou que o Senado cumpra a decisão judicial de afastar o tucano do mandato. “Tempos estranhos”, disse o ministro.
 
A notícia foi dada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (12), de que o Senado ainda não havia cumprido a decisão de mais de vinte dias da Suprema Corte de afastar Aécio. O nome do parlamentar ainda aparece como senador em exercício na Casa e, apesar de presencialmente não comparecer, ainda mantém seu gabinete funcionando com técnicos e auxiliares.
 
“Enquanto não alterada a decisão judicial, ela tem que ser cumprida. Mas, como parece que nessa quadra é comum deixar-se de cumprir decisão judicial, tempos estranhos, tempos estranhos”, disse o relator Marco Aurélio.
 
A posição de afastamento de Aécio deveria ser tomada pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que nos últimos dias apenas procurou esquivar-se dos questionamentos e pressões. Parlamentares da oposição já questionavam a falta do cumprimento da decisão do STF, mas Eunício não o fez.
 
O cenário coincide com a discussão que mantinha dividido o PSDB: pelo desembarque ou não da sigla do governo de Michel Temer. Nessa linha, tanto Temer, com o apoio de ministros tucanos e representantes do Executivo, como o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, pretendiam evitar ou, pelo menos, adiar essa saída. 
 
Temer está atuando para ganhar tempo até a aprovação das medidas econômicas que já pautou, tanto na Câmara, quanto no Senado, como a reforma da Previdência e a reforma Trabalhista, esta última que já deve ter o relatório lido em comissão do Senado nesta terça.
 
A aprovação de tais medidas drásticas depende essencialmente do apoio do PSDB no governo. Por isso, Temer quer garantir a governabilidade, pelo menos até que todas estes projetos de mudanças econômicas – e automaticamente sociais – sejam liberados pelos parlamentares para a sanção presidencial.
 
O objetivo é fortalecer, com essas medidas, a confiança do mercado nacional e internacional e dos empresários, a fim de que ocorram reflexos na economia – peça chave esperada pelo mandatário peemedebista como meio de prova de sua gestão trouxe supostos impactos positivos ao país.
 
Diante disso, o PSDB reuniu sua cúpula nesta segunda-feira (12), em Brasília, e conseguiu garantir maioria para manter o apoio, ainda que temporário, ao presidente Michel Temer. Deixando abertas as portas para o desembarque, caso convenha em uma piora da imagem do presidente.
 
O próprio presidente interino da sigla, senador Tasso Jereissati (CE), não concordou com a decisão e disse ser uma opção que “não teve maturidade do partido”, mas que foi resultado da “maioria”, ainda que sem consenso. “Esse não é o meu governo, não é o governo dos meus sonhos. Estou aí por causa das circunstâncias do país”, disse o senador, ao fim do encontro.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “ACORDÃO”: COMEÇA O FIM DA LAVA JATO

    “ACORDÃO”: COMEÇA O FIM DA LAVA JATO (“TOO BIG TO FAIL”, ESTÚPIDO!)

    Por Romulus & Núcleo Duro

    – A Medida Provisória que permite ao Banco Central celebrar acordos de leniência – secretos! – com os Bancos muda o jogo.

    – Esvazia sobremaneira o poder de chantagem da Força Tarefa da Lava a Jato – e de Palocci! – sobre o Mercado: a “bomba atômica” está em vias de virar uma…

    – … biribinha (!)

    – Esse fato – tomado isoladamente – é ruim para o PT. E para Lula (!)

    – Mas…

    – Sempre se pode contar com a estupidez dos Procuradores de Curitiba. Eles que – até agora! – ainda não entenderam que o Acordão é…

    – … I-NE-VI-TÁ-VEL!

    – Por quê?

    – Ora, “é o too big to fail, estúpido!”.

    – No caso, literalmente “estúpidos” M E S M O.

     

    LEIA MAIS »

     

  2. senado….

    Tempos estranhos não, caro Ministro. Os intestinos da Nação estão expostos. ConstituiçãoEscárnioCaricaturaCidadã. Quem queremos enganar? Uma Corte cuja redemocratização e nova Constituição em nada alterou. Apenas ampliou para que coubessem vermelhos, honestos, socialistas, democratas, anticapitalistas, eli

     

    te

    que não é elite e outra penca dos tais que tivemos que engolir nestas quase 4 décadas. Zagallo estava certo. Nosso modernidade é que agora Casa Grande virou Mansão. Obedecer leis? Juizecos? “Sabe com quem você tá falando?!” Obrigado Aécio Neves e Michel Temer. Agora nós sabemos. Uma coisa é uma coisa, outra….Ou melhor, explique para nós caros FHC e Eduardo Cardoso: “existem crimes e crimes”. Depois de 30 anos da tal Constituição, o Brasil se explica. 

  3. conclusões sobre as últimas cenas

    1 – Até um mês atrás, Mídia, Congresso e Empresários davam apoio fechado e total a Temer. Então algo aconteceu, vei a delação do Joesley, tentaram destruir o Temer e seu governo. A Globo entrou meio forçadamente, mas totalmente no fora Temer. De repente, vem o julgamento no TSE, Temer é absolvido, PSDB racha, com muita gente grande se mantendo com Temer. Parece que o Consórcio que patrocinou o Golpe cehgou a um ponto de rompimento: Alguns querem a substituição de Temer, outros querem sua manutenção;

    2 – Temer não é apenas um político corrupto desesperado por enriquecer de toda forma possível através do seu cargo. Aparentemente, quem o sustenta lhe cobra resultados, as reformas. Como se Temer possuísse um patrão ou patrões, superiores que lhe deram nova chance em troca de conseguir estas reformas. Um procurador com missões a cumprir e obediência a alguém.

    3 – O PSDB possui o mesmo Patrão de Temer: defende a mesma pauta, por mais impopular que seja. Mais que isso, percebam que depois de tudo que foi feito a Temer ele se tornou radioativo e desagragador de votos. Porque o PSDB se mantém aliado aoficialment a algo assim? Resposta: Porque não tem opção, recebeu ordens expressas. Quase um ataque kamikaze, ou um homem bomba;

    4 – Não foi a Globo quem ordenou o grampo do Joesley. Ela meio que se viu obrigada a manchetar a bomba, sob risco de se passar por imprensa defensora dele. Então alguém ainda maior que a Globo decidiu que o Temer não podia mais ser o Presidente. E a Globo obedeceu, acatou. Agora, vem outra força, outro patrão, e manda Gilmar Mendes e PSDB manter Temer a todo custo. Não faz sentido pensar que seja o mesmo patrão. Haveriam então dois patrões que racharam e se opuseram frontalmente. Gente maior que a poderosa Globo, aponto de fazer Folha e Estadão peitarem Globo na questão de apoio ao Governo, e gente poderosa a ponto de entortar publicamente Gilmar Mendes e PSDB. Portanto, são dois Super Patrões, que, podemos medir como muito maiores que a Globo. Com base nisto pergunto: que tipo de Poder pode ser maior que Globo, Judiciário e PSDB? Com que tipo de Poder o Brasil está lidando? Talvez pensar nas pautas inquestionáveis e principais: Destruição dos direitos sociais, empobrecimento do Brasil e  seu povo, destruição da indústria nacional brasileira, talvez identificar quem lucra com isto ao fim e ao cabo, define quesão os tais patrões supremos do Golpe à Brasileira de 2016.

    1. O Meirelles certamente é da

      O Meirelles certamente é da turma dos mandantes mais poderosos. Aqueles que, aprovadas as reformas, terão seus cofres recheados com os recursos drenados da previdência, além de outras benesses,  como a MP que lhes garante, na condição de contumazes delinquentes, tratamento VIP. Se o Temer fica ou sai, se continua ou não apoiado pelo PSDB, é questão menor para os comandantes. Enquanto os analistss se distraem com as escaramuças da turma de idêntico DNA, a rapinagem do país e de seu povo segue sem tropeços. E isso é tudo que importa para o alto comando do golpe.

  4. “Reformas” salvam Temer x Greve Geral e Ocupações

    Está claríssima a estratégia de sobrevivência.

    As “reformas”, os ataques aos direitos populares adquirem assim ainda mais importância do que já tinham.

    É a ultima carta do golpismo.

    Jogam tudo na aprovação das reformas, para se mostrarem palatáveis ao capital e sua grande fiadora, a globo.

    E a globo tem espinha flexibilíssima, todos sabemos. Agora ataca, mas pode desatacar.

    O resultado é que a uma aposta deste calão, a greve geral do dia 30 tem de ser uma resposta contundente!

    Greve Geral por tempo indeterminado, até o temer cair.

    Ocupações dos pontos nevrálgicos das grandes cidades, até o temer cair.

    Respeito a análise do Nassif de que em algum ponto, deverá haver um pacto de recomposição republicana.

    Mas antes disto, cumpre derrotar o golpismo, ou não haverá refundação da República, nem muito menos, pactos republicanos.

    Fazendo uma analogia às chamadas “invasões bárbaras” ( conceito este já revisto pela historiografia, diga-se de passagem) ao final do Império Romano, a única instituição a passar mais ou menos incólume foi a Igreja. Da mesma forma, a única instituição que pode salvar o que resta de cultura democrática é a classe trabalhadora organizada e de preferência em assembleia permanente. Resta saber se ainda temos trabalhadores organizados e à altura destas responsabilidades.

  5. “Reformas” salvam Temer x Greve Geral e Ocupações

    Está claríssima a estratégia de sobrevivência.

    As “reformas”, os ataques aos direitos populares adquirem assim ainda mais importância do que já tinham.

    É a ultima carta do golpismo.

    Jogam tudo na aprovação das reformas, para se mostrarem palatáveis ao capital e sua grande fiadora, a globo.

    E a globo tem espinha flexibilíssima, todos sabemos. Agora ataca, mas pode desatacar.

    O resultado é que a uma aposta deste calão, a greve geral do dia 30 tem de ser uma resposta contundente!

    Greve Geral por tempo indeterminado, até o temer cair.

    Ocupações dos pontos nevrálgicos das grandes cidades, até o temer cair.

    Respeito a análise do Nassif de que em algum ponto, deverá haver um pacto de recomposição republicana.

    Mas antes disto, cumpre derrotar o golpismo, ou não haverá refundação da República, nem muito menos, pactos republicanos.

    Fazendo uma analogia às chamadas “invasões bárbaras” ( conceito este já revisto pela historiografia, diga-se de passagem) ao final do Império Romano, a única instituição a passar mais ou menos incólume foi a Igreja. Da mesma forma, a única instituição que pode salvar o que resta de cultura democrática é a classe trabalhadora organizada e de preferência em assembleia permanente. Resta saber se ainda temos trabalhadores organizados e à altura destas responsabilidades.

    1. Max, aposto contigo que não

      Max, aposto contigo que não temos mais trabalhadores organizados no nosso Brasil. Basta dizer que além de milhares de sindicatos, grande maioria pelegos, ainda temos uma dezena de central; isso por si só explica a imobilidade absoluta.

      Quando a República, esqueça. A chance que temos de fundar (já que nunca a tivemos) a República por aqui, seria montar algo como uma Liga da República e da Cidadania. Para isso teríamos que resgatar o interesse de uns 100 super pessoas de bem e iniciar a fundação. Algo que contasse com a filiação de milhares de pessoas em todos os atuais níveis de divisão política que temos atualmente. Ou seja: uma liga nacional, com 27 ligas estaduais e pelo menos 5000 ligas municipais. Supra partidário, que fizesse bastante assembléias para conscientizar aqueles que nada tem. Algo parecido já aconteceu por ocasião do Movimento o Petróleo é Nosso (1948 a 1956). Numa época que era muitissimamente mais dificil a comunicação.

      De repente pode-se pensar que da para sair da utopia para a vida real.

  6. É

    .

    É!

    A gente não tem cara de panaca
    A gente não tem jeito de babaca
    A gente não está
    Com a bunda exposta na janela
    Prá passar a mão nela…

    É!
    A gente quer viver pleno direito
    A gente quer viver todo respeito
    A gente quer viver uma nação
    A gente quer é ser um cidadão

    A gente quer viver uma nação..

     

  7. A urubuzada (ops, tucanaias),

    A urubuzada (ops, tucanaias), tem ordem estadunidenses para não desembarcar do Café-Neto, bem como não apeia o Lacércio do comando da sigla da Udn, ops psdb. E assim caminha essa quadra. 

  8. As nossas instituições passam

    As nossas instituições passam por seu pior momento.

    Esse fato ficou escancarado com o golpe contra Dilma!

    Um golpe feito para roubar o país e para fechar essa conta, que quem pagará é o povo!

    Olhando para cena temos dois poderes da república – executivo e legislativo – apequenados por seus ocupantes, medrosos e acuados, pois são sabedores do que são – corruptos – pelo outros poderes – o judiciário e quarto poder: econômico/midiático, que de puros não têm nada – a posição aqui é apenas circunstâncial – é muito telhado de vidro!

    Mas, após a absolvição do Temer, algumas conclusões são possíveis!

    Não há uma linha de conduta ética dentro do mundo jurídico – há os que aceitam e há os que não aceitam – O certo é o certo e o errado é errado não funciona no judiciário, o que funciona são opiniões, pontos de vista!

    Não aceitaram as pedaladas da Dilma, que nem pedaladas eram – não se preocuparam em fazer uma perícia – mas fecham os olhos ao “mar de lama” com gravações e malas de dinheiro que o Temer impôs ao país em nome da governabilidade!

    O executivo e o legislativo estão no mesmo lado da fronteira – claro de se ver após a união entre PMDB + PSDB.

    O quarto poder é mercantil e está no jogo para levar vantagem – disponível para quem der mais!

    Eles não estão nem ai para o Brasil…

    A junção PMDB + PSDB só tem um sentido – virar o jogo na justiça – o terceiro poder – que não é coeso!

    É só “cutucar” uns 4 a 6 – uma conversinha reservada com estes juizes que os incomodam e tchan! tchan! tchan! “acabaram-se os problemas”!

    O MP e a PF não darão nem mais um pio, não terão mais acesso a mídia!

    Pelo Brasil a fora cada juiz cuida de sua comarca e dane-se o resto…

    Vão ganhar no tapetão mais uma vez e quem sabe derrubar – ou amarrar – mais uma presidente mulher, só que a do STF!

    Por que o quarto poder, se compra com propaganda paga!

    Então o jogo, não é mais mostrar inocência é ganhar por debaixo dos panos!

    Quem no STF e mundo jurídico pode jogar a primeira pedra, sem pensar no salário, no que ganha?

    Quem vai querer mudar isso, pois o desequilíbrio joga a favor de alguns…

    A sujeira veio para ficar, isso se a gente aceitar…

     

  9. Tudo isso tem relação com as
    Tudo isso tem relação com as reformas. Principalmente a da previdência. O fato da denúncia contra Temer, focar numa suposta propina da JBS que seria para a APOSENTADORIA dele, é uma bela dica.

  10. Já escrevi isso aqui e vou

    Já escrevi isso aqui e vou repetir. O PSDB joga contra o Brasil, os outros partidos deviam explorar isso nas próximas eleições.

  11. Simples Questão de Lógica Formal

    Nassif: está tudo dentro da mais expressiva lição de lógica.

    Qual a razão máxima do ladrão, senão roubar. Qual  a razão dos semelhantes, senão unirem-se naquilo que lhes são comum e objetivo. Junte ambas e encontrará razão e lógica dessa união aparentemem ilógica, a partir desse divisão dentro da agremiação chefe desses safados. Pois um mesmo silogismo move todos esses fascínoras. Vejamos.

    Se 7/10 do Congresse é tido por bandidos de todos os ramos do crime, particularmente da rapinagem.

    Se a quase totaqlidade do atual governo tem sua composição administrativa repousada no que a Polícia Federal e o Ministério Público acusa de LADRÃO.

    Se dispomos de um Judiciário comprometido, em sua grande e expressiva composição, de pessoas partidáriamente coniventes, com grandes sinais de cumplicidade com toda bandidagem. 

    Se as próprias Forças Armadas dá sensíveis sinais de complacência e se presta ao triste papel de, contrariando os “princípios” da própria Constituição, infiltrar-se nos movimentos sociais, com aparente tendência de incitá-los a revolta para poder desser-lhes o cassete.

    Se as chamadas forças progressistas (que chamo de esquerda festiva) não conseguem, agora, se reunir nem na cadeia, o que se esperar de um Pais assim?

    Portanto, desculpem os que pensam em contrário, a questão não repousa em botar sininho em pescoço de gato ou rato. O buraco e mais em baixo. E mais profundo.

    Para superarmos isto temos de construir uma verdadeira Nação, com brio, honra e decência… Pergunte, você que é mais influente que eu, se a FIESP, as instituições financeiras (Bancos etc), o “Mercado”, os Sonegadores de Tribuitos, além das instituiões já listadas acima, pergunte se são esse os princípios norteadores de suas razões. Pergunte…

  12. Tempo
    O Judiciário está provando do seu próprio veneno, independência e harmonia dos poderes, é mesmo quem será que acreditou em tamanha mentira?

    O Judiciário é o pior e o mais podre dos poderes, sustentou e alimentou uma ralé de políticos corruptos “aos amigos do rei as benesses da lei, aos inimigos o rigores da lei”.

    Os amigos dos reis cometem crime de desobediência à ordem judicial do STF e nada acontece. Que país é esse?

  13. Ou prendam o Aécio ou soltem todo mundo.

    E eu que pensava que estávamos vivendo sob a ditadura do Poder Judiciário. Se Aécio fosse um senador do PT já estaria preso há muito tempo. E se Aécio nem mesmo perde sua cadeira no senado, muito menos ainda se fala em prendê-lo. Diante desse quadro com que justificativas se mantém presos na República de Curitiba pessoas como André Vargas, Delcídio do Amaral e até mesmo o Eduardo Cunha. Ou prendam o Aécio ou soltem todo mundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador