Sérgio Moro aceita atuar politicamente no governo Bolsonaro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência EFE
 
Jornal GGN – O juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, aceitou assumir um cargo político no governo de Jair Bolsonaro. Ele será o novo ministro da Justiça em 2019, acatando ao convite do presidente eleito da extrema-direita, e atuando politicamente.
 
O anúncio foi dado em nota divulgada pelo próprio magistrado da Vara Federal de Curitiba, que assumiu protagonismo nos últimos anos e amplamente criticado pelo teor parcial na condução das investigações Lava Jato.
 
A justificativa dada por Moro é que, assim, segundo ele, poderá implementar “uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado”. Afirmando que aceitou “com certo pesar”, disse que conversou pessoalmente com “o presidente eleito”, para discutir “políticas para a pasta”.
 
O juiz da primeira instância não detalhou quais seriam estas políticas da pasta que assumirá o comando absoluto, mas informou que convocará uma entrevista coletiva, na semana que vem, para explicar sua atuação em 2019.
 
Em tom de felicidade, o novo presidente comemorou nas redes sociais a aceitação do convite de Moro:
 
 
Leia, abaixo, a nota de Sérgio Moro na íntegra:
 
Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão.
 
Após reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura.
 
No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.
 
Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior.
 
A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências”.
 
No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os associados

    Moro + Bolsonaro+ Magno Malta+ Temer+Padilha+ Moreira Franco+Serra+Alkimin+Aécio= Desastre. Não tem como dar certo um time desses. É só esperar. Mesmo roteiro do filme Os Associados com Kevin Spacey. Moro é Kasey Szorze.

  2. Tenho certeza…

    …de que ele(s) vão inventar alguma prosa com palavras arcaicas e de conteúdo raso para dizer que continua sendo um juíz e tal…Duvido que se exonere pacificamente, apesar de ser contra várias Leis, coisa dessas.

    Mas não deixa de ser bem interessante e até mesmo desejável que o sociopata seja catapultado à Brasília. Ele verá que não contará com o republicanismo pueril do PT – não mais – e nem de mais ninguém…

    O Ministro da Justiça, como qualquer Ministério é um cargo político e técnico, artes ques nosso amiguinho não domina minimamente. Rapidamente a cria de Satanás perceberá que foram interesses muito mais potentes que o seu trabalho (ele foi somente um capitão do mato a agir) que permitiram esse estado de coisas no país.

    Duas coisas disso: É uma pena o cargo de Ministro da Justiça ter sua história por personagens mediocres, esse que é o Ministério mais antigo da República; a outra é que o Coiso, nosso Presidente eleito está montando uma equipe em que todos são da mesmo jaez. São indistinguíveis um do outro.

     

  3. Errei.

    Sempre pensei que o Moro fosse tucano, não que isso seja grande coisa, mas tentam atuar no campo democrático, apesar do apoio ao Golpe. Todavia, errei, ele é fascista.

  4. O MJ será a nossa NKVD e o
    O MJ será a nossa NKVD e o Moro o nosso Beria. É o início do Estado totalitário no Brasil. E, o pior de tudo, é que o povo só se dará conta quando não for mais possível conter o totalitarismo.

  5. A campanha pouco subliminar

    A campanha pouco subliminar da senhora Moro funcionou… O marido foi agraciado com um cargo e, segundo o nada ilibado bolsonaro, com poderes. Como vai atuar o Ministro Moro? Vai mandar grampear o seu presidente e divulgar em toda imprensa… Bato palmas e peço bis. Esse juiz é desprerado, o bozo é despreparado e se vier a morrer de câncer (a quem interessa essa historia?), teremos mais um vice (O Brasil é um Pais de vice. Olha a jabuticaba) o Mourão que é também totalmente despreparado. Vai ser mamão com mel para a rapinagem. 

  6. Aparelhamento do Estado
    Quando era o PT isso era chamado de “aparelhamento” do Estado. Agora o que é ? Reafirmo o que disse no auge da crise: LULA deveria ter ido para uma embaixada segura. Não estamos vivendo dentro da normalidade democrática. As pessoas, hipnotizadas, estão recitando o mantra “vamos torcer pro Bolsonaro acabar com a corrupção” e dar “um jeito na segurança” do país. Acabei de ouvir isso no almoço agora mesmo. Desnecessário dizer que quase vomitei. O Tosconaro será pior que COLLOR. Tristeza viver neste país odioso.

  7.  
    Há uma grande ansiedade e

     

    Há uma grande ansiedade e espectativa no seio da Família das Pessoas de Bem, aguardando a nomeação do pastor mágno malta p/ o Ministério da Família, e a indicação do artista pornô alexandre frota, para o  Ministério da Cultura & Artes Cênicas.

    Estes nomes são da mais fina elite cultural brasileira. Nomes que, ao lado dos já indicados: juizeco de rodapé sérgio moro, recém confirmado para o M.da Justiça, e o nome, já carimbado, do heróico cosmonauta-cientista marcos pontes. Para quem não sabe, trata-se do Primeiro brasileiro, 60 anos depois, a se igualar ao inédito feito da cadela russa Laika. Ambos, foram primeiros cosmonautas em seus respectivos paises a viajar de foguete russo e, orbitar o planeta Terra.

    Imaginem  o que diria a imprensa do “mundo livre” se os soviéticos, em novembro de 1957,  tivessem indicado o nome da cadela Laika (mesmo morta), para ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia.

    Orlando

  8. Sempre disse que o Lula

    Sempre disse que o Lula deveria ter caído fora e pedido asilo em alguma embaixada confiável. acho até que ele está correndo risco de vida, vai ficar preso muitos e muitos anos, foram confiar nas instituições brasileiras, o Brasil nunca teve instituições nem democracia, isto aqui vai ser sempre um paiseco bananeiro violento, bruto, primário e primitivo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador