Sirene de alerta ressoa e moradores de Barão de Cocais (MG) deixam suas casas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto: Barragem da Mina de Gongo Seco, da Vale – Imagem Google Maps

Jornal GGN – Cerca de 500 moradores da cidade Barão de Cocais, em Minas Gerais, foram retirados de suas casas na madrugada de hoje, dia 8, por causa da Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco, de propriedade da Vale. A prefeitura da cidade informou, através de nota, que foi acionado o nível 2 de risco da barragem. A decisão foi tomada depois que a Agência Nacional de Mineração, a Defesa Civil do estado e do município junto com a Vale constataram o risco através de observações e monitoramentos.

Barão de Cocais fica a 100 quilômetros de Belo Horizonte. 

Segundo a nota, a informação que se tem é de que há um desnível na estrutura. Os moradores das comunidades de Socorro e áreas próximas foram retirados em ônibus da Vale e veículos de apoio. A retirada se deu seguindo recomendações da mineradora e dos órgãos responsáveis. A retirada foi feita por precaução.

Os moradores foram para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde ficarão temporariamente.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguem me corrija se estiver errado, so fui em Barao uma vez:
    Tem uma colininha no meio da cidade que foi ingrememente cortada decadas e decadas atraz. Aa prova de chuva por causa da forma e peso de seus elementos, ela nunca despencou nem um pedacinho sequer: ela eh aa prova de erosao!
    Eu pensei que a regiao todinha era assim! Se tem uma preocupacao que eu nao teria tido antes sobre Barao, seria um desmoronamento!

    (Tentando fazer uma comparacao com a terra e barro da nova ilha de Tongo, se alguem puder me esclarecer eu agradeco muitissimo.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador