Soam as sirenes, e Vale esvazia Nova Lima, bairro próximo à barragem

Esta é a terceira evacuação, e ocorre depois das cidades Barão de Cocais e Itatiaiuçu, todas na região metropolitana de Belo Horizonte

Mina do Mar Azul – de propriedade da Vale e ao lado de Nova Lima

Jornal GGN – Os moradores do distrito de Macacos, em Nova Lima, que fica a 25 km de Belo Horizonte, tiveram um início de noite de sábado complicado. Ontem, dia 16, os habitantes receberam mensagens de texto e áudio dizendo que tinham de deixar o local, porque uma das barragens estava em risco de rompimento.

As mensagens eram espalhadas por vizinhos e conhecidos, em grupos do WhatsApp e alguns moradores recearam que pudesse não ser verdade. O fato é que ninguém sabia como agir ou para onde ir, relata um morador. E, mesmo sendo uma ação preventiva, gerou caos e insegurança nos moradores da região. 

De acordo com o presidente da associação dos moradores, Raul Franco, em declarações à Folha, desde outubro do ano passado estão se reunindo com representantes da Vale para saber a real situação das barragens em Nova Lima. Na ocasião, a Vale teria atestado que todas as estruturas estavam licenciadas e seguras.

Um outro morador disse à Folha que as sirenes só começaram a soar depois de uma hora das primeiras mensagens recebidas falando em evacuação.

“Essa empresa não tem a menor consideração com vidas humanas, muito menos com o meio-ambiente. Momento de terror é o que estamos vivendo. Já entraram duas ambulâncias aqui para atender pessoas com problemas de coração, as crianças estão chorando apavoradas”, disse à Folha.

O jornal apurou com a coordenadoria da Defesa Civil de Minas Gerais que a Vale notificou, no sábado, que a empresa responsável por atestar a estabilidade de duas barragens na Mina Mar Azul não haviam firmado o documento.

A Agência Nacional de Mineração fez vistoria a pedido da Defesa Civil e atestou que as estruturas estão em nível 2, um abaixo do nível de rompimento, o que levou ao plano de evacuação de 49 casas situadas na zona de risco. Nessas casas moram cerca de 200 pessoas, 40 delas foram para hotéis e as demais ficaram com parentes e amigos.

Romeu Zema, do Novo, governador de Minas Gerais, ainda não se manifestou a respeito das evacuações após o rompimento da barragem da mineradora Vale em 25 de janeiro, deixando um rastro de morte e devastação. Esta é a terceira evacuação, e ocorre depois das cidades Barão de Cocais e Itatiaiuçu, todas na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador